Autor Tópico: Como tirar fotos do cêu sem tremer as estrelas?  (Lida 42613 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 26 de Outubro de 2014, 01:57:11
Oi gente!

Tentando ter uma visão mais ampla, daria para tirar foto sem uso de lente? Assim será que a máquina iria virar tipo uma 2mm? Acho que não deve dar certo, mas não custa perguntar.


Oi Filipe!

Eu subutilizava a curva no PS! Nem sabia, que nela dava para fazer tanta coisa. Depois que você falou, procurei mais no google (link aqui e aqui) e achei dois tutoriais explicando como ela funciona de verdade, realmente dá para clarear os brancos das estrelas sem atrapalhar o preto do céu.   Valeu pela dica!

Raphael,

Eu tirei uma foto com iso 400 e depois com iso 800 não senti diferença gritante, ficou foi é mais vermelho.  Em casa eu fiz um teste tirei uma foto com o iso máximo ficou com mais granulado que estrelas.  Você falou no WB auto, será que tem como regular o WB para tirar foto das estrelas?
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 27 de Outubro de 2014, 09:21:28
Tentando ter uma visão mais ampla, daria para tirar foto sem uso de lente? Assim será que a máquina iria virar tipo uma 2mm? Acho que não deve dar certo, mas não custa perguntar.

Não. Você poderia até tentar usar uma capinha da baioneta com um futinho pra fazer uma pinhole, mas o resultado com certeza vai ser pior que com qualquer objetiva que vc use, além de cair poeira em cima do sensor, por ficar aberto com um furo pro ambiente.


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #62 Online: 30 de Outubro de 2014, 21:58:24
Vou num lugar bem escuro,  isso já ajuda.
Também uso iso alto,  maior abertura possível,  menor distância focal possível e maior tempo de exposição possível.
E sim,  tem que dar uma boa puxada na pós,  apesar de que a informação tem que estar lá.

Ficou bonito mesmo. Parabéns.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 16 de Abril de 2015, 01:44:15
Oi gente!

Quem é brasileiro não desiste nunca!  Acho que consegui uma foto um pouco melhor:

Fotografei com ISO 400 e 20 segundos em 18mm-3.5

Céu quase estrelado by Manoel Jr., on Flickr

Esta tirei em um canto de dentro da cidade mesmo, pelo seguinte:

Eu andei indo algumas vezes para roça para fotografar, mas não consegui nenhuma foto nem razoável. Eu não estou conseguindo focar a câmera em ambientes completamente escuros, só foco manualmente e sai tudo muito embasado.  Já na cidade não sei porque dá certo.  Outra coisa, tem como desligar todas as luzes da D3200 inclusive a de dentro do visor?

Tentei fazer uma foto com a lente 50mm em 1.8, mas ficou tudo completamente embasado.  Eu acho que a lente 55-300 tem mais facilidade para focar as estrelas do que a 18-55, não sei se é só impressão ou se é verdade.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 16 de Abril de 2015, 07:31:53
Oi gente!

Quem é brasileiro não desiste nunca!  Acho que consegui uma foto um pouco melhor:

Fotografei com ISO 400 e 20 segundos em 18mm-3.5


Esta tirei em um canto de dentro da cidade mesmo, pelo seguinte:

Eu andei indo algumas vezes para roça para fotografar, mas não consegui nenhuma foto nem razoável. Eu não estou conseguindo focar a câmera em ambientes completamente escuros, só foco manualmente e sai tudo muito embasado.  Já na cidade não sei porque dá certo.  Outra coisa, tem como desligar todas as luzes da D3200 inclusive a de dentro do visor?

Tentei fazer uma foto com a lente 50mm em 1.8, mas ficou tudo completamente embasado.  Eu acho que a lente 55-300 tem mais facilidade para focar as estrelas do que a 18-55, não sei se é só impressão ou se é verdade.

Valeu!

Faz o seguinte então: faça o foco na cidade e faça uma marquinha  na posição em que está o anel de foco. Quando for para o interior só gire o anel até essa posição.

Se teu objetivo for pegar o maior número possível de estrelas, ISO 400 é muito pouco.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #65 Online: 16 de Abril de 2015, 12:58:44
Eu andei indo algumas vezes para roça para fotografar, mas não consegui nenhuma foto nem razoável. Eu não estou conseguindo focar a câmera em ambientes completamente escuros, só foco manualmente e sai tudo muito embasado.  Já na cidade não sei porque dá certo.  Outra coisa, tem como desligar todas as luzes da D3200 inclusive a de dentro do visor?

Tentei fazer uma foto com a lente 50mm em 1.8, mas ficou tudo completamente embasado.  Eu acho que a lente 55-300 tem mais facilidade para focar as estrelas do que a 18-55, não sei se é só impressão ou se é verdade.

Valeu!

Pra focar nas estrelas, minha sugestão (se é que ninguém deu ainda) é usar o zoom do live view e o foco manual. Depois disso, mantenha on foco manual e evite esbarrar na lente.

A 50mm f/1.8 não é nenhuma maravilha pra fotografar estrelas em 1.8. Sugiro usar abertura menor.

Quanto a desligar as luzes, acho que isso não é possível. Mas entendo a sensação de estar acostumado com o escuro e de repente ter que olhar um negócio todo aceso.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #66 Online: 16 de Abril de 2015, 15:19:19
Complementando  o que foi falado, você pode ( eu faço assim ) ou focar colocando a marca do foco da lente no meio do infinito ( o que não garante 100%, pois o foco pode variar mm a mais ou a menos ) ou então ligar o live view, dar um zoom em algum estrela e ir girando o anel até encontrar a maior nitidez desse estrela ( o que não é muito fácil ).

Se tem uma lua, mesmo minguante, eu foco manualmente no live view pela imagem da lua.

Quanto ao iso, a não ser que seja noite de lua crescente ou cheia, comece usando 1600 ou mais.

E use a maior abertura.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 16 de Abril de 2015, 16:57:17
Dicas.
Use lente manual antiga e CLARA.Todas possuem o infinito calibrado e com "stop" no infinito, assim você gira a lente até ela bater no final e pronto, infinito.
Outra coisa é não teimar em usar iso baixo. Iso 1600 já é pouco para estrelas, tente usar 3200.
Use lente Clara, quando você sair de F3.5 pra uma F2.8 ou F2.0 vais ver a grande diferença. Tem que ser Wide também.
Hoje uma boa opção são as Samyang / Rokinon 14mm /2.8.
Eu uso uma Zuiko 28/2 e mesmo com o ISO1600 da 5Dc fica pouca exposição.
« Última modificação: 16 de Abril de 2015, 16:57:48 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #68 Online: 16 de Abril de 2015, 18:13:08
E use a maior abertura.

Eu particularmente nunca tive boas experiências em fotografar estrelas com a Nikon 50 f/1.8. As bordas costumavam ficar ruins. Mas também nunca achei muita graça em fotografar estrelas com essa lente, de qualquer maneira; ainda mais em DX.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 18 de Abril de 2015, 01:51:29
Oi gente!

Saí hoje novamente para fotografar, o céu estava perfeito, fui para a roça, deve ficar a uns 20km da cidade, estava tudo completamente escuro sem nenhuma lua.

Usando a 18-55 em 3.3, coloquei em Hi ISO, mirei para uma estrela (a única que consegui ver no live view) e foquei manualmente, o foco saiu um pouquinho do lugar, e as estrelas ficaram maiores do que deveriam.

Foto noturna by Manoel Jr., on Flickr

Depois ajustei o foco melhor e elas diminuiram o tamanho.

Foto noturna by Manoel Jr., on Flickr

As outras com ISO menores ficaram péssimas. Quando mudei o ISO para 6400 simplesmente não apareceu mais nenhuma estela no live view, dai passava novamente para o HI ISO e elas voltavam.  Em fim, com isto 6400 para baixo, saiu tudo borrado, depois  passou um carro na estrada de chão levantando a maior poeira, resolvi voltar para cidade.

Eu achei que tem muito mas muito ruido nas fotos, estas seu tratei, mas mesmo assim ainda ficaram muitos ruídos. ISO abaixo do 6400 não pega tanta luz em 25s.  Colocando um ISO tipo 400 fica realmente fraco mas com uma quantidade de ruído aceitável. Daí, se deixo mais de 25s já começa a aparecer o rastro das estrelas...

Será que tem como retirar este ruído sem estragar a foto?  Usei o Lightroon e deu nisto, é um céu a noite, mas não ficou bom, não me pareceu natural tem até estrela demais... além do ruído em excesso.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #70 Online: 18 de Abril de 2015, 10:23:27
Eu achei que tem muito mas muito ruido nas fotos, estas seu tratei, mas mesmo assim ainda ficaram muitos ruídos. ISO abaixo do 6400 não pega tanta luz em 25s.  Colocando um ISO tipo 400 fica realmente fraco mas com uma quantidade de ruído aceitável. Daí, se deixo mais de 25s já começa a aparecer o rastro das estrelas...

Será que tem como retirar este ruído sem estragar a foto?  Usei o Lightroon e deu nisto, é um céu a noite, mas não ficou bom, não me pareceu natural tem até estrela demais... além do ruído em excesso.

Tá melhorando, hein! Parabéns!

Use o foco manual e live view. Use o zoom do Live view pra ajudar no foco. Mesmo em ISO 3200, quando o foco chegar perto do infinito, vc consegue ver as estrelas.

Acho que 3200 já dá pra fazer boas fotos sem precisar de redução de ruído.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #71 Online: 18 de Abril de 2015, 13:54:01
Manuel, fotografia noturna é um desafio, difícil de fazer - focar, enquadrar, enxergar - então é complicado mesmo, por mais que sigamos uma receitinha sempre é uma incógnita.

Eu ainda acho o foco o mais difícil, não o focar estrelas, mas quando vc tem um primeiro plano mais perto que quer incluir, ou quando é só o que esta perto que vc quer fotografar e esta um breu. Lanterna???...ajuda.

Não espere a mesma qualidade nas fotos escuras com iso alto que vc consegue em um belo dia de sol com iso 100, isso não vai acontecer. Tem que reduzir bastante o ruído no Lr, nos ajustes de nitidez - luminancia.
Se vc se importa com granulação vc vai ter que dar uma esticada, vai lavar um pouco a foto e ela não terá granulação, mas ficará com aspecto plástico.

E sim, a camera vê mais estrelas do que nos a olho nu, por isso o exagero de estrelas na foto.

Ainda: Nunca tenha a foto que vc vê no monitor como definitiva. Elas vão ficar mais escuras, as vezes mais claras, dependendo do iso e tempo de exposição, mas isso vc pode e deve ajustar na pós.

Recentemente eu fui a um lugar longe de cidades e fiz várias fotos de paisagens com estrelas, só que tava um pouco clara a noite. Ainda não tive tempo de trabalhar nelas, mas assim que der eu posto no Fórum pra gente trocar uma ideia.

Sugiro que vc escolha uma data e local em um ambiente aonde ninguém vai te atrapalhar e teste, treine, experimente. Senão vc sempre vai ficar no " quase".

A propósito: Essas últimas que postasses ficaram legais.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #72 Online: 20 de Abril de 2015, 17:57:21
Nao li o tópico todo... mas vou postar um exemplo meu



50seg de expo, DX, 15mm 2.8 em 2.8, ISO 800

Pouco star trail mesmo com essa velocidade graças a lente, usei uma DX, entao tive menos espaço. Sugiro uma lente mais clara, é mais importante que aumentar o ISO, se tiver uma camera sem filtro Low Pass, melhor ainda, bom tripé é essencial, e um disparador remoto é importante, caso nao tenha, vai ter que ter maos firmes pra segurar o dedo sem tremer. Outras dicas, FUJA da cidade o quanto puder, tempo mais limpo possivel = melhor foto, quanto a lua, lua nova é o ideal, o resto é resto...

Segue uma foto praticamente no mesmo lugar, porém com uma FX, mesma 15mm 2.8 em porém em f4, 79seg e ISO 50. A lua nao era nova, era minguante ou crescente, e tinham algumas nuvens, ja nao ficou tao legal

O foco da primeira ficou mais cravado, o da segunda pecou, usei em ambas foco manual pois AF se torna impossivel
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 17:59:08 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 21 de Abril de 2015, 02:29:41
Oi gente!

Não espere a mesma qualidade nas fotos escuras com iso alto que vc consegue em um belo dia de sol com iso 100, isso não vai acontecer. Tem que reduzir bastante o ruído no Lr, nos ajustes de nitidez - luminancia.
Se vc se importa com granulação vc vai ter que dar uma esticada, vai lavar um pouco a foto e ela não terá granulação, mas ficará com aspecto plástico.

Raphael, quando você falou em "esticar", o que estava querendo dizer? É esticar mesmo, aumentar a imagem? No LR em algumas fotos nem 100 de redução de ruido resolveu, e realmente fica muito plástico. Não entendo como é que as pessoas tiram fotos com ISO 1200 ou mais, e não aparecem ruídos quando a foto é exibida em 100%.

Neste sábado, eu resolvi sair para tirar novas fotos, agora fui na Usina Santa Rosa, estava esperando achar um belo espelho d'água. Mas não tinha muito o que refletir lá, nem lua tinha.  Espelho d'água vai ser bom com lua cheia.

André, as fotos eu tirei no sábado, vc postou as suas no domingo, mas não é que a ideia era bem parecida?

Em fim, cheguei lá, parei em um bom lugar, com paciência pelo liveview foquei as estrelas, coloquei 20s de tempo e fotografei em todos os ISOs desde o HI ISO até chegar em ISO 100. Usei 20s para evitar o rastro das estrelas, 25s já aparece um rastro bom e menos de 20 não dá tempo suficiente. 

Felipe, ISO 3200 ainda tem muito ruido, só ficou satisfatório ISO 400 para baixo, mas também não tinha nem estrelas direito.

Depois de editar todas as fotos, reduzir ruido, tirar o vermelhão do céu, etc, ou as de ISO muito alto ficaram com muito mais ruido do que estrelas, ou as de ISO mais baixo tinham pouco ruído e nenhuma estrela.  :D O meio termo da vez foi o ISO 800, ainda assim com bastante ruídos.

Céu de Santa Rosa by Manoel Jr., on Flickr
Nikon D3200 - 18mm - 20s - ISO 800


Depois da bateria de fotos, resolvi fotografar a via láctea, que estava na direção ao contrário da represa.

Céu de Santa Rosa by Manoel Jr., on Flickr
Nikon D3200 - 18mm - 20s - ISO 12.800

Esta aqui é a foto original antes da pós. clica nela para abrir em 100%, tem muito ruído!


Sei que "quanto menor" a foto é exibida, menos ruído ela aparecerá ter. Mas eu não quero ir parar lá na caixa pregos para no final ter uma foto 640X480px, minha meta é ter a foto em tamanho 100% e sem ruído, porém, como sei que não dá, pelo menos em 2480px já não ter tantos ruídos fica de bom grado.

Aos poucos vou digerindo esta situação de foto noturna ter ruído... 


Valeu!

« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 02:39:28 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #74 Online: 21 de Abril de 2015, 07:10:57
Não entendo como é que as pessoas tiram fotos com ISO 1200 ou mais, e não aparecem ruídos quando a foto é exibida em 100%.

Não subestime o poder de uma boa lente. Sua 18-55, apesar de ser uma boa lente, é escura demais pra sua expectativa. Quando se faz uma longa exposição, é normal aparecer mais ruído (vc ligou o Long Exposition NR, certo?  ;)), mas com uma lente clara, vc tem mais sinal pra trabalhar. Meus melhores resultados sempre foram obtidos em f/1.4 (2,5 vezes mais claro que sua lente) e f/2 (1,5 vezes mais claro). Veja se vc consegue uma 35mm f/1.8 emprestada pra comparar os resultados.