Autor Tópico: Software para RAW de Fuji X-Trans: cada caso é um caso...  (Lida 12056 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Setembro de 2014, 19:23:41
Olá,

Depois de preferir o Capture One 7 (C1) ao Lightroom 5 (LR) para os arquivos RAF da XT-1 (e as outras fotos que fiz com minhas (ex-) X100s e X Pro-1), topei com uma situação bastante interessante: não conseguia recuperar pelo menos algumas cores do vitral de uma igreja com o LR5 e o C1, e parti para testes novamente com os que eu havia tentado antes (Iridient e Photo Ninja).

Eu havia preferido o C1 em lugar do Iridient e o Photo Ninja por não ter visto nada de grandes diferenças nos arquivos que usei para testar, mas realmente o papo na Internet que a versão 1.2.3c (Mac) do Photo Ninja recuperava highlights de X-Trans como nenhum outro tinham fundamento, e pude constatar isso. Abri os RAF sem mexer em nada, default total, com cada um dos programas, e o único software que realmente conseguiu recuperar a maioria das cores do vitral foi o Photo Ninja. O interessante é que eu não consegui puxar nenhuma cor nos paineis esbranquiçados dos demais, mesmo depois de muito ajuste no highlight (embora não seja expert em neunhum). Zero informação recuperada, só conseguia remover o "estouro", mas nada de cor, mesmo aplicando máscara e layer de correção só na janela. O resultado do Ninja foi fantástico, pelo menos para recuperar highlight estourado de XTrans: logo de cara boa parte das cores estava lá (com exceção do amarelo nos paraquedas no vitral, que não vieram de jeito nenhum...).  :(

Vale a pena testar a versão temporária, quem tem Fuji com X-Trans. Abaixo as capturas de tela de cada um, sem tratar nada. ...  :ok:

- Lightroom 5



- Capture One 7



- Iridient Developer



-Photo Ninja 1.2.3c (as versões para Windows ainda não recuperam o highlight do Xtrans)

« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 19:29:05 por efilho »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2014, 20:54:33
Interessante comparação.

Confesso que me senti órfão quando fui tentar abrir o raw da minha X-E1 no DXO, tive que refazer meu workflow....

Grato por compartilhar  :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2014, 22:42:52
Muito interessante. Tinha ouvido falar justamente o contrário do PN, que ele é o melhor para sharp mas não recupera tão bem os highlights.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2014, 00:41:09
Vc deve ter ouvido falar de highlights em geral, mas essa versão foi específica para essa recuperação nos RAFs da Fuji... Aliás, eu dei preferência ao C1 simplesmente pq não precisei desse tipo de recuperação até então... Saco, mais um...  >:(

Mas foi uma surpresa testar o Ninja e ver de repente aquela janela toda colorida no browser dele, tudo esbranquiçado nos outros... :)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2014, 00:45:03 por efilho »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2014, 00:42:10
Interessante comparação.Confesso que me senti órfão quando fui tentar abrir o raw da minha X-E1 no DXO, tive que refazer meu workflow....

Eu também...  :(


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 07:12:01
Eu havia preferido o C1 em lugar do Iridient e o Photo Ninja por não ter visto nada de grandes diferenças nos arquivos que usei para testar, mas realmente o papo na Internet que a versão 1.2.3c (Mac) do Photo Ninja recuperava highlights de X-Trans como nenhum outro tinham fundamento, e pude constatar isso. Abri os RAF sem mexer em nada, default total, com cada um dos programas, e o único software que realmente conseguiu recuperar a maioria das cores do vitral foi o Photo Ninja. O interessante é que eu não consegui puxar nenhuma cor nos paineis esbranquiçados dos demais, mesmo depois de muito ajuste no highlight (embora não seja expert em neunhum). Zero informação recuperada, só conseguia remover o "estouro", mas nada de cor, mesmo aplicando máscara e layer de correção só na janela. O resultado do Ninja foi fantástico, pelo menos para recuperar highlight estourado de XTrans: logo de cara boa parte das cores estava lá (com exceção do amarelo nos paraquedas no vitral, que não vieram de jeito nenhum...).  :(

Mas você conseguiu este resultado mexendo em absolutamente nada em cada um dos programas? Porque neste caso, quando o programa faz a recuperação das luzes estouradas automaticamente, ele já sai na frente dos outros programas que não fizeram isso.

Teria como disponibilizar o raw desta mesma imagem? Queria fazer um teste com o subestimado SilkyPix. By the way, dia do meu aniversário neste vitral...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 11:11:36
Olá Felipe,

Como eu disse, em nada, justamente para mostrar o ponto de partida mais básico. É claro que depois ajustei o que pude e, em nenhum outro, consegui recuperar as cores como o Ninja. Isso depois de pagar 206 euros pelo Capture One...  >:(

Eu testei com minhas fotos vários softwares, como falei, mas a única foto que apresentou diferença notável foi essa, talvez pela luz intensa estar sendo filtrada pelas diversas cores do mosaico. Como o SilkyPix é o que vem com as Fuji, foi o primeiro que usei e descartei na mesma hora...

Olhe, RAW de Fuji tem 33 MB, acho difícil o servidor do Google aceitar essa transferência, e não tenho conta FTP... Mas, se quiser mandar o email por MP, posso tentar mandá-la para vc.

Bom, se algum dia vc estiver na Normandia no dia do seu aniversário, verá a enorme quantidade de cerimônias e comemorações pelo Desembarque do Dia-D. Esse vitral está numa igrejinha construída em 1100 e localizada no meio do campo, transformada em hospital de campanha na madrugada da véspera. Os bancos ainda têm as manchas de sangue, a igreja é muito pobrezinha e muito tocante mesmo. Está sempre vazia, pois Angoville-au-Plain é um vilarejo mínimo com 50 habitantes!!!! O vitral foi colocado em 2004 por conta das comemorações na igreja. Veja mais em http://www.normandythenandnow.com/the-scars-of-angoville-au-plain

 :ok:


aleruaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 12:27:08
Interessante discussão. Para mandar arquivos de uma maneira bem simples até 2Gb www.wetransfer.com vc faz upload e chega um link para a outra pessoa.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2014, 13:40:35
...Para mandar arquivos de uma maneira bem simples até 2Gb www.wetransfer.com vc faz upload e chega um link para a outra pessoa.

Obrigado, amigo, farei isso... Felipe, preciso do seu email para mandar o link de download, mande por MP... :ok:
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 13:46:17 por efilho »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2014, 21:43:47
Olá Felipe,

Como eu disse, em nada, justamente para mostrar o ponto de partida mais básico. É claro que depois ajustei o que pude e, em nenhum outro, consegui recuperar as cores como o Ninja. Isso depois de pagar 206 euros pelo Capture One...  >:(

Eu testei com minhas fotos vários softwares, como falei, mas a única foto que apresentou diferença notável foi essa, talvez pela luz intensa estar sendo filtrada pelas diversas cores do mosaico. Como o SilkyPix é o que vem com as Fuji, foi o primeiro que usei e descartei na mesma hora...

Realmente abri o arquivo que você disponibilizou no SilkyPix, e foi um desastre. Não consegui recuperar nada. Então resolvi testar o RawTherapee (gratuito), só pra não dar o braço a torcer. E logo que abri, essa foi a imagem:


Mexi um pouquinho na compensação e...


Me pareceu um resultado respeitável. Porém não gostei das áreas de contraste entre o vidro azul e o preto da armação, ficou uma franja ali que o Photo Ninja resolveu um pouco melhor, embora também tenha deixado artefato. Mas o texto embaixo do vitral ficou mais visível no RawTherapee que no Photo Ninja.

Enfim, gostei da discussão, porque já serviu pra eu ver que o Silkypix é bem fraquinho mesmo. E vi que o RawTherapee, que dava pau sempre que eu abria, está funcionando com os X-Trans, e nem está tão mal na foto assim.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2014, 22:48:46
Pois é, não tenho dúvidas que um expert em Lightroom fará algo notável com esse arquivo, mas eu realmente não tenho paciência para futucar demais, daí optar pela solução mais prática. Mas vc baixe o trial do Photo Ninja que verá como ele recupera bem... Eu não fico procurando cabelo em ovo, mas nesse caso foi notável como esse X-Trans ainda tem coisa para oferecer (ou é simplesmente complicado mesmo...)  :ok:


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 23:05:56
Muito boa essa discussão, confesso que me senti Desamparado também como o Versiano disse.
Mas com esses exemplos e dicas a gnt vai aprendendo a domar esse sensor =D
É uma pena ter um progama para cada tipo de tratamento mas fazer né =(


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2014, 03:59:57
Qual versão do silkypix usaram ? a que vem com a camera ou a comercial ?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2014, 08:12:52
Qual versão do silkypix usaram ? a que vem com a camera ou a comercial ?

Uso o que vem com a câmera, que tem uma versão gratuita atualizada no site da Fuji. Mas, se o que vem na câmera não resolve, duvido que o comercial resolva...

Pois é, não tenho dúvidas que um expert em Lightroom fará algo notável com esse arquivo, mas eu realmente não tenho paciência para futucar demais, daí optar pela solução mais prática. Mas vc baixe o trial do Photo Ninja que verá como ele recupera bem... Eu não fico procurando cabelo em ovo, mas nesse caso foi notável como esse X-Trans ainda tem coisa para oferecer (ou é simplesmente complicado mesmo...)  :ok:

Vou experimentar, embora mesmo 106 dólares seja uma grana que eu não estou disposto a gastar agora, ainda mais vendo bom resultado em um programa gratuito. Mas deixa eu fazer uma última pergunta: você tentou fazer um JPG direto da câmera a partir deste RAW? Não posso experimentar porque estou no trabalho, e sem a câmera.

Sobre o Lightroom, o que sempre li é que ele realmente deixa a desejar com os X-Trans. Acho que não tem manipulação que dê jeito, a não ser colorir "no braço".


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2014, 10:57:39
...você tentou fazer um JPG direto da câmera a partir deste RAW...

Não, eu só faço RAW na Fuji, pq JPEG com as "fotos gerais" e da família eu faço com a Sony, pequenina e muito prática...  :)