Autor Tópico: Dúvida sobre equipamento MAKO e ATEK  (Lida 11574 vezes)

thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Setembro de 2010, 19:50:56
Bom galera,

Estou montando um estúdio básico em casa e gosto muito da Mako e da Atek, estou cotando os flash da Atek que são mais em conta que os da Mako.
Minha dúvida é a seguinte:

O hazzy da Mako é compatível com os flash Atek, com os encaixes da Atek? Pois estou quase fechando com a Atek os acessórios como sombrinhas e flashs, segue a relação abaixo:

2   AT-850 - Sombrinha plástica especial média. Ø 89 cm (±10%)
2   AT-244D - Flash Digital 160 Plus
2   AT-030 - Refletor Angular 
1   AT-075-F – Cabo de Sincronismo (10 metros) para flash compacto. 
2   AT-080 - Mini Tripé Black Alumínio - 3 estágios 
2   AT-188 - Soft Light 60 x 80 cm com recuo
1   AT-243-F - Studio Digital 140 Plus para Luz de Fundo - Bivolt Automático Total
1   AT-243C - Studio Digital 140 Plus para Luz de Cabelo - Bivolt automático Total
1   AT-379 - Rebatedor Circular Dobrável Prata / Dourado Ø 0,82m

Mas quero também um jogo de hazzys, e os da Mako são muito mais baratos.

O espaço que vou ter de início é bem apertado medindo uns 7x3, porém é o que tenho no momento. Espero que possam me ajudar dando suas opiniões sobre a potência dos flashs, se eles resolverão no meu caso e por ai vai.

Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.

[]s


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:34:16
O hazzy da Mako é compatível com os flash Atek, com os encaixes da Atek?

Não são compativeis, são encaixes diferentes... porém a própria Atek vende adaptadores para poder usar os acessorios Mako (com algumas exceções) nas tochas Atek e vice versa:

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/acess/diversos/anel_conver.htm

Ah, eu compraria pelo menos dois Atek 200, e não esqueça do Flashmeter (Fotômetro) :ok:

[]´s
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 12:38:24 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2010, 12:40:42
Opa Valeu pelas dicas!!!

[]s


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2010, 13:08:23
Thiago, você pode usar os hazy (softboxes) da Mako para flashes da Atek, mas você terá que comprar o anel avulso da Atek:
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/acess/hazys_softs/anel.htm

Os flashes da sua lista servem muito bem para retratos padrão e a potência deles é suficiente para um estúdio pequeno em que a distância entre flash e assunto é menor também. Em termos de potência, a diferença entre os Atek 160 e 200 é menor que meio f-stop. P.ex., se a exposição correta com o Atek 160 for f/8.0, com um Atek 200 será f/9.0. Qual a vantagem disso? Na minha opinião, não há nenhuma. Provavelmente vc vai preferir f/8 ou f/5.6 para conseguir a menor profundidade de campo possível e deixar o fundo fora de foco.

Também não adianta comprar um softlight e posiciona-lo longe do assunto, porque vc vai perder a qualidade suave da luz. Por isso, a distância ideal entre softlight e assunto sempre é a menor possível. Segundo as especificações o Atek 160 dá f/32 a 1 metro de distância, usando um refletor parabólico. Com o softbox vc perde 2 f-stops resultando em f/16 (1/1 carga), f/11 (1/2 carga) ou f/8 (1/4 carga). Eu prefiro 1/4 carga e f/8.

O problema desse conjunto é a falta de flexibilidade. Com uma chave de potência de 3 posições vc não terá muitas opções criativas quando vc enjoar de retratos padrão. Para começar eu compraria:

1 Atek Digital Control 200 por causa das 10 divisões de carga
1 refletor retrato 50 cm
2 flashes dedicados usados no Ebay, com controle manual da potência (!!) p.ex. Nikon SB-24 (50 dólares cada)
modificadores para flashes dedicados como snoots e colmeias (Mako ou Ebay) 
2 sombrinhas (difusora e prata)
1 radio flash Cactus v4 com 3 receptores
2 fundos, branco e preto
4 chapas 2mx1m, pintadas, branco e preto, para rebater ou absorver luz
3 tripés >2m
1 rebatedor circular com suporte

Abraço
Ingo



thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2010, 13:17:27
Rapais, bela aula ai...muito obrigado mesmo pelas dicas, realmente ajudarão e muito na minha decisão final.

Mais uma vez obrigado pelas considerações.

[]s


gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:37:15
Seria interessante avaliar também os equipamentos de iluminação da Greika.
Eu testei o equipamento de um amigo meu e atendeu bem.
http://www.greika.com.br/
Mande uma mensagem para eles através do site e eles te mandam a revenda próxima a você.


Mariane Corrêa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2010, 15:45:54
Olá pessoal!
Acabei de chegar ao fórum.
Estou com dúvidas sobre qual equipamento comprar para o meu estúdio.
O espaço não é muito grande, sendo 3x6 mts, mas no momento é o que posso disponibilizar.
estive pesquisando alguns sites, gostei de dois kits, da Mako e da Arte.
O da artek tem dois flashes de 160, e os da mako dois flashes 505. Porém, os flashes da mako são de lâmpadas
de xenon. gostaria de saber sobe a potêndia destes flashes, já que nesta questão sou leiga.
Não entendo nada disso, e preciso saber qual destes me atenderá melhor mediante o espaço que tenho.
já trabalhei com equipamento da mako, e gostei muito.
da artek não conheço, mas tenho ótimas referências.



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:36:24
Olá pessoal!
Acabei de chegar ao fórum.
Estou com dúvidas sobre qual equipamento comprar para o meu estúdio.
O espaço não é muito grande, sendo 3x6 mts, mas no momento é o que posso disponibilizar.
estive pesquisando alguns sites, gostei de dois kits, da Mako e da Arte.
O da artek tem dois flashes de 160, e os da mako dois flashes 505. Porém, os flashes da mako são de lâmpadas
de xenon. gostaria de saber sobe a potêndia destes flashes, já que nesta questão sou leiga.
Não entendo nada disso, e preciso saber qual destes me atenderá melhor mediante o espaço que tenho.
já trabalhei com equipamento da mako, e gostei muito.
da artek não conheço, mas tenho ótimas referências.

Os Mako são muito bons, mas nesse caso eu iria de Atek... o Atek é bivolt automatico, o mako não... o Atek (um pouco mais potente) tem n guia de 33 contra 22 do Mako, e o Atek tem carga cheia 1/2 e 1/4, enquanto o Mako tem carga cheia ou meia carga.

Eu particularmente pegaria dois Atek 200 pelo menos, que é o dobro de potência do 505 da Mako e a diferença de valor não é grande... e não pegaria kits, vc acha tripés e acessórios avulsos mais em conta do que oq eles enfiam nos kits...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:13:55
Os Mako são muito bons, mas nesse caso eu iria de Atek... o Atek é bivolt automatico, o mako não... o Atek (um pouco mais potente) tem n guia de 33 contra 22 do Mako, e o Atek tem carga cheia 1/2 e 1/4, enquanto o Mako tem carga cheia ou meia carga.

Eu particularmente pegaria dois Atek 200 pelo menos, que é o dobro de potência do 505 da Mako e a diferença de valor não é grande... e não pegaria kits, vc acha tripés e acessórios avulsos mais em conta do que oq eles enfiam nos kits...  :ok:

Atek deve estar mais em conta, mas não deixe de olhar os 2002+ da Mako que são bivolt´s. Adquiri 2 recentemente e tem me atendido mto bem, não esqueça que seu espaço é restrito, portanto não adianta ter potência demais. www.makostore.com.br
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Mariane Corrêa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2010, 12:26:04
Os Mako são muito bons, mas nesse caso eu iria de Atek... o Atek é bivolt automatico, o mako não... o Atek (um pouco mais potente) tem n guia de 33 contra 22 do Mako, e o Atek tem carga cheia 1/2 e 1/4, enquanto o Mako tem carga cheia ou meia carga.

Eu particularmente pegaria dois Atek 200 pelo menos, que é o dobro de potência do 505 da Mako e a diferença de valor não é grande... e não pegaria kits, vc acha tripés e acessórios avulsos mais em conta do que oq eles enfiam nos kits...  :ok:


Muito Obrigado pela dica, seguirei com certeza e comprarei dois Atek ( e peço desculpas pois digitei o nome errado várias vezes  anteriormente).
Os de 200 W então seriam ideais, ou vocês acham que dois de 160 já podem me atender?
A grana tá meio curta, sabe?
Gostaria de saber também se compro com sombrinhas ou soft box, se fox box qual tamanho ideal para o espaço.
No estúdio que trabalhei durante um ano sempre usei os boxes, nunca fotografei com sombrinha.
devo comprar a luz de fundo de qual potência?
vi alguns improvisos com luzes de jardim e achei interessante, pode servir?
e luz de cabelo realmente é necessária?
Não usava essa luz e mesmo assim as fotos ficavam com resultado satisfatório.
Apesar do estúdio onde trabalhei não oferecer tantos recursos, pude aprender muito, mas em questão de equipamentos ainda ficou um pouco a desejar.
Sempre fotografei externa, e agora estou me aventurando em estúdio.
Espero aqui no fórum aprender cada vez mais.
Além do mais, já li bastante aqui, e particularmente você, leonobox, me ajudou muito, já fico grata.


Mariane Corrêa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2010, 12:33:45
Atek deve estar mais em conta, mas não deixe de olhar os 2002+ da Mako que são bivolt´s. Adquiri 2 recentemente e tem me atendido mto bem, não esqueça que seu espaço é restrito, portanto não adianta ter potência demais. www.makostore.com.br


Obrigado pela dica, mas com certeza os da Atek estão bem mais em conta, apesar de conhecer e gostar dos equipamentos da Mako.
Além do mais, não tenho muita grana disponível, e faço mais fotos externas,
então o estúdio seria mais para os meus clientes que não querem externas, como gestantes e crianças.
Acho que então os da Atek já estão bons.
mas o que puder me dar de dicas para a montagem do estúdio, eu agradeço!


Sandro Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2010, 13:31:51
Abri um tópico bem parecido porém ainda estou em dúvia se utilizo o Atek 160 ou 200.Ou até mesmo optar pelo Incoflash de 400. Obs: O NG do Atek 200 e do Incoflash 400 é o mesmo(45).
Grande abraço a todos!!
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 13:37:22 por Sandro Oliveira »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2010, 00:23:33
Abri um tópico bem parecido porém ainda estou em dúvia se utilizo o Atek 160 ou 200.Ou até mesmo optar pelo Incoflash de 400. Obs: O NG do Atek 200 e do Incoflash 400 é o mesmo(45).
Grande abraço a todos!!

Então, fiz os testes aqui com um Atek 200 e um 160 (ISO 100), chega a dar quase um f-stop de diferença...

Sem acessórios

Atek 200 = f20
Atek 160 = f15

Com Refletor Parabólico 250mm

Atek 200  = f45
Atek 160  = f33

Com um Softbox 120x80cm - a 1 metro / 2 metros

Atek 200 = f13  / f9
Atek 160 = f10 / f6.3

Ai vai do que vc acha que precisa, mas eu particularmente escolheria a linha Digital Control, que tem 20 divisões de carga, eu uso dois 200 e dois 400 dessa linha e gosto bastante, mas é um pouco mais salgado $$$  :ok:

WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mariane Corrêa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2010, 14:41:25
Então, fiz os testes aqui com um Atek 200 e um 160 (ISO 100), chega a dar quase um f-stop de diferença...

Sem acessórios

Atek 200 = f20
Atek 160 = f15

Com Refletor Parabólico 250mm

Atek 200  = f45
Atek 160  = f33

Com um Softbox 120x80cm - a 1 metro / 2 metros

Atek 200 = f13  / f9
Atek 160 = f10 / f6.3

Ai vai do que vc acha que precisa, mas eu particularmente escolheria a linha Digital Control, que tem 20 divisões de carga, eu uso dois 200 e dois 400 dessa linha e gosto bastante, mas é um pouco mais salgado $$$  :ok:




Leonardo,
Eu vou me contentar com os Atek de 160 (embora tenha ficado tentada pelos digital control que você citou), mais por relação a espaço disponível e grana mesmo, mas me tire outras dúvidas, por favor?

Qual a diferença principal da sombrinha pro soft box?
são as sombras devido a exposição?
e a luz de fundo pode ser de uma voltagem menor, ou ao contrário deve ser maior?
 e a luz de cabelo é realmente necessária?


Sandro Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2010, 15:50:14
Valeu meu irmão!!
Acho que vou comprar inicialmente dois de 200 e depois que o dimdim entrar, mais dois de 400. Depois coloco os de 200 como fundo e cabelo.
Obrigadão!!