Autor Tópico: Fotos antigas, mas nem tanto...  (Lida 3051 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 04 de Setembro de 2008, 22:31:09
Olá a todos!

Hoje eu estava separando algumas fotos para fazer algumas experiências com o programa Nikon Capture NX. São fotos de quando tinha acabado de adquirir minha câmera digital e não sabia direito como regular abertura, velocidade, foco, WB, etc., mas que, no entanto, eu gosto delas mesmo assim. Isso não quer dizer que vocês são obrigados a gostar, comentários são sempre bem-vindos.

Então, vou compartilhar as conversões mequetrefes com vocês e aproveito também para tirar uma dúvida. Tenho visto que para tratar JPGE costuma-se usar Photoshop e para RAW o Nikon Capture NX no caso da Nikon. Essas são JPGE, mas eu alterei no Nikon Capture NX. Fiz errado?

Já que perdi mesmo a vergonha, vamos lá então:








Essa eu não alterei, mas tinha selecionado para alterar. Mas gosto da composição, embora tecnicamente esteja bem ruim.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 22:42:00 por Kika Salem »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2008, 22:43:29
Oi, Kika, parabéns, suas fotos estão ótimas!!!
Difícil destacar uma apenas, mas confesso que gostei mais justamente da última...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:31:23
Srta Kika,

Apesar de alguns estouros as 4 primeiras estão muito boas de verdade. Composição e enquadramento que me agradaram demais. Só na quarta que a linha do horizonte um pouco caida para direita me incomodou (mas sou muito chato nesse ponto mesmo..rs).

Essa me encantou:


E, como o Heber a última no meu ponto de vista ficou muito boa salvo os pequenos detalhes de enquadramento que eu mudaria.

Na questão do pós-tratamento eu recomendo que dê uma analisada no Lightroom Kika, pois o ganho de produtividade e a flexibilidade do programa são enormes. E na versão atual o suporte para o RAW da Nikon, parece estar redondo. Ter convertido o JPEG no Capture NX para mim não significa erro, e como podemos observar o resultado do tratamento foi bem positivo, coisa que talves no PS fosse mais difícil de conseguir com a mesma simplicidade.

Para finalizar quero reforçar que apesar da grande empatia pela fotógrafa, minhas opiniões não tem nenhuma influência. E vale citar o interessante tópico onde você deixou aquele bem elaborado questionário: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25795.0

Parabéns!

Abs

« Última modificação: 04 de Setembro de 2008, 23:31:52 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:00:29
Gostei muito da quarta foto. Não sei explicar exatamente o que, mas me agrada (talvez o "clima" que ela passa). Sem falar na última e na que o Chello citou que estão magníficas  :clap:

Eu tenho tratado tanto JPEG quanto RAW pelo Lightroom. Só quando preciso fazer uma edição localizada ou algum outro efeito que tenho ido para o Photoshop. E olha que sou anos viciado neste programa rs


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:44:09
Eu tenho tratado tanto JPEG quanto RAW pelo Lightroom. Só quando preciso fazer uma edição localizada ou algum outro efeito que tenho ido para o Photoshop. E olha que sou anos viciado neste programa rs

É, semelhante ao Pedro também tenho mantido todo meu workflow concentrado no LR. Pois, a foto saindo bem fotometrada da cam os ajustes necessários são mínimos e estes, o LR também dá conta tranquilamente.
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:16:40
 :D, vergonha quem perdeu foi o guri da 1ª foto.... mas faz parte... bom... gostei muito das suas fotos!! :clap: :clap:, eu tambem concordo com o chello e a melhor pra mim foi a sexta foto, com relacao a edicao, acho que nao da problema mecher na foto no NX... a unica diferenca é que o photoshop tem muuuito mais opções para edicao... :ok:
abs pedro
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:24:06
Kika, muito legal.
Agora entendi porque voce gosta do Bresson.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:38:49
Kika, muito legal.
Agora entendi porque voce gosta do Bresson.
Também notei a influência do Bresson nas fotos. Muito bem influenciada, diga-se de passagem.
 :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:09:29
A 1º e essa aqui ...



Foram as que mais gostei ... parabéns pelos registros ...

 :ok: :ok: :ok:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Pedro Harrison

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:51:42
Oi Kika!

Gostei muito de todas em especial da 1,4 e 5. Mas todas estão ótimas. Agradeço o dia em que perdeu a vergonha de postar mais fotos. Com certeza temos ganhado muito com isso!

Abraços.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:58:28
Obrigada pelos comentários Heber, Chello, Pedro, Pedro Gabriel, Paulo, Guto, Ricardo e Pedro Harrison.



Chello!

O estouro é resultado da pouca habilidade que tinha na época com as funções manuais que me davam um nó na cabeça (mas isso não é nem nunca foi justificativa). Hoje parecem que elas estão mais acentadas e eu não entendo porque eu fazia disso um problema maior do que ele é.

Interessante que a foto que você mais gostou, é de todas a mais atual e eu já tinha alguma familiaridade com a câmera e até usei o tripé porque era muito cedo e tinha neblina, fui para fotografar a neblina, e eu queria usar uma abertura maior. Tenho outras desse parque que eu tirei em RAW, próximo passo a ser desvendado depois do tratamento do JPGE. Mas nessa, se eu pudesse tentar uma segunda foto, eu valorizaria esse caminho do parque que faz uma curva bem bonita. Mas, enfim, não tem mais jeito, ainda assim eu gosto dela.

Na questão do pós-tratamento eu recomendo que dê uma analisada no Lightroom
Eu instalei o Adobe Lightroom Beta 2, é desse que você está falando? Fui tentar abrir ontem, mas não consegui por um motivo que só "o meu passado me condena" pode explicar. kkkkk Vou tentar de novo.

quero reforçar que apesar da grande empatia pela fotógrafa, minhas opiniões não tem nenhuma influência. E vale citar o interessante tópico onde você deixou aquele bem elaborado questionário: http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25795.0
Não foi essa a minha intenção quando criei o questionário, mas eu peço que aqueles que costumam comentar as fotos dos colegas tivessem o carinho de respondê-lo porque ele ajuda a entender o raciocínio de quem comenta e logo contribuir para contextualizar a crítica, para entendê-la.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25795.0

Só na quarta que a linha do horizonte um pouco caida para direita me incomodou (mas sou muito chato nesse ponto mesmo..rs.
Por que você acha que eu gostei tanto da idéia do "autonivelamento do sensor" citado no link acima? kkkkk
Conto a história da foto quando for responder ao Pedro. Mas aqui lembro que aprendi a atentar para linha do horizonte com você e a não dividir céu e cidade, céu e paisagem, com o Ivan. Agora quando faço minhas fotos sempre penso nisso.



Gostei muito da quarta foto. Não sei explicar exatamente o que, mas me agrada (talvez o "clima" que ela passa).
Eu sei porque o clima lhe agrada Pedro, é a velha história do conhaque. kkkk
Deixa eu explicar: quando eu morei em Paris, eu e o Rodrigo fazíamos muitos pique-niques nas margens do Sena. É um hábito comum lá e é impressionante como ninguém te incomoda, passam e nem te olho como é típico dos franceses. Eu gostava desse distanciamento, embora nós brasileiros costumamos reclamar disso. Nesse dia, levamos vinhos e queijos. Então já viu né, o horizonte ia pender para um dos lados, com certeza, ainda bem que pendeu para a direita, pois não ia correr o risco de cair na água com a câmera. kkkk

Eu tenho tratado tanto JPEG quanto RAW pelo Lightroom. Só quando preciso fazer uma edição localizada ou algum outro efeito que tenho ido para o Photoshop. E olha que sou anos viciado neste programa rs
Eu tento mexer no Photoshop, mas até agora não me entendi com ele. Vou partir para o Lightroom. Obrigada pela dica.



Kika, muito legal.
Agora entendi porque voce gosta do Bresson.
Também notei a influência do Bresson nas fotos. Muito bem influenciada, diga-se de passagem.
 :)
Paulo e Guto:
Nessa época, eu conhecia Cartier-Bresson meio en passant. Atualmente, o estudo da composição e o interesse em aumentar minhas referências e aprofundar a pesquisa de fotógrafos renomados levou-me a começar por ele que eu admiro muito, confesso.
Fico lisongeada com a lembrança de vocês, mas ressalto que para ao menos me aproximar, de longe, muito longe, de um Cartier-Bresson eu tenho uma longa estrada a percorrer, mas vou caminhandinho sem esmorecer.
Estou fazendo aquele curso do Emilio Luisi e na primeira e segunda aulas vimos várias coisas do Cartier-Bresson, inclusive um documentário com cenas dele fotografando, sendo entrevistado, que passou na Eurochannel. E uma das primeiras coisas que notei, entre tantas outras, foi o ritmo que ele consegue transmitir não só às suas fotos como também o ritmo que ele tem quando está na rua, quando está fotografando, fiquei impressionada.
Mas, enfim, minha admiração por ele só aumenta na medida em que vou aprofundando o estudo.



:D, vergonha quem perdeu foi o guri da 1ª foto.
Devia ter feito a seguinte advertência: Contêm cenas de nudez! kkkkk

OBRIGADÍSSIMA PELOS COMENTÁRIOS, DICAS, ORIENTAÇÕES E TUDO MAIS. VOCÊS SÃO MUITOS GENTIS, UNS THENDMAN, COMO DIRIA UMA CONHECIDA QUE NÃO SABIA DIZER GENTLEMAN.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:09:28
Tbém gostei muito das fotos... e na minha opinião, o estouro das primeiras fotos passa praticamente batido pela ótima composição.

Parabéns !



Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2008, 14:11:34
Srta Kika,

O estouro é resultado da pouca habilidade que tinha na época com as funções manuais que me davam um nó na cabeça (mas isso não é nem nunca foi justificativa). Hoje parecem que elas estão mais acentadas e eu não entendo porque eu fazia disso um problema maior do que ele é.
Eu citei os estouros apenas para destacar a parte técnica que ainda era imatura na sua fotografia mesmo porque você deixou claro que na ocasião ainda não sabia pq tantos botões numa máquina fotográfica!! kkkk. Mas como disse o Guigo esta "falha" fica totalmente sem importância dentro do contexto daquele momento. Seu olhar é muito afiado Kika!

Interessante que a foto que você mais gostou, é de todas a mais atual e eu já tinha alguma familiaridade com a câmera e até usei o tripé porque era muito cedo e tinha neblina, fui para fotografar a neblina, e eu queria usar uma abertura maior. Tenho outras desse parque que eu tirei em RAW, próximo passo a ser desvendado depois do tratamento do JPGE. Mas nessa, se eu pudesse tentar uma segunda foto, eu valorizaria esse caminho do parque que faz uma curva bem bonita. Mas, enfim, não tem mais jeito, ainda assim eu gosto dela.

Outra foto dando maior importância ao caminho e sua curva seria interessante, mas essa do jeito que está ficou maravilhosa e foi a que me encantou demais pela composição, pelas cores e pelas sensações que passa. Aquela pessoa caminhando sozinha ali, as folhas ao chão, a neblina.. .vem até o cheirinho de manhã na foto...rs

Eu instalei o Adobe Lightroom Beta 2, é desse que você está falando? Fui tentar abrir ontem, mas não consegui por um motivo que só "o meu passado me condena" pode explicar. kkkkk Vou tentar de novo.
É desse que falo mesmo. Eu utilizo a versão anterior que me atende perfeitamente mas a 2 promete diversas melhorias.
Eu indico esse livro (http://www.estantevirtual.com.br/livro/14587911/Clicio_Barroso_Adobe_Photoshop_Lightroom_2__Edicao.html) do Clicio Barroso que propicia a qualquer um, mesmo que nunca tenha lidado com o LR, executar um fluxo completo de trabalho de maneira rápida e bem simples.

Por que você acha que eu gostei tanto da idéia do "autonivelamento do sensor" citado no link acima? kkkkk
Conto a história da foto quando for responder ao Pedro. Mas aqui lembro que aprendi a atentar para linha do horizonte com você e a não dividir céu e cidade, céu e paisagem, com o Ivan. Agora quando faço minhas fotos sempre penso nisso.
Que bom que pude contribuir de alguma maneira... Sabe, muitas e muitas vezes fizeram cara de "porta" para mim quando olhava uma foto e dizia: "A linha do horizonte tá um pouquinho torta". Pode para alguns ser um detalhe sem importância, mas ao negligenciarmos essa referência, acabamos por mostrar um registro equivocado do que estamos fotografando. Obviamente que isso não se aplica aos famosos enquadramentos diagonais (que eu adoro) quando bem definidos na imagem.

Nesse dia, levamos vinhos e queijos. Então já viu né, o horizonte ia pender para um dos lados, com certeza, ainda bem que pendeu para a direita, pois não ia correr o risco de cair na água com a câmera. kkkk
kkkkk.. assim nem o auto-nivelamento adianta... kkkk

Mas, enfim, minha admiração por ele só aumenta na medida em que vou aprofundando o estudo.
Eu já percebi sua admiração e interesse pelo mestre Bresson há algum tempo, lembra-se?

E essa mostra que realmente você já é uma "Bresson de saias". A fotógrafa invisível com sua cinqüetinha e nada mais. Só falta a Leica!!!! rs

Parabéns novamente!
Abs
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 14:18:25 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:13:45
Gostei das fotos! A terceira e a quarta foram as melhores!  :D :D :D

Abraço Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2009, 23:38:06
Lindas sua fotos, como uma vez te disse, gostaria de ver seu trabalho, pois não achava referências, gostei muito da última (a que você não alterou)e também das 5,6 e 7. Parabéns
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)