Visitante
Festa infantil quanto cobrar?

Autor Tópico: Festa infantil quanto cobrar?  (Lida 29891 vezes)

Offline Heber_Dm

• Membro Ativo
Re: Festa infantil quanto cobrar?
« Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2008, 23:08:04 »
Também já fiz meu primeiro trabalho, dando seqüência ao meu projeto com DSLR. Na verdade, está sendo uma retomada, pois eu já fotografei profissionalmente há muitos anos.

Fotografei uma cerimônia de 1ª Eucaristia, 34 catequizandos. Isso foi no dia 23/11 e estou vendendo fotos até hoje, tem alguns pais que ainda não viram. Consegui em média 6 fotos boas de cada um.

O preço? 3 reais por foto.
Fazendo as contas, não é que vai bater com o valor sugerido para a festinha infantil? Isso, claro, se eu vender todas.

Acho que gostaram do trabalho, pois fui "intimado" a fotografar a 1ª Eucaristia da comunidade-sede da paróquia, neste próximo fds.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde

Offline fp2008

• Freqüentador(a)
  • **
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2008, 02:19:52 »
Pessoal, sem querer ser chato, mas vamos nos valorizar gente! Oq é isso??? R$ 3,00 por foto??? Vocês tem certeza que não pagam pra trabalhar?? Desculpem a crítica, mas é por isso que o serviço de fotografia anda tão desvalorizado.

Offline reineves

• Freqüentador(a)
  • **
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2008, 02:46:26 »
Tá cobrando 3 reais hoje, imagina quando a crise apertar...ou quando precisar trocar/comprar equipamento...

Offline Heber_Dm

• Membro Ativo
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2008, 06:49:23 »
Pessoal, sem querer ser chato, mas vamos nos valorizar gente! Oq é isso??? R$ 3,00 por foto??? Vocês tem certeza que não pagam pra trabalhar?? Desculpem a crítica, mas é por isso que o serviço de fotografia anda tão desvalorizado.

Tá cobrando 3 reais hoje, imagina quando a crise apertar...ou quando precisar trocar/comprar equipamento...

Calma, gente, cada caso é um caso...

Fiz esse trabalho com prazer, pois é uma comunidade simples, a maioria das 34 crianças sequer pode ser considerada "classe média", e mesmo assim percebe-se o esforço dos pais para comprar as fotos.

Não sou católico, mas sou Cristão. Minha esposa é atuante lá e sabe as dificuldades que aquela gente enfrenta na vida. Nesse caso rolou uma "filantropia" de leve, mas se eu tivesse condições, teria feito pelo preço de custo. Mas somente neste caso. Investi 2 horas na igreja, mais umas 3 no computador, uns 50 reais nas ampliações (10 x 15), e só.

E vale lembrar o que citei: foi o meu primeiro trabalho fotográfico após muitos anos, por isso não posso me permitir maiores responsabilidades por enquanto. Quando essa hora chegar, certamente saberei valorizar o meu trabalho.

Abraços.
Heber DM - Lavras-MG

Offline breabhz

• Conhecendo
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2008, 12:04:24 »
Eu concordo..
To longe de ser PRO.. sei que meu trabalho pode nao ficar tao bom qto os de mtos aki..
portanto nao posso me valorizar tanto e pedir mto pelo trabalho..

:)
Fernando Armani

Belo Horizonte

Offline Heber_Dm

• Membro Ativo
« Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2008, 19:51:26 »
Gostaria de uma ajuda de quem puder aqui, principalmente do fp2008 e do reineves.

Situação: celebração religiosa, Crisma de 34 catequizandos, vc escolhido como fotógrafo, sem venda antecipada. Um mínimo de 3 fotos por criança, principalmente dos momentos-chave (entrada com os padrinhos, comunhão, pose ao lado do Padre). Antes ou após o evento, vc deve anotar o telefone e/ou endereço de todos. O poder aquisitivo da maioria não é alto.

Vc amplia 3 fotos de cada um (10 x 15) e faz um “contact sheet” do restante (apenas do que achar que ficou bom). Os contatos com os pais são feitos durante a semana, vc mostra as fotos, entrega as prontas e manda fazer as outras escolhidas. A entrega das fotos e o recebimento dos valores podem ser feitos após a missa de domingo (fora da Igreja, claro); se tiver alguma encomenda para ampliações maiores, vc deve entregar com as outras fotos eventualmente escolhidas. A entrega das restantes fica a combinar, podendo ser da mesma forma.

Dito isso, a “ajuda” que preciso é saber, de quem puder se expressar, o quanto cobrariam por foto, nessa situação.

Pesquisei antes de topar fazer esse serviço narrado aí em cima, e descobri que tem pelo menos uns 5 fotógrafos “especializados” nesse tipo de evento, aqui em Lavras. Na Igreja em que fotografei, inclusive, tirei o serviço de uma fotógrafa que já estava atuando por lá há uns 3 anos. Esses fotógrafos trabalham assim o ano inteiro, acompanhando o calendário de eventos de várias Igrejas.

Ainda não entreguei todas as fotos; se todas forem feitas e entregues, o lucro será de c. de 500 reais. Eu acho esse valor baixo, mas somente numa análise muito ampla. Neste caso específico, penso ser uma situação mais delicada. Eu cobrei o MESMO preço que os fotógrafos “experientes” daqui cobram, e fiquei analisando se 3 reais por foto seria um preço baixo, justo ou alto. Do ponto de vista dos pais (que vão comprar as fotos) isso é extremamente subjetivo, haverá uns que considerarão o valor baixo, outros justo, e outros acharão que é alto. Então, pratiquei a sempre recomendável empatia, e achei o valor justo...

Vale lembrar que esse serviço, feito dessa forma, difere muito do encomendado individualmente, em qualquer situação. Muitas vezes o valor será menor, mas o trabalho também. Nessa linha religiosa, há muitas opções de serviços individualizados que, inclusive, me interessam mais. Batismo, por ex. Quando contratado, entrega-se um produto bem diferente que o da outra situação, o valor é igual (ou superior) e trabalha-se menos. Porém, a responsabilidade é bem maior.

Então, aguardo opiniões, às quais ficarei muito grato.
Heber DM - Lavras-MG

Offline Heber_Dm

• Membro Ativo
« Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2008, 19:57:21 »
Só lembrando: fotografia para mim ainda é hobby.
Trabalhar profissionalmente (como já fiz há muitos anos) com ela é, por enquanto, uma pretensão. Estou ainda na "fase de estudos"...
Heber DM - Lavras-MG

Offline Davi Sato

• Moderador(a) Global
  • Colaborador(a)
    • Flickr
« Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2008, 22:27:31 »
O preço? 3 reais por foto.
Fazendo as contas, não é que vai bater com o valor sugerido para a festinha infantil? Isso, claro, se eu vender todas.

Heber,

Esse preço de R$ 3,00 por foto em 10x15 é o padrão dos fotógrafos profissionais aqui de São Gotardo. Interessante que eu sempre achei esse valor muito baixo. Agora eu estou vendo que não está muito fora em outras cidades.

Lógico que tb. tem os profissionais que fazem os pacotes fechados e tal, e aí o preço é outro.

:ponder:
Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200
São Gotardo – MG

Offline rodrigofaria

• Freqüentador(a)
  • **
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2008, 23:21:02 »
Não faço festa de aniversário e só faço quando me pagam R$600,00 , que é o valor que eu peço. Também sei que não são muitos que pagam esse preço, mas como meu foco é outro, paguem se quiserem...

O preço padrão é mesmo de uns 300 reais, no máximo.

Offline alessandro highart

• Conhecendo
  • *
  • Um oceano me aguarda....
    • http://www.highart.com.br
« Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2008, 16:44:01 »
Depende pra quem vc vende, uma festa minha sai no min por 1.000 , primeiro a chegar e ultimo a sair, fotolivro com 40 pg + DVD com 400 fotos + 100 fotos impressas na hora + slide show na net.

uma saida simples tem de ser no min 500,00 por 4 horas.

uma revista como a Fluir pagava ate o começo do ano 120 reais por uma pg impressa as outras revistas menos 100, 50 reais por pg impressa.

ai vem o principal, vc se diferenciar pela qualidade das fotos, não qualidade tecnica e sim quantos momentos felizes vc capta.

valeuu
www.highart.com.br
vendendo: 300mm 2,8 -  400mm 2,8 FD - 12-24mm 4.

Offline ELIAS

• Membro Ativo
« Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2008, 11:33:37 »
Gostaria de uma ajuda de quem puder aqui, principalmente do fp2008 e do reineves.

Situação: celebração religiosa, Crisma de 34 catequizandos, vc escolhido como fotógrafo, sem venda antecipada. Um mínimo de 3 fotos por criança, principalmente dos momentos-chave (entrada com os padrinhos, comunhão, pose ao lado do Padre). Antes ou após o evento, vc deve anotar o telefone e/ou endereço de todos. O poder aquisitivo da maioria não é alto.

Vc amplia 3 fotos de cada um (10 x 15) e faz um “contact sheet” do restante (apenas do que achar que ficou bom). Os contatos com os pais são feitos durante a semana, vc mostra as fotos, entrega as prontas e manda fazer as outras escolhidas. A entrega das fotos e o recebimento dos valores podem ser feitos após a missa de domingo (fora da Igreja, claro); se tiver alguma encomenda para ampliações maiores, vc deve entregar com as outras fotos eventualmente escolhidas. A entrega das restantes fica a combinar, podendo ser da mesma forma.

Dito isso, a “ajuda” que preciso é saber, de quem puder se expressar, o quanto cobrariam por foto, nessa situação.

Pesquisei antes de topar fazer esse serviço narrado aí em cima, e descobri que tem pelo menos uns 5 fotógrafos “especializados” nesse tipo de evento, aqui em Lavras. Na Igreja em que fotografei, inclusive, tirei o serviço de uma fotógrafa que já estava atuando por lá há uns 3 anos. Esses fotógrafos trabalham assim o ano inteiro, acompanhando o calendário de eventos de várias Igrejas.

Ainda não entreguei todas as fotos; se todas forem feitas e entregues, o lucro será de c. de 500 reais. Eu acho esse valor baixo, mas somente numa análise muito ampla. Neste caso específico, penso ser uma situação mais delicada. Eu cobrei o MESMO preço que os fotógrafos “experientes” daqui cobram, e fiquei analisando se 3 reais por foto seria um preço baixo, justo ou alto. Do ponto de vista dos pais (que vão comprar as fotos) isso é extremamente subjetivo, haverá uns que considerarão o valor baixo, outros justo, e outros acharão que é alto. Então, pratiquei a sempre recomendável empatia, e achei o valor justo...

Vale lembrar que esse serviço, feito dessa forma, difere muito do encomendado individualmente, em qualquer situação. Muitas vezes o valor será menor, mas o trabalho também. Nessa linha religiosa, há muitas opções de serviços individualizados que, inclusive, me interessam mais. Batismo, por ex. Quando contratado, entrega-se um produto bem diferente que o da outra situação, o valor é igual (ou superior) e trabalha-se menos. Porém, a responsabilidade é bem maior.

Então, aguardo opiniões, às quais ficarei muito grato.

Olá Heber,

Entendo seu dilema...

Acredito que R$3,00 por foto ser um preço baixo... mas se é o preço que o pessoal combra por aí, acaba ficando realmente complicado.

O que sempre faço, em fotos de Crisma/1ª Eucaristia, é nunca fazer 10x15. É um formato padrão que todo mundo que fotografa com sua camerazinha faz.
Uso como padrão o tamanho 15x21.. é uma foto bem maior, e fica um produto diferenciado.

E você encontrando um laboratório que trabalha com profissionais.. vai conseguir um preço bom na ampliação, que não vai ficar tão longe da 10x15.

Fica aí a dica.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com