Autor Tópico: Marrocos - Chefchaouen  (Lida 2724 vezes)

Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Janeiro de 2017, 20:40:53
Olá, pessoal!  :ok:

Faz tempo que só tenho postado fotos antigas aqui, e a maioria no desafio. Mas no final do ano, tive a possibilidade de fazer uma viagem ao Marrocos e queria compartilhar aqui com vocês. Foi uma viagem pensada pra fotografar, mas, infelizmente, as fotos não saíram como eu gostaria. Acho que criei muita expectativa. Minha namorada - que também fotografa - falou que é porque eu tava sem fotografar havia muito tempo. Mas acho que é pq eu tenho muito que aprender mesmo...  :aua:

A primeira cidade que visitamos foi Chefcheouen, a pérola azul, que fica ao norte do Marrocos. Seus moradores dizem que é a capital do haxixe, mas o bacana mesmo é sua medina, quase toda pintada de azul, como vocês podem ver pelas fotos.

Aceito críticas severas, elogios sinceros e convites para churrasco (desde que não tenha que levar a câmera). Podem perguntar também, se tiverem alguma curiosidade. Dedicarei uma postagem a cada cidade visitada.

Abraços!

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


Todas com a D7100 e Sigma 17-50, 2.8.

Obrigado por ver!  :worship:
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 20:51:33 por Pedreira »
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2017, 21:34:18
o Lugar é maravilhoso, mas realmente suas fotos estão abaixo do esperado para o local, algumas pessoas e me incluo nela, abusam em cima da regra dos terços, mas no seu caso o nao obedecer dessa regra quebrou a beleza das fotos. Ou Seja se posicione melhor para fotografar e estude um pouco mais sobre composição, essencial para uma boa foto.

Abraços,
Ricardo Ghion


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2017, 21:49:41
Acho que dois pontos não favoreceram tanto:

1 - A iluminação. Parece que o dia estava muito nublado, sem falar que achei as fotos levemente subexpostas.

2 - Senti uma distância nas fotos. Salvo a 2a foto em que o retratado está próximo e há interação conosco pelo olhar, nas demais ficou transmitido uma timidez sua em se aproximar dos assuntos.

Pedreira, seria bom partilhar mais detalhes da rotina de fotos, horário, abordagens, equipamentos, dificuldades etc. Acho que muita gente pensa viajar exclusivamente para fotografar algum destino exótico e seria bom contar com a sua experiência.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2017, 21:56:13
Belo lugar pra fotografias, cultura bem distinta mesmo.
Eu gostei das fotos, ficaram boas, mas nenhuma que achei espetácular.

Eu acho que não é nem porque você tava sem fotografar, mas lugares assim levam tempo pra você conseguir entrar na cultura e conseguir fotos e momentos realmente bons.
Não sei quanto tempo você ficou por lá,mas me parece que foi pouco.


Nataniel

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 565
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2017, 22:10:06
É um lugar incrível, em uma viagem dessas, o importante é curtir a viagem, claro que registrando tudo é bem melhor, mas se curtiu a viagem, já valeu  :ok:
Saudades eternas de nosso Snow. Felicidades diárias com nossa Alanis


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2017, 22:14:13
o Lugar é maravilhoso, mas realmente suas fotos estão abaixo do esperado para o local, algumas pessoas e me incluo nela, abusam em cima da regra dos terços, mas no seu caso o nao obedecer dessa regra quebrou a beleza das fotos. Ou Seja se posicione melhor para fotografar e estude um pouco mais sobre composição, essencial para uma boa foto.

Abraços,

Acho que dois pontos não favoreceram tanto:

1 - A iluminação. Parece que o dia estava muito nublado, sem falar que achei as fotos levemente subexpostas.

2 - Senti uma distância nas fotos. Salvo a 2a foto em que o retratado está próximo e há interação conosco pelo olhar, nas demais ficou transmitido uma timidez sua em se aproximar dos assuntos.

Pedreira, seria bom partilhar mais detalhes da rotina de fotos, horário, abordagens, equipamentos, dificuldades etc. Acho que muita gente pensa viajar exclusivamente para fotografar algum destino exótico e seria bom contar com a sua experiência.


Olá, Ricardo e Kleber!

Muito obrigado pelos comentários detalhados e, principalmente, pelas críticas. Depois de ler o que vocês escreveram voltei a observar as fotos e , me permitam discordar de vocês em alguns pontos (o que não significa que não aceito críticas):

Quanto à regra dos terços, não creio que esse tenha sido o problema. Há uma foto mais centralizada (9), pq o momento e as condições "pediam". As outras, ainda que as pessoas não estejam exatamente sobre os "pontos de força", levam em consideração essa regra sim. Mas, embora eu quase sempre siga a regra dos terços, não é uma das minhas maiores preocupações.

Em relação à exposição, procurei sempre áreas de sombra, pra não dar muita diferença de luz. Pode ser um efeito do monitor, mas  sempre fico atento ao histograma do ACR, pra deixar a exposição equilibrada.

A parte da distância, essa sim me incomodou em toda a viagem. Além da minha timidez - que preciso melhorar -, tem o fato de a maioria dos marroquinos não gostar de ser fotografada. Foi minha segunda viagem ao país. Da primeira vez não sabia desse detalhe. Mas dessa segunda, essa informação me acompanhou e realmente me impediu de tomar fotos mais próximas.

Qto à rotina, tentava acordar cedo, mas era inverno lá e em algumas cidades, não tivemos coragem de sair muito cedo. Até porque a "vida" começa um pouco tarde nessas cidades. Passávamos o dia caminhando pela cidade, com as câmeras em mãos. Levei a D7100 e uma D5100 de reserva. Uma 17-50, uma 70-300 e uma 35mm. Esta última não saiu da mochila. A que usei praticamente todo o tempo foi a 17-50.

Marrocos é um país relativamente barato, seguro e com cenários bastante diversificados pra fotografia. Tem esse problema de muitos não gostarem de ser fotografados e do assédio dos marroquinos pra que você compre algo. Principalmente em Marraquexe.

Se tiver perguntas mais específicas, pode mandar!

Abraços!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2017, 22:20:05
Belo lugar pra fotografias, cultura bem distinta mesmo.
Eu gostei das fotos, ficaram boas, mas nenhuma que achei espetácular.

Eu acho que não é nem porque você tava sem fotografar, mas lugares assim levam tempo pra você conseguir entrar na cultura e conseguir fotos e momentos realmente bons.
Não sei quanto tempo você ficou por lá,mas me parece que foi pouco.

É um lugar incrível, em uma viagem dessas, o importante é curtir a viagem, claro que registrando tudo é bem melhor, mas se curtiu a viagem, já valeu  :ok:

Pois é, Banzai. Esperava pelo menos umas duas espetaculares. Mas serve de aprendizado. Apesar de não ser fotógrafo profissional, nem almejar isso, quero, sim, melhorar as minhas fotos. Em algumas cidades, fiquei 3 noites. O que significa dois dias inteiros, sem chegada ou partida, num mesmo local. Também acho pouco. Pelo menos um dia a mais, já ajudaria... Certamente na próxima viagem.

Nataniel, como eu disse, foi uma viagem pensada pra fotografar. Curtir a viagem, pra mim, era tirar boas fotos. Mas eu curti o lugar, as pessoas e a comida também!

Abraços!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2017, 22:26:15 por Pedreira »
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2017, 23:21:06
olha, pensei em ir ao Marrocos uma vez até que li que os Marroquinos detestam que os fotografem. Acho que isso foi fator fundamental que influenciou as fotografias aí.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 00:39:02
Em relação à exposição, procurei sempre áreas de sombra, pra não dar muita diferença de luz.

Acredite, foi exatamente esse contraste de sombra e luz que senti falta. haha.

Quanto ao histograma, vem aquela velha discussão: nem sempre o histograma zerado é a medida perfeita. Mas como disse, achei apenas levemente subexposta. Pode ser mesmo a questão do monitor.

Ademais, fico feliz com a receptividade dos comentários.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 09:10:27
eu gosto de nublado :) Até facilita. Sobre o afastamento eu não vi como problema ou timidez. Deu pra ver q o foco era mostrar tbm a arquitetura onde o objeto (pessoa) está situado. A arquitetura do lugar é única e vale a atenção... Então achei correto a distância estabelecida.

belas fotos

pena que fui em uma época q não tinha tanta experiência com fotografia. Tenho pouquíssimas fotos q se salvam de lá. E todas muito afastadas. Chegando a usar a 70-200.

Se voltasse pra lá, seria com uma x-pro2. Obrigatório um corpo selado. Lembro o quanto de areia a minha câmera pegou pegou, principalmente a caminho para o deserto (e no deserto em si)
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2017, 09:14:55 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 09:46:12
Gostei das fotos. Ninguém mencionou mas aqui para mim parece que houve algum problema no balanço de branco. Tem algumas paredes brancas que ficaram "contaminadas" pelo azul do restante da foto. Opinião de amador iniciante...  :D
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 12:42:54
olha, pensei em ir ao Marrocos uma vez até que li que os Marroquinos detestam que os fotografem. Acho que isso foi fator fundamental que influenciou as fotografias aí.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Carlos, devo confessar que isso me deixou bastante travado. Me dava aquela sensação de estar infringindo uma norma local...  :(

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 12:45:16
Acredite, foi exatamente esse contraste de sombra e luz que senti falta. haha.

Quanto ao histograma, vem aquela velha discussão: nem sempre o histograma zerado é a medida perfeita. Mas como disse, achei apenas levemente subexposta. Pode ser mesmo a questão do monitor.

Ademais, fico feliz com a receptividade dos comentários.

Estou aqui pra aprender. Se as pessoas se dispõem a comentar, só posso ser grato a elas...  :worship:

Um abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 12:56:41
eu gosto de nublado :) Até facilita. Sobre o afastamento eu não vi como problema ou timidez. Deu pra ver q o foco era mostrar tbm a arquitetura onde o objeto (pessoa) está situado. A arquitetura do lugar é única e vale a atenção... Então achei correto a distância estabelecida.

belas fotos

pena que fui em uma época q não tinha tanta experiência com fotografia. Tenho pouquíssimas fotos q se salvam de lá. E todas muito afastadas. Chegando a usar a 70-200.

Se voltasse pra lá, seria com uma x-pro2. Obrigatório um corpo selado. Lembro o quanto de areia a minha câmera pegou pegou, principalmente a caminho para o deserto (e no deserto em si)

Lee!
Apesar de ser inverno, não estava nublado. É que as ruas são estreitas e há muitas áreas de sombra. Eu dava preferência a fotografar nessas áreas.

Sim, a ideia era mostrar a arquitetura local, que é muito particular. Mas gostaria de ter feito isso com pessoas em primeiro plano ou num plano mais próximo. Ter fotografado mais pessoas de frente e menos pessoas de costas. Interessante notar que muitos quadros pintados por artistas locais retratam as pessoas de costas, inseridas no mar de azul da medina.

Desta vez não fui ao deserto. Da primeira vez eu fui e foi uma experiência bem legal.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 12:58:38
Gostei das fotos. Ninguém mencionou mas aqui para mim parece que houve algum problema no balanço de branco. Tem algumas paredes brancas que ficaram "contaminadas" pelo azul do restante da foto. Opinião de amador iniciante...  :D

Tem várias paredes que são pintadas de azul claro. Aqui eu não percebo essa "contaminação". Poderia dizer em quais fotos você a vê?

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos