Autor Tópico: Não vejo macros e/ou close-ups nesse Fórum, onde estão?  (Lida 11546 vezes)

Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Novembro de 2014, 20:23:42
macho de Tabanus occidentalis, popularmente conhecida por mutuca

FUJI HS25 + RAYNOX MSN-202 + filtro pop-up

Espero críticas fundamentadas e outras macros e/ou close-ups

« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 20:34:55 por Rui Pará »
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2014, 20:56:15
Tenho tirado algumas com uma zoom antiga hackeada pra transformar ela em "macro" (1:1.35/1.85:1). Não gosto muito de postar fotos aqui no fórum, mas seguem aí, com muita dificuldade de acertar o foco, como pode-se perceber  :D

Grãos de terra


Ponta de uma plantinha


Fantástica sua imagem  :clap:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 20:56:55 por toc83 »


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2014, 21:01:44
Tenho tirado algumas com uma zoom antiga hackeada pra transformar ela em "macro" (1:1.35/1.85:1). Não gosto muito de postar fotos aqui no fórum, mas seguem aí, com muita dificuldade de acertar o foco, como pode-se perceber  :D

Grãos de terra


Ponta de uma plantinha


Fantástica sua imagem  :clap:


Gostei muito das duas.

Foto macro é assim mesmo, as vezes bem específica, outras vezes bem abstratas.

A Macrofotografia é uma área muito ampla e bem explorada por alguns que por vezes se limitam apenas em publicar as fotos em locais especializados.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2014, 21:16:02
A Mutuca merece uma parede rsrsrsr  :clap: :clap: :clap:
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2014, 21:22:58
Por enquanto tenho tentado com flores e grãos. Gosto de usar a lente aberta, então o DOF fica muito curto e fica essa coisa mais abstrata.
Mais pra frente quero levar o negócio mais a sério e produzir imagens mais técnicas, com mais nitidez, menos ruído etc.


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2014, 23:39:24
Por enquanto tenho tentado com flores e grãos. Gosto de usar a lente aberta, então o DOF fica muito curto e fica essa coisa mais abstrata.
Mais pra frente quero levar o negócio mais a sério e produzir imagens mais técnicas, com mais nitidez, menos ruído etc.


Uso sempre a menor abertura possível, meu objetivo é obter a maior profundidade de campo que se pode alcançar, não sigo regras, procuro sempre também priorizar o primeiro plano como um todo, sempre com o máximo de detalhe.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 23:40:13 por Rui Pará »
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2014, 23:58:40
acho fotos macro mow viagem,gosto muito de ver mas não tenho a minima vontade de fazer kkkkk  :doh:

Rui suas fotos são sempre muito bonitas,parabéns :doh:  :ok:


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2014, 00:05:15
acho fotos macro mow viagem,gosto muito de ver mas não tenho a minima vontade de fazer kkkkk  :doh:

Rui suas fotos são sempre muito bonitas,parabéns :doh:  :ok:

Muito obrigado Rodrigo, tenha um excelente final de semana.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2014, 20:50:29
Todas muito lindas, em especial a mutuca, como, aliás, todas as suas fotos macro Rui. Você usou flash nessa foto?

Eu estou querendo entrar nessa onda de macro e estou na dúvida entre um msn-202 ou uma lente macro 50mm usada. O que você sugeriria?

Essa eu fiz com uma lente invertida, mas dá um trabalho danado...

Teste de Macros com Flores em 11/05/2014 com lente invertida
by Claudio Quevedo, on Flickr
« Última modificação: 29 de Novembro de 2014, 20:53:24 por cquevedo »
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:26:08
Eu, particularmente não curto macro e a maioria dos participantes ativos do MF são fotografos de evento! Os macrofotogeafos são muito bem vindos a este fórum! Borá postar mais!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2014, 21:35:52
Que tal criar um coletivo na galeria? Já existe? Talvez o pessoal anime mais.


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2014, 23:41:27
Bela foto, Rui:clap: :clap: :clap:

Tive uma Panasonic (FZ-5) que possuía essa mesma característica (mesmo na função macro e muito próximo do objeto a ser fotografado, a profundidade de campo era absurdamente grande). Nem sempre, eu achava legal essa característica, mas, no caso da sua foto, ficou perfeito, pois, deixou o inseto todo em foco.

Muito legal, também, a do cquevedo (gostaria de tentar fazer macro com lente invertida, mas, acredito que seja bem complicado fazer o foco).

toc83, gosto muito de fotos de folhas. Muitas delas, em macros mais extremos, tornam-se imagens totalmente abstratas e ficam muito interessantes.

Acho interessante, também, macros de temas inanimados, pois, neles é possível observar coisas que normalmente não vemos a olho nu. Seguem 3 exemplos que, apesar de já tê-los postado em outro tópico do MF, acho que esse é o lugar mais apropriado...

100mm macro (não lembro se usei também o TE)
IMG_1933-2 by Rogério_RJ, on Flickr

IMG_1038-1 by Rogério_RJ, on Flickr

IMG_9716-6 by Rogério_RJ, on Flickr





Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2014, 09:24:48
Todas muito lindas, em especial a mutuca, como, aliás, todas as suas fotos macro Rui. Você usou flash nessa foto?

Eu estou querendo entrar nessa onda de macro e estou na dúvida entre um msn-202 ou uma lente macro 50mm usada. O que você sugeriria?

Essa eu fiz com uma lente invertida, mas dá um trabalho danado...

Teste de Macros com Flores em 11/05/2014 com lente invertida
by Claudio Quevedo, on Flickr

Muito obrigado pela visita.

Assim como o processo com lente invertida, o uso do filtro também é bastante trabalhoso.

O uso de filtros é satisfatório quando se tem uma boa lente de fundo (24 x 720 mm, com a FUJI HS25).
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2014, 09:26:08
Bela foto, Rui:clap: :clap: :clap:

Tive uma Panasonic (FZ-5) que possuía essa mesma característica (mesmo na função macro e muito próximo do objeto a ser fotografado, a profundidade de campo era absurdamente grande). Nem sempre, eu achava legal essa característica, mas, no caso da sua foto, ficou perfeito, pois, deixou o inseto todo em foco.

Muito legal, também, a do cquevedo (gostaria de tentar fazer macro com lente invertida, mas, acredito que seja bem complicado fazer o foco).

toc83, gosto muito de fotos de folhas. Muitas delas, em macros mais extremos, tornam-se imagens totalmente abstratas e ficam muito interessantes.

Acho interessante, também, macros de temas inanimados, pois, neles é possível observar coisas que normalmente não vemos a olho nu. Seguem 3 exemplos que, apesar de já tê-los postado em outro tópico do MF, acho que esse é o lugar mais apropriado...

100mm macro (não lembro se usei também o TE)
IMG_1933-2 by Rogério_RJ, on Flickr

IMG_1038-1 by Rogério_RJ, on Flickr

IMG_9716-6 by Rogério_RJ, on Flickr

Eis o charme da Macrofotografia, por mais que tenhamos contato com os objetos, nunca sabemos como eles são, uma foto macro sempre nos mostra mais.

Tenha uma excelente semana.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2014, 10:54:07
Excelentes fotos!!!

Rui, não vou resistir: Como voce sabe que esse inseto é macho? Assim como os passarinheiros voces estudam os insetos também?

Abs,
WB