Autor Tópico: Leica DG Summilux 15mm ƒ/1.7 lens mini-review  (Lida 3087 vezes)

Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Online: 22 de Outubro de 2014, 02:46:11
Depois de ter v-á-r-i-a-s lentes micro 4/3 decidi simplificar e praticar o conceito uma camera uma lente, que na verdade é uma distância focal (zoom não vale). Bom e a lente escolhida foi a Leica DG Summilux 15mm ƒ/1.7 por ser angular (equiv. a 30mm em FF), luminosa, com anel de diafragma (que faz todo sentido na GM1 que tem poucos controles) e ter assinatura Leica, que mucho mi gusta, bem com um certo look FF em suas imagens.

Curto bastante as novas cameras com sensor grande e lente fixa, como Sony RX1, Ricoh GR, Fuji X100, Sigma DP, Coolpix A… mas uma pequena micro 4/3 é perfeita pra mim pois tenho as lentes da minha produtora de video, que compartilham o mount, e também posso usá-la no trabalho. A GM1 tem um video excelente que pode ser usado profissionalmente, e uma função de timelapse imbatível, que nunca vi em nenhuma camera, a não ser nas mais novas Panasonic G. Ter vários corpos também não é uma coisa que quero no momento. Quero 'vestir' os menus e operação da camera de um jeito que não tenha que pensar para executar uma função. Já tive de GH1 a GH4, e até uma GX7 por um tempo, umas 4 Olympus diferentes (que pecam no video infelizmente), mas curti mesmo a GM1… que quem sabe não vira uma GM5 em breve. Me dá o mesmo QI que as outras e cabe numa pequena bolsa, ou até no bolso. A coisa é minimalista, e curti isso!

Mas enfim, o reviewzim é sobre a lente. Ela é tudo que eu imaginava e um pouco mais. Pequena, bem construída, toda de metal (pelo menos as partes aparentes), os anéis giram com suavidade e o design lembra muito uma Leica. Até o que eu sei ela é desenhada pela Leica e fabricada pela Panasonic, e não tem o coating Leica. O autofoco é muito rápido e a lente tem uma chavinha AF/MF em seu corpo, que achei útil. Até o momento o anel de abertura não atua quando a lente é montada em corpos Olympus, espero que resolvam.

Inicialmente vou postar 10 imagens, todas com um crop embaixo. Tenho outra série de 10 que logo vou compartilhar também. Prefiro que as imagens contem a história do que ficar aqui no bla-blah. Não esperem nada excitante, o foco era fazer uma imagem técnica e não artística, mas me esforcei pra fazer coisa bonita. Se alguém tiver dúvida ou quiser um teste específico posso tentar fazer. Pretendo fazer também um comparativo rápido com minha Voigtlander Nokton 17.5 ƒ/0.95 enquanto esta não se vai, pois está anunciada no ML.

Sobre os ajustes da camera, tudo foi feito em jpeg (não atualizei o OS do meu mac, então meu LR não reconhece o raw) e uso o redutor de ruido sempre no mínimo (-5). Sharpness em -3 (vai de -5 a +5, sendo 0 o default de fábrica) e WB auto.

Antes uma do conjunto. A camera tem 10 cm de largura e 5.5 de altura. A lente tem 3.6cm de comprimento pesando 115g. O diâmetro do filtro é de 46mm. Acompanha um parassol bacana que não aparece na foto:




Agora às imagens. Em uma ou outra apliquei um color correction de leve e também um sharpen no LR (pq deu vontade). A primeira tem um pouco de sharpen, a do gato também e talvez alguma outra... mas nenhuma acima de 10% (15 no LR que vai até 150) e na maioria não mexi.

01. F/1.7 1/320 ISO125


Crop 100%


02. F/1.7 1/2500 ISO125


Crop 100%


03. F/1.7 1/60 ISO640


Crop 100



04. F/1.7 1/640 ISO200


Crop 100%


05. F/4 1/100 ISO200


Crop 100%


06. F/1.7 1/640 ISO200


Crop 100%


07. F/1.7 1/125 ISO200 - distância mínima de foco


Crop 100%


08. F/4 1/50 ISO200


Crop 100%


09. F/1.7 1/5000 ISO125


Crop 100%


10. F/1.7 1/800 ISO125


Crop 100%




  vimeo     flickr     insta


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:36:56
Essa lente parece uma maravilha!

Se porventura eu não conseguir vender minha E-M5 pretendo pegar uma dessas num futuro distante para complementá-la. O ângulo de visão parece ideal e parece ser muito nítida, mas esse negócio do anel de abertura não funcionar em olympus é meio broxante.  :(


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2014, 10:55:23
Parabéns, Rinaldo! Excelente lente. Boas fotos.
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2014, 11:59:58
Valeu Claudio! Que bom que deu pra sentir um pouco o desempenho da lente. Tenho outras, logo vou postar.  :)

Um pena que está deixando o sistema Mario. Também fiquei balançado por essa LX100, o esquema dos dials é maravilhoso, a la Fuji, mas não curti muito a lentinha que estende, entre outras coisas. O tamanho dela é bom mas to preferindo as GM no momento, e como tenho várias lentes, resolvi passar esta. Fiquei meio preocupado trambém pois vi mais ruído do que esperava ver em alguns exemplos. O imaging-resource, me parece, publicou algumas imagens novas. Não acho que seja devido à redução dos MPxs de 16 pra 12, enfim preciso ver mais testes...

Mas se for pra queimar a E-M5, mantenha ela!! Vai que não se adapta à LX100.  :ok:
  vimeo     flickr     insta


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2014, 13:09:09
Valeu Claudio! Que bom que deu pra sentir um pouco o desempenho da lente. Tenho outras, logo vou postar.  :)

Um pena que está deixando o sistema Mario. Também fiquei balançado por essa LX100, o esquema dos dials é maravilhoso, a la Fuji, mas não curti muito a lentinha que estende, entre outras coisas. O tamanho dela é bom mas to preferindo as GM no momento, e como tenho várias lentes, resolvi passar esta. Fiquei meio preocupado trambém pois vi mais ruído do que esperava ver em alguns exemplos. O imaging-resource, me parece, publicou algumas imagens novas. Não acho que seja devido à redução dos MPxs de 16 pra 12, enfim preciso ver mais testes...

Mas se for pra queimar a E-M5, mantenha ela!! Vai que não se adapta à LX100.  :ok:

Pelo que eu vi a LX100 tem a qualidade de imagem inferior à E-M5 com as lentes que eu tinha, mas isso só vou poder checar realmente quando estiver com a bichinha em mãos e poder processar os RAW. A grande vantagem pra mim vai ser o tamanho e o range focal versátil, pois vou fazer uma viagem grande de bike pela Patagônia em janeiro e peso em excesso é um problema, sem falar da praticidade de ter "várias lentes em uma só". A lente clara em todo o range também me atrai muito, além da possibilidade de sincronizar o flash em qualquer velocidade.

O ideal mesmo seria manter os dois sistemas, mas para meu uso o investimento não justifica. Caso eu pense em fotografar mais seriamente, eu acho que uma combinação de SLR ou Fuji X-series + LX100 seria legal, mas seria um gasto brabo! A E-M5 vai ter que ir embora pra custear essa viagem e, se possível, começar a fazer um caixinha para o intercâmbio que pretendo fazer no ano seguinte  :ok:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2014, 14:28:50
Bela lente, Rinaldo. Se eu já não tivesse a 20mm 1.7, pensaria nela. :)

E pretendo ter uma LX100 em breve, no máximo até março.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2014, 21:28:49
Rinaldo,

Vou começar concordando com o Márcio, para esconjurar maus pensamentos: tendo a 20mm 1.7, eu não teria como justificar uma Leica 15mm como essa.   Mas que dá uma vontade, isso dá! :D

Excelente seu mini-review.  A lente parece ter o tamanho perfeito para a GM1 (a 20mm fica um pouco "gorda" nessa câmera), além de ser bem bonita.  O anel de controle de abertura é outra coisa que acho bem legal.  Gostei bastante da aparência geral das fotos, com um contraste e desfoque agradáveis e naturais.  Mesmo na foto 8, em que você fechou o a abertura em f/4, o desfoque continuou suave e "redondo".  Sem dúvida, a lente vale o preço!

Senti falta de fotos com foco mais distante.  Como é uma grande-angular, vejo um uso mais em fotos que mostrem ambientação geral (ex: street, natureza, interiores).  Se for fazer alguma assim, tente na abertura máxima, só para termos uma ideia de como fica a aparência geral. Ex: mesmo sendo GA, será que ela conseguiria dar alguma separação visível entre assunto não tão próximo (ex: uns 2~3 metros) e um fundo distante? Com a 20mm, sei que dá, até certo ponto.


Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:07:13
Vai aqui mais um grupo de 10 imagens (com os respectivos crops) que já estava preparado. Espero que gostem...  ;)

Como o Marcos comentou realmente faltam as de +-3 metros de distância na abertura máxima para ver até onde dá uma separação legal do fundo, apesar que já tem alguma coisa aqui. Geralmente esse tipo de foto pra ficar boa precisa de uma composição mais estudada e já cansei um pouco dos meus cenários aqui em casa… rs. Mas vou incluir numa próxima rodada, só pra gente avaliar. Mas não vejo a hora de dar um tempo no trabalho, que está corrido, pra dar uns cliques por aí.

Inclusive, este é o desafio que estou querendo ao priorizar uma única lente (DF). Ter a possibilidade de gerar desfoques numa angular, ou não, dependendo da situação. Numa lente mais fechada (inclusive normal) temos a tendência de desfocar alguma coisa sempre. Outro motivo por ter optado por 30mm equivalentes é que pra uso geral dá pra enquadrar todo mundo e ainda situar onde estamos, etc.. mas que dá uma vontade de chegar perto dos objetos pra ver detalhes e ainda sim uma boa parte de 'fundo' com desfoque, mmm… como dá. O exercício é bacana e te força a enquadrar e pensar melhor os planos. Mas chega de papo furado e vamos às imagens. Antes um rápido camera p*rn… hehe...



Panasonic GM1 + Leica DG Summilux 15mm ƒ/1.7 by Rinaldo Lima, on Flickr


11. F/1.7 1/1000 ISO125


Crop 100%


12. F/1.7 1/160 ISO200


Crop 100%


13. F/1.7 1/250 ISO125


Crop 100%


14. F/1.7 1/125 ISO400


Crop 100%


15. F/1.7 1/100 ISO400


Crop 100%


16. F/1.7 1/400 ISO125


Crop 100%


17. F/1.7 1/320 ISO400


Crop 100%


18. F/1.7 1/250 ISO800 (tratada)


Crop 100%


19. F/1.7 1/250 ISO400


Crop 100%


20. F/4 1/640 ISO400


Crop 100%



Acabei vendendo a Nokton 17.5 meio de repente, mas antes de entregar corri pra fazer um lado a lado. Assim que puder vou postar este comparativo aqui. Não serve pra muita coisa, mas quero ver como elas se comparam.  :ok:
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:08:55
Rinaldo,

Vou começar concordando com o Márcio, para esconjurar maus pensamentos: tendo a 20mm 1.7, eu não teria como justificar uma Leica 15mm como essa.   Mas que dá uma vontade, isso dá! :D

Excelente seu mini-review.  A lente parece ter o tamanho perfeito para a GM1 (a 20mm fica um pouco "gorda" nessa câmera), além de ser bem bonita.  O anel de controle de abertura é outra coisa que acho bem legal.  Gostei bastante da aparência geral das fotos, com um contraste e desfoque agradáveis e naturais.  Mesmo na foto 8, em que você fechou o a abertura em f/4, o desfoque continuou suave e "redondo".  Sem dúvida, a lente vale o preço!

Senti falta de fotos com foco mais distante.  Como é uma grande-angular, vejo um uso mais em fotos que mostrem ambientação geral (ex: street, natureza, interiores).  Se for fazer alguma assim, tente na abertura máxima, só para termos uma ideia de como fica a aparência geral. Ex: mesmo sendo GA, será que ela conseguiria dar alguma separação visível entre assunto não tão próximo (ex: uns 2~3 metros) e um fundo distante? Com a 20mm, sei que dá, até certo ponto.

Valeu Marcos! Você tem toda a razão, esse é o tipo de foto que mais quero fazer com ela. Distância 2~3 metros com distância do fundo e abertura máxima… Prometo algumas para um próximo set, mas serão 'boring' sem muito a contar, apenas para avaliarmos as caracterísicas da lente. Como todas aqui aliás, mas as abertas são sempre mais desafiadoras…. hehe…

  vimeo     flickr     insta