Autor Tópico: Trocar uma A230 por uma HX1  (Lida 17483 vezes)

AlexandraR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 05 de Outubro de 2009, 15:21:09
Nao conheco maquinas fotograficas, e precisaria de uma ajuda.
Comprei uma maquina A230, mas estou em duvida se troco pela HX1, alem de saber que a A230 é uma máquina semi profissional,o que as fazem diferente?
O zoom da Hx1 é muito melhor que o zoom da A230??
Isto a faz melhor??

Obrigada


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2009, 18:52:36
Não, não faça isso... uma é uma DSLR a A230 e a outra é uma Prossumer ou High-end a Hx1... A A230 é muito superior em tudo: Qualidade de imagem, construção, durabilidade!

O tal do zoom é o menos importante. Na verdade a A230 é uma câmera que tu podes trocar a objetiva e colocar uma com uma distância focal maior (que serve para fotografias com motivos mais distantes, ou seja, com uma teleobjetiva, uma destas lentes é possível trazer a imagem bem próximo... A Hx1 é limitada pelo zoom dela, a A230 vai ser limitada só pela objetiva que colocar nela... assim se o Zoom máximo da Hx1 for equivalente a 300mm, tu sempre terá uma câmera limitada a 300mm enquanto existem objetivas que servem para a Sony A230 que superam muito os 300mm.. fora a qualidade de imagem que ela te entrega no final!!

Resumindo: A Hx1 é uma camera muito versátl, mas de imagem pobre e bem limitada
A A230 não tem zoom, o zoom no caso é o da objetiva que tens nela, que pode ser trocada... ela te entrega no final uma imagem muito muito superior ao produzido pela Hx1...


AlexandraR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2009, 20:25:30
Natão muito obrigada pelo esclarecimento.
Fiquei muito feliz em saber que fiz uma boa escolha.


ulyssespires

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2009, 18:47:09
      Bom dia.
      Desculpem-me, mas dizer que a Sony HX1 tem uma imagem inferior a uma Sony A230, parece ser afirmativa de quem não conhece a máquina. Ela não tem um zoom equivalente a um analógica de 300mm e sim a uma equivalente de 28mm a 560mm e com uma qualidade de imagem inigualável, visto que possui as lentes G e processador Bionz, o mesmo usado nas máquinas profissionais da Sony e com as lentes G, acontece a mesma coisa, pois são fabricadas especialmente para as máquinas top de linha. Digo isso, porque já vi muitas imagens postadas das câmeras profissionais top de linha, tanto da Sony, quanto de outras marcas e a HX-1 não fica nem um pouco atrás. No quesito de fotos por segundo, ela ganha disparado da maioria das profissionais, tirando até 10fps. Já vi especificações da várias marcas e não vi até agora performance igual. Já fotografei até casamento, sem compromisso, de uma colega e, pelo que vi dos outros fotógrafos no evento com máquinas mais "poderosas", ela não perdeu nem um pouco. Talvez na rapidez de gravação das imagens pelo que pude notar, mas basta fazer o que muita gente não sabe, configurá-la para simplesmente não exibir a imagem da foto tirada após o disparo do obturador e com isso, ela fica muito mais ágil, levando bem menos de 1s entre uma foto e outra. O que importa mesmo em fotografia, não é tanto o número de fotos que se tira de um assunto e sim a foto em si. O que interessa é captar o momento exato de se tirar aquela foto. Isso já afirmava Cartier Bresson, que fazia suas fotografias com uma Leica muito simples, de bolso, mas que lhe renderam fotos históricas e inigualáveis até hoje. Portanto, a melhor máquina do mundo é o nosso cérebro e a melhor lente, os nossos olhos. Milhões de fotografias ridículas e sem nenhum significado são tiradas a todo instante em  todos os lugares do mundo, só porque as pessoas não costumam pensar antes de fazê-las. E por falar na HX-1, ela ainda pode ser "turbinada" com o acréscimo de um anel adaptador e uma lente conversora de 1,7x, dando maior alcance ao já tão poderoso zoom, passando a mais ou menos 30x óticos. Grava vídeos em alta resolução com qualidade de imagem e som estéreo excelentes, em "full HD" e muito mais. Eu também estive em dúvida entre ela e um Sony A310, mas acabei optando, dentre outros motivos, por ela, visto que economizaria uns R$1000,00 aproximadamente com a compra de uma lente a mais. Deculpem-me pelas palavras, mas não pude me furtar a comentar as características da HX-1 pois a estou usando até agora e já me rendeu excelantes fotografias até o momento; não deixam nada a desejar às outras DSLR. Um abraço e obrigado.


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2009, 19:26:21
Ai colocar a Leica no meio da comparação é algo que não vem ao caso.
Não entrarei nesse merito.

Mas você comprou sua HX-1 para continuar tirando fotos dos casamentos dos seus amigos sem compromissos? Para tirar fotos da familia, ou se profissionalizar?

Para toda camera há um mercado :D
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2009, 20:01:24
Agora fiquei curioso, posta as fotos do casamento que vc fez com a Hx1, e que não perdeu nem um pouco perto das mais poderosas.


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2009, 01:57:37
O Natão já disse tudo...

Não que a HX1 não seja boa.

Apenas que a qualidade de imagem de uma A230, principalmente em situações críticas de luz (ou seja, quando necessitar utilizar um ISO mais alto ou necessitar de velocidade no AF), é absurdamente melhor. Afinal, o sensor dela é bem maior, o conjunto é melhor, etc.
E na A230 você pode trocar a lente, para se adequar mais ao seu gosto: esses dias eu estava me divertindo com o brinquedo novo, uma Tamron 10-24mm(ultra grande angular.). Você não consegue esse range em câmeras do tipo da HX1. Claro, o gasto é bem maior também!

Para fotos com boa iluminação, sem compromisso, visualização na internet, impressões em tamanhos pequenos, talvez não se note diferença. Ai a HX1 leva vantagem pela flexibilidade da lente, peso, tamanho, preço, etc.

O seu uso é que vai definir qual equipamento é melhor pra você.

Já tive uma Fuji S9100, que era de uma categoria um pouco superior à HX1, pois tinha lente com zoom manual, sapata para flash... enfim, era muito versátil, porém a qualidade da imagem deixava a desejar em situações de pouca luz. Mas como eu disse, para pequenas impressões, e para uso amador, era muito boa e gostosa de usar!

Abraços.
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2009, 02:04:23
Agora fiquei curioso, posta as fotos do casamento que vc fez com a Hx1, e que não perdeu nem um pouco perto das mais poderosas.


Somos 2... :ponder:

Isso depende muito do padrão de cada um também... Tem gente que não liga para ruído, latitude, essas coisas...  :ponder: :assobi:

Ou às vezes as fotos foram feitas em um sitio bem iluminado, durante o dia... Nesse caso talvez a diferença não fique muito grande...

Já fiz fotos de casamento com a Fuji S9100 em um sitio. Nesse caso eu gostei e os noivos gostaram. Afinal, boa luz!
Também já fiz fotos em uma igreja, e os noivos gostaram também (não analisavam ruído, apenas olhavam as fotos e achavam bonitas). Já eu, achei que ficaram bom muito ruído (ISO400) e parecia que a câmera demorava uma eternidade pra focar!!! ahahahaha
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


MárcioGarcia

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • João 3:16
    • http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2009, 12:21:26
Somos 2... :ponder:

Isso depende muito do padrão de cada um também... Tem gente que não liga para ruído, latitude, essas coisas...  :ponder: :assobi:

Ou às vezes as fotos foram feitas em um sitio bem iluminado, durante o dia... Nesse caso talvez a diferença não fique muito grande...

Já fiz fotos de casamento com a Fuji S9100 em um sitio. Nesse caso eu gostei e os noivos gostaram. Afinal, boa luz!
Também já fiz fotos em uma igreja, e os noivos gostaram também (não analisavam ruído, apenas olhavam as fotos e achavam bonitas). Já eu, achei que ficaram bom muito ruído (ISO400) e parecia que a câmera demorava uma eternidade pra focar!!! ahahahaha




E o mais importante (esqueci de escrever isso no outro post): às vezes o fotografo com o a câmera mais “poderosa” era um simples “apertador de botão.”

E ai mesmo quem tem uma câmera simples, porem que sabe utilizá-la bem, tem um bom enquadramento, tem técnica, pega bem o momento, pode conseguir fotos melhores, claro!

Isso depende de muitas variáveis, não apenas da câmera em si (claro que a câmera ajuda, mas não é tudo, o mais importante é quem aperta o botão)... 
São Paulo - SP
Sony RX100M3
Samsung TL500/EX1
Sony A6000 / SEL1855 / Minolta MD 50mm 1.4 / Minolta MC 135mm 2.8 / Minolta 200mm 3.5 / ZEISS 16-70 4.0
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/45060921@N02/


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2009, 12:41:21
A questão da versatilidade das super-zoom é discutível.
Quando falam que as super-zoom são mais versáteis, acho que é específico do ato de fotografar e do assunto, apenas. Também é mais versátil para aqueles que não se dedicam a fotografia, e apenas registram momentos. Mas pensando em fotografia como um todo, as DSLR é que são versáteis, pois você pode especificar qual o objetivo da fotografia utilizando-se de uma gama enorme de lentes, ampliando as possibilidades.


spegiorin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
  • Maringá - PR
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2009, 22:23:52
Existem máquinas para todos os gostos. A HX1 tem uma construção interessante, mas fica limitada pelo que ela oferece. Com uma DSLR, sua capacidade criativa aumentaria exponencialmente, principalmente pelo fato de poder "tunar" a mesma. Tudo depende de suas preferências. Eu nunca faria a troca que vc está propondo, mas... tem gosto para tudo.
"O que seria da remela se todos desejassem somente os olhos" kkk...
Sony Alpha 350 + HVL-42 + HVL-56 + HVL-58
MINOLTA: 50mm f/1.4 + 28mm f/2.8 + 35-70mm f/4 + 70-210mm f/4
TAMRON: 17-50mm f/2.8


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2009, 22:40:43
      Bom dia.
      Desculpem-me, mas dizer que a Sony HX1 tem uma imagem inferior a uma Sony A230, parece ser afirmativa de quem não conhece a máquina. Ela não tem um zoom equivalente a um analógica de 300mm e sim a uma equivalente de 28mm a 560mm e com uma qualidade de imagem inigualável, visto que possui as lentes G e processador Bionz, o mesmo usado nas máquinas profissionais da Sony e com as lentes G, acontece a mesma coisa, pois são fabricadas especialmente para as máquinas top de linha. Digo isso, porque já vi muitas imagens postadas das câmeras profissionais top de linha, tanto da Sony, quanto de outras marcas e a HX-1 não fica nem um pouco atrás. No quesito de fotos por segundo, ela ganha disparado da maioria das profissionais, tirando até 10fps. Já vi especificações da várias marcas e não vi até agora performance igual. Já fotografei até casamento, sem compromisso, de uma colega e, pelo que vi dos outros fotógrafos no evento com máquinas mais "poderosas", ela não perdeu nem um pouco. Talvez na rapidez de gravação das imagens pelo que pude notar, mas basta fazer o que muita gente não sabe, configurá-la para simplesmente não exibir a imagem da foto tirada após o disparo do obturador e com isso, ela fica muito mais ágil, levando bem menos de 1s entre uma foto e outra. O que importa mesmo em fotografia, não é tanto o número de fotos que se tira de um assunto e sim a foto em si. O que interessa é captar o momento exato de se tirar aquela foto. Isso já afirmava Cartier Bresson, que fazia suas fotografias com uma Leica muito simples, de bolso, mas que lhe renderam fotos históricas e inigualáveis até hoje. Portanto, a melhor máquina do mundo é o nosso cérebro e a melhor lente, os nossos olhos. Milhões de fotografias ridículas e sem nenhum significado são tiradas a todo instante em  todos os lugares do mundo, só porque as pessoas não costumam pensar antes de fazê-las. E por falar na HX-1, ela ainda pode ser "turbinada" com o acréscimo de um anel adaptador e uma lente conversora de 1,7x, dando maior alcance ao já tão poderoso zoom, passando a mais ou menos 30x óticos. Grava vídeos em alta resolução com qualidade de imagem e som estéreo excelentes, em "full HD" e muito mais. Eu também estive em dúvida entre ela e um Sony A310, mas acabei optando, dentre outros motivos, por ela, visto que economizaria uns R$1000,00 aproximadamente com a compra de uma lente a mais. Deculpem-me pelas palavras, mas não pude me furtar a comentar as características da HX-1 pois a estou usando até agora e já me rendeu excelantes fotografias até o momento; não deixam nada a desejar às outras DSLR. Um abraço e obrigado.

Legal, só acho que tu nunca utilizaste uma DSLR de verdade... só isso...
Até porque eu não conheço nenhuma sony A310 no máximo uma canon powershot... e se uma fotografia demora um pouco menos de um segundo como ela consegue fazer milagrem em 10fps??? É uma Canon 1D ou uma Nikon D3s???

uau... acho que estamos falando de câmeras diferentes, não???
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2009, 22:46:48 por Natão »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2009, 00:54:40
Natão, a HX1 não tem espelho e com um CMOS é mais fácil tirar 10fps, assim como a Casio Exilim Pro EX-F1 tirava até 60fps e filmava em até 1200fps.

Mas ele falou bonito, melhor do que vendedor da Sony rs
Só que infelizmente é bem fora da realidade. A A230 é BEM mais câmera, principalmente em termos de qualidade de imagem.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2009, 13:24:56
ACHO que qualquer Alpha (até a malfalada A100) deve ser melhor que a HX1 em situações de pouca luz (tipo ISO 800 a 1600). As mais modernas com certeza.

Além disso o sistema de AF das reflex são melhores.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2009, 14:41:56
E não é só o sistema de AF, uma lente com 15x ou 20x de zoom pode ser Zeiss, Minolta, o que for, nunca terá a qualidade de uma lente prime ou uma zoom moderado.
E nunca esquecendo que as Sony não reflex (pelo menos até onde eu sei) não tem sapata para flash externo. E foto de evento com flash pop-up é aquilo....
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2009, 14:44:34 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460