Autor Tópico: Equipamentos para iniciar trabalhos com Fotografia  (Lida 1218 vezes)

Luciano Marotta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 14 de Julho de 2017, 13:07:59
tenho contato com fotografia a uns 4 anos e nos últimos meses uma decisão de pegar alguns trabalhos que antes mesmo as pessoas me chamando não me sentia confiante. Agora percebi que em minha região há fotógrafos que já trabalham a mais tempo porem não apresentam um trabalho muito diferente do meu que sempre fiz como hobby. Estou voltando aos estudos para poder melhorar ainda mais meus conhecimento mas me esbarrei em uma questão que esta me dando dor de cabeça. O que ter de equipamento inicial? possuo uma Nikon 3100 com 3 lentes. a 18-55 do kit, 50mm 2.8 e uma 50-300mm, todas Nikkor. Já tenho em vista trabalhos externos de casais e individuais, newborn, e uma formatura de segundo grau com 35 formandos. gostaria de investir em equipamentos melhores porem não queria errar. comprar coisas inúteis com um orçamento um pouco apertado. Assim gostaria de saber de vocês por onde começar? Tenho duvidas como uma D7200 ou uma D610? Seria necessário eu ja gastar um valor maior com uma nikkor 24-70mm 2.8? E Flash? Espaço para um pequeno estúdio ja possuo. O que compraria para iniciar? :ok: :ok: :ok: :ponder: :ponder: :ponder:


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2017, 14:39:59
Para eventos, um flash é indispensável sim, eu recomendo pegar um SB-700 usado que tem um valor muito bom e é bem bacana

Para eventos, tanto a D7200 e a D610 são excelentes, mas o buffer da D7200 é melhor, o que pode ser vantajoso para voce.

De resto, eu acho a D610 superior em todos os sentidos, tanto para ensaios, newborn, retratos, etc. D610 também sai na frente em relação ao ISO.

Enfim, a diferença de preço de uma D7200 usada para uma D610 não é muito grande, e se fosse eu , iria de D610 pensando no futuro.
Fuck Gear


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2017, 16:06:39
Talvez eu desse um passo atrás ao invés de partir para uma D7200 ou uma D610, pois como você disse, o orçamento está um pouco apertado. Claro que comprando qualquer uma dessas duas, você tem equipamento para um longo tempo, mas pensando no agora, eu faria o seguinte:

- manteria a sua D3100 como segundo corpo;
- venderia todas as lentes que você tem;
- compraria um D5500 pra ser o primeiro corpo;
- investiria numa 50mm 1.8 (ou numa 35mm), numa 17-50mm 2.8mm e numa 105mm 2.8
- o flash eu iria de SB700 usado que o brunoroc sugeriu e também compraria um Yougnuo pra ter de backup

PS: tanto os corpos como as lentes você pode buscar usados, pois custo será reduzido também.

Com o passar do tempo você passaria pra frente também a D3100 e ai sim eu pegaria uma das duas sugeridas.

Comprando a D7200 ou D610 você vai fazer uma investimento muito alto em corpo e ficará com lentes que não são claras, o que pode prejudicar o trabalho como um todo, ao passo que descendo um degrau de corpo, junto ao valor pego com a venda das lentes, sobra dinheiro para você investir em lentes, que no fundo, é o que de verdade manda.

Porém, se a grana não for o problema, os dois corpo sugeridos são sensacionais e pau para toda obra em qualquer vertente de trabalho.
« Última modificação: 14 de Julho de 2017, 16:07:51 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


Luciano Marotta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2017, 21:48:13
Valeu demais pela informação!!! A minha 50mm é 1.8 e não dois como havia informado... ela seria uma boa opção não é. Sobre as lente um amigo deve trazer de Fora pra mim a AF Zoom-Nikkor 24-85mm f/2.8-4D IF FX. Valor de 700 doletas. Já o corpo negociando uma D610 usada... flash vou seguir a indicação de vocês... difícil as escolhas iniciais...


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2017, 01:58:03
Valeu demais pela informação!!! A minha 50mm é 1.8 e não dois como havia informado... ela seria uma boa opção não é. Sobre as lente um amigo deve trazer de Fora pra mim a AF Zoom-Nikkor 24-85mm f/2.8-4D IF FX. Valor de 700 doletas. Já o corpo negociando uma D610 usada... flash vou seguir a indicação de vocês... difícil as escolhas iniciais...

cara, eu particularmente não sou muito chegado a lentes zoom , mas sei o quanto elas podem ser uteis em eventos.

Com esses 700 dolares, se fosse eu, investiria em uma 85mm 1.8G ou na 35mm 1.4 Art da sigma. Ambas as lentes são excelentes e acho que podem ser mais adequadas para o seu uso. Da pra pensar também em pegar a 85mm e 35mm 1.8G da Nikon que deve sair bem proximo desse valor dos 700 dolares.

Enfim, é apenas um opiniao, mas que alguns fotografos também compartilham e fica como um sugestão para voce  :)

A respeito do flash, eu só usei algumas vezes esse modelo (prefiro luz natural) mas em eventos não tem escapatoria, voce precisa de um flash sim. Voce não só precisa de um flash bom, mas também um flash confiavel, por isso eu acho os nikon mais indicados para esse tipo de serviço. Se fosse em um estudio ou em um local com ambiente mais controlado, se o flash der problema, voce pode tentar arrumar ou contornar a situacao. Em eventos fica bem mais dificil.

Tenho um amigo que tem o sb-700, 900, 910 e o 5000 se não me egano e ele diz que 90% da vezes acaba utilizando o 700, por isso que ele recomendou para mim como melhor flash CxB
Fuck Gear


Davide

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 126
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2017, 23:25:43
NMO um segundo corpo pode até esperar caso não se aventure imediatamente em casamentos, aniversários e/ou eventos, os demais trabalhos dá pra arriscar com um único corpo. Mas nos primeiros citados sem um corpo back-up eu nem sequer me aventuraria arriscar, o risco é alto demais.

Sobre o flash os colegas falaram tudo só acrescento que nesse caso já vale pegar o melhor possível já, as diferenças de valores não são tão grandes como nos vidros.

Já as lentes NMO pró fixas e molejo nos joelhos e pernas pra compensar a falta de zoom.

Abraços
Magis Audio, just listen - www.magisaudio.com