Enquete

é possível?

Sim, vai fundo cara
Sim, mas assim que possível invista mais.
Depende de você
Não, aguarda invista depois vai.
Não, desiste.

Autor Tópico: Equipamento vs Possibilidades  (Lida 4019 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Online: 14 de Setembro de 2016, 14:50:14
Então,

Já acabei comentando e conversando com alguns colegas sobre as possibilidades que tenho com meu atual equipamento, mas já vi diversos comentários de que com equipamentos parecidos com o meu é até irresponsabilidade começar a fotografar enquanto alguns dizendo que é possível.  :ponder:


Meu equipamento: D3100, lente do Kit (18-55mm), 50mm 1.8, 70-300mm VRII, SB - 900.

Sobre meu ponto de vista sei o que posso tirar e que resultados conseguir, e com a realização de alguns ensaios ("de presente")  obtive resultados bem satisfatórios. Só que como não estava cobrando a história é outra, como alguns já falaram e se o equipamento trava, e se várias outras variáveis...

Mas e então o que vocês acham, é possível começar comercialmente com o que tenho na opinião de vocês?


Um adendo: Meu foco não são eventos. Ensaios diurnos e esportes.
Agradeço imensamente quem puder lucidar minha mente


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:56:35
Cara, eu ainda acho que dá pra começar sim. Os riscos vc já está ciente. Sendo ensaios, acho que os transtornos acabam sendo menores caso haja falha no equipamento. Os casos que forem mais complicados em se remarcar, veja se consegue uma câmera emprestada pra manter na bolsa caso qualquer coisa ocorra.

Claro que o ideal é começar com duas FF + conjunto de lentes tops + 2 flashs. Mas essa não é a realidade de 1% de quem começou a fotografar.

Eu começaria a trabalhar e guardaria tudo que entraria pra reinvestir. Nada de pegar o dinheiro e gastar em cerveja.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:03:35
Pow, só com muito azar você conseguiria começar a trabalhar com esse equipamento e já dar pau na sua máquina. Daria pra conseguir logo uma grana pra comprar outro corpo, nem que seja baratinho.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:26:43
Eu começaria a trabalhar e guardaria tudo que entraria pra reinvestir. Nada de pegar o dinheiro e gastar em cerveja.

Eu fiz exatamente isso, os primeiros trabalhos foram D3100 + lente do Kit + flash antigo sem TTL emprestado, juntei dinheiro com os trabalhos e comprei a 50mm 1.8 e ai fiz o primeiro ensaio. Comprei o Flash SB-700 e o salto na qualidade das fotos noturnas foi assombroso. E agora acabei de comprar a Sigma 18-35mm 1.8. e posso dizer estou muito mais feliz com essa lente do que com um corpo extra.

Tirando a maquina, que comprei lá em 2014, tudo o que investi em fotografia foram do que recebi pelos trabalhos que fiz. E para esse ano já estourei a cota de investimento, vou deixar para comprar outro corpo só ano que vem.

Só nesse ano foram mais de 10k clicks e só nesse sábado quando estava fazendo um casamento a maquina deu uma travada, e fiz o que todos fazem com eletronicos-  tira a bateria e liga novamente e tudo voltou a funcionar.

Para não dar muito problema: sempre tenha 2 baterias, 2 cartões de memória e paciência pq a maquina pode engasgar mas ela vai voltar a funcionar. Lembra que elas foram feitas para durar 100k clicks - é muita coisa! No meu caso seriam alguns anos para ela dar problema.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:28:43
A capacidade do fotógrafo fotografar não tem uma dependência direta com determinado tipo de equipamento, basta o fotografo ser bom e competente, não precisa de mais nada.

Sim, é claro que da pra começar a trabalhar com seus equipamentos, inclusive essa linha da Nikon e Canon é a porta de entrada pra bastante gente. Obviamente que em algumas situações vc vai ter que superar as adversidades que encontrar pela frente com sua técnica, mas no geral estará muito bem equipado.

Na transição de filme para digital, os primeiros trabalhos que eu fiz foi com uma Rebel XT (350D) de 8 megapixels, um dos primeiros sensores digitais, talvez o avô deles, e o trabalho rolava legal, os clientes gostavam.

Talvez vai encontrar mais dificuldades em esportes, por exemplo se vc entrar em um campo de futebol a noite, com luz escassa, e cenas de muita ação, à uma distancia grande, onde precisa de um sistema de foco super rápido e preciso, onde vc tem um espaço demarcado pra ficar, fica mais difícil, porem é lógico que da pra fotografar.

Vai em frente!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:34:25
Cara, eu ainda acho que dá pra começar sim. Os riscos vc já está ciente. Sendo ensaios, acho que os transtornos acabam sendo menores caso haja falha no equipamento. Os casos que forem mais complicados em se remarcar, veja se consegue uma câmera emprestada pra manter na bolsa caso qualquer coisa ocorra.

Claro que o ideal é começar com duas FF + conjunto de lentes tops + 2 flashs. Mas essa não é a realidade de 1% de quem começou a fotografar.

Eu começaria a trabalhar e guardaria tudo que entraria pra reinvestir. Nada de pegar o dinheiro e gastar em cerveja.

Bah Rafa isso mesmo que penso, quando for necessário levo uma cam extra e vamo nessa., E também como não são eventos a possibilidade de remarcar é maior, até porque mais chance de uma chuva " estragar" do que outras coisas
Sim bem que você disse o ideal seria isso, mas vivendo nesse nosso brasil pra ter o equipamento ideal eu precisaria vender uma casa >:(
E sim, reinvestir sempre!

Pow, só com muito azar você conseguiria começar a trabalhar com esse equipamento e já dar pau na sua máquina. Daria pra conseguir logo uma grana pra comprar outro corpo, nem que seja baratinho.

Sim acho que esse é o caminho, apesar que queria guardar pra comprar uma próxima FF ou cropada mais nova, mas acho que lentes novas são de mais importância.




Obrigado pelas opiniões :ok:, vamos ver se teremos mais :snack:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:48:39
Eu fiz exatamente isso, os primeiros trabalhos foram D3100 + lente do Kit + flash antigo sem TTL emprestado, juntei dinheiro com os trabalhos e comprei a 50mm 1.8 e ai fiz o primeiro ensaio. Comprei o Flash SB-700 e o salto na qualidade das fotos noturnas foi assombroso. E agora acabei de comprar a Sigma 18-35mm 1.8. e posso dizer estou muito mais feliz com essa lente do que com um corpo extra.

Tirando a maquina, que comprei lá em 2014, tudo o que investi em fotografia foram do que recebi pelos trabalhos que fiz. E para esse ano já estourei a cota de investimento, vou deixar para comprar outro corpo só ano que vem.

Só nesse ano foram mais de 10k clicks e só nesse sábado quando estava fazendo um casamento a maquina deu uma travada, e fiz o que todos fazem com eletronicos-  tira a bateria e liga novamente e tudo voltou a funcionar.

Para não dar muito problema: sempre tenha 2 baterias, 2 cartões de memória e paciência pq a maquina pode engasgar mas ela vai voltar a funcionar. Lembra que elas foram feitas para durar 100k clicks - é muita coisa! No meu caso seriam alguns anos para ela dar problema.

Bruzzi obrigadão pelo seu comentário, e vendo suas fotos e a qualidade do seu trabalho empolga ainda mais saber que não precisamos começar com tudo pronto já. E acho que o equipamento é isso aí mesmo,  são feitos pra muito tempo e é difícil ouvir relatos de problemas, na verdade até hoje só tive problemas com as minhas lentes!

Só preciso investir em bateria extra, realmente as vezes fico em aperto por estarem perto de acabar.
 cartões tenhos uns 3 16Gb  :hysterical:

E que bom que você sempre conseguiu reinvestir com o que ganhou, espero conseguir seguir pelo mesmo caminho.

E parabéns pelo trabalho!

A capacidade do fotógrafo fotografar não tem uma dependência direta com determinado tipo de equipamento, basta o fotografo ser bom e competente, não precisa de mais nada.

Sim, é claro que da pra começar a trabalhar com seus equipamentos, inclusive essa linha da Nikon e Canon é a porta de entrada pra bastante gente. Obviamente que em algumas situações vc vai ter que superar as adversidades que encontrar pela frente com sua técnica, mas no geral estará muito bem equipado.

Na transição de filme para digital, os primeiros trabalhos que eu fiz foi com uma Rebel XT (350D) de 8 megapixels, um dos primeiros sensores digitais, talvez o avô deles, e o trabalho rolava legal, os clientes gostavam.

Talvez vai encontrar mais dificuldades em esportes, por exemplo se vc entrar em um campo de futebol a noite, com luz escassa, e cenas de muita ação, à uma distancia grande, onde precisa de um sistema de foco super rápido e preciso, onde vc tem um espaço demarcado pra ficar, fica mais difícil, porem é lógico que da pra fotografar.

Vai em frente!!!


Estar preparado para as limitações com toda certeza é um dos melhores caminhos nesse começo, felizmente já conheço bem meu equipamento. A competência do fotografo é que vale, como você disse.

Quanto aos esportes vou focar mais no diurno e situações que eu possa estar próximo, como uma foto de skate que coloquei aqui no fórum esses dias.

Obrigadão pessoa, muito bom ouvir opiniões de quem já passou pelo mesmo e tem um ótimo trabalho e histórico. :worship:
 De extrema valia vossas opiniões, me tiraram muitas duvidas e receios.


Colocar minha ''velhinha" pra trabalhar!
 8-)

« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 15:51:03 por augustobt »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:59:55
Dá para começar sim, se estiver agregado sempre ao conhecimento do equipamento e de técnicas fotográficas , etc. Os conselhos já dados são importantes, equipamento de backup é muito importante (você disse que seu foco não é eventos, mas se um dia for fazer é obrigatório ter backup). Atualmente (já alguns anos) vivemos uma "guerra armamentista" com relação a equipamentos fotográficos, alguns dizendo que você tem que ter o equipamento mais caro para fazer determinado serviço, se não tiver é melhor nem fazer, não caia nessa, equipamento top de linha é bom e maravilhoso, facilita, mas garanto que com seu equipamento a grande maioria dos foristas conseguiria ótimos resultados em um evento, provando que o conhecimento é o melhor equipamento do fotógrafo. :ok:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2016, 16:55:09
Dá para começar sim, se estiver agregado sempre ao conhecimento do equipamento e de técnicas fotográficas , etc. Os conselhos já dados são importantes, equipamento de backup é muito importante (você disse que seu foco não é eventos, mas se um dia for fazer é obrigatório ter backup). Atualmente (já alguns anos) vivemos uma "guerra armamentista" com relação a equipamentos fotográficos, alguns dizendo que você tem que ter o equipamento mais caro para fazer determinado serviço, se não tiver é melhor nem fazer, não caia nessa, equipamento top de linha é bom e maravilhoso, facilita, mas garanto que com seu equipamento a grande maioria dos foristas conseguiria ótimos resultados em um evento, provando que o conhecimento é o melhor equipamento do fotógrafo. :ok:

É também creio que um bom equipamento facilita, mas conhecimento pode fazer muito mesmo com limitações.Se fotografo fosse feito só de equipamento, muitos podiam desistir até de começar... Em busca de experiência e etc sempre e os resultados viram para investir em um equipo que facilite e possa me entregar ainda mais.

valeu :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2016, 19:01:09
Vou compartilhar mai um pouco com vc.

Ali no começo da era digital, a gente começou a socar o dedo no botão. Enquanto fazia um evento com 10 rolos de filme (360 fotos) no digital esse numero foi rapidinho para 800 fotos, 1000 fotos, pensava-se que não teria custo apertar o botão a vontade.

Com o filme se errava pouco, a exposição do filme era certeira, diferentemente do digital, não se errava com facilidade. No começo se eu tinha 3 fotógrafos em um evento, era 1 digital e 2 com filme. Depois inverteu até que cegou o momento em que nos habituamos e firmamos o workflow com a câmera digital e pronto.

Com o filme o maior impacto nos custos era o salário do fotografo, o rolo de filme e a revelação e ampliação em si, e a gente conseguia ver fácil o custo dessas etapas, bastava uma conta simples, pura matemática. O custo de uma foto era a soma de algumas atividades, e o valor da câmera (custo) ou a durabilidade não importava tanto, da câmera durava muito,  custo dela era irrisório, o que menos importava.

Mas depois descobrimos que uma câmera simples e não profissional, acabava a sua vida útil rapidamente, então gente tinha que inserir no custo a depreciação dos equipamentos, com o desgaste, a troca do obturador, obsolescência tecnológica e tal... porque o custo da câmera digital era muito alto, então o investimento inicial era grande e a gente tinha que colocar um pedacinho deste investimento em cada trabalho.

Me lembro que logo de cara fui fazer fotos para uma revista de publicidade, o cliente era uma loja de materiais de construção. Fui tirar foto de cimento, de areia, de cal e gesso, lata de tinta, conexões de PVC fio elétrico etc... para um catalogo promocional que ira ser impresso. O depósito do cara era uma bagunça, todo sujo empoeirado, uma poeira fina impressionante pairando no ar, os funcionários trabalhando a todo vapor, trator pra cá, caminhão pra lá, e eu no meio da bagunça precisando posicionar os produtos, montar uma composição para fotografar e... Vc imagina ai o quanto de poeira entrou dentro da lente??? Chegou até a alcançar o sensor... ferrou toda a câmera... tive que mandar limpar tudo, gastei uma grana com isso.

E depois dessa seguiram as diversas outras roubadas, várias outras, acompanhar evento esportivo ao ar livre embaixo de chuva, reportagem na rua debaixo de chuva, fazer foto de bolo e de doce dentro de uma padaria na área que eles fabricavam pão, a câmera ficou melada de creme, grudada de pozinho de farinha açúcar e tal, e por ai foi.

Tudo isso pra dizer que, fui fazer as contas e entendi que um equipamento mais profissional, que tem como diferencial a durabilidade, resistência e confiabilidade, que consegue fazer 150 mil clicks vale mais a pena, e melhor investimento que uma câmera de entrada.

Mas obviamente que pra começar, sem saber se vai dar certo ou não, sem saber se vai ganhar mesmo dinheiro, é claro que seu equipamento tá legal sim; no futuro essa câmera vai acabar ai vc vai precisar compra outra pra continuar trabalhando, neste momento vc avalia e se for o caso compra algo mais resistente.

Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2016, 19:32:26
Tudo isso pra dizer que, fui fazer as contas e entendi que um equipamento mais profissional, que tem como diferencial a durabilidade, resistência e confiabilidade, que consegue fazer 150 mil clicks vale mais a pena, e melhor investimento que uma câmera de entrada.

Mas obviamente que pra começar, sem saber se vai dar certo ou não, sem saber se vai ganhar mesmo dinheiro, é claro que seu equipamento tá legal sim; no futuro essa câmera vai acabar ai vc vai precisar compra outra pra continuar trabalhando, neste momento vc avalia e se for o caso compra algo mais resistente.

Abs

Apaguei uma parte para não ocupar tanto aqui na página, mas cada linha foi de extrema valia.

Não tenho como adicionar muita coisa, longe de ter todo esse caminho que você já galgou. Com toda certeza meu equipamento vai ser levado ao extremo em diversas situações e vou sentir diferença se tiver um de maior qualidade em mãos, o que espero conseguir logo. E nada melhor que a opinião de alguém que já tem estrada pra mim saber que dá pra começar sim, mais um reforço pra todas as opiniões que agregaram bastante aqui.

Obrigado por todo o relato, disse e repito cada linha foi e vai ser de extrema valia  :worship: :worship:

Abraços


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2016, 19:49:27
Apaguei uma parte para não ocupar tanto aqui na página, mas cada linha foi de extrema valia.

Não tenho como adicionar muita coisa, longe de ter todo esse caminho que você já galgou. Com toda certeza meu equipamento vai ser levado ao extremo em diversas situações e vou sentir diferença se tiver um de maior qualidade em mãos, o que espero conseguir logo. E nada melhor que a opinião de alguém que já tem estrada pra mim saber que dá pra começar sim, mais um reforço pra todas as opiniões que agregaram bastante aqui.

Obrigado por todo o relato, disse e repito cada linha foi e vai ser de extrema valia  :worship: :worship:

Abraços

Até mesmo o Lindsay que é um fotógrafo experiente começou por baixo como ele mesmo afirmou.

A experiência dele é válida mas obviamente ninguém te dará uma super câmera de presente, portanto, como você já concluiu, é cair dentro com o que tem e imediatamente juntar pra comprar algo melhor (aí eu usaria as dicas do Lindsay).


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2016, 21:57:58
Não sou experiente, comecei na fotografia no fim de 2014 e comprei minha primeira DSLR no começo de 2015, comprei uma Nikon D3100 usada. Nesse pouco tempo eu busquei estudar, ler bastante, fiz cursos e no começo desse ano comecei a pegar alguns ensaios, fiz alguns ensaios de criança, smash the cake e etc, tudo  com a Nikon D3100, com a lente do kit e a 50mm 1.8D  de foco manual, depois acabei ganhei um Octobox e um tripé de um amigo do fórum e comprei um Flash chinês Yongnuo 565ex ... Esse equipamento me rendeu boas fotos e muito aprendizado. Só agora, há pouco mais de 1 mês, que estou com uma Nikon D610 e com uma 50mm 1.4G, mas as fotos que fiz com a D610 eu poderia ter feito tranquilamente com a Nikon D3100. Para trabalhos em estúdio, retratos e ensaios, o seu equipamento aguenta tranquilamente.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 22:01:12 por Marcelguitar »
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2016, 23:42:13
Não sou experiente, comecei na fotografia no fim de 2014 e comprei minha primeira DSLR no começo de 2015, comprei uma Nikon D3100 usada. Nesse pouco tempo eu busquei estudar, ler bastante, fiz cursos e no começo desse ano comecei a pegar alguns ensaios, fiz alguns ensaios de criança, smash the cake e etc, tudo  com a Nikon D3100, com a lente do kit e a 50mm 1.8D  de foco manual, depois acabei ganhei um Octobox e um tripé de um amigo do fórum e comprei um Flash chinês Yongnuo 565ex ... Esse equipamento me rendeu boas fotos e muito aprendizado. Só agora, há pouco mais de 1 mês, que estou com uma Nikon D610 e com uma 50mm 1.4G, mas as fotos que fiz com a D610 eu poderia ter feito tranquilamente com a Nikon D3100. Para trabalhos em estúdio, retratos e ensaios, o seu equipamento aguenta tranquilamente.

Marcelo, primeiramente parabéns pelo trabalho! Te segui no instagram.

Muito bom ler seu relato e um pedacinho da sua história, mais um que vai me ajudar a dar uma gás, e que fortalecem o que eu achava. Você como muitos começou com pouco e chegou no nível que está hoje, parabéns e muitíssimo obrigado pelas inspiração

Até mesmo o Lindsay que é um fotógrafo experiente começou por baixo como ele mesmo afirmou.

A experiência dele é válida mas obviamente ninguém te dará uma super câmera de presente, portanto, como você já concluiu, é cair dentro com o que tem e imediatamente juntar pra comprar algo melhor (aí eu usaria as dicas do Lindsay).

Isso mesmo, agora já sei que caminho seguir e que não preciso desanimar com o que tenho.

Valeu pessoal!



Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2016, 08:18:18
Se estivéssemos ha 15 anos atrás,  nem FF existia...
Há algumas décadas atrás bem digital...

Podemos começar com equipamentos de entrada, sim...

Claro que precisa de muito bom senso!

O principal é a qualidade do fotógrafo, a consciência dos limites do equipamento (quase sempre é mais limite do fotógrafo do que do equipamento),  e da responsabilidade.
Eu digo que responsabilidade é tudo!

Com Bom senso você vai ser honesto consigo e com o cliente. Ninguém quer contratar um profissional para um evento importante e ele (ou o equipamento) der o cano, vai?
Imagine gastar uma grana para uma festa e na hora não ter salão, ou não ter buffet, ou não ter fotógrafo? Até coisas simples,  se te roubarem o equipamento no final do evento?
Algumas destas coisas podem ser pensadas para não acontecerem, e por isso vai o bom senso.

Que ninguém passe por nenhum problema mesmo, mas a realidade é que alguns (poucos eu espero) passam.

Pense nisso, tudo é uma questão de bom senso e responsabilidade.

Depois disso...
VAI FUNDO!
D200