Autor Tópico: A briga pelos megapixels  (Lida 3427 vezes)

Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Março de 2009, 09:08:51
To com saudade da minha D40 , 6.1 megapixel ja eram suficientes... Deem uma olhada nesse texto http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/-udio-video-fotografia/ruido-e-sensores , é incrivel como as empresas estão "socando" cada vez mais pixel nos sensores.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2009, 09:50:48
Suricate,

Vc trocou a D40 por qual? Não foi por uma compacta foi? Se foi isso o problema é q vc caiu no conto do vigalho, aliás no conto do megapixel.

Então tanto nas compactas como nas Reflex, eles tem aumentado consideravelmente os megapixels, mas de certa forma diminuindo um pouco os efeitos ruins do ruído mesmo tendo mais ruído, pois além de aumentar a quantidade de pixels, existe um movimento tecnológico em pró da melhor relação sinal/ruído.

Por exemplo compare ISO1600 da Nikon D40 (6Mp) vs Canon 50D (15Mp)....mas reduz as duas imagens pra 6Mp. A diferença é grande em favor da 50D.
Nikon D40

Canon 50D


Mas eu concordo plenamente que não precisaria ter essa corrida por MP. Se eles tivessem feito toda essa melhora nos sensores, com pouco aumento dos megapixels teríamos imagens ainda melhores com ISO ainda maiores, já seriam imagens suficientes pras nossas impressões e ainda mais simples de serem editadas guardadas, etc, etc.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2009, 10:39:45
Megapixels não são necessariamente ruins, e um aumento no número deles não quer dizer que necessariamente haverá um volume maior de ruído. Em 2001 a Kyocera lançou a Contax N Digital, que tinha um sensor full frame de 6mp, mas que só podia ser usado sem ruído em ISO 25, e em ISO 100 a imagem já se deteriorava. Hoje temos compactas como a Canon G10 que possui um sensor 6 vezes menor e com mais do dobro de megapixels, e a imagem é plenamente utilizável. Ou em comparação direta com a Contax, uma Nikon D3x ou Sony A900 com 4 vezes mais pixels e a mesma aréa de sensor conseguem resultados ótimos até ISO 3200...

Os fabricantes vão encontrando gradualmente soluções de engenharia para aliar resolução à qualidade, como a tecnologia que a Nikon tem usado, as microlentes da Canon, o Super CCD da Fuji, novos algorítimos de demosico e outras soluções diversas.

Dito isso, não vejo uma vantagem real de um sensor de 10mp frente a um de 15mp -- pelo menos não para o meu uso particular e o uso da maioria dos consumidores. A Canon conseguiu fazer esse incremento de 50% na resolução da 40D para a 50D, e a qualidade da imagem ficou exatamente igual, salvo a resolução extra (quase imperceptível). Se eles aplicassem toda a tecnologia que aplicaram e mantessem o sensor em 10 megapixels, o desempenho em outros fatores mais importantes seriam incríveis (ruído em luz baixa, latitude, etc), mas preferiram dar valor à tendência de mercado no lugar.


Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2009, 11:09:54
Eu tinha uma d40 e vendi faz alguns meses, comprei uma sony h50, mas não gostei, vendi e quero voltar pra dslr, to de olho na A300, ja conversei com o Leo Terra e com o Pictus e eles disseram que as imagens são boas.

O problema das compactas com muito pixel é que as fotos ficam meio que plastificadas, sei la, parece muito artificial, eles acabam exagerando no tratamento da imagem pra reduzir o ruído. Meu cunhado tem uma canon A610 com 5 MP que produz imagens excelentes. Eu concordo com o bucephalus, realmente a serie G da canon tem imagem muito boa, mas acho 14 Mp pra uma compacta um pouco exagerado.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2009, 11:12:40
Um exemplo interessante é a D3 e a D3x, elas utilizam mesma tecnologia de sensor, porém uma com 12Mp e outra com 24Mp. É lógico que a câmera de 24Mp vai ser mais nítida, mas pra que vc precisa de tanta nitidez se por exemplo 99% das suas impressões vc está perdendo toda essa diferença de nitidez, pra que vc precisa de arquivos tão grandes se 99% dos casos vc precisa de apenas metade desse volume de informação. É lógico que as pessoas precisam saber o quanto é importante esse 1%, mas não duvido que pra muita gente uma D700/D3 seja muito mais negócio que uma D3x.

O que vc vai usar mais os 24Mp ou um ISO3200 ou 6400 com mais qualidade? Como menos ruído, mais DR e melhor saturação.

O Leo muitas vezes comenta que o ideal é o sensor trabalhar no limite ou acima do limite da tecnologia, eu já não concordo, pois não tem jeito nessa situação o ruído vai estar muito mais visível......aquela superfície que deveria ser azul somente, está azul com pontinhos pretos...rsrs.

Valeu

« Última modificação: 31 de Março de 2009, 11:48:17 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2009, 11:19:25
Suricate,

O problema nesse caso não é a diferença entre a quantidade de pixels da D40 vs Sony H50, mesmo se elas tivessem a mesma quantidade de pixels as coisas ainda seriam muito piores para a compacta, pois os pixels da compacta seriam mais de 07 vezes menor que da reflex por conta da grande diferença no tamanho do sensor.

É muito complicado sair de reflex e ir pra compacta, é quase certo a insatisfação. Vai de A300 que vc vai obter resultados iguais ou melhores que tinha com a D40.

Boa sorte.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2009, 12:06:44
Então tanto nas compactas como nas Reflex, eles tem aumentado consideravelmente os megapixels, mas de certa forma diminuindo um pouco os efeitos ruins do ruído mesmo tendo mais ruído, pois além de aumentar a quantidade de pixels, existe um movimento tecnológico em pró da melhor relação sinal/ruído.

Por exemplo compare ISO1600 da Nikon D40 (6Mp) vs Canon 50D (15Mp)....mas reduz as duas imagens pra 6Mp. A diferença é grande em favor da 50D.

Nossa Leandro, quem te viu, quem te ve rs..... :)


Leandro o ideal é ele trabalhar no seu limite ou proporcionalmente acima. Por exemplo, é melhor ele ter 2MP a mais do que 2MP a menos do que o limite. O problema acontece quanto ele tem, por exemplo, uns 6MP a mais e a gente compara com a imagem de um com 2MP a menos, ai certamente o a menos terá melhor desempenho. Mas atualmente a grande maioria deles está no fio da navalha nas SLR.
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 12:09:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2009, 12:17:22
A propósito alguém que tenha uma senha por lá para comentar poderia me fazer um favor?
Postar naquele tópico algumas considerações? Ele usa alguns dados meus de 2004, sem a devida ressalva pode parecer que hoje as coisas são assim ainda e não são, elas evoluiram bastante neste sentido, hoje os pontos de máximo desempenho do sensor estão bem acima destes valores.
O tópico original encontra-se em:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=42.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2009, 12:23:46
Hehehe...Adoro mudar de opinião.

De uma coisa espero não mudar mais de opinião a Canon 50D é melhor que a Nikon D40...rsrs...Vou até guardar esse tópico.

Agora sobre trabalhar no limite do sensor eu ainda não consigo mudar, pois acho que trabalhar no limite prevalece muito resolução e prejudica outros pontos que acho mais importante, como ruído (se a superfície é amarela, eu não quero pontinhos pretos), saturação e ISO (ruído e DR).

Além disso existem os problemas não relacionados com a QI, como tamanho do arquivo e FPS.

Os fabricantes deveriam em algum momento parar a corrida dos pixels, quem sabe um acordo entre eles, fixando uma valor de resolução e a partir desse ponto atacar outros fatores da imagem como latitude, ISO alto e ruído.....inclusive usando essas melhorias como marketing pra um crescimento contínuo.

Ps. Vcs já viram o tamanho de uma imagem RAW da Sony A900?

Valeu
« Última modificação: 31 de Março de 2009, 15:08:30 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2009, 19:55:11
Os fabricantes nem precisariam fazer um acordo para fixar um valor de megapixels......uma forma mais justa e digna para aumento dos pixels seria estipular como objetivo manter ou melhorar a relação "qtde ruído / qtde pixel primitivo".

Por exemplo na imagem abaixo em ISO1600 da Nikon D40 vs Canon 50D sem qualquer redução (100%) as duas câmeras manter a mesma quantidade de ruído....Notem que na 50D a quantidade de ruído é maior e contraste bem menor.



Se eles colocassem isso como regra, sempre teríamos a cada lançamento uma câmera melhor que a anterior em todos os aspectos referente a qualidade da imagem, diferente de hoje que quando analisamos uma foto em 100% fica sempre a impressão que a câmera anterior era melhor.

« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 15:06:00 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2009, 20:08:47
Notem abaixo a mesma imagem da D700 em ISO1600. Eu acho que uma 50D deveria chegar nos 15Mp somente quando a Canon conseguisse entregar uma imagem vista em 100% similar ao da Nikon D40, ou qualquer câmera anterior. Será que alguém entendeu minha reclamação?

Nikon D700                                Canon 50D                                  Nikon D40



 
« Última modificação: 01 de Abril de 2009, 15:07:59 por Leandro Federsoni »