Autor Tópico: Digital x Resultado impresso  (Lida 6714 vezes)

andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Online: 17 de Março de 2017, 15:54:23
Hoje peguei mais um trabalho no laboratório, e mais uma vez estava todo empolgado e ansioso pra ver o material. Acontece que ao abrir os envelopes, mais uma vez aquela decepção.  :( :no:
Não sei se o problema é o laboratório ou por estar imprimindo em papel fosco, mas fotos que eu adorei e no papel está uma b0st@... Isso me deixa tão triste e desanimado que até chego a pensar que o problema sou eu... E talvez até seja!
Mas o mais importante é descobrir como consertar isso!  :aua: :aua: :aua:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2017, 15:59:28
Se desse para você colocar o link para as fotos que imprimiu no flickr por exemplo, podíamos tentar ver se encontramos algum problema... :ok:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2017, 16:02:31
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2017, 16:11:03
Lab comum??? Desses que revelam fotos a preço de concorrência de mercado??? Não espere nada, eles simplesmente colocam as fotos na maquina e mandam imprimir. Existem uma serie de fatores que precisa ser observados no momento da impressão.

Se vc quiser coisa boa, leve para uma empresa especializada, ou um printer, alguém que entenda realmente da coisa. Antigamente era mais fácil e barato imprimir, mas hoje em dia ta realmente
complicado.

« Última modificação: 17 de Março de 2017, 16:13:29 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 17 de Março de 2017, 16:45:07
Lindsay...

Acho que não é desses, não! É uma rede tradicional e grande do centro-oeste chamada Fujioka (não sei se conhece)... Nos tempos de filme era especializada e fortíssima em fotografia... Hoje já expandiu como uma loja de departamento...
Na última vez que revelei fiz contato pedindo que me mandassem o perfil de cor ou mesmo marca/modelo do minilab e me deram resposta muito vaga, que até desconfiei que não tinham a menor ideia do que eu tava falando. Insisti e o máximo que consegui foi a informação de que todas as revelações são "tratadas" pelo software Perfect Clear antes da impressão e que não tinha opção de revelar sem passar pelo software!
Até a impressão da lojinha aqui da cidade é melhor, mas um pouco mais caro (50%)... aí o lucro que já pouco diminui... Já tentei encontrar um laboratório decente mas pesquisar esse tipo de coisa no google não dá muito certo, e aqui no fórum já perguntei em alguns tópicos mas não tive muito sucesso na busca! Mas tendo em vista a situação vou ter que revelar aqui mesmo...

Pra quem viu no álbum as imagens antes de revelar, não sei se dá pra perceber por foto, mas vejam uma imagens ampliada em 20x30cm



Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Março de 2017, 17:20:00
Olá André.

Acho que o caminho entre a foto digital e o resultado final de impressão, está se tornando um verdadeiro calvário...dependendo do lugar em que estamos e da disponibilidade de laboratórios!!

Pelo que mostrou aparenta que ocorreu uma perda significativa de resolução da foto, como se tivesse enviado um arquivo com tamanho reduzido e ocorrido uma ampliação.

Como entregou os arquivos? Qual a resolução? Aplicou sharpening na exportação para compensar a perda da nitidez com o resize?

Moro em Belo Horizonte, e atualmente imprimo meus trabalhos (pessoais e amadores) em uma loja de confiança, no Centro da Cidade - Pedro Cine Foto, o custo é menor do que revelar em quiosques dentro do shopping, mas maior que em grandes lojas de departamento...

É importante lembrar que o tratamento deve ser direcionado para a impressão, no meu caso elevo um pouco os pretos, e aumento o contraste, mantendo o arquivo final dentro do gamut de impressão, ao exportar seleciono sharpening médio para papel e faço o resize baseado em um preset com as dimensões exatas do arquivo em cm. Envio ao Lab com a informação de não aplicar nenhum ajuste adicional e assim é feito.

Abraços e boas fotos
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 17 de Março de 2017, 17:35:08
Bem o que faço é um pouco diferente. Eu mesmo preparo o arquivo final, dimensionado para o tamanho final e com todas as correções de cor, etc. feitas e peço para imprimir direto sem mexerem. Resolveu 99% dos meus problemas.

Calcule o tamanho de saida para uma impressão a 300 dpi que é o que essas impressoras Hiti, Kodak, Fuji e outras dão.

Se o cara chiar, mude de laboratorio.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2017, 17:58:25
Bem o que faço é um pouco diferente. Eu mesmo preparo o arquivo final, dimensionado para o tamanho final e com todas as correções de cor, etc. feitas e peço para imprimir direto sem mexerem. Resolveu 99% dos meus problemas.

Calcule o tamanho de saida para uma impressão a 300 dpi que é o que essas impressoras Hiti, Kodak, Fuji e outras dão.

Se o cara chiar, mude de laboratorio.

AFshalders,
Quando você fala calcular o tamanho de saída para uma impressão o que seria exatamente?  :ponder:
Eu entendo o conceito de "dots per inch". Porém quando mandamos imprimir o melhor não seria sempre a resolução máxima? Este cálculo não nos daria apenas o tamanho máximo da impressão, de acordo com os mega pixels da câmera, na qual conseguimos atingir os 300dpi.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2017, 19:22:01

É importantíssimo imprimir em MINILABS e não nesses quiosques de impressão, são coisas distintas se você vai imprimir em papel fotográfico comum. Aumentar o sharpening é importante também.


Se vai fazer impressão em fineart é outra história, mas o AFShalders está corretíssimo, o ajuste tem que ser feito e o arquivo gerado com o tamanho final já, mesmo que vá pra Minilab. Outra coisa importante é saber se eles trabalham com CMYK ou sRGB e ajustar para isso os arquivos.
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 19:22:19 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2017, 19:23:15
AFshalders,
Quando você fala calcular o tamanho de saída para uma impressão o que seria exatamente?  :ponder:
Eu entendo o conceito de "dots per inch". Porém quando mandamos imprimir o melhor não seria sempre a resolução máxima? Este cálculo não nos daria apenas o tamanho máximo da impressão, de acordo com os mega pixels da câmera, na qual conseguimos atingir os 300dpi.
Não porque eles vão fazer resize se vc mandar maior.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2017, 19:25:24


É importantíssimo imprimir em MINILABS e não nesses quiosques de impressão, são coisas distintas se você vai imprimir em papel fotográfico comum. Aumentar o sharpening é importante também.


Se vai fazer impressão em fineart é outra história, mas o AFShalders está corretíssimo, o ajuste tem que ser feito e o arquivo gerado com o tamanho final já, mesmo que vá pra Minilab. Outra coisa importante é saber se eles trabalham com CMYK ou sRGB e ajustar para isso os arquivos.

Cmyk acho que nenhum laboratório de fotografia usa. Só gráfica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2017, 20:42:32

Pelo que mostrou aparenta que ocorreu uma perda significativa de resolução da foto, como se tivesse enviado um arquivo com tamanho reduzido e ocorrido uma ampliação.

Não reduzi tamanho nem resolução... Arquivo enviado em alta resolução!
Essa imagem aí especificamente está assim no Windows
- Tamanho: 3785x5678
- Resolução: 300dpi
- Bits: 24
- Unidade de resolução: 2 (não faço ideia do que seja isso)
- Espaço de Cores: sRGB



Eu achava que essa "perda de resolução" fosse por causa da impressão no papel fosco. Inclusive questionei em outro tópico, mas disseram que era assim mesmo!
Mas dessa vez parece que foi absurda a perda de nitidez... Sem falar nas cores e contraste!

Como entregou os arquivos? Qual a resolução? Aplicou sharpening na exportação para compensar a perda da nitidez com o resize?

Entreguei o arquivo em resolução máxima. 300dpi de resolução. Sharpening apenas no tratamento. Não utilizo nitidez de saída para impressão e nem resize!

Envio ao Lab com a informação de não aplicar nenhum ajuste adicional e assim é feito.

Como disse antes, a empresa disse que não oferece essa opção!


Calcule o tamanho de saida para uma impressão a 300 dpi que é o que essas impressoras Hiti, Kodak, Fuji e outras dão.

Se o cara chiar, mude de laboratorio.


Para impressão exporto sempre em 300dpi.
A solução acho que vai ser essa mesmo!


É importantíssimo imprimir em MINILABS e não nesses quiosques de impressão, são coisas distintas se você vai imprimir em papel fotográfico comum. Aumentar o sharpening é importante também.


Se vai fazer impressão em fineart é outra história, mas o AFShalders está corretíssimo, o ajuste tem que ser feito e o arquivo gerado com o tamanho final já, mesmo que vá pra Minilab. Outra coisa importante é saber se eles trabalham com CMYK ou sRGB e ajustar para isso os arquivos.

Imprimo sempre em papel comum. Pra ser sincero, até hoje não entendi o conceito de Fine Art e muito menos quando diz respeito ao papel.. :doh:
Não faço impressão em quiosque e sim em uma empresa muito grande (www.fujioka.com.br). Não faço resize na exportação, mas na hora que envio para o servidor, dependendo do tamanho da impressão, dá a opção de configurar o corte (no meu caso, sempre diminuindo, já que a resolução é sempre maior).
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 20:43:15 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2017, 20:45:35





Fineart é isso aí, são impressões feitas em impressoras com maior fidelidade de cores que aliadas ao papel te dão variações.


O seu problema eu acho que é sharpen, precisa aumentar!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 17 de Março de 2017, 20:47:13 por cfcsosa »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2017, 21:16:52
 :snack:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2017, 21:22:14
Carlos... O próximo trabalho, a cliente deve escolher esse fim de semana e devo mandar imprimir semana que vem. Vou experimentar trocar de laboratório. Tentar encontrar outro melhor on line ou então revelar no daqui da cidade mesmo sendo mais caro.
Vamos ver se melhora! Se não, vou tentar aumentar nitidez e aumentar saturação/constraste!

Obrigado!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm