Autor Tópico: Uso da Lente 35mm 1.8G e da Lente do Kit 18 - 55 mm  (Lida 1229 vezes)

rogerioeerr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 27 de Fevereiro de 2017, 12:55:35
Olá pessoal, sempre fiz minhas fotos com minha lente do kit, mas agora comprei uma 35mm 1.8 para minha Nikon D3300, ainda estou me acostumando com ela, nem sempre estou me dando bem com o foco automático dela, a primeira pergunta é a posição que está o foco manual influencia?
Outra dúvida é quando mudar de lente, hoje vejo a 35mm apenas para fotos de pessoas próximas, para tipo um aniversário onde se tem mais pessoas vejo que tenho que recorrer a lente do kit, estou certo? tem algum outro tipo de fotos que a lente 35mm pode ser melhor usada?


Raimundo Santana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2017, 09:46:01
A sua câmera é de sensor "cropado" (D3000, D5000, D7000, etc)? Se for, a lente de 35mm se torna uma lente para retratos. Ela é boa principalmente para fotos de rosto e do peito para cima, possibilitando um pouco de desfoque do fundo.
Para grupos de pessoas em locais pequenos como casas e apartamentos, pode ser difícil enquadrar todo mundo na foto mesmo.
Eu já tive a 35mm 1.8, mas como também tenho uma zoom 17-50 2.8, nunca trocava de lente e acabei vendendo.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2017, 14:36:06

... nem sempre estou me dando bem com o foco automático dela, a primeira pergunta é a posição que está o foco manual influencia?

Não estou entendendo sua dificuldade... Deixa a lente no M/A que ela foca em AF.
Você não está mexendo no anel de foco, está? Só toque nele se for fazer foco manual.


Outra dúvida é quando mudar de lente, hoje vejo a 35mm apenas para fotos de pessoas próximas, para tipo um aniversário onde se tem mais pessoas vejo que tenho que recorrer a lente do kit, estou certo? tem algum outro tipo de fotos que a lente 35mm pode ser melhor usada?

Sua D3300 tem sensor DX (ou cropado) e essa 35mm vai ter um angulo de visão semelhante a uma 50mm em uma FF.
Significa que ela pode fazer retratos e fotos em ângulos não tão abertos, o que dificulta fotografar em locais fechados, e interiores.
Em externas ela vai bem.

Interiores, locais apertados com camera cropada exige lente 24mm ou menor, como a 20mm. Por esse motivo que a lente do kit parte dos 18mm.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


rogerioeerr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2017, 15:40:51
Compreendo é mais ou menos a intenção que tinha, muito obrigado pelo retorno.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Março de 2017, 22:47:40
Rapidamente:
Há 3 modos de AF:
AF-A - automático ele escolhe o modo para fotos paradas ou fotos com o modelo em movimento. (servo auto).
AF-C - usado para fotos de modelos em movimento. Esporte, danças. (servo continuo).
AF-S - usado para fotos de imagens estáticas -  retratos, paisagens. (servo único).

Há também como escolher os pontos de foco (área de AF) :
AF ponto único - unico ponto escolhido pelo usuário - para imagens paradas.
AF  de area dinamica - para focar com um ponto em AF-C ou AF-A. A câmera usa pontos próximos ao escolhido pelo usuário.
AF Auto - a camera escolhe tudo automaticamente - e muitas vezes erra, pois não advinha onde você deseja focar. Nunca uso.
3D - Usar em AF-A e AF-C - escolhe-se um pondo e foca nele. Se o modelo se movimenta a câmera vai mudando de um ponto para outro focando continuamente. Ótima opção de foco, principalmente para focar e recompor.

Leia o manual com a câmera na mão e vá modificando para entender tudo. Teste cada um dos modos.


Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva