Autor Tópico: Áudio do vídeo ruim no Smartphone, mas bom no PC. Porque?  (Lida 6346 vezes)

Carlos.hiroshi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Olá pessoal, sou iniciante neste fórum, mas um apaixonado por fotografia.
Bom, preciso da ajuda de vocês pois não encontrei em nenhum lugar da web algo que falasse sobre este problema que estou tendo.
Gravei um vídeo utilizando minha câmera que ganhei, Aee S71, a imagem fica perfeita, porém o som, se ouço pelo Pc fica perfeito, mas no smartphone se ouvir pelo auto-falante o som fica distorcido, mas se usar o fone de ouvido, o som fica perfeito. Publiquei o vídeo no YouTube (http://youtu.be/dQ5TMCYiXTE) e testei o mesmo vídeo em vários smartphones diferentes, e em todos obtive o mesmo resultado (Lg G4, Moto G, IPhone, Lg G3, Redmi, Galaxy S3).
Alguém sabe me explicar o motivo?
É mais importante, como corrigi-lo?
Informações sobre o vídeo: extensão MP4, resolução 1920x1088, 1:aac, 48000Hz, 2 canais, 60fps

Agradeço qualquer dica que puderem fornecer.

Abraço!
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 21:41:06 por Carlos.hiroshi »


alessandropimenta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
    • Alessandro Pimenta • Fotógrafo • Edição de Vídeo • Tratamento de imagem
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2016, 16:18:15
Em qual programa você editou o vídeo e isso pode ser que na hora que vc gravou o audio podeira estar estourando um pouco e quando coloca na caixa externa do telefone ela da distorção
Alessandro Pimenta
Nikon D300s • 50mm 1.8
www.alessandropimenta.com
www.flickr.com/alessandropimenta


Carlos.hiroshi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2016, 17:24:54
Olá Alessandro,

Não houve edição nenhuma, eu apenas copiei da câmera o arquivo mp4 e carreguei-o no Youtube.
Note que se você assistir este vídeo em um PC ou no Smartphone com fone de ouvido, o som sai perfeito.
Abraço!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2016, 20:02:03
Já suspeitava qual seria o problema, mas para confirmar converti o áudio do vídeo, que é estéreo, para mono, no Adobe Audition. O áudio convertido apresenta exatamente o mesmo problema de quando é reproduzido no celular. Analisando as formas de onda dos canais, é possível notar que estão invertidas, uma em relação à outra. O resultado é que o áudio, quando emitido por aparelhos com saída monofônica, reproduz apenas os sons que são diferentes entre os canais. Todos os sons idênticos se cancelam mutuamente, por causa da inversão.

Isso é um problema da câmera, que pode ser causado por inversão na ligação de um dos microfones (caso sejam magnéticos, o que não é muito provável), ou simplesmente por um erro grotesco de programação no firmware.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Carlos.hiroshi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2016, 10:23:05
Obrigado DMZamora,

Sua explicação foi muito didática, e me deu um norte para a solução.
Imaginei que talvez poderia ser um erro de firmware, visto que não encontrei na web nenhuma reclamação de usuários deste equipamento. Mas tentarei buscar com mais atenção se existe alguma atualização de firmware para minha câmera.
Porém para os vídeos que já possuo, existe alguma forma de corrigi-los via alguma software?
Novamente agradeço muito pela ajuda, um grande abraço!



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2016, 14:00:26
Obrigado DMZamora,

Sua explicação foi muito didática, e me deu um norte para a solução.
Imaginei que talvez poderia ser um erro de firmware, visto que não encontrei na web nenhuma reclamação de usuários deste equipamento. Mas tentarei buscar com mais atenção se existe alguma atualização de firmware para minha câmera.
Porém para os vídeos que já possuo, existe alguma forma de corrigi-los via alguma software?
Novamente agradeço muito pela ajuda, um grande abraço!

A correção não é difícil, é apenas um pouco chata. Qualquer editor de áudio que permita a inversão de fase (180º) de um dos canais solucionará o problema.

Assim, você precisa extrair o áudio do vídeo, inverter um dos canais, salvar, e em seguida substituir o áudio original pelo alterado.

Uso o Adobe Audition e Adobe Premiere, porém, são softwares pagos. Certamente existem editores gratuitos que realizam essas funções, é questão de procurar  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2016, 15:10:13
Já suspeitava qual seria o problema, mas para confirmar converti o áudio do vídeo, que é estéreo, para mono, no Adobe Audition. O áudio convertido apresenta exatamente o mesmo problema de quando é reproduzido no celular. Analisando as formas de onda dos canais, é possível notar que estão invertidas, uma em relação à outra. O resultado é que o áudio, quando emitido por aparelhos com saída monofônica, reproduz apenas os sons que são diferentes entre os canais. Todos os sons idênticos se cancelam mutuamente, por causa da inversão.

Isso é um problema da câmera, que pode ser causado por inversão na ligação de um dos microfones (caso sejam magnéticos, o que não é muito provável), ou simplesmente por um erro grotesco de programação no firmware.

Fiz o mesmo teste aqui no celular, e confirmo o resultado. Meu celular tem altofalantes estéreo, então o vídeo do youtube saiu sem problemas. Extraí o áudio  e converti pra mono, e ficou ruim.

Mas ainda acho estranho que isto só aconteça na câmera do nosso amigo. Não consigo imaginar microfone soldado na placa com fase trocada, e não consigo conceber um firmware presente somente na câmera dele.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2016, 15:18:39
Fiz o mesmo teste aqui no celular, e confirmo o resultado. Meu celular tem altofalantes estéreo, então o vídeo do youtube saiu sem problemas. Extraí o áudio  e converti pra mono, e ficou ruim.

Mas ainda acho estranho que isto só aconteça na câmera do nosso amigo. Não consigo imaginar microfone soldado na placa com fase trocada, e não consigo conceber um firmware presente somente na câmera dele.

Pois é, mas como ele disse que jogou o vídeo direto da câmera para o YT, não vejo outra explicação.

Carlos, você já tentou reproduzir o vídeo original (não o que está no YT) no seu celular?
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Carlos.hiroshi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2016, 16:31:30
DMZamora e felipemendes muito obrigado pelas dicas.

Sim, tenho o arquivo original em meu celular e acontece o mesmo problema.
Pesquisando mais afundo na web, encontrei alguns usuários da mesma câmera na Republica Checa com o mesmo problema, e também alguns usuários na França.
Realmente é um problema de firmware, porém ainda não consegui o firmware com esta correção. Estou em contato com a representante AEE da França, e eles me pediram algumas informações que passarei para eles a noite, pois não estou com a câmera em mãos.
Vou tentar fazer a conversão conforme orientação de vocês, pois tenho vários vídeos gravados e gostaria de publica-los, mas em paralelo vou tentar encontrar um firmware mais adequado.

Muito obrigado!


Carlos.hiroshi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2016, 08:20:27
DMZamora,

Muito obrigado pela ajuda, segui suas dicas usando o Imovie para separar e exportar o áudio, e fiz a inversão usando o Audacity, em seguida juntei ambos usando o Imovie novamente e ficou excelente.
E em relação ao Firmware, ainda estou na luta, e isto com certeza vai ser bem mais complicado.

Obrigado a todos e um grande abraço!