Autor Tópico: Gastando alguns 4x5"  (Lida 6418 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 27 de Outubro de 2009, 06:15:58
Levar a Ômega View pra passear requer paciência. Acabei de revelar um Ilford 4x5" de um passeio com o amigo Alexandre e outras, em BH e nas Gerais:



Aqui está ela com mais detalhes:



Finalmente com o Ilford FP4 Plus 125. Ainda aprendendo, pois dava pra ter corrigido a desfocada lateral direita, ao fundo:



Gostei muitissimo desse filme, no negativo dá pra ver detalhes incriveis que se perdem no escaneamento. Principalmente com um negativo desse tamanho.



O que desanima é o trabalho que dá brincar com uma View na rua. Meia hora para uma foto (isso depois de uns 15 minutos montando a câmera). Mas os resultados são bastante interessantes, pena que como disse, escaneados assim perdem metade da graça. Estou à procura de uma Field, se alguém souber de uma...



Mas as correções de perspectiva são uma diversão.









« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 07:04:42 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2009, 09:06:31
Ter tão somente paixão pela fotografia não basta. É preciso competência para manipular o equipamento, e não menos importante, ter absoluto conhecimento e domínio da teoria fotográfica naquilo que diz respeito a sua literatura técnica.

Grande Formato, na minha humilde opinião, é um capítulo à parte na história da fotografia. Pode ser discutido por um número muito grande de pessoas, mas explorado na prática por poucas.

Elmo, a manifestação da admiração que tenho por sua fotografia é sempre pública. E o faço por acreditar que outras pessoas pensam do mesmo modo.

Quando você diz "... Ainda aprendendo, pois dava pra ter corrigido..." é óbvio que a gente precisa a todo momento ter esse senso de autocrítica, mas sugiro que você seja menos severo consigo mesmo. A foto tá linda!
« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 09:07:24 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2009, 15:28:44
Oi, Braga. Valeu, amigo!

Mas na verdade, não é questão de autocrítica, mas de saber mesmo que eu necessito ter muito mais paciência do que tenho pra brincar com Grande Formato. Pois chega um momento, em que eu chuto o balde com "tá bom assim!".

Foi o "tá bom assim!" que me fez deixar o desfoque.

Outra coisa, Grande Formato é fotografia pra se fazer sozinho, sem pressa e com ninguém conversando conosco.

E é por isso que estou atrás de uma Field. Mais versátil.

De qualquer forma, valeu pelo incentivo, Braga! 8-)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2009, 15:46:13
Elmo, muito legal esta experiência, as fotos estão ótimas. Acho que não teria paciência para tanto, mas admiro quem tem.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


FlavioYamamoto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2009, 16:02:41
Grande formato é um sonho!
Mas como vc disse, é fotografia solitária. Eu, com as medio formato, já sou criticado pela demora no processo. Fotometra, ajusta abertura e velocidade, foca, reenquadra e enfim, click. Minha esposa fica doida!!!
Continue que tá ótimo.
Abraço.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2009, 18:10:49
Elmo, lindas fotos, adorei os 2 retratos. Uma coisa legal na GF é poder brincar com o foco. Você já viu as fotos do Claudio Edinger? Ele usa a GF como uma Tilt Shift, fica muito interessante.
Abraço!
"Film is not dead, it just smells funny."



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2009, 04:52:21
Oi, Alberto. Vi sim, inclusive a matéria dele na Fotografe Melhor e confesso não gostar não. Mas de qualquer forma é aproveitar um recurso da GF.  :ok:


joaorangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 12:01:04
Olá, Elmo. Acabo de ler seu tópico sobre a Omega View. No Centro Laboratorial de Fotografia do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté/SP (UNITAU), onde leciono Fotografia e Fotojornalismo, temos o mesmo modelo. Há tempos que ninguém a utiliza. No entanto, estou pretendendo usá-la para fotografar foliões no carnaval de São Luiz do Paraitinga, montando um fundo de tecido e aproveitando a luz ambiente. Gostaria de saber onde você está comprando os filmes da Ilford. Encomendei na BH, mas se houver algum fornecedor por aqui seria melhor,não é? Conto com sua ajuda e me coloco à disposição para alguma necessidade sua também.
Abraços.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 13:02:29
joaorangel, aconselho mandar uma MP para o Elmo e tentar o contato com ele por e-mail, já que ele deixou de frequentar o fórum há uns meses atrás.

O Elmo é um excelente camarada e tenho certeza que se sensibilizará com sua iniciativa e ajudará da melhor maneira possível. Boa sorte e abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 15:08:22
No eBay já comprei de dois caras que sempre se mostram muito sérios e competentes:

Hunts Photo e Video: http://photography.shop.ebay.com/Film-/4201/i.html?_catref=1&_fln=1&_ssn=huntsphotoandvideo.com&_trksid=p3286.c0.m282

JoshuaCohen: http://shop.ebay.com/joshuacohen/m.html?_trksid=p4340.l2562

Deles eu já comprei Kodak Tmax e Kodak TXP 320.

Se você curte o Acros (que na minha opinião é o melhor P&B ISO 100 de todos os tempos, não tem falha de reciprocidade até 4 minutos de exposição) uma boa opção é a Japan Exposures.com. Aceitam, inclusive, pagamento por PayPal: http://www.japanexposures.com/shop/

Mas, ATENÇÃO, é preciso considerar que acima de 50 dolares americanos (produto+frete) a compra pode ser tributada. Eu já vivi as duas situações. Uma de $80 dolares chegou em casa na boa, sem tributo. Outra, de $65 dolares, eu tive de pagar 60% de imposto.

Hoje mesmo chegou uma caixinha de Acros 4x5, sem tributo. Caixa com 20 chapas, saiu por US$ 44.34 + US$ 7.36 de frete.
-22.352971,-48.775582


joaorangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 17:34:41
Muito obrigado. Valeu, mesmo. Acabei achando o Ilford
FP4 Plus 4x5" 25 Sheets Black & White Negative (Print) Film (ISO-125) na B&H (US$ 24,95). Na próxima compra, vou usar a sua indicação.
Abraços.


erikamartinz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 213
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2011, 20:26:04
o meu sonho é ter uma dessas.. ainda chego lá =)
"Conhecer o caminho não é o mesmo que o percorrer!"


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 18 de Março de 2011, 20:44:19
Aê Pedro, olha o balanço dessa ÔmegaView. Agora pense nisso pra todos os lados!!! Incrível, né?!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova