Autor Tópico: Barbeiro - Doença de Chagas  (Lida 104880 vezes)

Davi Sato

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
    • Flickr
Online: 22 de Julho de 2008, 23:47:13
Prezados,

Hoje tive a oportunidade de tirar umas fotos de um barbeiro, inseto transmissor do Tripanosoma cruzi, (doença de Chagas).

A intenção foi de fazer fotos para mostrar as características do inseto que possam diferenciá-lo de outros triatomídeos, muitas vezes não hematófagos, ou seja que não causam a doença.

Aqui na região do Alto Paranaíba (MG) a espécie mais comum é essa, Panstrongylus megistus, que mede aproximadamente 2 a 3cm de comprimento, de coloração preta e com essas pintas vermelhas no dorso.

Uma característica importante para diferenciar os barbeiros hematófagos de outros fitófagos ou insetívoros, é pela probócide (o "bico" de chupar sangue"), que geralmente é retilínea e curta, não ultrapassando o primeiro par de patas. Os "barbeiros" fitófagos, tem a probócide reta, porém ultrapassam o 3 par de patas, (é bem mais longo). Já os "barbeiros" insetívoros, tem essa probócide longa, porém encurvada, que é usada para capturar e segurar outros insetos...

Bom, então a preocupação principal, não era fazer nenhuma composição bacana e tal, simplesmente tentar mostrar o "bichinho" para que outras pessoas tenham facilidade de identificá-lo e diferenciá-lo das outras espécies.

Fiz um teste com a 28-70 f/2.8 ; 50-200 f/4 - 5.6 ED ; e a 18-55 do kit... Tentei umas aberturas fechadas tipo f8, f11... Nessas horas eu sinto falta de ter uma lente macro...  :aua: Algumas eu fiz com o inseto sobre uma folha de papel branca e outras sobre a capa de um bloco de formulário...

Enfim, sugestões e críticas do que eu deveria ter feito? Eu não fiquei nada satisfeito com o resultado...  :ponder: :ponder:

1. Probócide reta e curta. Não ultrapassa o 1o par de patas.

2. Vista dorsal. Coloração preta com pintas vermelhas.

3. Vista dorso-frontal.

4. Vista dorsal.

5. Vista ventral. Probócide curta e reta, não ultrapassa o 1o par de patas.

:D
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2013, 12:46:52 por Davi Sato »
Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200
São Gotardo – MG

Carlos Magalhaes

• Freqüentador(a)
  • **
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2008, 00:51:00
Davi, apesar de ter faltado a lente macro, a finalidade foi alcançada. Deu pra ver bem o que é um barbeiro. Inclusive cheguei à conclusão de que nunca vi um barbeiro de perto. Mas é sempre bom saber como é o bicho.

Abraço.
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br

pedro_raythz

• Trade Count: (4)
  • Referência
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2008, 01:29:11
Também acho que nunca vi um :)

Rolou crop nas duas primeiras?
A qualidade delas parece um pouco inferior...

Davi Sato

• Colaborador(a)
    • Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2008, 01:38:56
Carlos e Pedro, valeu pelos comentários. Rolou crop em todas. Eu achei mais fácil usar a lente do kit pra fazer essas fotos... A 3a foi com sol direto. As outras na sombra...

Eu preciso comprar uma lente macro...  :wub:
Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200
São Gotardo – MG

pedro_raythz

• Trade Count: (4)
  • Referência
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2008, 01:41:52
E por que não tentou com a lente inverida? :D

Chello

• Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2008, 10:46:41
Como o Carlos disse, o objetivo foi alcançado.
Agora, fora a macro eu notei que a luz fez diferença. Na 3a, com ajuda do Sol a nitidez foi maior do que nas outras.
Tenta a invertida como o Pedro disse, acho que ai vc vai assustar geral com as fotos desse bicho.. deu medo agora!!  :hysterical: :hysterical:

Valeu Davi pela divulgação!

Abs
Chello
Fotojornalista
Nikon

Site | Fanpage | Instagram | Flickr

Paulo Machado

• Trade Count: (6)
  • Referência
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2008, 11:02:05
Valeu, Davi, lembrei das aulas da faculdade.
Me pareceu meio flamenguista o bicho.
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 11:02:27 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams