Autor Tópico: Será possível um sensor tão eficiente assim?  (Lida 6101 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Março de 2010, 09:17:11
Pessoal, estava vendo o anúncio da Invisage Quantumfilm e fiquei curioso pra entender qual é o milagre usado para conseguir até 4x mais eficiência na captação de luz, com baixo custo e mantendo a tecnologia atual.

Pelo que entendi seria adicionado apenas uma camada extra de um novo material na frente dos fotodiodos.

http://www.dcviews.com/press/invisage-quantumfilm.htm

 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2010, 11:23:54
Não sei se esta tecnologia é o que afirma ser, mas a eficiência dos sensores atuais é baixa.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2010, 13:51:52
Não sei se esta tecnologia é o que afirma ser, mas a eficiência dos sensores atuais é baixa.

Não consigo entender como um filtro colocado em cima do sensor conseguiria potencializar a energia.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 24 de Março de 2010, 00:28:15
Leandro não é questão de potencializar, é aproveitar melhor.
Como o Pictus disse, a eficiência atual é muito baixa. Na verdade se você analisar muitos dos sensores especiais usados em telescópios e coisas do tipo verá que os que usamos beiram ao ridículo rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2010, 13:07:00
Pessoal, alguem já ouviu falar alguma coisa sobre um tal silicio negro?
Li algo sobre isso na net, não muito esclarecedor, parece que foi decoberto por acidente, por um cara não sei onde. Me parece que é mais ou menos isso, se não estou enganado.
Se entedi bem ele,(silicio)tem a capacidade de captar a menor quantidade de luz e grava a imagem sem precisar de flash.
Se alguem sabe algo, por favor faça as honras e esplica pra nos.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2010, 11:05:13
Pessoal, alguem já ouviu falar alguma coisa sobre um tal silicio negro?
Li algo sobre isso na net, não muito esclarecedor, parece que foi decoberto por acidente, por um cara não sei onde. Me parece que é mais ou menos isso, se não estou enganado.
Se entedi bem ele,(silicio)tem a capacidade de captar a menor quantidade de luz e grava a imagem sem precisar de flash.
Se alguem sabe algo, por favor faça as honras e esplica pra nos.

É verdade mesmo, o silício negro deve ser uma boa solução para melhorar essa eficiência...e de custo não tão alto, segundo alguns textos.

Agora essa solução aqui deve ser ainda mais prático porque mantém o atual processo adicionando apenas um revestimento no final da linha.


monta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2010, 22:00:04
pelo que li em um site , A InVisage alega que seus sensores do tipo "ponto quântico" poderão chegar aos celulares até 2011 .
fonte http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-03/4BA7CD72.html


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2010, 22:19:05
Pelo que entendi, desenvolveram um material quantico que absorve toda a luz que chega no sensor. Se bem entendi, este material transfere esta luz diretamente para o pixel de silicio do CMOS, tal como um repetidor faz com ondas de rádio, pega o sinal reforça e transmite, só que em vez de reforçar, o tal material apenas evita a perda que acontece entre a chegada no sensor e a conversão em sinal digital.
Deve atuar mais ou menos como o fosforo das lampadas de mercurio, bateu um eletron, acendeu, só que em vez de eletrons, são os próprios fotons, aí vai acender na cor do foton incidente.

Ser for verdade, qualquer lente 3.5 vai virar o bicho para fotos de pouca luz.
« Última modificação: 28 de Março de 2010, 22:21:47 por Markowic »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2010, 20:36:48
Pelo que entendi, desenvolveram um material quantico que absorve toda a luz que chega no sensor. Se bem entendi, este material transfere esta luz diretamente para o pixel de silicio do CMOS, tal como um repetidor faz com ondas de rádio, pega o sinal reforça e transmite, só que em vez de reforçar, o tal material apenas evita a perda que acontece entre a chegada no sensor e a conversão em sinal digital.
Deve atuar mais ou menos como o fosforo das lampadas de mercurio, bateu um eletron, acendeu, só que em vez de eletrons, são os próprios fotons, aí vai acender na cor do foton incidente.

Ser for verdade, qualquer lente 3.5 vai virar o bicho para fotos de pouca luz.

Acho que é isso mesmo. Alguns meses atrás eu tinha bastante esperança nos sensores Back Illuminated, mas achei os resultados bem pouco significantes, mesmo eles dizendo ser 2x mais eficiêntes. Essa tecnologia pode realmente ser algo importante para voltar a guerra dos pixels.

Pena que começará nos celulares.


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2010, 20:56:02
Pena que começará nos celulares.
Tenho certeza que essa estratégia é para fazer os testes mais rapidamente. O que vende mais, camera fotografica ou celular? Quando a tecnologia estiver consolidada, então eles irão apostar no mercado que exige qualidade, que é a fotografia.

Quando isso acontecer, provavelmente as câmera irão fotos com iso 12800 praticamente sem ruido. Se der certo, é claro.
« Última modificação: 03 de Abril de 2010, 20:57:24 por Markowic »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2010, 23:24:20
Ao que parece vão lançar um BlackBerry ainda esse ano com essa tecnologia. Isso é algo verdadeiramente interessante para área da fotografia.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2010, 12:23:50
Se fosse tão grande ganho assim, as gigantes Canon/Nikon/Sony já teriam comprado a empresa.
Estou cético quanto aos resultados práticos


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2010, 14:47:55
Se fosse tão grande ganho assim, as gigantes Canon/Nikon/Sony já teriam comprado a empresa.
Estou cético quanto aos resultados práticos

Como assim? Uma empresa só pode ser comprada se tiver a venda.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2010, 15:48:21
Negociações, mesmo que agressivas ocorrem.

Nos EUA, Europa e Japão quase qualquer empresa média abre o capital. Assim captam recursos com muita facilidade e baixo risco (para a empresa).

Uma compra agressiva ocorre quando uma empresa maior compra as ações necessárias para ter voz nos conselhos (leia-se mandar nos conselhos, seja com 10%, 20%, 30% das ações ordinárias). Para se ter uma idéia, as grandes corporações (gigantes), quem manda nos conselhos têm de 5% a 10% das ações ordinárias.

Essas negociações não são bem vistas, mas podem ocorrer caso a empresa não queira ser vendida.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2010, 15:56:05
Daniel, as coisas não são assim, uma empresa abre seu capital com objetivo único de conseguir recursos de forma rápida a um baixo custo, mas elas sempre estão protegidas para manter o controle. Ninguém compra ninguém se o objeto comprado não estiver a venda.

Um vídeo deles mostrando a tecnologia.
http://www.demo.com/alumni/demo2010/203759.html

Valeu