Autor Tópico: Tremendo na hora do disparo.  (Lida 6723 vezes)

jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Online: 12 de Julho de 2016, 14:29:12
Boa tarde galera

Venho mais uma vez em busca de auxílio.

Recentemente adquiri uma Nikkor 50mm 1.8g, que não possui VR. Não sei se por estar acostumado com a lente do kit que possui VR, não estou conseguindo tirar fotos sem tremer com velocidades abaixo de 1/160, sem apoio. Com apoio consigo até 1/100, abaixo disso nem a pau, só no tripé.
A câmera é uma Nikon D3300, ou seja, fator de crop 1.5x.

Existe alguma técnica pra reduzir isso? É meu braço que tá errado? Tenho Parkinson?

Outro fator é que estou brincando bastante com aberturas grandes, 1.8, 2.2, 2.8, isso influencia em algo?

Brincadeiras a parte, obrigado desde já e abraços.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2016, 14:39:05
Bem vindo ao time  :hysterical:

A unica coisa que ajuda é olhar sua postura num espelho, é bom travar os cotovelos no corpo e não jogar o corpo pra frente,
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2016, 14:42:43
Como o colega falou, tenta travar os cotovelos, prende a respiração na hora de pressionar o obturador, observe no espelho a sua postura e tenta corrigir.

Ps: qual olho vc utiliza? Se vc utiliza o esquerdo li que existe uma técnica de apoiar a câmera no ombro se não engano... se vc procurar na Internet vai achar. :ok:


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2016, 15:02:22
Chegando em casa vou testar os cotovelos na frente do espelho.

Fico aliviado por não ser eu com o giroscópio estragado, kkk.

Meu olho dominante é o direito, mas vou dar uma pesquisada sim Leandro.

Obrigado pelas rápidas respostas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2016, 15:10:47
tremer abaixo de 1/60 e não abaixo de 1/160 certo? 1/160 é bem rápido já e não deveria tremer, será que você não está confundindo com erro na hora de focar já que está usando uma grande abertura?  :ponder:


Tiro fotos normalmente nesta velocidade, o bicho pega abaixo de 1/60.


Sugestão:


Use AF-C + 9 ou 21 pontos de foco, tem um tópico aqui no fórum discutindo o uso do AF-ON ao invés do botão de dois estágios pra focar.


Espero ter ajudado,


Grande abraço.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2016, 15:19:38
Uma boa é fazer aula de tiro.
D600 - E-M10


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2016, 15:19:52
tremer abaixo de 1/60 e não abaixo de 1/160 certo? 1/160 é bem rápido já e não deveria tremer, será que você não está confundindo com erro na hora de focar já que está usando uma grande abertura?  :ponder:


Tiro fotos normalmente nesta velocidade, o bicho pega abaixo de 1/60.


Sugestão:


Use AF-C + 9 ou 21 pontos de foco, tem um tópico aqui no fórum discutindo o uso do AF-ON ao invés do botão de dois estágios pra focar.


Espero ter ajudado,


Grande abraço.

Opa cfcsosa, é abaixo de 1/160 mesmo, por isso acho que possa haver algo de errado comigo.

Acredito que não seja no foco, tirei fotos do olha da minha namorada, e observei os cílios dela, mantendo a abertura 1.8, em velocidades a partir de 1/160, consigo fotos consistentes, abaixo disso sai tremido toda vez.

Vou tentar a técnica do AF-ON, já havia lido o tópico. Mas qual a vantagem dessa técnica? Seria por haver menos movimento vertical da câmera ao deixar de usar o disparador para focar?

Abraços.


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2016, 15:21:46
Uma boa é fazer aula de tiro.

Hahahaha

Por incrível que pareça, sou um bom atirador. Inclusive com rifle .22 com luneta (aqui na minha região chamados de fublé), e que exige uma certa precisão.

Abraços.




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2016, 15:32:07
Opa cfcsosa, é abaixo de 1/160 mesmo, por isso acho que possa haver algo de errado comigo.

Minha avo tem o mesmo problema...

O senhor tomou muito cafe ou muito alcool quando era jovem?

 :D


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2016, 15:34:21
Minha avo tem o mesmo problema...

O senhor tomou muito cafe ou muito alcool quando era jovem?

 :D

inb4, eu disse que poderia ser Parkinson. hahaha

Pois é, pode ser o álcool que já ingeri, associado ao café nosso de cada dia.

Sacanagem isso aí viu...

Obrigado pelas risadas CROIX.

Abraços.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2016, 16:25:19
Jbm,

É de ficar surpreso mesmo.
A 50mm em cropada deve ser tratada como uma 75mm com relação a tempo, ou seja: velocidade mínima de 1/80, usando a regra do dedão.

O que pode ocorrer é que em aberturas grandes como f/1.8 o DOF (prof de campo) fica bem rasa e pode embaçar a imagem se o foco não ficar perfeito. Somando isso a um pequeno balanço na hora de clicar pode aumentar o problema.

Outra coisa é não "chutar" o botão disparador, apertar como se aperta um gatilho em tiro de precisão.

Se nada mudar, pegue outra 50tinha e faça um teste para ver se o problema continua.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2016, 16:29:21
Helvio

Pensei nessa possibilidade, vou tentar fotografar em aberturas menores, com velocidades menores pra ver o que acontece. Quanto ao chute do dedo, eu tento cuidar, vou tentar mais ainda.

O problema é eu encontrar outra 50tinha, não tenho contato com os fotógrafos daqui. Vou pegar a lente do kit, deixar em 50mm e desligar o VR pra ver se ainda assim acontece.

Obrigado pelas dicas.


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2016, 09:45:50
Bom dia.
Realmente o tiro é um ótimo exercício para quem fotografa, mas acredito que os resultados sejam mais perceptíveis para quem usa teleobjetiva, o que não é seu caso.
Como não sei como você fotografa, tudo que digo pode não fazer sentido algum, mas pode ser que você não esteja dando o tempo certo para cada clique, o que quero dizer com isso?, assim como atirar com luneta, não dá pra simplesmente apertar o gatilho e baixar a arma, recomenda-se sempre atirar e só após o alvo alvejado, daí sim baixar a arma. Da mesma forma pode acontecer com a câmera, e digo isso pois errava bastante no início por esse motivo. É sempre importante antes do click você estar com a câmera parada e após o click ainda estar com ela estática para garantir o congelamento do disparo. Isso é uma questão de fração de tempo, mas faz muita diferença. Geralmente quando eu clico em modo burst eu erro no último ou primeiro click, justamente por essa pressa de ver a imagem.
Certamente com algum treino, é bem pouco provável você tremer com velocidade maior que 1/80 em uma 50mm (mesmo com o fator de crop), em 1/160 então demonstra que tem algo errado, ou você não está fazendo certo ou alguma parte do equipamento está com problema.
Na dúvida, faça o teste com alguém mais experimente, peça para a pessoa fazer um click com seu equipamento e se ela obtiver um resultado que você não consegue, é só você praticar.
Quando comecei a fotografar contei muito com a ajuda de um amigo que era mais experimente e sabia mais que eu, fez toda a diferença na minha evolução. Recomendo!
Conte-nos depois o que aconteceu!
« Última modificação: 13 de Julho de 2016, 09:48:05 por Émerson Fraga »


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2016, 14:18:11
Pessoal, muito obrigado pelas respostas, mas acredito que descobri o problema. Back Focus.

Ontem fiz uns testes com aberturas menores e também com a lente do kit, com o VR desligado, em 50mm f/5.6 e f/8.
Em velocidade 1/100, com a 18-55 consegui cravar o foco no olho. Então peguei a 50tinha, em velocidade 1/100, f/5.6 e o olho estava embaçado. Fiquei encucado, afastei o zoom que tinha dado na imagem no monitor e bam, o cabelo logo atrás da orelha estava cravadíssimo.
Voltei pra câmera, e comecei a testar o ponto de foco em lugares "errados", ponta do nariz, testa, ao lado do nariz, logo abaixo do olho, sobrancelha, e com o foco ao lado do nariz consegui olhos e cílios nítidos.
Modo de AF que estou usando é AF-S.

Agora a dúvida, minha câmera é uma D3300, não tem af fine tune, tem solução isso? Ou terei que me adaptar a essa condição e sempre procurar focar um pouco a frente do assunto?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2016, 14:20:41
Poxa colega, o "blur" pro tremer é completamente diferente de back focus.......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs