Autor Tópico: Uma dúvida sobre "a tal ética..."  (Lida 8247 vezes)

pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Online: 25 de Janeiro de 2010, 12:39:52
Olá a todos...
Então, a irmã de um amigo meu vai se formar (facul de adm...) e ela me chamou para eu tirar as fotos para ela (apenas dela e não da formatura), entretanto, irei como "primo dela que tem uma DSLR", pois ela prefere pagar pra mim (do que pagar um albúm de formatura) pois ela curte mexer no PS e quer que eu entregue as fotos sem edição para ela mesma fazer...

Aí entra a questão da "ética", pois, estou com um pouco de receio de estar faltando com educação e respeito aos profissionais (fotógrafos que vão estar lá trabalhando). Mas, como disse, vou me focar apenas nela, como se realmente fosse um primo ou parente que tem uma câmera um pouco mais além do que uma compacta que "todas as famílias" provavelmente levarão...

Então, nessa dúvida, gostaria de saber algumas opiniões para me ajudar, se alguém já passou por isso, qual a melhor maneira de eu me portar lá na festa, etc etc...

Abs!


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2010, 12:49:07
Acho que sua prima tem todo o direito de querer alguém de confiança para tirar as fotos dela e esses caras da formatura não podem te impedir, coisa que provavelmente vai acontecer. Festa de formatura é comum a "proibição" de tirar fotos por meios próprios para obrigar o aluno a comprar as fotos feitas pela empresa.

Odeio essas "empresas" especializadas em formaturas, se ao menos a qualidade do álbum e das fotos fosse boa, mas não é o que acontece, no geral essas empresas oferecem um serviço porco.

A falta de ética será deles, vc tem todo o direito de tirar as fotos de sua prima.

[ ]s

Formel


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:06:14
Lembre-se que se o evento for em recinto fechado, com o aluguel pago pela empresa que promove e executa o evento, eles tem todo o direito (com embasamento legal) de proibir a entrada de filmadoras e cameras.

Esse assunto sempre vem a tona em varios foruns e listas, e sempre é dificil se chegar a um consenso. Se a ética não é respeitada, e lei deve ser. Tambem sou fotógrafo profissional, e trabalhei para muitas empresas de formatura, mas quando vou a uma formatura como convidado, prefiro não me indispor com os colegas que estão trabalhando nela, por isso deixo o equipamento em casa descansando.

Mas temos que levar em conta que o que vale é a maneira peculiar de pensar de cada um.
Eu sou contra a entrada de qualquer tipo de camera ou fimadora.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:17:23
Se a entrada de convidados com câmeras for permitida não vejo falta de ética alguma.
Você fotografará sua prima, imagino que os amigos dela, alguns momentos do evento, etc. Se você não atrapalhar o trabalho dos profissionais contratos pelo evento nem vender seu trabalho para outros formandos eu considero que "tudo bem".

Abraço.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:27:26
Lembre-se que se o evento for em recinto fechado, com o aluguel pago pela empresa que promove e executa o evento, eles tem todo o direito (com embasamento legal) de proibir a entrada de filmadoras e cameras.

Esse assunto sempre vem a tona em varios foruns e listas, e sempre é dificil se chegar a um consenso. Se a ética não é respeitada, e lei deve ser. Tambem sou fotógrafo profissional, e trabalhei para muitas empresas de formatura, mas quando vou a uma formatura como convidado, prefiro não me indispor com os colegas que estão trabalhando nela, por isso deixo o equipamento em casa descansando.

Mas temos que levar em conta que o que vale é a maneira peculiar de pensar de cada um.
Eu sou contra a entrada de qualquer tipo de camera ou fimadora.

Tem que se lembrar, no caso, que a formatura é paga pelos formandos. Neste caso a organizadora do evento vai rezar conforme a cartilha do contratante e não pode fazer vendas casadas.
Uma coisa é a empresa de formatura financiar a festa, ou subsidiar a festa de alguma forma, neste caso podem fazer exigências do tipo, pois haveria um montivo contratual, onde a empresa de formatura se proporia a entrar com X reais pela exclusividade e coisas do tipo. O que não ocorre, a empresa não financia parte da festa, pelo contrário, obtém lucro dos dois lados, dos formandos e dos fotógrafos, que pagam para fotografar a formatura.
Caso não haja este subsídio (a empresa de formatura ou de fotografia ajude a pagar pelo evento) o código de defesa do consumidor é claro. Não pode ser imposto nenhum tipo de venda casada e este tipo de subterfúgio (usado pelas empresas de formatura) seria ilegal, mesmo que previsto em contrato, pois nenhum contrato pode estar acima da lei. O formando compra a formatura e se alguém for liberado a fotografar lá dentro os formandos também poderão fazê-lo. Caso contrário você está usando de um subterfúgio para fazer venda casada da formatura e dos albuns de foto. Tanto algo ilegal como anti-ético.
Os fotógrafos de formatura deveriam se preocupar mais em fazer belas fotos do que em fazer picuinhas imorais com quem leva câmeras. A maioria dos que deixam de comprar as fotos é porque estas ficaram horríveis e caras e não por terem feito suas próprias imagens. Quando me formei me lembro muito bem da falta de competência da empresa de fotografia. Eu estava doido para ver meu album, mesmo porque só havia levado uma câmera de bolso e um celular para a festa (não queria ter que ficar tomando conta de equipamento, queria curtir). O primeiro problema foi que só apareceram para vender as fotos 1 ano e meio depois (quando a empolgação com a formatura já tinha passado) e o cara que veio vender era completamente despreparado, fazia ameças, do tipo, a foto será apagada no final do mês e tudo mais. Segundo que as fotos que trouxeram beiravam ao ridículo. Haviam várias fotos do mesmo nível das que o meu pai (um amadorzão) havia feito com o celular e nenhuma ultrapassava as fotos que eu e minha irmão haviamos feito com a compacta. O preço destas porcarias era de R$ 50,00 por foto + o album. Ou seja, completamente ridículo, um serviço de quinta linha, caro e mal vendido. Se fotógrafo de formatura quer vender foto, a primeira coisa que tem que aprender é fotografar e vender bem o trabalho e não ficar tentando trabalhar embasado em um monopólio para compensar a falta de competência.
Eu não tenho dúvida que esta "proteção" é o que faz o mercado de fotografia de formatura ser o lixo que é, composto quase que integralmente por fotógrafos medíocres e mal preparados. Se este mercado fosse competitivo, certamente teríamos fotos de formatura bem mais bonitas e interessantes, seria quase como uma seleção natural, os piores seriam simplesmente jogados para escanteio e teriam que praticar preços baixos. Como acontece na fotografia de casamento, onde você encontra fotógrafos para todos os gostos e bolsos, desde excelentes fotógrafos, que cobram alto pelo seu trabalho, até fotógrafos mais populares, que fazem o feijão com arroz por um preço satisfatório.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 14:44:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:28:54
Sim com certeza se o local é particular e pago pela empresa. Quando por exemplo tem uma premiação de uma empresa, neste caso é direito deles não permitirem outras câmeras, afinal eles estão pagando a conta. Já em uma formatura quem paga tudo são os formandos e se um formando quer tirar suas próprias fotos é direito dele, também garantido por lei. Se eu sou o formando e quero que alguém tire a minha foto na festa que eu paguei, quem vai proibir isso baseado em lei? Muito pelo contrário a lei, neste caso, me defende.

Seria o mesmo que querer proibir que os convidados de um casamento levem suas câmeras, neste caso só quem pode fazer isso são os noivos, não o fotógrafo ou empresa de fotografia.

O que se faz nestas festas de formatura é uma grande sem vergonhice e não tem lei que sustente a falta de respeito da maioria esmagadora dessas empresas, que são verdadeiras máfias. Tanto que tem formando que entra na justiça antes da festa para garantir o seu direito de fotografar a si mesmo! Um absurdo bem típico dessa terrinha brasilis.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:48:37
Os fotógrafos de formatura deveriam se preocupar mais em fazer belas fotos do que em fazer picuinhas imorais com quem leva câmeras.

Muito bem colocado.


Em outra nota, eu acho que Deus sabe exatamente quem misturar com quem... Eu ja ouvi cada estoria maluca, de fotografos "professionais" entrarem na frente de convidados para evitar fotos.. Se isso acontece comigo eh bem capaz de eu pegar um cara desses e empurrar contra a parede...




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2010, 14:57:31
Muito bem colocado.


Em outra nota, eu acho que Deus sabe exatamente quem misturar com quem... Eu ja ouvi cada estoria maluca, de fotografos "professionais" entrarem na frente de convidados para evitar fotos.. Se isso acontece comigo eh bem capaz de eu pegar um cara desses e empurrar contra a parede...



Isso aconteceu comigo no casamento de um amigo. Eu fiquei puto da vida, o cara colocou o assistente dele para me atrapalhar em todas as fotos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2010, 16:57:36
Aconteceu comigo recentemente.

Fui a formatura de um amigo, e a certa hora, tirei a K10d para tirar umas fotos d mesa. o pessoal que estava na mesa. Apenas a mesa desse amigo. A dona do cerimonial, que eu conheço e que vez ou outra me pede para fazer uns bicos, me pediu para ser discreto já que havia cláusula de exclusividade no contrato. Eramos umas 20 pessoas na mesa. Fiz umas 12 fotos do formando com o pessoal da mesa e guardei a camera.

Quase todo mundo estava com saboneteira, e acho que isso estava liberado. Mas, realmente tirar uma DSLR + flash chama um pouco a atenção. Já que eu estava lá pra curtir a festa, guardei a camera e tudo bem!

Mas, vi o pessoal trabalhando com D300 + flash e um flash desacoplado da cam com difusor. Acho que deve ficar bem legal um esquema de iluminação desses.

 :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2010, 17:11:02
A dona do cerimonial, que eu conheço e que vez ou outra me pede para fazer uns bicos, me pediu para ser discreto já que havia cláusula de exclusividade no contrato.

Ponto interessante Davi,

Olha, eu ja fiz cobertura por 2 anos do "Miss Brasil USA" e a forma que contornamos esse problema de convidados com cameras eh bem simples: a equipe oficial de video e fotografia, tinha um craxa (escrevi certo?) e podia ficar na regiao designada. Qualquer convidado podia levar o que quiser de camera (isso de julgar pelo tamanhoda  camera como acontece por ai, eh pura ignorancia) POREM nao podiam ficam na area designada e nem na frente dos outros convidados. Bem simples.


O que nao pode eh entrar na frente propositalmente ou proibir camera devido ao tamanho... isso eh ignorancia.

Parte da culpa vem exatamente desses contratos que as pessoas promovendo o evento assinam. Parece coisa de mafia isso ai...
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 17:11:32 por BBear »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2010, 17:14:33
Isso aconteceu comigo no casamento de um amigo. Eu fiquei puto da vida, o cara colocou o assistente dele para me atrapalhar em todas as fotos.

No casamento do teu amigo?!?!

Nao faz sentido!! Nao estou conseguindo entender o motivo da fotografo, ja com contrato assinado e cobrindo o evento, de se importar se algum convidado esta tirando fotos.

Dah para explicar o por que disso?

Eu trabalho com casamento, e a unica exigencia em relacao a isso, eh avisar ao casal que eu nao quero ninguem me atrapalhando e que eu vou ter liberdade de perdir que outros fotografos saem do meu caminho. O que eh bem diferente de dizer que eu vou fazer questao de atrapalhar outros fotografos... alias... nem tempo para me preocupar com convidados eu tenho...

Hosnestamente nao entendi o exemplo que vc deu leo...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2010, 18:59:51
Se for com relação à questão do casamento eu fui ao casamento de um amigo, que já havia contratado o fotógrafo (não sei como foi feito o contrato) ele me pediu que eu levasse a minha câmera e fizesse algumas fotos também, principalmente de igreja. Bom levei uma S3, tirei da bolsa e comecei a clicar. O cara me olhou muito feio e mandou o assistente dele colar em mim. Qualquer posição que eu fosse o cara ia atrás, se colocava na frente e fazia a foto primeiro. Nem preciso dizer que perdi várias fotos assim. E era claro que ele estava indo atrás, porque eu estava fotografando de ângulos muito pouco convencionais para casamanentos.
Também não entendi, pode ser medo de as fotos ficarem piores, sei lá. Não faço casamentos, só trabalho com moda e glamour, para mim as picuinhas que fazem sentido são brigas por posição no pit e coisas do tipo rs.

BBear fiquei curioso com uma de suas lentes. Se tiver como me mandar uns demos da 10-17 em alta por pvt eu ficaria bem grato. :)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 19:01:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2010, 19:52:57
Leo,

Vc esta querendo dizer que o fotografo, ja com contrato feito, ficou com medo das tuas fotos ficarem melhores que a dele, e pos em risco a propria credibilidade dele e mandou o assistente perseguir um convidado amigo do casal?

Isso eh caso de hospicio! Esse cara eh doido!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Santa ignorancia... olha soh a atitude do cara! Ao inves de fazer amizade com os convidados e deixar uns cartoes, o cara faz exatamente o oposto!! ha ha ha


Sobre a 10-17mm eu tenho algumas fotos nesses albuns aqui:

1 ou 2 fotos aqui:
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157622788174231/


um bocado aqui, logo depois das fotos das lentes, eh facil de vc ver o fisheye:
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157608817292480/


E algumas aqui tb, quase no fim do album:
http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157617188965306/


Se vc ainda quiser uma foto em full-res eh so me avisar... eu tenho com a lente aberta e algumas com a lente fechada (mais nitida).


Abracos

BB


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2010, 21:50:14
Valeu os links. Me passe por PVT algumas mais fechadas em alta (full-res). com ela em 10mm e 17mm. :) Estou doido pela versão da Tokina desta lente rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2010, 23:53:45
Tem que se lembrar, no caso, que a formatura é paga pelos formandos. Neste caso a organizadora do evento vai rezar conforme a cartilha do contratante e não pode fazer vendas casadas.
Uma coisa é a empresa de formatura financiar a festa, ou subsidiar a festa de alguma forma, neste caso podem fazer exigências do tipo, pois haveria um montivo contratual, onde a empresa de formatura se proporia a entrar com X reais pela exclusividade e coisas do tipo. O que não ocorre, a empresa não financia parte da festa, pelo contrário, obtém lucro dos dois lados, dos formandos e dos fotógrafos, que pagam para fotografar a formatura.
Caso não haja este subsídio (a empresa de formatura ou de fotografia ajude a pagar pelo evento) o código de defesa do consumidor é claro. Não pode ser imposto nenhum tipo de venda casada e este tipo de subterfúgio (usado pelas empresas de formatura) seria ilegal, mesmo que previsto em contrato, pois nenhum contrato pode estar acima da lei. O formando compra a formatura e se alguém for liberado a fotografar lá dentro os formandos também poderão fazê-lo. Caso contrário você está usando de um subterfúgio para fazer venda casada da formatura e dos albuns de foto. Tanto algo ilegal como anti-ético.
Os fotógrafos de formatura deveriam se preocupar mais em fazer belas fotos do que em fazer picuinhas imorais com quem leva câmeras. A maioria dos que deixam de comprar as fotos é porque estas ficaram horríveis e caras e não por terem feito suas próprias imagens. Quando me formei me lembro muito bem da falta de competência da empresa de fotografia. Eu estava doido para ver meu album, mesmo porque só havia levado uma câmera de bolso e um celular para a festa (não queria ter que ficar tomando conta de equipamento, queria curtir). O primeiro problema foi que só apareceram para vender as fotos 1 ano e meio depois (quando a empolgação com a formatura já tinha passado) e o cara que veio vender era completamente despreparado, fazia ameças, do tipo, a foto será apagada no final do mês e tudo mais. Segundo que as fotos que trouxeram beiravam ao ridículo. Haviam várias fotos do mesmo nível das que o meu pai (um amadorzão) havia feito com o celular e nenhuma ultrapassava as fotos que eu e minha irmão haviamos feito com a compacta. O preço destas porcarias era de R$ 50,00 por foto + o album. Ou seja, completamente ridículo, um serviço de quinta linha, caro e mal vendido. Se fotógrafo de formatura quer vender foto, a primeira coisa que tem que aprender é fotografar e vender bem o trabalho e não ficar tentando trabalhar embasado em um monopólio para compensar a falta de competência.
Eu não tenho dúvida que esta "proteção" é o que faz o mercado de fotografia de formatura ser o lixo que é, composto quase que integralmente por fotógrafos medíocres e mal preparados. Se este mercado fosse competitivo, certamente teríamos fotos de formatura bem mais bonitas e interessantes, seria quase como uma seleção natural, os piores seriam simplesmente jogados para escanteio e teriam que praticar preços baixos. Como acontece na fotografia de casamento, onde você encontra fotógrafos para todos os gostos e bolsos, desde excelentes fotógrafos, que cobram alto pelo seu trabalho, até fotógrafos mais populares, que fazem o feijão com arroz por um preço satisfatório.

Não vou defender as empresas de Formatura, mas nem sempre é assim que funciona. Muitas das empresas colocam em contrato um "subsidio" para a colação de grau e o baile, subsidio esse que na verdade é pago pelo proprio formando e infelizmente colocam tambem como clausula contratual a dita "exclusividade" da cobertura fotográfica do evento. Outra falha que acontece comumente, é a falta de orientação e de comunicação, pois apenas os formandos que realmente leem o contrato é que sabem das permissões e proibições durante o a realização do evento, o que tambem deveria ser anunciado por escrito, tanto nos convites como na entrada do recinto onde será executado.
Quanto a dita venda casada, ela esbarra em uma outra coisa, como a empresa realizadora do evento é a responsavel pelo recinto, ela tem amparo legal para coibir ou permitir o uso de equipamento fotografico ou cinematografico por parte dos participantes, pois como dito antes, ela é responsavel legalmente pelo recinto e pelo que acontece nele durante o evento.
Quanto a qualidade das fotos, concordo com voce em genero, numero e grau, pois hoje, com um mercado para esse tipo de fotos, cada vez mais escasso, em vez de investirem em qualificação profissional, qualidade de serviço, venda e principalmente pós-venda, as empresas preferem economizar, contratando aquele que pede menos (um leilão as avessas), sendo que conheço casos de empresas, que nos dias de eventos usam desde os office-boys até os porteiros como "fotógrafos", pois como são funcionários da empresa, recebem um "freela" mais baixo que os fotógrafos e são pagos parceladamente.
Falta tambem, na maioria das vezes, uma portaria equipada com um guarda-volumes, onde os mais desavisados, e aqueles que sabem mas insistem em não concordar com o que foi contratado, possam deixar seu equipamento guardado, para não terem a desculpa que não podem deixar sua camera no carro.
Existe tambem a cultura de se fazer um trabalho de laboratório/impressão, o mais barato possivel, primando pela economia, e não pela qualidade, tentando reduzir custos em vez de aumentar lucros.
E finalmente, a fina flor das empresas de formaturas: "O VENDEDOR", individuo esse que deve saber como trabalhar o emocional do cliente, pois esse tipo de venda só acontece por apelo emocional, pois se não mexer com o coração de quem compra, não existirá a venda. Mas muitas vezes, em vez de ser atendido por um vendedor bem treinado, que sabe como tirar todas as duvidas e resolver todos os questionamentos do cliente, depara-se com alguns verdadeiros "trogloditas" que querem apenas e tão somente empurrar o album e seus acessórios pela goela abaixo do cliente, não se importando se o mesmo quer ou não quer todas as fotos, se quer um tratamento personalizado, ou se apenas quer ser tratado como um ser humano.

Trabalhei por mais de dez anos com formaturas, e posso dizer que adquiri um pouco de conhecimento na área, e acho melhor, quando sou convidado, deixar meu equipamento em casa "descansando", e quando é algum amigo ou parente que pede para fazer algumas fotos (sempre querem de graça), sempre saio pela tangente e arrumo uma desculpa o mais esfarrapada possivel, assim evito um segundo convite para fotograda-los, pois se vivo de foto social, o que não serve para se vender, tambem não serve para presentear.

Mas como disse antes, se existem colegas que lá estão trabalhando, sejam tecnicamente, artisticamente, comercialmente, ou seja por que motivo, aquilo que conheço como ética, me impede de atrapalha-los, mesmo que só pela ótica deles, então prefiro curtir a festa, tomar umas "gotas de alegria" (assimque chamamos as geladas por aqui), e deixar o pessoal trabalhar.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.