Obrigada pelos comentários Heber, Chello, Pedro, Pedro Gabriel, Paulo, Guto, Ricardo e Pedro Harrison.
Chello!
O estouro é resultado da pouca habilidade que tinha na época com as funções manuais que me davam um nó na cabeça (mas isso não é nem nunca foi justificativa). Hoje parecem que elas estão mais acentadas e eu não entendo porque eu fazia disso um problema maior do que ele é.
Interessante que a foto que você mais gostou, é de todas a mais atual e eu já tinha alguma familiaridade com a câmera e até usei o tripé porque era muito cedo e tinha neblina, fui para fotografar a neblina, e eu queria usar uma abertura maior. Tenho outras desse parque que eu tirei em RAW, próximo passo a ser desvendado depois do tratamento do JPGE. Mas nessa, se eu pudesse tentar uma segunda foto, eu valorizaria esse caminho do parque que faz uma curva bem bonita. Mas, enfim, não tem mais jeito, ainda assim eu gosto dela.
Na questão do pós-tratamento eu recomendo que dê uma analisada no Lightroom
Eu instalei o Adobe Lightroom Beta 2, é desse que você está falando? Fui tentar abrir ontem, mas não consegui por um motivo que só "o meu passado me condena" pode explicar. kkkkk Vou tentar de novo.
quero reforçar que apesar da grande empatia pela fotógrafa, minhas opiniões não tem nenhuma influência. E vale citar o interessante tópico onde você deixou aquele bem elaborado questionário: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25795.0
Não foi essa a minha intenção quando criei o questionário, mas eu peço que aqueles que costumam comentar as fotos dos colegas tivessem o carinho de respondê-lo porque ele ajuda a entender o raciocínio de quem comenta e logo contribuir para contextualizar a crítica, para entendê-la.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25795.0Só na quarta que a linha do horizonte um pouco caida para direita me incomodou (mas sou muito chato nesse ponto mesmo..rs.
Por que você acha que eu gostei tanto da idéia do "autonivelamento do sensor" citado no link acima? kkkkk
Conto a história da foto quando for responder ao Pedro. Mas aqui lembro que aprendi a atentar para linha do horizonte com você e a não dividir céu e cidade, céu e paisagem, com o Ivan. Agora quando faço minhas fotos sempre penso nisso.
Gostei muito da quarta foto. Não sei explicar exatamente o que, mas me agrada (talvez o "clima" que ela passa).
Eu sei porque o clima lhe agrada Pedro, é a velha história do conhaque. kkkk
Deixa eu explicar: quando eu morei em Paris, eu e o Rodrigo fazíamos muitos pique-niques nas margens do Sena. É um hábito comum lá e é impressionante como ninguém te incomoda, passam e nem te olho como é típico dos franceses. Eu gostava desse distanciamento, embora nós brasileiros costumamos reclamar disso. Nesse dia, levamos vinhos e queijos. Então já viu né, o horizonte ia pender para um dos lados, com certeza, ainda bem que pendeu para a direita, pois não ia correr o risco de cair na água com a câmera. kkkk
Eu tenho tratado tanto JPEG quanto RAW pelo Lightroom. Só quando preciso fazer uma edição localizada ou algum outro efeito que tenho ido para o Photoshop. E olha que sou anos viciado neste programa rs
Eu tento mexer no Photoshop, mas até agora não me entendi com ele. Vou partir para o Lightroom. Obrigada pela dica.
Kika, muito legal.
Agora entendi porque voce gosta do Bresson.
Também notei a influência do Bresson nas fotos. Muito bem influenciada, diga-se de passagem.
Paulo e Guto:
Nessa época, eu conhecia Cartier-Bresson meio en passant. Atualmente, o estudo da composição e o interesse em aumentar minhas referências e aprofundar a pesquisa de fotógrafos renomados levou-me a começar por ele que eu admiro muito, confesso.
Fico lisongeada com a lembrança de vocês, mas ressalto que para ao menos me aproximar, de longe, muito longe, de um Cartier-Bresson eu tenho uma longa estrada a percorrer, mas vou caminhandinho sem esmorecer.
Estou fazendo aquele curso do Emilio Luisi e na primeira e segunda aulas vimos várias coisas do Cartier-Bresson, inclusive um documentário com cenas dele fotografando, sendo entrevistado, que passou na Eurochannel. E uma das primeiras coisas que notei, entre tantas outras, foi o ritmo que ele consegue transmitir não só às suas fotos como também o ritmo que ele tem quando está na rua, quando está fotografando, fiquei impressionada.
Mas, enfim, minha admiração por ele só aumenta na medida em que vou aprofundando o estudo.
, vergonha quem perdeu foi o guri da 1ª foto.
Devia ter feito a seguinte advertência: Contêm cenas de nudez! kkkkk
OBRIGADÍSSIMA PELOS COMENTÁRIOS, DICAS, ORIENTAÇÕES E TUDO MAIS. VOCÊS SÃO MUITOS GENTIS, UNS THENDMAN, COMO DIRIA UMA CONHECIDA QUE NÃO SABIA DIZER GENTLEMAN.