Autor Tópico: Fórmula 1: o encontro do antigo com o novo!  (Lida 2145 vezes)

J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Online: 19 de Dezembro de 2016, 10:35:12
   Olá Turma, passei um tempo sem postar fotos aqui, meu filhinho novo está por vir e já está reivindicando a atenção devida...  :shock:
   Estas fotos foram tiradas durante o GP Brasil 2016 e tem dois aspectos interessantes: foram feitas com óptica antiga (uma Zuiko 135mm e um teleconverter 2x Olympus - distância focal total de 540mm com mirrorless crop 2x) e foram minhas primeiras experiências com panning (não ficaram tão nítidas, sei, mas logo logo pego o jeito).
   Espero que gostem!

OLYJ2696 by Jorge Farias, no Flickr
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 saindo dos boxes.

OLYJ3546 by Jorge Farias, no Flickr
Kimi Räikkönen, Ferrari SF16-H.

OLYJ3721 by Jorge Farias, no Flickr
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H.

OLYJ3878 by Jorge Farias, no Flickr
Sergio Perez, Sahara Force India F1 VJM09


OLYJ2576 by Jorge Farias, no Flickr
OLYJ2660 by Jorge Farias, no Flickr
OLYJ4145 by Jorge Farias, no Flickr
Felipe Massa, Williams Martini Racing FW38

OLYJ3429 by Jorge Farias, no Flickr

OLYJ3278 by Jorge Farias, no Flickr

OLYJ3311 by Jorge Farias, no Flickr
Peguinhas na Porche GT3 Cup e Challenge



Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2016, 11:49:28
Para mim, está bem legal.  :clap:
Votos de saúde e felicidades à toda família e que o filhinho seja motivo de muito orgulho :ok:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2016, 12:14:48 por Nataniel »
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2016, 13:55:42
Muito boas mesmo!
Eu só queria entender como é que essas fotos ficam tão "limpas"? Tipo...sem nenhum pixel a vista e sem berração monocromática. Tirando uma da Williams do Massa ai...não vi nenhuma com esses defeitos.


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2016, 16:11:47
Para mim, está bem legal.  :clap:
Votos de saúde e felicidades à toda família e que o filhinho seja motivo de muito orgulho :ok:
Valeu Nataniel! Muitas felicidades para a sua família também! Em tempo: vc diz que ficaram legais pq não sabe quantas foram para o lixo rsrs. Verdade! Nunca fiz um ensaio com tantas fotos perdidas, mas foi um dos mais interessantes e desafiadores, principalmente por conta do foco manual da lente, da velocidade estúpida dos carros e do tempo fechado...

Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk



J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2016, 16:20:06
Muito boas mesmo!
Eu só queria entender como é que essas fotos ficam tão "limpas"? Tipo...sem nenhum pixel a vista e sem berração monocromática. Tirando uma da Williams do Massa ai...não vi nenhuma com esses defeitos.
Valeu Danilo! Todas as fotos postadas foram editadas no PS com o mínimo de intervenção: rodei um algoritmo pra redução de ruído, fiz alguns acertos básicos pra nitidez (deixo zerado na máquina, prefiro pós) e a maioria ficou com o enquadramento original ou bem próximo dele. Não que eu seja o cara do enquadramento perfeito, longe disso: quase todas as fotos aqui sairam de sequências em multiplos disparos. Apenas descartei os piores enquadramentos (um monte rs) e fiquei com estas...
Abração e boas festas!

Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk



J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2016, 16:32:44
Outro detalhe interessante em relação ao seu excelente questionamento Danilo: vc só conseguiu perceber aberrações ópticas nas fotos do Felipe Massa pq foram tiradas com velocidades altas no obturador, congelando o carro e ressaltando defeitos decorrentes do conjunto lente + teleconverter. Qdo reduzi a velocidade do obturador pra valores como 1/30 (pra fazer o panning nas demais fotos) estas aberrações foram atenuadas pelos efeitos visuais da técnica.  Nem tinha me dado conta deste detalhe!

Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2016, 19:51:23
Outro detalhe interessante em relação ao seu excelente questionamento Danilo: vc só conseguiu perceber aberrações ópticas nas fotos do Felipe Massa pq foram tiradas com velocidades altas no obturador, congelando o carro e ressaltando defeitos decorrentes do conjunto lente + teleconverter. Qdo reduzi a velocidade do obturador pra valores como 1/30 (pra fazer o panning nas demais fotos) estas aberrações foram atenuadas pelos efeitos visuais da técnica.  Nem tinha me dado conta deste detalhe!

Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk

Opa! Obrigado pelo "excelente" hehe.
Eu administro um site de F1 e já peguei algumas fotos free do wikipaedia ja tentei várias coisas e nunca consegui deixar as fotos iguais as suas e dessas principais agências. As fotos lá não parecem ser tratadas, daí eu tentava deixar mais ou menos como essas que vejo por ai, mas nunca ficaram iguais....


arturbmallmann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2016, 04:05:24
Cara, sou apaixonado por automobilismo e por consequência F1. Estas fotos ficaram demais! posso dizer que não vejo fotos tão boas todos os dias, mesmo em portais automotivos.  :clap:
Minhas preferidas: Kimi Räikkönen e Sergio Perez


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2016, 08:53:46
Cara, sou apaixonado por automobilismo e por consequência F1. Estas fotos ficaram demais! posso dizer que não vejo fotos tão boas todos os dias, mesmo em portais automotivos.  :clap:
Minhas preferidas: Kimi Räikkönen e Sergio Perez
   Fico honrado por este elogio Artur, principalmente partindo de um fã da F1! Estava mto triste por ter deixado em casa equipamento mais apropriado pro evento (a FIA impõe uma série de restrições para entrada no autódromo, como proibição de equipamento profissional), tentei improvisar com uma lente discreta e toda manual num corpo pequeno m4/3. Foi quase um parto conseguir estas fotos rsrs. Vou tentar publicar as que tenho de outros pilotos. Também sou louco por corridas (sou piloto aposentado rsrs)!


Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2016, 13:15:32
   Fico honrado por este elogio Artur, principalmente partindo de um fã da F1! Estava mto triste por ter deixado em casa equipamento mais apropriado pro evento (a FIA impõe uma série de restrições para entrada no autódromo, como proibição de equipamento profissional), tentei improvisar com uma lente discreta e toda manual num corpo pequeno m4/3. Foi quase um parto conseguir estas fotos rsrs. Vou tentar publicar as que tenho de outros pilotos. Também sou louco por corridas (sou piloto aposentado rsrs)!


Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk

Eu acho que essa FIA e a FIFA exagera nas frescuras. A pessoa paga caro, principalmente para assistir corridas, e fica proibindo a pessoa fotografar ou filmar.
Eles querem preservar os interesses dos patrocinadores e TV, mas né? O combustivel disso tudo é o torcedor que gasta dinheiro e tempo para ver as corridas. Mas fazer o que né....


spitfire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2016, 07:58:55
Parabéns pelas fotos. Só não entendi o título do tópico: "FÓRMULA 1: O ENCONTRO DO ANTIGO COM O NOVO!"  :ponder:
Nikon D850 | D810 | D700 | 24-70mm f/2.8G | 50mm f/1.8G


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2016, 08:57:36
Parabéns pelas fotos. Só não entendi o título do tópico: "FÓRMULA 1: O ENCONTRO DO ANTIGO COM O NOVO!"  :ponder:

Eu acho que foi devido ao fato de os carros de altíssima tecnologia terem sido fotografados com uma lente de mais de 30 anos :ponder:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2016, 12:53:34
Confesso que eu também não entendi. Achei que tipo ia aparecer uma Copersuca nas fotos tambem hehe


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2016, 16:42:42
Não lembro de ter comentado, mas achei top demais! Parabéns!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2016, 07:52:44
Eu acho que foi devido ao fato de os carros de altíssima tecnologia terem sido fotografados com uma lente de mais de 30 anos :ponder:
Acertou na mosca, Pablo! Deixei em casa uma moderna Canon 70-200L e me aventurei em Sampa com as velhinhas. Foi uma grata surpresa voltar pra casa com estas fotos, além do "prazer" de brigar com detalhes como o foco (não dava foco no infinito, acho q por conta do adaptador q usei, já q nas minhas máquinas analógicas dá)!
Abraços!


Enviado de meu SM-G900FD usando Tapatalk