Autor Tópico: Método alternativo para escaneamento de negativos.  (Lida 4388 vezes)

Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Online: 03 de Fevereiro de 2011, 10:52:12
Bom gente a grana ta curta e não vai dar pra comprar um escaner tão cedo, então resolvi fazer um pequeno teste.

Coloquei um fundo branco na tela do meu computador e "colei" o negativo nele de pois usei o iphone pra "escanea-lo".

O resultado foi esse:



Aguardo por criticas e sugestões dos amigos foristas.

PS: tinha fotos com composições melhores mas essa era a que tinha o melhor assunto!
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 11:00:03
Outro dia fiz testes com o mesmo objetivo. Eu tinha algumas tiras de negativo 35mm que gostaria de digitalizar partes maiores que um fotograma, como esse serviço nos labs é caro e eu estava à toa, resolvi fazer umas gambiarras em casa.

Depois de alguns testes cheguei a essa receita:

Um esquema simples, parede "branca" como fundo, luzes apagadas, negativo em um "suporte" improvisado, câmera digital com lente 50mm enquadrando-o e dois disparos de flash 430EX em carga máxima na parede, em ângulos opostos. Câmera em modo manual, ISO 100, 10s de exposição e f16, em RAW.
Photoshop depois: WB, inversão em Curves (Negative RGB), contrast, exposure, blacks e afins...

Resultou:


Edifício Santa Catarina por Plínio Dondon, no Flickr


Foto da tira de negativo. por Plínio Dondon, no Flickr

É mais legal "ver grande" no Flickr.

Abraço


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 11:06:19

Depois de alguns testes cheguei a essa receita:

Um esquema simples, parede "branca" como fundo, luzes apagadas, negativo em um "suporte" improvisado, câmera digital com lente 50mm enquadrando-o e dois disparos de flash 430EX em carga máxima na parede, em ângulos opostos. Câmera em modo manual, ISO 100, 10s de exposição e f16, em RAW.
Photoshop depois: WB, inversão em Curves (Negative RGB), contrast, exposure, blacks e afins...

Ficou muito bom esse seu método Dondon. Como seria esse suporte que voce fez?
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 11:14:40
Dá até vergonha de falar, Marcos. rs

Mas fiz o suporte a partir de uma caixa de sapato. Com um estilete abri uma fenda pouco mais alta que o negativo e longa o suficiente para o tamanho das tiras que eu queria, fiz um apoio dos lados para fixar o negativo. Forrei a caixa com papel branco e abri um buraco no fundo dela para entrar o flash, a idéia inicial era usar isso como uma "mesa de luz" iluminando o negativo por trás, mas não deu certo.

Como não deu certo abri a caixa, fixei a tampa aberta e a usei como suporte e fiz o que descrevi acima.

Até que o resultado rolou, pra circular pela internet ficou bem razoável.

Abraço!


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 12:44:10
Bom gente a grana ta curta e não vai dar pra comprar um escaner tão cedo, então resolvi fazer um pequeno teste.

Coloquei um fundo branco na tela do meu computador e "colei" o negativo nele de pois usei o iphone pra "escanea-lo".

O resultado foi esse:



Aguardo por criticas e sugestões dos amigos foristas.

PS: tinha fotos com composições melhores mas essa era a que tinha o melhor assunto!
Este "granulado" é do filme ou da tela do computador? O problema de usar a tela são justamente os "dots", seria interessante manter os negativos distanciados para desfocar a tela ao fundo. E o foco do iphone, não tem possibilidade de macro?
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, 12:46:16 por Marco Jundiai »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 12:49:26
Plinio, voce se incomodaria de fazer uma gravacao dessa sua gambiarra e postar pra gente?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 12:59:54
Quando for fazer de novo eu gravo sim, Spider. Sem problemas.


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 12:44:18
Este "granulado" é do filme ou da tela do computador? O problema de usar a tela são justamente os "dots", seria interessante manter os negativos distanciados para desfocar a tela ao fundo. E o foco do iphone, não tem possibilidade de macro?

Não sei o quanto desse granulado é do filme da tela ou da câmera do iPhone, na hora da captura era possível ver o " refresh do monitor" . Olhando para o negativo ele parece bem nítido usei um Fuji Neopan 400 120 Presto. A função macro do iPhone acho que é automática.

Quando tiver tempo vou tentar o método do Dondon.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 02:55:26
Não sei o quanto desse granulado é do filme da tela ou da câmera do iPhone, na hora da captura era possível ver o " refresh do monitor" . Olhando para o negativo ele parece bem nítido usei um Fuji Neopan 400 120 Presto. A função macro do iPhone acho que é automática.

Quando tiver tempo vou tentar o método do Dondon.

Outro dia fiz um teste destes também. Percebi que se o negativo ficar encostado em algo, a textura do papel, por exemplo, também é fotografada. A melhor opção que consegui foi afastar o negativo da fonte de luz, para desfocá-la como o Marco disse.

O meu esquema também foi montado com uma caixa de papelão, duas molduras de ampliador, uma 35mm e outra 6x6 e como fonte de luz usei uma luminária de segurança de laboratório com um plástico branco leitosa na frente da luz. Colei papel branco em todo interior da caixa para não haver luz de outra cor influenciando.

O resultado foi esse abaixo:
http://farm6.static.flickr.com/5055/5405070286_2f00657f7f_b.jpg
Filme Fuji Acros 100 + Rolleiflex Planar 2.8D - fotografado com a T2i

http://farm6.static.flickr.com/5212/5405695159_f11b97aa4f_b.jpg
OM-1n + Zuiko 18mm

Jack

***EDITADO***

3.1. As imagens postadas diretamente nos tópicos poderão ter no máximo 800 pixels em seu lado maior e 500KB.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 11:14:52 por Mr. Hyde »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 11:24:16
Ficou excelente, Jack!


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 11:39:59
Estou postando as fotos agora no tamanho correto, desculpe.


Filme Fuji Acros 100 + Rolleiflex Planar 2.8D - fotografado com a T2i



OM-1n + Zuiko 18mm - fotografado com a T2i
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 12:05:22 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


klaus liebert

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
    • photo.net
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 18:29:04
Tambem ja fiz destas engenhocas ante de ter scaner de negativo.

Na epoca eu havia feito um tubo de papelao e prendia este direto no para sol da objetiva, e o negativo preso ao final do tubo. O tubo tinha o comprimento exato que me desse a cobertura total do frame da camera digital. Fechava o diafragma em 8 ou 11 e fotografava contra o fundo brando do monitor do computador, mas nao chegando muito perto a ponto de ter os pontos da tela em foco. A vantagem deste sistema com o filme fixo à camera é que nao é necessario tripé, pois os pequenos movimentos da camera sao acompanhados pelo filme.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, 18:30:06 por klaus liebert »