Autor Tópico: Uma semana com a XT-1...  (Lida 2524 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Julho de 2014, 15:49:09
Olá pessoal,

Queria compartilhar minhas impressões sobre a XT-1, após uma semana de experiência, de forma breve:

- Tamanho e peso da XT-1 - pegue uma X100/X100s e coloque um "chapeuzinho" nela, e vc terá uma XT-1 com a 27mm panqueca sem flash embutido e sem silêncio absoluto. Na mão, o mesmo tamanho, "pega" e peso;

- Viewfinder da XT-1 - Olhe por uma Canon ou Nikon FF, coloque dentro uma dessas TVs 4K e vc terá o EVF da XT-1. Nada a ver com DSLR cropada, X100, Olympus, Pana, Sony, nada (pelo menos as que tive e as que experimentei até hoje). É o VF de uma full-frame (com as limitações e vantagens do eletrônico, claro). Lag imperceptível;

- AF: igual ao da minha (ex-) 70D em Live View e, comparando com o óptico da Canon, a mesma coisa na prática;

- Imagem final: a mesma das Fuji X Pro, X100s, X-Ex

- Relação custo/benefício: depende de cada um. Custa 5,3 milhas (em "12 vêis" e garantia) e só vale mesmo se vc gosta da marca ou detesta o peso e o tamanho dos corpos e lentes das DSLR. É muito compacta mesmo!!!

Por eqto é isso, a melhor câmera que já tive em usabilidade e qualidade...  :ok:
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 15:49:58 por efilho »


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2014, 15:55:02
Que jóia, seus parabéns pela aquisição...!!!  :clap:

Pelo jeito, a Fuji te pegou na "veia"...!! Depois poste algumas fotos com a X-T1 por aqui..! :ok:

Ah, e seria interessante uma comparação entre essas 3: X-T1 vs. X-Pro 1 vs. X100s !!! Que achas?? :ponder:
Sony A5100 + 16-50mm


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2014, 16:44:34
...seria interessante uma comparação entre essas 3: X-T1 vs. X-Pro 1 vs. X100s...

Usando as três (é claro que não vou ficar com elas todas..), eu diria:

- a XT-1 com a 27 panqueca é absoluta em superflexibilidade, tamanho compacto e tecnologia Fuji;

- a X100s perdeu para a XT-1, mesmo o com o excelente fill flash e o silêncio absoluto: o preço e o tamanho/peso estão muito perto da XT-1 com a 27...

- a X Pro ficou uma câmera básica de alta qualidade para quem não se importa com EVF superrápido e tecnologia de ponta no autofoco. É uma versão inspirada (só inspirada...) na Leica para quem gosta de fotografar com calma usando primes e obter excelente imagem.

 :ok:
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 17:01:40 por efilho »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2014, 17:00:40
...a Fuji te pegou na "veia"...

Fernando, foi uma demanda reprimida mesmo: visitar os sites das grandes marcas e ver os preços completamente loucos (11 milhas o corpo de uma 6D?????) ou sentir o desprezo das tais "garantias mundiais" dos outros fabricantes? Não dá. Esses equipos estão cada vez mais sofisticados e não ter garantia pelo menos de reparo é brabo... Fuji mostrou seriedade e respeito ao mercado. Deve estar vendendo muito bem, pois os preços estão comparáveis aos dos USA...  :

A gente "tasca em 12 vêis", garantia total e vende o equipo mais antigo por um preço que abata o uso e a satisfação que vc já teve. Sai rápido e ajuda nas prestações... :)
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 17:06:19 por efilho »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2014, 21:48:03
Usando as três (é claro que não vou ficar com elas todas..), eu diria:

- a XT-1 com a 27 panqueca é absoluta em superflexibilidade, tamanho compacto e tecnologia Fuji;

- a X100s perdeu para a XT-1, mesmo o com o excelente fill flash e o silêncio absoluto: o preço e o tamanho/peso estão muito perto da XT-1 com a 27...

- a X Pro ficou uma câmera básica de alta qualidade para quem não se importa com EVF superrápido e tecnologia de ponta no autofoco. É uma versão inspirada (só inspirada...) na Leica para quem gosta de fotografar com calma usando primes e obter excelente imagem.

 :ok:
Concordo em gênero número e grau!
Ia comprar a X-T1 mas aí percebi que fotografar com ela seria a mesma coisa que fotografar com a D3s, apenas mais compacta. Sosseguei, por enquantp
Fico com X-Pro1 e sua filosofia que muito me agrada!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2014, 23:07:24



- Viewfinder da XT-1 - Olhe por uma Canon ou Nikon FF, coloque dentro uma dessas TVs 4K e vc terá o EVF da XT-1. Nada a ver com DSLR cropada, X100, Olympus, Pana, Sony, nada (pelo menos as que tive e as que experimentei até hoje). É o VF de uma full-frame (com as limitações e vantagens do eletrônico, claro). Lag imperceptível;


Sensacional! Para minhas prioridades, isso sepulta todas as Dslr cropadas. VF grande eh muito bom!
D600 - E-M10


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2014, 07:51:27

Sensacional! Para minhas prioridades, isso sepulta todas as Dslr cropadas. VF grande eh muito bom!
Faz tempo que eu digo isso! DSLR só FF ou MF!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2014, 08:33:07
Curiosamente, apesar do "telão" da XT1, eu sinto falta da opção óptica da "velhinha"!!! Acho que é por isso que a prometida X Pro 2 deve ser uma fusão de Pro 1 e XT...  :shock:


PedroPã

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2014, 14:42:01
Parabéns pela XT-1! Parece ser uma câmera sensacional.
Abs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2014, 17:15:26
Galera, peguei e manusei essa câmera na BH. Adorei.... Junto com a E-M1 foram as que mais gostei da pegada e conjunto como um todo.

Eu percebi que o AF é melhor que o da X100S (rápido e pesca menos) e o EVF é um negócio absurdo!!! Fantástico!! O da A7 e E-M1 são muito bons mas esse da X-T1 é espetacular.

Eu acabei abandonando o uso do visor ótico na minha X100S. Só uso EVF. Hoje eu digo, se fosse para ter uma única câmera, seria A7 ou X-T1, sem sombra de dúvidas.

efilho, poste fotos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2014, 18:12:46
...Eu acabei abandonando o uso do visor ótico na minha X100S. efilho, poste fotos.

Eu fiz umas fotos bestas aqui e realmente na compressão do Flickr vai parecer tudo a mesma coisa, mas posso assegurar que são idênticas, tanto às da X Pro como da X100s. Vou viajar final do mês e conto se valeu a pena ou acabei usando mesmo o iPhone só... Aí é só esperar que alguma vai aparecer nos Classificados por preços bem razoáveis...  :shock:

Em minha opinião, amigos, o grande lance dessa câmera é a usabilidade.

O "telão" também tem a característica de, em pouca luz, apresentar um "chuvisco" multicolorido bem intenso, ao contrário das "telinhas" das demais. A falta de "atraso" na imagem é realmente notável, mas nada que faça vc sentir saudade dele no uso de sua X100s ou a X Pro. Pelo menos até agora (ainda não usei em uma saída para isso) a experiência é a de vc ter uma X100s preta onde pode trocar a lente... Por isso acho que o pessoal da XE-2 não deve se incomodar. É uma "tevezona" de altíssima resolução...

Na Internet falam sobre focus tracking finalmente implementado, mas ainda não tive motivo para usar isso, pois não faço fotos de ação (filharada crescida, já...), mas os jovens pais podem se beneficiar desse recurso...  :) O autofoco, realmente, não acho nenhuma diferença prática entre ela e as outras "X". Na X Pro a 35mm "passeia" um décimo de segundo a mais, mas a diferença é desprezível (pra mim, pelo menos...).

Como disse, a coisa que ela faz enorme diferença em relação às que já tive é a usabilidade. Logo de cara é pequena: com a 27 panqueca ela cabe no bolso da bermuda ou da calça "bag". O wifi da NEX-6 era difícil, o da 70D melhor mas esse da XT é uma beleza: o iPad/iPhone pegam na hora e a rede é estabelecida rapidamente, com controle de tudo no aplicativo, muito bom mesmo. Aquelas situações tão comuns de vc ter grandes diferenças de iluminação de repente e querer acionar o spot, trocar o ISO rapidamente pq a cena justifica "um certo ruído", fazer uma panorâmica (processada na câmera) em segundos, "braquetar" para garantir ou colocar em disparo contínuo lento ou rápido por apenas alguns instantes, tudo isso é extremamente rápido com os ajustes externos. É só girar dial direto, não tem que apertar botão e olhar em display LCD. Dial, seta e valor impresso em baixo relêvo!!!! Como nos velhos tempos...  :D

Acho que é uma câmera para conquistar "velhinhos" como eu: telão para a vista já prejudicada, tudo escrito para não esquecer e pouco peso para carregar....  :ok:


« Última modificação: 11 de Julho de 2014, 18:13:48 por efilho »