Autor Tópico: Dúvdas Nikon  (Lida 1629 vezes)

Jonieli Neitzl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 15 de Março de 2016, 16:49:20
Boa Tarde,
Alguém pode me ajudar em duas questões que podem ser bem simples para a maioria de vocês. Mas como estou iniciando surgem algumas dúvidas e peço a ajuda para esclarecer.
Bom, comprei uma nikon D7000 com 50K, quando vou saber que preciso trocar o obturador? É bom mandar ela pra uma limpeza antes de começar a usar?
Ela vem com a lente 18-55 F3.5 VRII. Qual a diferença em imagem para a lente 18-105? Acho que só vou conseguir entender se alguém tiver uma foto com uma lente e outra foto com a outra lente...
Muito Obrigada desde já!!!
  :)


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2016, 17:54:19
Os fabricantes especificam uma média de durabilidade do obturador. Não significa que a câmera irá trabalhar bem até lá, e de repente "morrer". Tanto pode apresentar defeito antes, quanto muito depois de atingir esse número. No caso específico da D7000, a Nikon estima a vida do obturador em 150.000 atuações, mas existem desde relatos de defeitos com menos de 100, até câmeras com mais de 500.000 atuações e ainda funcionando perfeitamente.

Quanto às lentes, os números especificam distância focal e abertura, o que simplificando ao extremo, dita qual será o "alcance" da lente, e o máximo de luz que ela permite que chegue até o sensor.

Assim, uma lente 18-55 f/3.5-5.6 terá comprimento focal variável entre 18mm e 55mm, e abertura máxima variável entre f/3.5 e f/5.6.

O único parâmetro que muda, na segunda lente que você citou, é o comprimento focal, que irá variar entre 18mm e 105mm, significando que a lente permitirá obter imagens com mais "aproximação".

Para você entender os conceitos corretamente, é útil assistir a alguns vídeos, como os que coloco abaixo.

Distância focal:
https://www.youtube.com/watch?v=bXp2BCerOkE

Abertura:
https://www.youtube.com/watch?v=FOAiLOXC-WM

Esse cara mantém um extenso curso de fotografia no YouTube, e vale a pena assistir a tudo, ainda que demore um bocado. Página principal: https://www.youtube.com/user/SitKongSangFOTO/videos

Qualquer dúvida, é só falar  :ok:
« Última modificação: 15 de Março de 2016, 17:55:32 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2016, 19:11:49
Boa Tarde,
Alguém pode me ajudar em duas questões que podem ser bem simples para a maioria de vocês. Mas como estou iniciando surgem algumas dúvidas e peço a ajuda para esclarecer.
Bom, comprei uma nikon D7000 com 50K, quando vou saber que preciso trocar o obturador? É bom mandar ela pra uma limpeza antes de começar a usar?
Ela vem com a lente 18-55 F3.5 VRII. Qual a diferença em imagem para a lente 18-105? Acho que só vou conseguir entender se alguém tiver uma foto com uma lente e outra foto com a outra lente...
Muito Obrigada desde já!!!
  :)

A questão de cliques realmente é muito relativa, pode ser que ela quebre amanha ou que nunca quebre em suas mãos, lógico, quanto menos cliques tem a camera, menor a chance dela ter algum erro ( baseando na estatística simples)

Mandar limpar  depende muito cara, se voce perceber alguns pontinhos escuros nas suas imagens, PODE ser que seja sujeira no sensor ou pode ser que seja sujeira na lente. Se for no sensor, uma limpeza seria recomendada, se for na lente, no caso da lente do kit, eu particularmente acho que não compensa muito não, dependendo do lugar,  o valor de limpeza vai superar o valor da lente.

Com relação a diferença de lentes, ambas são lentes básicas que acompanham as cameras nos kits, então na minha opinião/experiência a diferença vai ser bem pequena, e não acho que vale a pena, a não ser que realmente precise dessa distancia a mais.

Por enquanto, aconselho a ficar com essa lente do kit mesmo e recomendo pegar uma 50mm 1.8d que voce arruma por 400 reais e te trará ótimos resultados, principalmente em situações de baixa luz  :)
Fuck Gear