Autor Tópico: Tubo extensor Kenko - Impressões iniciais  (Lida 1465 vezes)

Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Online: 10 de Outubro de 2015, 11:46:44
Então pessoal, a tempos atrás senti a necessidade de uma lente para detalhes já que minha 24-70, que era a que geralmente usava para fazer esse tipo de fotografia foi vendida.
Em meu set, as únicas lentes que tem uma distância legal no foco mínimo agora são a 24mm e 35mm mas estas são muito abertas, o que na minha opinião não fica legal. Gostaria de uma 105mm micro mas a grana está curta e o dólar não vai dar trégua tão cedo... pensando nisso resolvi arriscar um tubo de extensão.

A tempos atrás eu comprei um Meike mas a qualidade de construção dele não me agradou... fora que, o tubo maior me dava uma faixa preta bloqueando quase metade da fotografia. Foi então que surgiu a oportunidade de adquirir um melhor, da marca KENKO!

Este por sua vez, me agradou! A construção não é igual a Nikon mas é satisfatória... não parece um brinquedo como os da Meike por exemplo. É fabricado no Japão e mesmo utilizando o tubo maior combinado com o menor(comprei apenas estes dois), a imagem sai 100%.
Acredito ser uma boa opção para aqueles que não querem pagar por uma lente extra apenas para fotografia de detalhes mas que volta e meia sentem essa necessidade seja em making off, foto de alianças, detalhes em recém nascido entre outros.
O valor está meio alto atualmente por conta do dólar mas acho que vale a compra do kit(3 tubos) com venda posterior de um ou dois outros tubos para redução de custo, já que mesmo o menor deles "mata" a necessidade da grande maioria dos que estão nesta situação.


Prós:
Qualidade de construção relativamente boa;
Reduz e MUITO a distância mínima de foco mesmo utilizando o menor dos tubos(12mm);
Custo x benefício alto se comparado com uma lente macro e aumenta caso haja a revenda como mencionei acima;
Qualidade de imagem muito boa;
Não ocupa espaço na mochila.

Contras:
Restringe a lente à fotografia macro apenas;
Com a utilização de tubos mais longos, existe perda de luz considerável(com o 12mm +36mm tive um stop de luz perdido);
Usar com lentes pesadas como 70-200mm exige cuidados extras... são bem construídos mas tudo tem limite.

Chega de blablabla e vamos para as amostras!

70-200mm f2.8 VRII @200mm f8 em sensor 35mm(distância mínima de foco):


70-200mm f2.8 VRII @200mm f8 em sensor 35mm + tubo 12mm(distância mínima de foco):


70-200mm f2.8 VRII @200mm f8 em sensor 35mm + tubo 12mm + tubo 36mm(Distância mínima de foco):


70-200mm f2.8 VRII @200mm f8 em sensor 35mm + tubo 12mm(distância máxima de foco):



Por enquanto é isso... vêm mais por aí!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 12:05:15 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2015, 15:58:25
olá Bosa, costumo usar esse T E Kenko, gosto bastante do resultado tb, inclusive até com as 3 peças do kit ao mesmo tempo, sobre os prós, faltou falar dos contatos eletrônicos dele que permite foco automático e informações da lente, mas o foco vai ficando mais difícil conforme se acrescenta peças e nos contras tive a impressão da perda de luz ser um pouco maior, mas não mensurei, apenas impressão mesmo... o único detalhe é com o uso de lentes mais pesadas mesmo, já testei com tele e desisti, mesmo o encaixe aparentemente firme, tem uma folga que cede com o peso...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2015, 16:09:50
Então, eu fiz um teste em casa bem por cima fotografando objetos pequenos.
Em um desses testes, usei o tubo de 36 + 12mm, travei a exposição da câmera e flash... na pós tive que elevar a exposição em 1 stop para igualar a fotografia com e sem os tubos mas pode não ser muito válido pois usei flash rebatido sendo que minha posição mudou em relação ao assunto nas duas fotografias. Mais tarde faço uma medição mais precisa!

Não pude usar os 3 tubos pois um deles etá com problema nos contatos e por isso ganhei um descontão... mas estou gostando muito dos resultados obtidos com estes dois e pensando seriamente em vender o tubo maior, ficando apenas com o de 12mm pois é mais do que o suficiente para o que eu quero.

Quanto ao AF, realmente mantém junto com as informações e controle de abertura nas lentes G mas este só funciona para distâncias maiores aqui... quando o assunto está muito próximo eu acho até meio arriscado pois ele fica meio louco! O foco da 70-200 é rápido, não apropriado para macro e isso faz com que ela de uns "trancos" quando tento focar nessa condição... aí acabo usando mais o MF mesmo!
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr