Autor Tópico: Dúvida sobre FOCO - D 7000  (Lida 2054 vezes)

Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Online: 18 de Dezembro de 2015, 06:13:17
Gente,

Preciso muito da ajuda de vocês, tenho uma Nikon D7000 que fotografo eventos com a lente Tanrom 17-50 2.8 e tenho percebido alguns problemas de foco que ñ tive com outras lentes, exemplos:

Numa festa infantil fotografei pai e filho de rosto colado, foquei  nos olhos do pai e o rosto da criança saiu muito desfocado.
Fotografei usado 3.5 e 1/80 de velocidade.

Outro exemplo, num casamento onde o cenário da mesa do bolo tínhamos, mesa do bolo, pessoas a serem fotografada e atrás decoração, isso com um espaço considerável, mais uma vez fotografando com 3.5 para evitar ISO alto e focando sempre nos olhos da noiva, para minha surpresa em quase todas as fotos o foco saia sempre na decoração de trás e o bolo ficou muito  desfocado.

Estou super decepcionada com a lente.

Gostaria de saber dos mais experientes se eu estou fazendo algo erro ou posso estar tendo problema de foco com a lente ou com a câmera.

Obs: Fotógrafo sempre usando AF-S e uso muito a técnica de focar e reenquadrar.

Agradeço muito quem puder opinar e ajudar, desde já agradeço!!!!
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2015, 13:36:49
Numa festa infantil fotografei pai e filho de rosto colado, foquei  nos olhos do pai e o rosto da criança saiu muito desfocado.
Fotografei usado 3.5 e 1/80 de velocidade.

Dependendo da distância ao assunto e distância focal usada, mesmo f/3.5 pode ser demais.

Citar
Outro exemplo, num casamento onde o cenário da mesa do bolo tínhamos, mesa do bolo, pessoas a serem fotografada e atrás decoração, isso com um espaço considerável, mais uma vez fotografando com 3.5 para evitar ISO alto e focando sempre nos olhos da noiva, para minha surpresa em quase todas as fotos o foco saia sempre na decoração de trás e o bolo ficou muito  desfocado.

Nas poucas vezes que fotografei eventos, sempre usei o ponto central sem nenhuma automação (não deixar a câmera escolher o ponto, não mover o ponto de foco ao reenquadrar). Ainda assim, se ao reenquadrar eu me esticasse pra frente (ou pra trás), ia arruinar meu foco. Avalie isso também.

A não ser que sua lente esteja com back-focus (focar atrás de onde a câmera "acha" que o foco está), acho que cabe um pouco mais de treino.


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2015, 15:48:06
Dependendo da distância ao assunto e distância focal usada, mesmo f/3.5 pode ser demais.

Nas poucas vezes que fotografei eventos, sempre usei o ponto central sem nenhuma automação (não deixar a câmera escolher o ponto, não mover o ponto de foco ao reenquadrar). Ainda assim, se ao reenquadrar eu me esticasse pra frente (ou pra trás), ia arruinar meu foco. Avalie isso também.

A não ser que sua lente esteja com back-focus (focar atrás de onde a câmera "acha" que o foco está), acho que cabe um pouco mais de treino.

Agradeço muitíssimo as dicas, eu nunca deixo que a câmera escolha o ponto, eu escolho, mas confesso que pode ser que eu tenha me movido ao reenquadrar, ficarei muito atenta a isso...
Alias, nem sei se me atrevo mais a focar em reenquadrar....rs
Traumatizei...  :shock: :shock: :shock: :shock:
Em casa fiz alguns testes de foco e estava preciso, se está com back-focus, não deu para notar...
Há algum teste especifico?

Obrigada!!!   :ok: :ok: :ok: :ok:
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2015, 20:13:53
A sua lente é a versão com ou sem VC? E tem motor de foco?

Eu uso a versão com motor de foco e com VC e só fica boa em termos de nitidez a partir de f/4.

Se for a versão sem VC,  pode ser que ao estar 1/80 no limite para a distância focal usada,  o ato de focar e recompor induza alguma "tremida" e, aliada à pouca profundidade de campo em f/3.5, deixe o assunto fora de foco.

Há uma variedade de testes para calibração de foco, alguns usando alvos impressos, outros apenas régua e livros. Pode ser o caso também.



RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2015, 01:53:44
Eu não entendi o porquê estar decepcionada com a lente se não é sabido que o problema está nela. Profundidade de campo não está só na abertura, está na distância focal da objetiva, distância do objeto, e tamanho do sensor também. Claro que a lente pode estar com problema, ou até a câmera, mas tem que eliminar 1 a 1 as possibilidades. Lembre-se também que o foco trabalha com contrastes. Tem que se ter atenção extra com assuntos um pouco distantes.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2015, 02:49:02
Profundidade de campo depende da distância focal, abertura da lente, distância do fotógrafo para o ponto focado, distância do ponto focado para o plano de fundo, e tamanho em que a imagem vai ser visualizada.

Você só informou a abertura da lente, e só com essa informação é impossível de dizer se o desfoque foi erro na focagem ou produto da profundidade de campo que você escolheu produzir (por acidente ou de propósito).


Em termos extremos:

Distância focal curta, abertura de diafragma pequeno, ponto a ser focado bem distante do fotógrafo, plano de fundo próximo do ponto focado e imagem impressa em tamanho pequeno ou visualizado em tamanho pequeno na tela: grande profundidade de campo percebida e nenhum desfoque percebido.

Distância focal longa, abertura de diafragma grande, ponto a ser focado bem próximo do fotógrafo, plano de fundo distante do ponto focado e imagem impressa em tamanho grande ou visualizado em tamanho grande na tela: pequena profundidade de campo e muito desfoque.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2015, 02:55:59
D7000 tem sérios problemas de foco. Procura uma D300s/D7100/D610


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2015, 10:55:52
D7000 tem sérios problemas de foco. Procura uma D300s/D7100/D610

O segundo caso que ela relatou é cronico da D7000, tem que fazer a calibração do parafuso, ai resolve.

O segundo caso acredito que foi erro humano, pelo relato ela fez um retrato fechado e rosto de pai e filho não deviam estar no mesmo plano, ai não tem jeito, tem que fechar mesmo.

Sabrina, posta a foto do pai e filho pra gente ver.


Fern

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2015, 00:05:05
Vc já usou o "af fine tune"? Está no menu da câmera. Sempre ouço as pessoas dizendo desse tal problema crônico de foco da D7000, sinceramente acho bobagem. Tenho no meu set 3 lentes com a D7000, perdi 15 min do meu tempo e afinei o foco das três. Problema ZERO de focagem e esse processo é feito apenas 1x.

Para usar o "af fine tune", vc acha vários tutoriais na internet. Nada de parafusos e gambiarras, tudo feito pelo menu da câmera. Fica perfeito.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2015, 09:40:11
Sinceramente? Pelo seu relato é difícil dizer. Isso porquê você menciona que com outras lentes você não teve esse problema.

Pela minha experiência, focar e recompor nessas situações é um jogo de sorte para o foco. Ou você faz isso (ainda sim com muita atenção) a partir de f/5.6 ou melhor nem tentar.

Faça como o Carlos sugeriu e não se desespere, tente fazer alguns testes com calma em casa. Leva um tempo pra gente entender o próprio equipamento e suas limitações. Mas existe uma grande possibilidade da lente estar com desvio de foco na sua câmera sim, por isso os testes são imprescindíveis. Em todo caso, como o Fern comenta, uma calibração através do AF Fine-Tune já resolveria seu problema.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2015, 09:45:56 por bfscf »