Autor Tópico: Trabalhar por divulgação  (Lida 10324 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 29 de Março de 2017, 15:33:12
"Ah mas o mercado regula pra baixo." Pode até ser. Mas duvido que os fotógrafos fodões cobrem mais barato por que o fulaninho lançou uma promoção no Groupon...

Os fodoes nao vendem servicos de fotos somente. Muito antes disso eles vendem nome. As pessoas contratam os fodoes mais pelo nome do que pelas fotos.

Os fodoes que ja te leque de clientes e pessoas falando dele sem ele precisar se promover ja naoprecisam procurar trabalho. Por outro lado, existem milhares de pessoas querendo entrar no mercado e nao tem absolutamente nenhum portfolio para mostrar e quase nenhuma experiencia, se essa galera conbra dinheiro obviamente que ninguem ou raros vao pagar algo para eles. Por isso eh inevitavel que comecem oferecerndo trabalhos de graca ou que tenham mais prejuizo montando portifolio por sua propria conta.

Tendo o mercado entufado com milhares de pessoas procurando oportunidade de esperiencia e montar portifolio da frma mais barata, obviamente que os cientes vao buscar tentar usar do que o mercado oferece.

Acho que as pessoas nao deveriam reclamar e sim deixar que cada um cuide de sua vida. Esse papo de o fotografo barateiro prostitui a profissao eh balela. O que prostitui a profissao eh a tecnologia que torna o ramo acessivel para tanta gente.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #31 Online: 29 de Março de 2017, 18:01:15
Mais ou menos na mesma linha do tópico, vejam o que aconteceu comigo hoje...

Alguns devem ter visto umas fotos de uma barbearia que fiz no fim do ano pro cara usar na divulgação em redes sociais. O cara ficou louco com as fotos e no entanto deve ter achado caro pagar 250,00 por elas, porque poucos dias depois começou me amolar querendo que eu fosse lá olhar uma PowerShot do arco da velha que faz fotos em VGA, perguntando se fazia fotos iguais às minhas. Se não bastasse teve a cara de dizer: "Aí você me dá umas aulas rapidinho ente um corte e outro e me ensina a fotografar!"

Desde então, toda vez que vou cortar cabelo ele me pede pra tirar algumas fotos pra ele, e pra evitar constrangimentos acabo tirando. Da última vez, tivemos mais uma sessão, e no final do corte deu desconto pro cara porque tirei fotos dele. Na sequência era minha vez. Ao terminar falei que se o modelo teve desconto, o fotógrafo tinha que ter mais ainda. Pasmem, mas ele só riu na minha cara. Saí de lá bufando de raiva e disposto a não cortar mais cabelo lá.

Depois disso ele me procurou para fazer mais fotos, durante um (primeiro) curso que ele ia dar e ainda com raiva despistei e não fui.

Essa semana ele me procura de novo, dizendo que vai dar outro curso e quer "só umas fotinhas". Como de dezembro pra cá aumentei os meus preços (equipamento melhor, melhorei bastante meu conhecimento, tratamento, etc), vejam o desfecho nos prints...
Ainda teve um áudio forçando a barra querendo me convencer que tava sendo bom pra mim....

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170329/0af4efacd21f3ad44127c82d16fbfd69.jpg

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170329/38fc0b86164859c35ab93263d8b7b495.jpg

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170329/6e7b7dca0f36c5354500994274483f44.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
« Última modificação: 30 de Março de 2017, 05:12:46 por Pictus »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #32 Online: 29 de Março de 2017, 18:59:48
Aí um belo exemplo, o cara estava se aproveitando de você.
Era pra você ter se recusado a pagar esse último corte.
Mas o erro mesmo foi fazer a primeira foto pra ele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #33 Online: 29 de Março de 2017, 19:34:30
Andre, da proxima vez que for la leve uma tesoura e peça o corte gratis.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #34 Online: 29 de Março de 2017, 19:37:49
Andre,

manda esse cara TOMA NO CU!  :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #35 Online: 29 de Março de 2017, 19:44:06
Andre,

manda esse cara TOMA NO CU!  :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:

2x


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #36 Online: 29 de Março de 2017, 20:26:28


Por isso que milhoes de empresas contratam estagiarios ou vao para a China ou Irlanda. Sempre procurando alguma forma em cortar gastos e obter ofertas de mao de obra e negocios mais barato.

Achei interessante sua colocação quanto ao pagar mais barato, essa voracidade pelo mais barato traz apenas uma coisa meu amigo, miséria, exploração e enriquecimento de corporações.
Pode parecer besteira, mas isso fomenta muita coisa ruim, eu por exemplo, não procuro o mais barato, procuro o justo, qualidade e custo benefício, há muito que não compro "roupas de marca", procuro saber a procedencia de quase tudo que consumo, pois muitas vezes estamos colaborando com esse tipo de "pessoas" e corporações, onde o lucro é a única coisa que importa acima de tudo.
Pessoas que exploram as outras ou tiram vantagem, são capazes de tudo.
Pesquisando a origem do chocolate que uso para sobremesas que desenvolvo, cheguei a este documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=zESgFuJ_wy8
Comida é arte.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #37 Online: 29 de Março de 2017, 20:30:14
Achei interessante sua colocação quanto ao pagar mais barato, essa voracidade pelo mais barato traz apenas uma coisa meu amigo, miséria, exploração e enriquecimento de corporações.
Pode parecer besteira, mas isso fomenta muita coisa ruim, eu por exemplo, não procuro o mais barato, procuro o justo, qualidade e custo benefício, há muito que não compro "roupas de marca", procuro saber a procedencia de quase tudo que consumo, pois muitas vezes estamos colaborando com esse tipo de "pessoas" e corporações, onde o lucro é a única coisa que importa acima de tudo.
Pessoas que exploram as outras ou tiram vantagem, são capazes de tudo.
Pesquisando a origem do chocolate que uso para sobremesas que desenvolvo, cheguei a este documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=zESgFuJ_wy8


Pelo contrario, e justamente isto que possibilitou a maioria dos avancos que a humanidade conquistou: a busca por maior eficiencia e produzir mais com menos. Nao fosse isso estariamos todos morrendo de fome hoje em dia.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #38 Online: 29 de Março de 2017, 20:38:15
A história do André relata exatamente como uma pessoa faz para desvalorizar a outra, você, ajudando ele acabou se prejudicando, por que ele não percebe valor no seu trabalho, pois na maioria das vezes nós mesmos nos desvalorizamos, isso tudo é um jogo, eles blefam, se você ceder eles veem que tem uma mão ruim, e aí apostam tudo para te arrancar o último suor da testa em troca de migalhas.
Nesse joguinho idiota, que para muitos é normal, pois estão condicionados pelo sistema, costumo dizer:
Quem precisa de quem? Não deixe perceber que precisa de dinheiro, sem arrogancia, mas deixe bem claro o valor que você dá ao seu negócio, seu serviço, não ceda tão rápido, pense, não de descontos, bonifique se fechar X, mas jamais baixe seu preço, é isso o que esses coiotes querem.
Quanto a indicação? Na boa, se ele é assim imagina os amigos, e pior, ele vai ADORAR contar como tirou vantagem de você e  chegou no preço que ELE queria... assim o amigo também provavelmente fará.
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 20:38:54 por Macrolook »
Comida é arte.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #39 Online: 29 de Março de 2017, 20:42:02
Aí um belo exemplo, o cara estava se aproveitando de você.
Era pra você ter se recusado a pagar esse último corte.
Mas o erro mesmo foi fazer a primeira foto pra ele.
Pois é!
A gente faz certas coisas por camaradagem e estreitar os laços, mas tem gente que é folgada e abusada demais!


Andre, da proxima vez que for la leve uma tesoura e peça o corte gratis.
Boa ideia! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Andre,

manda esse cara TOMA NO CU!  :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:
2x
Dá vontade mesmo!
Imaginem o ódio que fiquei...

---------------------------

Ainda tô duvidando que vai querer que eu tire as fotos...
No domingo conto pra vocês! rsrs
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 20:42:27 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #40 Online: 29 de Março de 2017, 20:43:47

Pelo contrario, e justamente isto que possibilitou a maioria dos avancos que a humanidade conquistou: a busca por maior eficiencia e produzir mais com menos. Nao fosse isso estariamos todos morrendo de fome hoje em dia.
Existe muita gente morrendo de fome sim colega, explorados, abusados, mortos, aqui no Brasil, lá fora, seu ponto de vista distoa do meu, não vejo isso como evolução, mas como retrocesso, evoluir as custas do sofrimento alheio, Holocausto, Holodomor são exemplos clássico disso, não tem nada de humano.
Mas para a grande maioria isso é seleção natural, e desde que o problema não seja seu, quem se importa... lástima.
Comida é arte.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #41 Online: 29 de Março de 2017, 20:51:37
Quem precisa de quem? Não deixe perceber que precisa de dinheiro, sem arrogancia, mas deixe bem claro o valor que você dá ao seu negócio, seu serviço, não ceda tão rápido, pense, não de descontos, bonifique se fechar X, mas jamais baixe seu preço, é isso o que esses coiotes querem.
Tenho aprendido a pôr isso em prática. Ainda mais que não dependo da fotografia pra sustentar minha família!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #42 Online: 29 de Março de 2017, 23:23:12
Existe muita gente morrendo de fome sim colega, explorados, abusados, mortos, aqui no Brasil, lá fora, seu ponto de vista distoa do meu, não vejo isso como evolução, mas como retrocesso, evoluir as custas do sofrimento alheio, Holocausto, Holodomor são exemplos clássico disso, não tem nada de humano.
Mas para a grande maioria isso é seleção natural, e desde que o problema não seja seu, quem se importa... lástima.

Voce esta certo, e concordo, quando diz que ha muita gente morrendo de fome, no sentido de que ninguem deveria passar fome a ponto de morrer... Porem do ponto de vista historico , de antes de cristo, inclusive, a morte devido a fome com cereteza matava mais, e com isso se morria muito mais cedo, com expectativa de vida muito pequena... Mesmo ha 100 anos atras se vivia muito menos... As pessoas hj em dia, por exemplo, sao mais altas e vivem mais do que ha 100 anos (principalmente nos paises desenvolvidos) e isso se deve a melhor alimentacao da media de toda a populacao; avancos na ciencia, que sao recentes, so passaram a ser possibilitados depois que se atingiu melhor qualidade de vida media universal... Isso nao significa que nao nao exista a fome, mas ao analisar historicamente a vida em si melhorou nos ultimos seculos: as facilidades da vida moderna como meios de transporte rapido, meios de propagacao de informacao sem fio, e ate mesmo nocoes de higiene, pois o proprio vaso nao e uma invencao muito antiga, sao inegaveis, e tem atingido cada vez mais pessoas; se procurar existem graficos que mostram que a classe media esta crescendo, enquanto a classe baixa diminui.  :ok:

A vida ha 200 anos atras nao era melhor que agora... Ha 1000 anos entao? E 5000 anos?
« Última modificação: 29 de Março de 2017, 23:24:09 por LeandroR »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #43 Online: 30 de Março de 2017, 00:24:53
Voce esta certo, e concordo, quando diz que ha muita gente morrendo de fome, no sentido de que ninguem deveria passar fome a ponto de morrer... Porem do ponto de vista historico , de antes de cristo, inclusive, a morte devido a fome com cereteza matava mais, e com isso se morria muito mais cedo, com expectativa de vida muito pequena... Mesmo ha 100 anos atras se vivia muito menos... As pessoas hj em dia, por exemplo, sao mais altas e vivem mais do que ha 100 anos (principalmente nos paises desenvolvidos) e isso se deve a melhor alimentacao da media de toda a populacao; avancos na ciencia, que sao recentes, so passaram a ser possibilitados depois que se atingiu melhor qualidade de vida media universal... Isso nao significa que nao nao exista a fome, mas ao analisar historicamente a vida em si melhorou nos ultimos seculos: as facilidades da vida moderna como meios de transporte rapido, meios de propagacao de informacao sem fio, e ate mesmo nocoes de higiene, pois o proprio vaso nao e uma invencao muito antiga, sao inegaveis, e tem atingido cada vez mais pessoas; se procurar existem graficos que mostram que a classe media esta crescendo, enquanto a classe baixa diminui.  :ok:

A vida ha 200 anos atras nao era melhor que agora... Ha 1000 anos entao? E 5000 anos?
De fato, muita coisa melhorou, tempos bárbaros do passado hoje são vistos como ultrajante, a medicina mesmo avançou significativamente nos últimos cem anos, alimentação, longevidade, realmente.
O problema é que nosso sistema econômico precisa evoluir, não acompanha a demanda por qualidade de vida igualitária, veja caro amigo, não quero ter razão ou debater isso, apenas comentar contigo, que a riqueza de poucos é as custas da miséria de muitos, e isso, é muito triste.
Existe recursos para todos, mas não para o ego individual, quando iniciamos essa conversa sobre exploração, é sobre isso que falamos indiretamente, por isso colega de profissão, me estarrece ver (não me acostumei e acho que nunca o farei) como as coisas funcionam nos dias atuais, pois para mim existe um outro tipo de barbárie, não física, mas sim social.
Obrigado por compartilhar sua opinião e diminuir um pouco mais minha ignorância.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, 00:25:14 por Macrolook »
Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 30 de Março de 2017, 03:41:41
Mas o erro mesmo foi fazer a primeira foto pra ele.

Eu concordo com isso.
Muitos fotografos fazem a primeira vez ou segunda de graca para evitar constrangimento, para nao perder a amizade, ou o que for, mas depois o "cliente" ve que o fotografo faz de graca se vc pedir com jeito ou inssistir. Ao cobrar na terceira ou quarta vez o "cliente" ja vai achar que pagar nao vale a pena e que eh melhor procurar outro fotografo para pedir com jeito.

Sempre tem alguem disposto a fazer fotos sem cobrar pela primeira vez, por puro prazer, etc.


Quando as pessoas reclamam que casais pagam caro pela decoracao, vestido de noiva, buffet, etc, mas nao querem pagar um valor justo para fotografos, entendam que as pessoas nunca ouviram falar de decorador, estilista de roupa, buffet, etc que ofecerem uma ajudinha de graca pela primeira vez, para portfolio ou se vc pedir com jeito.