Autor Tópico: Cactus  (Lida 2462 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2010, 12:04:40
Uma só...



Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2010, 12:07:03
Muito bacana, Guto! O DOF está perfeito! :ok:

Abraços,
Alexandre


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2010, 12:34:00
UAU!!!

Low key do jeito que eu gosto... Muito boa Guto. DOF e nitidez excelentes. Parabéns.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2010, 10:27:13
Muito bacana, Guto! O DOF está perfeito! :ok:

Abraços,
Alexandre
Valeu Alexandre. Tá sumido, rapaz. Abs.

UAU!!!

Low key do jeito que eu gosto... Muito boa Guto. DOF e nitidez excelentes. Parabéns.
Valeu, amigo. A maioria das pessoas metem o pau na lente do kit. Fiz essa foto com essa lente (18-55) e como vcs podem ver ela é muito boa pelo preço e por ser kit. Boa nitidez e contrastes se souber usar. Fiz ajustes básicos no LR. Nem usei photoshop nessa foto. O lowkey que vc se refere foi o aumento das regiões do preto. Aumentei um pouco a saturação e pronto. Os fotógrafos tem mania de se desculparem pelas fotos ruins por usarem lentes escuras e câmeras mais baratas. Tem gente que só sabe fotografar com lente L...Hehehehehe. Essa foto foi bem elogiada no fórum esquina da foto. Aliás, tem um grande fotógrafo e forista lá (Nana Souza) que joga por terra esse paradigma de que equipamento barato significa fotos ruins. Jogar falhas de fotografias em equipamentos simples é desculpa para fotógrafo medíocre. Minhas melhores fotos até hoje foram feitas com uma UZ Canon S5is.
A foto do Nana feita com a lente do kit 18-55: http://img541.imageshack.us/f/img0492sa.jpg/
Desculpe-me. Isso foi mais um desabafo do que uma resposta...hehehehe.
Abs
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 10:29:37 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


caio1966

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2010, 12:59:39
Bela Foto, Guto. Fiquei curioso, a lente do kit que vc se refere é a da D5000?

[]'s
Caio<br /><br />* Nikon D90 * 18-105mm f/3.5-5.6g ED VR * 50mm 1.8D * SB-900 *


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2010, 13:05:57

Desculpe-me. Isso foi mais um desabafo do que uma resposta...hehehehe.


Não tem porque se desculpar de nada. Tanto você quanto a Nana estão certíssimos. Se não, como ficaria a crítica hoje analisando as fotos de grandes mestres do passado? Equipamento ajuda (e muito) mas olho e rigor técnico é que fazem a diferença.
Abraços.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 13:07:15 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2010, 14:07:58
A lente do kit realmente não é de todo ruim. Com um tratamento decente dá pra obter bons resultados. O minha maior reclamação é a falta de nitidez. Quase sempre tenho que puxar o sharpen pra cima!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:23:26
Bela Foto, Guto. Fiquei curioso, a lente do kit que vc se refere é a da D5000?

[]'s
Não Caio. Essa foto eu fiz com a Canon XSI (450D) e a lente do Kit (18-55 is). O Nanã fez a aquela foto com uma Canon T2i (550D) com a mesma lente do kit (18-55 is).
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:33:41
Não tem porque se desculpar de nada. Tanto você quanto a Nana estão certíssimos. Se não, como ficaria a crítica hoje analisando as fotos de grandes mestres do passado? Equipamento ajuda (e muito) mas olho e rigor técnico é que fazem a diferença.
Abraços.
Exato. Lógico que eu gostaria de ter uma 85mm 1.2 para fazer meus retratos mas usando o que a gente tem em mãos com um pouco de técnica e sensibilidade dá para fazer fotos muito boas. Essa lente 18-55 is do kit é boa. Não é excelente se comparado às lente top logicamente mas é excelente pelo preço que é vendida.

A lente do kit realmente não é de todo ruim. Com um tratamento decente dá pra obter bons resultados. O minha maior reclamação é a falta de nitidez. Quase sempre tenho que puxar o sharpen pra cima!
Não precisa puxar o sharpen quando usada basicamente entre 40mm e 55mm e com diafragma mais fechado. Eu acho tão ou mais nítida que a 50mm 1.8 da canon.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


marcelo marques

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:39:16
Concordo com voce Guto em genero..numero.. e grau...pois eu tambem fiz essa foto com uma lente do kit 18-55mmVr (Nikon)  e nao tenho nada a reclamar pois pelo preco 15x menor que a 17-55mm esta otimo o resultado!!!Nitidez incrivel!!!

Abs.. :ok:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47600.0
Marcelo Ricardo de Gouvea Marques


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:43:10
Exato. Lógico que eu gostaria de ter uma 85mm 1.2 para fazer meus retratos mas usando o que a gente tem em mãos com um pouco de técnica e sensibilidade dá para fazer fotos muito boas. Essa lente 18-55 is do kit é boa. Não é excelente se comparado às lente top logicamente mas é excelente pelo preço que é vendida.
Não precisa puxar o sharpen quando usada basicamente entre 40mm e 55mm e com diafragma mais fechado. Eu acho tão ou mais nítida que a 50mm 1.8 da canon.

Valeu pela dica Guto! Não sabia dessa. Vou testar. Normalmente como tenho uma cinquentinha acabo usando a do kit somente para distancias focais maiores. Mas como vc tá dizendo que é mais nítida. Aproveito o seu tópico para postar algumas fotos de paisagens feitas com a lente do kit: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45448.msg425154#msg425154
Praticamente todas elas foram tiradas em 18mm e como disse antes, em todas tive que dar uma puxada no sharpen. Na foto da oliveira acho que até acabei exagerando. Mas mesmo assim achei o resultado bastante satisfatório. Durante o dia tem vezes que me supreendo com essa lente, mas à noite é uma grande porcaria. Com ISO a partir de 800 a qualidade ja cai bastante. Eu diria que mesmo em 400 a qualidade deixa a desejar.Concorda? Abs!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:54:51
Concordo com voce Guto em genero..numero.. e grau...pois eu tambem fiz essa foto com uma lente do kit 18-55mmVr (Nikon)  e nao tenho nada a reclamar pois pelo preco 15x menor que a 17-55mm esta otimo o resultado!!!Nitidez incrivel!!!

Abs.. :ok:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47600.0
Já tinha visto a sua foto em algum lugar, Marcelo. Inclusive achei que tinha comentado. Será que foi em outro fórum??? :ponder:
Ficou muito legal mesmo. Parabéns pela foto.
Valeu pela dica Guto! Não sabia dessa. Vou testar. Normalmente como tenho uma cinquentinha acabo usando a do kit somente para distancias focais maiores. Mas como vc tá dizendo que é mais nítida. Aproveito o seu tópico para postar algumas fotos de paisagens feitas com a lente do kit: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45448.msg425154#msg425154
Praticamente todas elas foram tiradas em 18mm e como disse antes, em todas tive que dar uma puxada no sharpen. Na foto da oliveira acho que até acabei exagerando. Mas mesmo assim achei o resultado bastante satisfatório. Durante o dia tem vezes que me supreendo com essa lente, mas à noite é uma grande porcaria. Com ISO a partir de 800 a qualidade ja cai bastante. Eu diria que mesmo em 400 a qualidade deixa a desejar.Concorda? Abs!
Distâncias focais menores, vc quis dizer né? O Nanã usou a dele como wide na foto e foi muito feliz. Os detalhes estão bem nítidos. Lógico que houve tratamento também, como ele mesmo afirma, mas isso já é de praxe em fotografia digital. Não há regra mas usando essa lente do kit nessa faixa de range que citei as distorções são menores. O diagragma mais fechado também confere mais nitidez. Isso em qualquer lente. Não estou somente falando da boca pra fora. Essa foto fiz em 40mm. Ficou suficientemente nítida.

Suas fotos estão boas. Gostei muito da 7 e 11. Você exagerou mesmo na foto da Oliveira. Os halos do sharpen estão pesados.

Abs.

« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 16:03:09 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2010, 16:34:59
A foto está muito boa, Guto!

Concordo seu comentário em relação a lentes, apesar de se aplicar mais no nosso tipo de fotografia. Em uma festa infantil em que a criança fica correndo de um lado para outro em um ambiente com pouca luz, uma lente clara faz mais falta rs... Mas obviamente isto não impede uma pessoa de trabalhar e conseguir boas fotos!

Também não sou "purista" na verdade. Tenho fotos que gosto bastante que fiz com uma Vivitar 100mm ƒ3.5 que comprei por R$150,00.
Um exemplo http://www.flickr.com/photos/pedro_raythz/4561635193/lightbox/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2010, 17:08:48
A foto está muito boa, Guto!

Concordo seu comentário em relação a lentes, apesar de se aplicar mais no nosso tipo de fotografia. Em uma festa infantil em que a criança fica correndo de um lado para outro em um ambiente com pouca luz, uma lente clara faz mais falta rs... Mas obviamente isto não impede uma pessoa de trabalhar e conseguir boas fotos!

Também não sou "purista" na verdade. Tenho fotos que gosto bastante que fiz com uma Vivitar 100mm ƒ3.5 que comprei por R$150,00.
Um exemplo http://www.flickr.com/photos/pedro_raythz/4561635193/lightbox/
Nossa que boukeh hein?!! Meso com uma abertura de 3.5!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2010, 18:26:08
Gostei muito da foto, Guto!

E concordo que o fotógrafo é muuuuuito mais importante que o equipamento. :ok: