Autor Tópico: Kodak Ultramax 400 puxado pra 1600 - México  (Lida 3736 vezes)

hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Online: 08 de Janeiro de 2010, 00:08:23
Estive em Mérida, no México, em novembro. Num passeio à noite com minha OM-10, fui assistir um evento de dança típica.
Tinha acabado de terminar um filme e, na hora de trocar, confundi um Tri-X com um Ultramax 400 (estava meio escuro onde estava sentado, e os cartuchos dos dois filmes são amarelos  :aua:). Eu ia puxar o Tri-X pra 1600 pra poder conseguir fotografar com a pouca luz que tinha. Resultado: Acabei puxando o Ultramax e só percebi quando o filme terminou ("Uai? 24 fotos? Mas o Tri-X não é 36? Puuuutz!  :aua:"). Eis o resultado:

1


2


3


4


5


6


7


8


9


Eu tive que dar uma abaixada no vermelho e no amarelo depois de digitalizar. No final eu até gostei do resultado em cores mesmo :)
As fotos na rua foram feitas com uma Zuiko 50mm f/1.4 e as da dança foram com uma Makinon 135mm f/2.8.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 00:15:50 por hussin »
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2010, 02:11:53
Gostei muito da granulação suave do filme. E esse aspecto retrô de filme, como já mencionei num outro tópico, me agrada em demasaia.

Aliás, toda essa sequencia de temas potencializou ainda mais o semblante retrô.

Interessante também ver como esse filme captou fortemente as altas luzes nas fotografias de rua.

Na 1, por ex., a sequência de luzes dos postes vai forte até o fim do ponto-de-fuga.

Destaques para a 4,5 e 9.

Aliás, acho que as bailarinas da 5 dariam um ótimo retrato em close   ( a da direita, principalmente).

Por acaso chegou a fazer?

« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 02:12:59 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2010, 08:06:21
As fotos ficaram bem interessantes, acho que voce ganhou em usar um filme colorido, dá para converter em PB e  ainda aproveitar o colorido.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2010, 15:08:23
Acho que as cores acabaram combinando com o tema, e apesar da surpresa, acho que as fotos acabaram ficando bem interessantes.

jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2010, 16:59:59
Belas imagens, ótima granulação...isso é filme! Parabéns!


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2010, 17:29:40
Gostei muito da granulação suave do filme. E esse aspecto retrô de filme, como já mencionei num outro tópico, me agrada em demasaia.
Na digitalização eu obtive um ruído de cor mais forte, junto com um pouco de ruído normal (falta de jeito com o scanner, mas agora eu acho que tô pegando a manha). Então dei uma reduzida, o que suavizou a imagem e deixou um pouco mais do grão do filme mesmo aparecer. Eu também gosto bastante do grão do jeito que está nessas fotos =]

Aliás, acho que as bailarinas da 5 dariam um ótimo retrato em close   ( a da direita, principalmente).

Por acaso chegou a fazer?
Queria muito ter feito, mas não dava. Eu só estava com a 50mm e a 135mm e não dava pra sair de onde estava pra fotografar mais perto.

As fotos ficaram bem interessantes, acho que voce ganhou em usar um filme colorido, dá para converter em PB e  ainda aproveitar o colorido.
Sim, isso que pensei na hora. "Ah, se der m*rda nas cores eu trato em PB. Pelo menos salvo a foto."

Acho que as cores acabaram combinando com o tema, e apesar da surpresa, acho que as fotos acabaram ficando bem interessantes.

jack
E eu me surpreendi mesmo. O resultado foi bem melhor do que estava prevendo. Já estava me contentando em passar pra PB.

Belas imagens, ótima granulação...isso é filme! Parabéns!
Valeu, Naiberg!
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


JoséBonilla

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.015
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2010, 20:26:23
boas as composiçoes e as cores...sei como eh dificil fazer fotos a noite. Parabens
Jose Mauricio Bonilla- D610 24-85/ 15mm 2.8/ 50mm 1.4