Autor Tópico: Revelação de fotos e calibragem do monitor  (Lida 7154 vezes)

c-techdx

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Online: 03 de Dezembro de 2014, 21:34:22
Amigos, preciso muito de umas dicas.

A questão é a seguinte...

Eu tenho um monitor LG IPS bom e bem calibrado... pelo menos dentro dos padrões de calibragem do windows e outros softwares. Pesquisei muito sobre calibragem do monitor e parece estar tudo ok. Quando vejo minhas fotos em outros monitores bons como de computadores macintosh, tablet galaxy, iphone... em todos a imagem fica bastante coerente com o que fiz no meu monitor... tudo ok.

Depois disso levei para relevar em vários locais diferentes para ver os resultados. Quando revelei nas impressoras da KodaK que dizem ter uma impressão térmica, as fotos ficaram ótimas... também muito coerente com o que eu fiz e visualizei no meu monitor. Porém quando revelo em outras lojas de foto que dizem fazer uma impressão química, a foto morre...  perde muita saturação, todas as cores apagam, perde contraste... a foto escurece... acaba com a foto! rsrsrs

E o pior é que todas as lojas que imprimem desta forma me apresentaram um resultado muito semelhante. Em uma dessas lojas me disseram que eu teria que calibrar o meu monitor pelo resultado dessa impressão, pra dai sim conseguir acertar a foto corretamente. Mas eu tentei fazer isso e simplesmente acabei com meu monitor... ficou terrível. Não consigo trabalhar assim.

A minha preocupação maior será quando for fazer impressões em laminas para álbuns de casamentos, que me disseram ser feito com essa mesma impressão química e que o resultado seria semelhante ao destas fotos apagadas.

Eu gostaria de saber se alguém tem dicas para me dar a respeito disso... como lidar com isso, como vcs geralmente fazem para conseguir no papel resultados coerentes com o trabalho feito no computador?

Muito obrigado!


danilo.durigan

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Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2014, 00:01:23
Acompanhando  :snack:
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spositom

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Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2014, 00:48:00
c-techdx

Na verdade calibração assim é mais ou menos, mas se esta batendo com  a impressão Kodak vamos supor que esteja razoável (eu não confiaria) e  daria atenção especial no brilho e contraste ao menos

Coisas importantes a considerar?

1-  Lab de confiança? Ou aqueles que fazer a R$0,19 a 10x15?
2 - Esta impressora Kodak são iguais a de quiosque? São bem simpáticas mas não sei a preocupação deles com ajuste e fidelidade de cor?

O ideal é sempre pedir para não fazer correção nas suas fotos (nem sei se tem esse recurso) ai vc pode conferir realmente.

Da mesma forma que existe "fotógrafos" e fotógrafos, existem "labs" e labs . O ideal é vc fazer uma qualificação técnica, depois preço

Dei uma googada rápida e não consegui ver qual gamut dessas impressoras Kodak ,  mas se for num espaçõ AdobeRGB e as suas fotos forem sRGB elas vão sair saturadas mesmo e os labs não, já que são os mesmos gamuts

Calibrar com um TAG é uma solução tb mais ou menos, bem "menos pior" que o windows (qual a preocupação do tio Bill com foto?)

Abs

Marcio






c-techdx

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Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2014, 01:45:06
Spositom, obrigado pela resposta.

As fotos eu revelei nos melhores laboratórios da minha cidade (não que eles sejam realmente bons, mas são os melhores daqui). Eu pedi para não ser feita alteração e em todos tive a impressão crua do que eu entreguei.

A questão do RGB q vc falou é algo q eu estive pensando mesmo. Minhas fotos são todas AdobeRGB. Isso favoreceria a impressão da kodak e poderia não ajudar nos outros laboratórios? Que tipo de diferenças isso poderia causar e como eu lidaria com isso?

Nossas fotos serão usadas em álbuns de casamento, por isso temos a preocupação de que fique o melhor possível no papel.

Obrigado,


Danilo Odilon

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Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2014, 09:54:25
Bom dia!

Acompanhando também, pq sei que jajá aparece alguém que entende da coisa rs


Mas tentando ajudar, minha experiência com impressão ainda é pouco, mas já vi o Americo Sperandio recomendando o padrão de cor Adobe1998 para impressões, acho válido testar, de repente resolve o seu problema  :ok:


Roberto Dellano

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Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2014, 11:24:18
Eu uso o "Calibrise", digita no google que é gratuito, Chega muito próximo do que mando para o LAB.

Se em tablet, I-phone ta ficando bom, seu monitor está descalibrado, e muito. A tela desses aparelhos tem um brilho muito alto, que não condiz nem de longe com a impressão. Pra você ter uma ideia, o meu Sansung T220 tenho que deixar o brilho em 5 (escala de 0 - 100), e todo mundo estranha quando vê o meu computador, acham o monitor escuro.


Outra opção.
Os labs geralmente tem um target para calibração manual, é só pedir, esse target é simplesmente uma foto impressa e o arquivo digital, feito ambos por eles, vc abre a foto no seu pc e coloca a impressa ao lado e vai calibrando até ficar Igual (impossível a menos que seja um MAC ou similar), ou próximo.

No caso do meu aqui, o Calibrize ja deixa bem próximo do target.


spositom

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Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2014, 12:10:41
Opa c-techdx

Vc tem que enviar as fotos no perfil de cor do LAB, químico até onde sei, sRGB. Minhas impressoras trabalham com AdobeRGB nativo e em papel fotográfico isso é tranquilo, não precisa nem do perfil do papel.A térmica Kodak não sei mas o lab tem que saber

Perfil de cor são pontos matemáticos nos 3 canais (R,G,B), mais o gama, mandar perfil errado pro lab é como escrever um mapa em Km e seu velocímetro é em milhas, se não converter vai pro lugar errado

Não tenho o comparativo das telas mas se o Dellano falou, pode confiar

Num outro fórum tem um colega que deixa o brilho do monitor numa escala muito baixa para acompanhar a impressora, é comum

Abs

Marcio


c-techdx

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Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2014, 12:39:08
Agradeço aos que responderam.

O grande dilema disso tudo é que algumas fotos são divulgadas também em nosso site e redes sociais, e a maioria das pessoas acessa com celulares ou monitores de alto brilho e contraste. Se eu trabalhar com o monitor muito escuro para a revelação acabo tento um resultado exagerado para quem vê pelo computador. rsrs Existe alguma forma de lidar com isso?

Se o laboratório trabalhar mesmo em sRGB e eu tirei a foto em Adobe, como devo fazer esta conversão? Pode ser necessário fazer ajustes na foto depois da conversão?

Obrigado,


Danilo_cs

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Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2014, 14:03:09
Olá, c-techdx, tudo bem?

Você faz o tratamento das fotos pelo Photo Shop né? Se sim, dá uma olhada também se ele está configurado corretamente. Derrepente isso pode estar contribuindo para o problema. É fácil você descobrir.

1 - Abra uma foto sua qualquer (de preferência as que deu problema)
2 - La na lista de cima, procure VISUALIZAR e ative a opção CORES DE PROVA (ctrl+y)
3 - Na mesma aba de VISUALIZAR Passe o Mouse no CONFIGURAÇÕES DE PROVA e clique em RGB DO MONITOR depois e RGB DA INTERNET e por fim CMKY ATIVO.

Se ao clicar nessas 3 opções cada uma ficar diferente da outra (ou muito diferente), especialmente de como estava antes de você ativar a CONFIGURAÇÃO DE PROVA, pode ser que seu PS não esteja bem configurado.

Normalmente é isso que eu faço quando acontece problemas semelhantes. Faz este teste em algumas fotos. Se der alguma diferença você avisa, ai eu posso te dar uma sugestão de configuração de cores que normalmente dá certo (pelo menos aqui) :)

(você pode tentar fazer isso caso não tenha feito ainda)
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2014, 14:08:59 por Danilo_cs »


Karl Junior

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Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2014, 17:31:01
Olá pessoal,

Fotos para clientes faço sempre no mesmo birô. Já é difícil calibrar com um, imagina se ficar mudando.
Mantenho o monitor calibrado e sempre, sempre peço provas de impressão.

NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
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Pictus

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Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2014, 10:18:18
Bem calibrado só é possível com um calibrador...
Além do monitor calibrado tem que ter iluminação adequada para visualizar o impresso...

Mini Lab é sRGB, qualquer outro espaço de cor vai dar dor de cabeça...
Outro problema é que se o minilab for WET(químico), pode esquecer constância de cor/tons...
Se for “DRY”, aí poder ser...

Why are my prints too dark?
http://www.luminous-landscape.com/tutorials/why_are_my_prints_too_dark.shtml

Using Printer Profiles with Digital Labs
http://www.drycreekphoto.com/icc/using_printer_profiles.htm

2.25 hour Color Management in Photshop CC course on Train Simple's web site
http://www.trainsimple.com/CourseDetailUser.aspx?id=119 ($9.99)

Soft Proofing with Lightroom 4
http://digitaldog.net/files/LR4_softproof.mov
http://digitaldog.net/files/LR4_softproof2.mov

Outros links interessantes no http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0

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Spositom,
Vídeo especial para você...
The benefits of wide gamut working spaces on printed output
http://digitaldog.net/files/WideGamutPrintVideo.mov
Gamut Test File (TIFF for testing output in 16-bit ProPhoto RGB)
http://www.digitaldog.net/files/Gamut_Test_File_Flat.tif
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2014, 10:43:50 por Pictus »


spositom

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Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2014, 09:43:35
Spositom,
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The benefits of wide gamut working spaces on printed output
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Gamut Test File (TIFF for testing output in 16-bit ProPhoto RGB)
http://www.digitaldog.net/files/Gamut_Test_File_Flat.tif

Estou baixando
Valeu  :ok: :ok: