Autor Tópico: Duvida flash ou luz continua?  (Lida 8895 vezes)

lucas_poa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Online: 07 de Fevereiro de 2009, 14:46:37
Bom sou um iniciante em fotografia, e não trabalho profissionalmente no momento somente por hobby.
Minha duvida e a seguinte, tenho uma Sony a200, e fiz algumas fotos em um casamento de um amigo.
Vi que, o flash do corpo não tinha potencia para iluminar as pessoas, pois o ambiente era meio escuro.
E se baixava a velocidade a possibilidade de tremer era maior e tbm de não poder controlar as pessoas que se movimentavam e saiam tremidas.
Ocorre que estava aproveitando a luz da câmera do rapaz que estava filmando, mas as fotos estavam ficando amareladas.
Na semana seguinte fui a uma formatura e vi que o fotografo estava tirando fotos com o flash do corpo da câmera, e um iluminador ou luz continua não sei ao certo a terminologia, e posteriormente vi as fotos da formatura e estavam boas.
Minha duvida e a seguinte, recentemente adquiri um flash externo minolta, o que melhorou consideravelmente as fotos, e gostaria de melhorar ainda mais elas, o caso e que pensei em comprar o iluminador por não ser tão caro, mas será que minhas fotos vão ficar amareladas como as do casamento ou não pq iluminador de câmera e diferente do de fotografia, ou tem que se usar algum tipo de filtro junto ou o fotografo do casamento editou todas as fotos e corrigiu o amarelado?
Ou e melhor não comprar iluminador nenhum e esperar juntar uma graninha pra poder comprar um segundo flash?

Desculpem o texto longo e que achei que ilustraria melhor a minha duvida.

ps: no casamento não fui como fotografo, fui convidado e aproveitei pra fazer alguns testes.

Grande abraço a todos
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 14:47:03 por lucas_poa »


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 16:57:26
Citar
Vi que, o flash do corpo não tinha potencia para iluminar as pessoas, pois o ambiente era meio escuro.
Os flashes PopUp são bons quebra-galhos, mas são limitados quando o ambiente é amplo! Tem até como difusar ele, mas para aplicações em pequenos e simples projetos fotográficos!

Citar
E se baixava a velocidade a possibilidade de tremer era maior e tbm de não poder controlar as pessoas que se movimentavam e saiam tremidas.
Num retrato, por exemplo, feito de perto, com uma velocidade de até 1/15, abertura f/5.6, o flash poderá congelar a cena. Mas o resultado de preenchimento não será satisfatório!

Citar
Ocorre que estava aproveitando a luz da câmera do rapaz que estava filmando, mas as fotos estavam ficando amareladas.
Talvez as regulagens de presset's, tipo e temperatura da luz, etc, possa ajudar nisso! As vezes eu uso o método de fazer a foto do branco - mesmo amarelado - e setar a opção que mostra para a câmera que aquela cor amarelada é o branco, e a câmera toma como base isso, melhorando o fator amarelado, diminuindo a necessidade de edições posteriores!

Citar
Na semana seguinte fui a uma formatura e vi que o fotografo estava tirando fotos com o flash do corpo da câmera, e um iluminador ou luz continua não sei ao certo a terminologia, e posteriormente vi as fotos da formatura e estavam boas.
Provavelmente ele usou o flash PopUp somente para dar um pequeno preenchimento, destacando as pessoas na cena! Há de ficar bom sim!

Citar
Minha duvida e a seguinte, recentemente adquiri um flash externo minolta, o que melhorou consideravelmente as fotos, e gostaria de melhorar ainda mais elas, o caso e que pensei em comprar o iluminador por não ser tão caro, mas será que minhas fotos vão ficar amareladas como as do casamento ou não pq iluminador de câmera e diferente do de fotografia, ou tem que se usar algum tipo de filtro junto ou o fotografo do casamento editou todas as fotos e corrigiu o amarelado?
Sim! Com um Flash de sapata, a tendência é melhorar muito, claro!
A fotografia - obviamente - depende diretamente da luz! Quanto mais opções você tiver, bem como a aplicação correta, melhor serão os resultados!
O fato das tuas fotos ficarem ou não amareladas, isso tem como testar e corrigir isso dentro das regulagens da sua câmera! Ex: se você está fotografando luz de tungstênio e sua câmera está setada para luz do sol! Navegue entre opções e faça os testes! Há recursos pra isso, sem dúvida, assim como alguns sensores e lentes seguem uma pequena tendência de captar cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, etc...)
Pra isso, o tipo da lâmpada de luz contínua também influencia!

Citar
Ou e melhor não comprar iluminador nenhum e esperar juntar uma graninha pra poder comprar um segundo flash?
Comprar um segundo flash, e usar os 2 com rádio, sombrinha prata + sombinha difusora, ou algo assim, é uma excelente opção por vários motivos:
1 - Você não depende mais de tomadas! Basta ter um bom set de baterias AA e pronto! Seu set de iluminação é móvel, o que te dará liberdade em aplicar luzes em diversos tipos de atuação!
2 - Os resultados serão melhores no requito preenchimento correto! Sabendo usar adequadamente os 2 flashes, você fará fotos que nem você irá acreditar! Basta usar de lógica e criatividade, e "ir a campo testar isso", pois a prática é importante!

Citar
ps: no casamento não fui como fotografo, fui convidado e aproveitei pra fazer alguns testes.
Costumo fazer isso também! E vira e mexe, a gente acaba entregando um álbum alternativo bem interessante, visões diferentes, ângulos inusitados, etc!
Quando eu faço isso, eu coloco a 50mm 1.8, e deixo o flash em casa, aproveitando somente a luz ambiente, pois os profissionais contratados com certeza não irão curtir flashs de convidados cruzando com o deles! Ao menos quando eu faço eventos, não gosto!

Abraços guri _o/
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


lucas_poa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 18:30:27
NasAlturas

Muito obrigado por responder o tópico, leio bastante coisas sobre fotografia, ate tinha alguma idéia sobre o que você me explanou nas respostas, mas sabe como e a leitura sempre deixa algumas duvidas e nada como alguém que vive o dia-dia para poder responder, valeu mesmo foi de grade ajuda.

Abraços


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 20:11:18
Talvez outras pessoas tenham outras idéias, e/ou maneiras de ajuda-lo de outras formas, talvez até melhores!
O importante é cada um explanar sobre o que sabe e já vivencou, e assim você terá várias dicas de como proceder, e isso te ajudará a gerar a sua própria forma de atuação!

Precisando, grite _o/

Abraços  :ok:
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 21:49:04
Usar rádio com a A200 é complicado e fica sem TTL...
A A200 controla flash externo(modelos compatíveis) com seu flash popup, funciona
muito bem  e mantem o TTL, vai poder trabalhar em modo A, S, P ou AUTO.

Usar luzes com temperaturas de cor diferentes é horrível, a não ser que use um gel/filtro
para equalizar as luzes.

http://www.friedmanarchives.com/flash.htm
http://www.strobist.blogspot.com


lucas_poa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 17:35:12
Pictus

Valeu pela resposta, mas me deixou uma duvida, curiosidade como o flash popup controlaria outro flash?
Por fotocelula ou algo parecido?

Abraços


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 19:03:01
Sim, a luz do flash popup da umas piscadas como uma especie de código morse
e o flash externo “lê” através de um diodo fotossensível.