Bem, chegou minha XT-1 hoje, eu ia sair pra clicar, mas caiu a maior tempestade do mundo aqui em Curitiba. Ficou pra amanhã. Então vou completando este post assim que eu for testando ela.
Primeiro uma lista do que eu gostei e não gostei tanto à primeira vista, principalmente comparando com minhas outras duas câmeras, a 5D3 e a OMD Em-1.
Gostei:
- Visual, tamanho e peso. Não é tão maior que a EM1, tem um bom peso e o material é bacana.
- EVF: muito bom, embora não tenha percebido melhoria em relação ao da em1, que também é espetacular.
- Controles manuais: como já tinham comentado, são muito práticos e remetem a era analógica, adorei.
- Imagem: fiz testes bobos na agência, mas já deu pra perceber que a imagem é mais limpa e suave que a da em1, mesmo eu tendo usado o LR pra converter. Pelo menos as cores ficaram idênticas ao JPG, puxando o perfil. Como gosto do LR e tenho meus presets, vou tentar usar, quando eu fizer alguma foto especial parto pra uma conversão nestes alternativos aí.
- Embalagens das objetivas são lindas e elevam o nível dos produtos.
- Alça muito bonita, muito mais legal do que aquela coisa cafona que vem na em1.
- Menu: bem distribuído e de fácil entendimento.
Não gostei tanto:
- Barulhinho do shutter: achei bem mais fraco que o da em1, um agudinho que passa aquela impressão de coisa frágil, o da em1 parece ser bem mais resistente e de material mais robusto, pelo menos é o que o som passa.
- Botão do shutter: tem uma folguinha leve e parece ser mais frágil que o da em-1, que é ultra sólido.
- Travas dos dials: assim como na 5D3, temos que apertar enquanto giramos, isso é chato, o da em-1 é bem melhor que estes dois, é um botão de dois estados.
- Sietema de prender a alça: achei meio burocrático e afrescalhado.
- Tampas de bateria e cartão: frágeis, oS da 5D são outro universo.
- Travamento da baioneta: pelo menos na objetiva que veio junto, a 35mm 1.4, não tem grip pra girar a objetiva, me obrigando a forçar o anel de abertura e usar ele como grip, isso dá a impressão que vamos estragá-lo.
- Dials: os dials não tem grip e são meio duros, tem que acostumar muito pra girar eles sem olhar.
- LCD: parece pior do que o da em1 (do que o da 5D ambos tomam uma surra), mas em especial o mecanismo de tilt é bem mais frágil do que o da em1.
- Falta de suporte da Adobe: chato não poder confiar no LR pra converter os arquivos.
- Menu: apesar de ter achado simples, achei mal desenhado, como sou experiente em criação de interfaces, eu mandaria refazer o desenho.
Bem, são apenas as primeiras impressões e o que levou minha lista de coisas que não gostei tanto ser grande é o fato de eu ter comparado com duas câmeras de construção impecável, 5D3 e em1, que são dois tanques. E review é pra sermos chatos e exigentes mesmo.
Mas o que importa só vou saber a partir de amanhã, e estou muito otimista.
A XT1 veio com a 50mm 1.4 e a 14mm está a caminho.
Também fiz um pequeno vídeo abrindo a embalagem, depois posto.
Até.