Autor Tópico: Movimento Fora Haole demarca mar de Floripa  (Lida 20563 vezes)

marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Online: 17 de Janeiro de 2006, 22:29:09
Movimento Fora Haole demarca mar de Floripa

Surfistas nativos reforçam campanha contra forasteiros e fazem uma reserva de mercado onde há as melhores ondas
ARIADNE NIERO

Conquistar um lugar ao sol, nas areias de Florianópolis, é fácil. No mar, a coisa muda de figura. Se for um surfista de fora, então, a disputa pode ser bem árdua. Quem quiser pegar onda em alguns pontos da Ilha tem que seguir algumas regras, sob o risco de não conseguir nem molhar a prancha. Há uma demarcação invisível no mar, com locais onde os nativos têm prioridade. Para os desavisados, basta prestar atenção aos adesivos colados nos carros estacionados nessas áreas, indicando que o local não é para forasteiros.

 Leia mais
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2006, 22:41:03
Citar
Movimento Fora Haole demarca mar de Floripa

Surfistas nativos reforçam campanha contra forasteiros e fazem uma reserva de mercado onde há as melhores ondas
ARIADNE NIERO

Conquistar um lugar ao sol, nas areias de Florianópolis, é fácil. No mar, a coisa muda de figura. Se for um surfista de fora, então, a disputa pode ser bem árdua. Quem quiser pegar onda em alguns pontos da Ilha tem que seguir algumas regras, sob o risco de não conseguir nem molhar a prancha. Há uma demarcação invisível no mar, com locais onde os nativos têm prioridade. Para os desavisados, basta prestar atenção aos adesivos colados nos carros estacionados nessas áreas, indicando que o local não é para forasteiros.

 Leia mais
Acesso só para cadastrados... será que você poderia copiar a reportagem e disponibilizá-la aqui?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2006, 22:45:39
Marlon, sempre foi assim (embora eu não saiba qual adesivo que vc fala). Na prática isso é só perceptível em feriados e verão, com mais gente e menos onda, aí os nativos enlouquecem mesmo. Em 14 anos de surf nunca tive problemas até ano retrasado quando quase briguei com um nativo (e os respectivos amigos dele) dentro d'água mesmo. Seria complicado, pq mesmo tendo meus amigos na praia, eu vi a turminha dele um dia antes espancar um argentino (tudo bem que era argentino, mas foi lamentável a cena) a base de porretes e correr o cara da areia. Como não baixei a bola, mas tbm não desrespeitei o cara, acabou esfriando, mas rolou gritaria dentro dágua e tudo mais. Depois conversando com um amigo - que tem pousada lá e morou anos no 'hawaii', esse amigo contando que em Santa tá pior que os da'hui (tradicionais black truncks havaianos conhecidos pela truculência). Vai ficar cada vez pior, esqueceram que surf é um mais um estilo de vida do que esporte e que a coisa toda não deveria ser competição por onda. Por essas aí é que não vou mais em feriado, deixo para ir ao longo do ano, e já penso em outro esporte como mergulho. O mais engraçado é que Floripa tem mais de 1 mi de habitantes, e nem eles sabem quem é local.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2006, 22:48:10 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2006, 22:56:36
Citar
Marlon, sempre foi assim (embora eu não saiba qual adesivo que vc fala). Na prática isso é só perceptível em feriados e verão, com mais gente e menos onda, aí os nativos enlouquecem mesmo. Em 14 anos de surf nunca tive problemas até ano retrasado quando quase briguei com um nativo (e os respectivos amigos dele) dentro d'água mesmo. Seria complicado, pq mesmo tendo meus amigos na praia, eu vi a turminha dele um dia antes espancar um argentino (tudo bem que era argentino, mas foi lamentável a cena) a base de porretes e correr o cara da areia. Como não baixei a bola, mas tbm não desrespeitei o cara, acabou esfriando, mas rolou gritaria dentro dágua e tudo mais. Depois conversando com um amigo - que tem pousada lá e morou anos no 'hawaii', esse amigo contando que em Santa tá pior que os da'hui (tradicionais black truncks havaianos conhecidos pela truculência). Vai ficar cada vez pior, esqueceram que surf é um mais um estilo de vida do que esporte e que a coisa toda não deveria ser competição por onda. Por essas aí é que não vou mais em feriado, deixo para ir ao longo do ano, e já penso em outro esporte como mergulho. O mais engraçado é que Floripa tem mais de 1 mi de habitantes, e nem eles sabem quem é local.
Gustavo, Floripa tem cerca de 300 mil habitantes, só sobe para 1 milhão em janeiro/fevereiro. E te digo uma coisa: esse negócio de "fora haole" é realmente um absurso, uma deturpação do espírito do surf - quando se refere somente ao surf, pois a "ideologia" não se resume à disputa por ondas. Mas, agora que moro aqui, posso ver de perto, e cotidianamente, a "invasão" desordenada e até abusiva que a cidade sofre no verão. É demais mesmo, uma atitude assim fica quase "natural". Mas é aquilo: explica, mas não justifica.
E, querendo visitar a ilha no inverno, dá um toque, pois eu permaneço gaúcho! :laughing:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2006, 23:18:25
Bruno, tá certo, pior que eu sabia que era similar a população de NH aqui (+/- 300 mil), não sei de onde tirei 1 milhão. O que quis dizer é que nem eles se entendem, esse conceito de haole no Brasil é completamente deturpardo. Resta achar graça, certa vez que vi um semi-analfabeto desdentado gritando nas areias do Rosa: - fora haole. Judiaria. Mal entendia português, ue dirá saber o que é "haole". Mas não tem jeito, um indivíduo sozinho é um ser pensante, dois ainda são racionais, três já são conspiradores, acima de quatro é uma massa burra que segue qualquer desejo irracional difundido no grupo.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2006, 23:19:17 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2006, 23:23:01
Citar
Mas não tem jeito, um indivíduo sozinho é um ser pensante, dois ainda são racionais, três já são conspiradores, acima de quatro é uma massa burra que segue qualquer desejo irracional difundido no grupo.
Estou rindo sozinho com essa definição! :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2006, 23:25:34
eu soh posso ficar triste com uma notícia destas! lamentável!
vontade de mandar enfiar a praia, as ondas, as pedras e as pranchas tudo no (_*_) daqueles surfistas babacas!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2006, 08:39:41
pessoALL
hoje saiu outra matéria no DC sobre o este movimento.
vou colar aqui pois para ler a matéria no jornal precisa ser cadastrado.
-------------------

Internautas não aprovam Fora Haole
Movimento deixa a Capital com ares de cidade provinciana, afirmam
ARIADNE NIERO

A onda Fora Haole criada na Ilha há mais de uma década está deixando a Capital de Santa Catarina com traços de uma cidade provinciana, mesmo com os seus 333 mil habitantes. A análise é dos próprios internautas que responderam à enquete de ontem no clicRBS.

Dos 50 primeiros depoimentos, 70% destacaram não concordar com a idéia do movimento Fora Haole, em Florianópolis. A maioria são gaúchos indignados com a atitude dos nativos afirmarem que os turistas do Rio Grande do Sul estariam invadindo a prioridade nas ondas.

Um dos participantes da enquete comentou ter sido pego de surpresa com o movimento que demarca o mar de Florianópolis. Segundo ele, a maioria dos adeptos seriam pessoas desocupadas e despreocupadas com o avanço do turismo na Ilha. Outro depoimento destacou que ao invés do Fora Haole deveria ser criado o movimento Evolui Manezinho.

- Não existe coisa mais pré-histórica e tão contra a filosofia do surfe do que localismo. Queria saber a opinião de pescadores, donos de restaurantes, enfim, daqueles que fazem do turismo o seu sustento.

Mas teve quem não faz parte do movimento, mas deu sua opinião a favor do localismo catarinense.

- Creio que essa atitude do movimento Fora Haole é certa. Não sou surfista, mas sou florianopolitano. A cidade tem muitos séculos de história para, de um momento para o outro, ser invadida por imigrantes que transformam o ambiente ilhéu e catarinense num local artificial e homogêneo. Digo sim às restrições aos forasteiros.

A edição do DC de ontem trouxe a polêmica da situação nas principais praias onde a prática do surfe é o atrativo dos freqüentadores. Haole, do dialeto das ondas, quer dizer o surfista que está na água e é desconhecido do grupo de nativos. Quem freqüenta a Joaquina, no Leste, ou Campeche, no Sul da Ilha, está acostumado a presenciar discussões entre os praticantes do esporte.

( ariadne.niero@diario.com.br )
Você concorda com a idéia do movimento Fora Haole?
Confira alguns depoimentos

É um absurdo uma capital que recebe uma das etapas do campeonato mundial de surfe querendo barrar os turistas. Só quero ver se vão tomar atitudes como estas com surfistas como Kelly Slater!
Não concordo, o Brasil é dos brasileiros.
Sou a favor, especialmente contra os gaúchos. Inclusive isto deveria se estender para fora da praia. Fora gaúchos!! Mas deixem as gaúchas, pro bem delas.
Deveriam agradecer aos turistas que levantam a economia desta cidade.
É isso aí mesmo!!! Tá certo haver demarcação na praia.
Este tipo de atitude não existe só no surfe. É comum o florianopolitano achar que as pessoas de fora atrapalham.
Sou gaúcho. Tenho negócios aqui em Floripa e a partir de amanhã farei um protesto na minha empresa.
O movimento deve ser extinto pelas autoridades antes que ocorram problemas mais graves, como agressão física e depredação de propriedade particular.
Sempre surfei e concordo plenamente com o movimento.
Isso é uma tremenda ignorância. Morei em Floripa de 2003 a 2005, e quem realmente surfa não faz isso, pois o melhor do surfe é descobrir e a cada dia surfar em praias e ondas diferentes.
Isso é um absurdo e só ajuda a denegrir a imagem de SC. O que faz o poder público contra esses prepotentes?
Se os nativos estiverem fazendo isso por causa das ondas, é completamente ridícula essa atitude.
Concordo. Quem vem de fora não sabe preservar nossa cidade.
Sou a favor do movimento! Haoles não respeitam os surfistas locais, então fora!!
Discordo. Ninguém é dono de determinado espaço. Isso fere a Constituição.
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:08:42
Eu sou totalmente a favor, imagina a situação: O cara (local) tá acostumado a pegar as suas ondinhas e derepente chega um monte de turistas, com seus Longs de R$2000,00 e superpranchas, pra meter uma panca e ainda ficam atrapalhando e craudiando a água!

Ow, moro aqui em Floripa e sinto na pele o terror do verão, os turistas, em sua maioria são gente fina e tal mas tem gente que não dá para engolir, argentino mesmo, sem comentários.

E sobre a parte filosófica do surf que vcs comentaram aqui, tem um monte de gaúchos e paulistas que não estão nem ai pra isso, surfam uma vez por ano, são marrentos e metidos, tomam um monte de anabolizandotes para chegar sarados na praia e merecem sim ser escorraçados da água mesmo. Na Ferrugem isso á ainda pior!

Quanto aos surfistas que tem como filosofia o surf e a saúde, esses sim tem livre acesso, é só trocar uma idéia com a galera, quem tem boca vai a Roma.

Abraços.
 
Jack db - Floripa


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:23:11
Jack, o problema é como é que vc vai diferenciar um cara marrento e bombado de alguém que apenas se cuida e pratica exercícios? Falando em bombas: os únicos catarinenses que eu vi se auto-intitulando locais eram por sinal junkies drogados e encrenqueiros que não tinham nada melhor a fazer do que arranjar encrenca na areia. Como em tudo na vida, a ignorância e a educação é que determinam onde vamos estar. Alguns apenas conseguem se impor no grito e na truculência. Afinal, é o único orgulho do cara se dizer 'local', estudar, produzir, nem pensar, no fundo eu entendo, é preciso algo para se apegar, o que eu não entendo é alguém esclarecido apoiar isso minimamente que seja. Pode até parecer radical, mas com pensamentos assim é que movimentos como nazismo foram justificados.

Como diferenciar se eu sou surfboy de surfshop ou se comecei o surf nos primórdios com prancha de epoxi? O que eu acho graça é que qualquer localzinho desses da Praia Mole a Ferrugem não sabe quem foram os irmãos Sefton (gaúchos que descobriram entre outras coisas a Praia da Vila quando catarinense nem surfava) junto com os cariocas da trupe do Evandro Mesquita, Ricardo Bocão, Pepê e Rico. Que eu saiba o Marco Aurélio Raimundo (vulgo Morongo, dono da Mormaii) também é gaúcho, será que alguém olha feio para ele na Ferrugem? Cara, sem soberba digo que surfei do Arpoador ao sul do país. Se God quiser, rola Noronha esse ano. Fora Austrália. Fora África. Os temidos locais de Western Australia davam dicas de onde não pisar no coral ou cuidados com tubarões e "mané local semi-analfabeto" que sequer sabe as origens do esporte que pratica vai dizer que não surfo em Santa Catarina?

Cara, local é white pointer, great white, carcharadon carcharias, (ou simplesmente, tubarão branco).

O resto pode se sacudir, gritar - mas deveriam mesmo é acordar, sair da água, estudar mais, criar movimentos atuantes. Assim, quem sabe, poderiam fazer a coisa do modo certo, preservando como ocorre já na Ilha do Mel e Fernando de Noronha, tirar proveito disso, e reverter o que ocorre hoje, dos 'turistas' se tornando donos dos melhores imóveis e empresas onde os 'locais' acabarão é cortando grama em verões bem próximos.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 10:54:13 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:43:25
Sabem o que isto me parece, coisa de gente que tem pinto pequeno, baixo auto-estima, não se garante. Daí se juntam numa gang pra dar porrada num bombado que chega de outro estado! Soh assim mesmo, em bando, por que sozinho, o carinha não se garante. Que coisa feia!  :nonono:  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:50:26
Lamentável meia dúzia de idiotas mancharem o nome de Florianópolis, cidade com boa imagem em todo o Brasil.

Ninguém é dono da praia, não é pq existem turistas idiotas (onde não existem idiotas?) que alguém vá proibir que pessoas de fora surfem.

Vindo de gente ignorante eu até entendo (não aceito, mas entendo), o cara é um merda sem perspectiva na vida e aquele é o mundinho dele onde ele se acha alguém, mas de alguém instruído é lamentável, garanto que eles se acham no direito de irem surfar em outros estados.

Imagina eu no Rio me achando dono da praia, arrumando encrenca com quem é de fora, turista pode ser incômodo, mas não podemos esquecer de que ele gera receita e emprego.

Eu adoro viajar e graças a Deus sempre fui bem recebido em todos os lugares que passei, talvez seja pq não sou surfista.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2006, 10:59:52
Citar
Eu adoro viajar e graças a Deus sempre fui bem recebido em todos os lugares que passei, talvez seja pq não sou surfista.

Hehe. Parece piada, mas ando pensando em aprender mergulho - sem brincadeira - já que da água não me livro mesmo, mas só para sair desse stress. Mas o pior é que já vi os 'temíveis locais da ferrugem' implicando mesmo com quem não surfa, a coisa não anda boa, até tiro anda rolando na Praia do Rosa. Fico pasmo que nada se preserva nesse país, e triste é que menos de 10 anos atrás não acontecia nada nesse nível.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2006, 11:07:04 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2006, 12:14:56

Tem 2 lados da moeda.

1) os "forasteiros" que vao la so pra zuar, catam a mulherada facil facil, que os surfistas ficam babando e nao conseguem.
Ou a irma do cara fica com um cara de fora, etc..etc..etc..
Alem de tudo isso, surfam na agua "deles"... os caras querem a morte mesmo.

2) Os turistas movimentao milhoes de R$ nas cidades visitadas, isso gera emprego, almenta a riqueza do lugar, o interesse, realizacoes de festas, shows, etc..etc..etc..
O Turista alem de ir em um lugar longe, e gostoso de se passar as ferias, é Logico que ele quer pegar umas ondas tambem.
Ninguem é dono do mar, todos tem direito a ele.


Eu fico com a segunda opçao, eu acho a mais racional e lógica.
A 1) eu acho que tem muito preconceito....... é que nem fora do pais, em certos lugares dos USA por exemplo..... boston e tal...... pessoal odeia nego de fora..... falam ate que vem roubar empregos deles la....... mas o que os besta nao veem, é que os empregos 90% roubados sao de nivel baixo..... coisa que eles nao querem trabalhar, etc...

Essas Gang's de Surf ae sao muito folgadas.... eu vou pra praia as vezes,.. corro a beira bar, a mulerada de la mexe comigo, fica olhando...... eu olho para o Kiosques..... os caras querem me matar....... e que culpa eu tenho ?

Os caras sao o Super Man so em galera, sozinho abaixam a cabeça e ficam kietos.
Isso pra mim é inveja.

Ta certo que como disse no inicio do topico, tem os turistas folgados, vao pra zuar e detonar tudo mesmo...... ae estes tem que levar um presta atençao...

+ isso nao pode generalizar.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2006, 13:05:41
Os caras (locais) agem com o coração, e não são ignorantes, estão só tentando preservar o que é deles, e a paz de poder surfar em sua casa é sua mesmo!

Acho que tem que ter respeito, posso dar um exemplo: Na Armação, onde o localismo é um dos mais fortes da ilha, o meu irmão foi surfar e pediu para um local ir junto com ele, muito simples, ficou amigo de todo mundo e hj é só entrar na água direto, sem problemas.

Eu dou toda a razão para os locais, tem que ter RESPEITO quando vc entra na casa de outra pessoa, ninguém entra na minha casa e deita no sofá da sala sem falar comigo antes ou sem me conhecer, acho que é a mesma coisa na água.

Na Ferrugem, tem uma época de pesca que é proibido surfar e tem vários BABACAS, formados e que já conhecem o mundo, tem dinheiro e tal mas não entendem a situação e acabam levando facada enferrujada no bucho! Tão vendo como a ignorância não é só dos pescadores ou dos surfistas locais, a ignorância está em todas as classes sociais.

Essa é minha opinião, estou do lado dos locais, sem dúvida!

Abraços.
Jack db - Floripa