Autor Tópico: Difusor para Flash Pop-up  (Lida 13240 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 12 de Julho de 2010, 19:36:17
Olá Pessoal!
Antes de escrever o motivo do tópico, 2 considerações pertinentes!!!

01 - Não gosto de usar flash, mas em algumas ocasiões acaba sendo essencial por causa da baixa luminosidade.

02 - NÃO ME RECOMENDEM comprar um flash externo! Sei que é melhor, mas não sou profissional e 90% das minhas fotos são durante o dia... e como um flash externo custa caro, prefiro comprar uma lente melhor antes de um flash....

Pensando nisso, acabei comprando um difusor pro flash da máquina, tentando diminuir as sombras principalmente em retratos. O difusor é como esse da foto abaixo (a foto não é minha, peguei na internet)


Abaixo, seguem 4 fotos de teste do difusor... gostaria das opniões de vocês sobre o que acham do uso dele.... o que percebi é que terei que subir o ISO ou aumentar bem a exposição se for usá-lo (quando não puder aumentar abertura).... achei essa a maior dificuldade... Fiz um teste aumentando a compensação de exposição do flash em 2 pontos, mas não percebi nada diferente com a outra na mesma abertura e exposição.... a única alteração nas fotos é o redimensionamento....



Notem que mesmo mudando a exposição original (1/25) para 1/5 a foto ainda ficou subexposta em ISO 100....

O que acham do resultado? Estou no caminho certo? Se alguém tiver uma sugestão de como tirar melhor proveito da engenhoca fico grato!


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2010, 21:37:48
Eu tb não gosto do pop-up, mas...
Eu comprei esse difusor, que inclusive vem com um laranja e outro azul pra brincar com a luz.
Usei pouquíssimas vezes mas sempre acabei cedendo a aumentar o ISO e compensar o flash em +3. Acredito que pelo fato da cabeça do flash ser muito pequena ele não difunde a luz com eficiência 'matando' a potência.
Mesmo assim, gosto mais dele que o flash diretão. Carrego ele na mochila!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2010, 22:08:13
sempre acabei cedendo a aumentar o ISO e compensar o flash em +3.

boa dica Ricardo... é bem perceptível essa matada na potência dele, que já não é grande... comprei ele pela facilidade de carregar e por ajudar a melhorar um pouco o excesso de sombras duras com o flash direto.... o meu também tem esses 2 filtros coloridos opcionais....

Agora me diga uma coisa....

porque praticamente não teve diferença nas fotos com flash compensado a +2 (o máximo que a Canon XSI aceita) e sem compensação.... são a 2º e 3º fotos....

sabe explicar isso? não era pra ter dado uma diferença maior do que deu? achei muito pouco perceptível nessa amostra.....


« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 22:08:44 por luchqueiroz »


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2010, 08:14:38
Luciano, não tenho experiência com câmeras Canom, porém acredito que isso seja 'coisa' do TTL. Ele (o TTL) analisa a quantidade de luz captada pelo sensor e ao julgá-la suficiente desliga o flash.
Não sei se vc tem a opção na câmera de desligar o TTL. Se tiver, faça experimentações que verá muita melhora.

Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2010, 08:43:53
hummmm... vou tentar ver como isso funciona....
alguém da Canon por aqui que saiba como é isso?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2010, 09:11:59
vou deixar registrado aqui porque alguém pode ter a mesma dúvida...

referente à consideração do Sedassari acima, andei fuçando o manual da canon XSI e encontrei a seguinte referência:

Nas funções personalizadas, recomenda-se deixar em posição desligada a função "otimizar luz de foco"... com a opção deixada na posição ligada, a compensação do flash pode não funcionar.
Nessa Canon não dá pra desligar o TTL como sugerido, mas isso que fiz já melhorou bastante.

No Manual:
Se no menu [7 Funções personalizadas (F.Pn)] definir a opção
[Optimizar Luz Automática] (p.156) para [0: Activar], a compensação da
exposição e a compensação da exposição do flash podem não funcionar.
Nestes casos, defina para [1: Desactivar].


PORÉM, mesmo fazendo essa configuração, a foto com difusor e flash compensado no máximo (+ 2 ptos) melhorou um pouco, mas não o necessário ainda.... esse difusor é muito escuro, e acaba sendo necessário além de compensar o flash mudar também a configuração de iso e/ou abertura e/ou exposição...

mesmo assim gostei para o propósito que eu queria. Preço, facilidade no transporte, facilidade no uso.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2010, 10:19:28
Luciano, fiz uma experimentaçao meio maluca aqui. Cortei um pedaco de pasta plastica translucida, furei e coloquei no lugar do plastico. Faz ai e me conta depois hehe
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2010, 08:05:41
boa a idéia... testei aqui mas acho que a minha era muito transparente... mas já deu pra ver que funciona.... vou ver se acho um material branco mais translúcido que o original... se der certo posto aqui...


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2010, 15:24:21
Luciano,

Voce alterou o tempo de exposição para fazer seus testes, e para a iluminação do flash esta variável é descartada.

Efetue novos testes com aberturas maiores na mesma distância.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2010, 18:57:43
Luciano,

Voce alterou o tempo de exposição para fazer seus testes, e para a iluminação do flash esta variável é descartada.

Efetue novos testes com aberturas maiores na mesma distância.

 :ok:

Fransergio.. veja as 2 primeiras fotos... tem as mesmas configurações... as outras duas foi só pra mostrar uma possibilidade de melhorar a exposição, já que o difusor rouba bastante luz da cena...

minha lente tem abertura máxima de 5.6 na distancia focal utilizada.... não dava pra aumentar mais...


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2010, 18:39:22
Esse difusor parece ser é muito grosso, ainda mais para o flash pop-up que é bem mais fraco. Já usei um copinho plástico descartável e ficou melhor que isso... experimente e veja se não é verdade... :D


gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2010, 12:16:13
Interessante... onde acho um desses para comprar??


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2010, 11:35:31
mercado livre


Gustavo Cavalcanti

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2010, 22:17:46
Luciano,

algumas considerações:

1) Como bem disse o Fransergio acima a velocidade utilizada não tem influência no flash (a não ser que você coloque uma velocidade acima da de sincronismo, o que sua máquina vai bloquear automaticamente quando ligar o pop-up);

2) A melhora da luz na quarta foto é devido à luz ambiente (você manteve todos os outros parâmetros constantes)

3) Da segunda para a terceira foto um dos motivos para não ter havido melhora sensível é que o flash provavelmente já estava na sua potência máxima, ou próximo disso. Neste caso, o aumento da compensação não pode ser efetivada na prática. Sugiro fazer o mesmo teste porém com um iso mais alto (400 ou 800) e verificar se é isso mesmo.

Lembre-se que qualquer acessório utilizado para modificar a luz do flash rouba potência dele (1 ou até 2 pontos).

Abraço

Gustavo


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2010, 15:51:45
Também comprei um difusor desse pra flash pop up, pois pelo preço achei interesante pra poder usar quando não quero carregar um flash externo.

Eu gostei do resultado, mas penso que só vale a pena ser usado em fotos bem próximas, pois rouba bastante luz.

Já que o assunto é difusores, indico um Artigo do Geraldo Garcia (da Comunidade Cameras DSLR Brasil, no Orkut).


http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1361094&tid=5324286685575401203


Segundo o que o Geraldo explica no artigo, o bom desses difusores são que espalham bem a luz... jogando um pouco dela para o teto e parede, o que faz suavisar as sombras.
Vale lembrar então, que pra fazer fotos externas, onde não se tem paredes e tetos claros por perto, já não adianta muito usar esses difusores.

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com