Autor Tópico: Falha importante do novo sensor X-trans (X-Pro2 / X-T2 / X-T20)  (Lida 1681 vezes)

davi_ssilva

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #42 Online: 19 de Maio de 2017, 14:13:07
Daria tranquilamente, só apareceu o maldito flare roxo quando o cara baixou totalmente no vídeo e na segunda foto não sei se usou parasol ou filtro, pra mim não está claro e além disso uma mínima posicionadinha pro lado resolveria.

Outra forma seria fechar um tiquinho a abertura, já rola variação.

O problema é que, pelos relatos dos artigos e dos fóruns, o parasol não consegue eliminar esse problema.
Da mesma forma, a abertura parece não influenciar muito (essas fotos do exemplo foram em f4, por exemplo).
Dos filtros, o único que é eficaz é o polarizador, mas aí ele vai matar boa parte dos outros reflexos e flares naturais que talvez você possa estar buscando propositalmente, por motivos artísticos. Afinal, é pra isso que se fotografa contra o só, não é?

De qualquer forma, nem eu nem os artigos estão falando que se trata de uma catástrofe. Em todos os lugares que eu li, dizem que é algo que pode ser mais ou menos contornado pelas escolhas que todo fotógrafo deve ser capaz de saber fazer. Mas isso só é possível se o problema for mesmo visível no EVF.

Por isso fiz o tópico. Minha dúvida é se isso é muito frequente e se realmente é possível ver no EVF, de forma que eu possa corrigir tudo na hora, ao invés de chegar em casa e ter algumas surpresas desagradáveis.

davi_ssilva

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #43 Online: 19 de Maio de 2017, 14:30:35
Na boa, acho que se o cara souber o basico sobre câmeras os problemas podem ser evitados.

1 - Evitar contraluz muito forte
2 - Evitar sol batendo direto no elemento frontal
3 - Usar o parassol adequado. Nem sempre é o que vem com a lente, principalmente no caso de zoom.

Isso é o basico que se faz há 100 anos em fotografia.

Na minha impressão o que acontece é que as pessoas veem as coisas e não tem a menor idéia de como interpretar e saem chutando. Uma coisa que aprendi é que para dados virarem informações úteis a pessoa tem que ter competência para interpretar.

Na internet em geral tem muito disso. Tem MUITA bobagem no Petapixel, podem estar certos disso.

Eu concordo com você. Mas também tenho certeza que eu, você e a maioria dos fotógrafos que estão reclamando deste achado sabem disso também.

Sugiro que você se dê o trabalho de ler direito o primeiro post do tópico, os artigos, ou realmente pesquise nos fóruns. Acho que você verá que não há nenhum cabeça de bagre falando asneiras que contrariem as leis básicas de uma boa fotografia ou alegando saber coisas que só eles sabem.

Minha dúvida é sobre a experiência em se fotografar com uma X-Trans III nas condições que eu descrevi no primeiro post, sobre o quão comum é esse problemas nessas condições, e sobre o quão possível é perceber o problema já no EVF, para que se possa fazer as escolhas certas se isso ocorrer, como todo bom fotógrafo.

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 19 de Maio de 2017, 14:54:02
Eu concordo com você. Mas também tenho certeza que eu, você e a maioria dos fotógrafos que estão reclamando deste achado sabem disso também.

Sugiro que você se dê o trabalho de ler direito o primeiro post do tópico, os artigos, ou realmente pesquise nos fóruns. Acho que você verá que não há nenhum cabeça de bagre falando asneiras que contrariem as leis básicas de uma boa fotografia ou alegando saber coisas que só eles sabem.

Minha dúvida é sobre a experiência em se fotografar com uma X-Trans III nas condições que eu descrevi no primeiro post, sobre o quão comum é esse problemas nessas condições, e sobre o quão possível é perceber o problema já no EVF, para que se possa fazer as escolhas certas se isso ocorrer, como todo bom fotógrafo.

Continuo achando que isso é uma combinação de fonte luminosa em uma posição infeliz somada a um problema na decodificação do raw. Seria interessante alguém disponibilizar arquivos raw para testes.

Pode ser uma combinação muito infeliz de fatores.

Olhando bem de perto parece ser uma imagem do proprio sensor refletida e sendo registrada. Sem ver um raw não dá para saber.

"I have experienced this exactly one time and I was shooting at f2 or so with a strong back lit scene. My solution: Dont shoot into the sun or strong light"

"Sensor reflections are a problem of *all* mirrorless cameras, sadly. But there was none as infamous as the A7, now that one would make a terrible mess shooting urban scenes at night."

"While I've rarely/never encountered these problems in actual use as they all tend to occur in suboptimal camera situations. It is nice to know the underlying cause of their reasons on an intellectual level."

Ou seja ...

« Última modificação: 19 de Maio de 2017, 15:02:52 por AFShalders »
Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #45 Online: 19 de Maio de 2017, 15:45:25
Acontece no jpg direto da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #46 Online: 19 de Maio de 2017, 15:54:12
Acontece no jpg direto da câmera.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

No meu entendimento seria anormal se não ocorresse no JPEG da câmera, o correto é que seja refletido pela natureza do problema.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

davi_ssilva

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #47 Online: 19 de Maio de 2017, 19:41:24

Continuo achando que isso é uma combinação de fonte luminosa em uma posição infeliz somada a um problema na decodificação do raw. Seria interessante alguém disponibilizar arquivos raw para testes.

Pode ser uma combinação muito infeliz de fatores.

Olhando bem de perto parece ser uma imagem do proprio sensor refletida e sendo registrada. Sem ver um raw não dá para saber.

"I have experienced this exactly one time and I was shooting at f2 or so with a strong back lit scene. My solution: Dont shoot into the sun or strong light"

"Sensor reflections are a problem of *all* mirrorless cameras, sadly. But there was none as infamous as the A7, now that one would make a terrible mess shooting urban scenes at night."

"While I've rarely/never encountered these problems in actual use as they all tend to occur in suboptimal camera situations. It is nice to know the underlying cause of their reasons on an intellectual level."

Ou seja ...

Exatamente, cara. É por isso que eu queria saber da experiência de outros proprietários de X-Trans III, pra ver se corrobora com o relato desse autor, de que tudo realmente só ocorre em situações subótimas e, ainda assim, raramente. E, principalmente, de que é fácil perceber tudo no EVF, tornando fácil corrigir na hora. 

Pesquisando bastante, eu li vários relatos diferentes, alguns falando que era super fácil desencadear o artefato, e naquele vídeo do YouTube que eu postei eu realmente achei algo muito fácil.

Teve também umas histórias um tanto suspeitas de fotógrafos "profissionais" de casamento que perderam várias fotos por isso... :ponder:

Então tem muita informação desencontrada sobre o assunto, muito diz que me diz...

Foi por isso que eu queria saber da experiência de mais pessoas, justamente porque não queria tomar por verdade absoluta algo que fulano ou ciclano falou num site ou num fórum na Internet, entendeu? Afinal, como você mesmo diz, tem muita bobagem na Internet.

PS: desculpe-me se soei ríspido no meu outro post. Só percebi o jeito que as coisas ficaram escritas agora, relendo tudo.
« Última modificação: 19 de Maio de 2017, 19:49:13 por davi_ssilva »

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 19 de Maio de 2017, 20:36:08
Eu revi dezenas de exemplos do ocorrido e só acontecem em situações nas quais eu consideraria a iluminação mais do que inadequadas. São situações muito aquém das ideais. Se os fotografos em questão soubessem mais sobre o comportamento da luz, acho que em raros casos a coisa aconteceria.

Como já comentei, o reflexo do sensor no ultimo elemento é coisa que existe desde as primeiras reflex, principalmente quando usam objetivas antigas da época do filme que não tem o coating reverso no ultimo elemento, isso é fato. Com a distância menor entre o sensor e o ultimo elemento, isso pode ser acentuado.

Se não abusar das situações nas quais nem deveriam estar fotografando, o problema não irá aparecer.

Olhei muito os tais "artefatos". Para mim não são artefatos, e sim uma projeção dos sitios do sensor, no próprio sensor. O tom magenta também pode ser causado pelo hot mirror. Se você pegar um na mão, verá que ele tem um baita reflexo que varia do magenta ao verde, dependendo do angulo. Pode ser ou não.

Meus dois tostões são que quanto mais plano o elemento de trás da lente, maior o problema e vice versa. Eu aposto que acontece muito mais em objetivas de grande abertura (e usadas nelas).

De qualquer forma tudo isso é evitável, basta ter bom senso no uso.

Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj