o mercado pago é responsável sim pela segurança na transação... a partir do momento que lhe envia a mensagem dizendoo pagamento foi recebido eles não podem voltar atrás nesses 14 dias... se o cliente por má fé alegar que não recebeu ou que recebeu diferente do combinado, aí será aberto um processo interno pra averiguação.... É assim com mercado pago, pagseguro, pagamento digital, paypal, etc.... com pequenas diferenças, tudo igual...
minha irmã teve um problema.... vendeu, o cara pagou, o mercado pago enviou a confirmação de pagamento pra ela e autorizou a liberação do produto....
enquanto ela foi no correio despachar (umas 3 horas depois da confirmação) o mercado pago enviou outro e-mail mandando suspender a operação porque o comprador estava sendo investigado por fraude....
num primeiro momento ela ficou sem o dinheiro e sem o produto.... mas foi na justiça (procon e pequenas causas) e o mercado livre pagou o produto + indenização + outros custos que não sei explicar... recebeu umas 2 vezes e meia a mais do valor da venda....
curiosamente, e sem explicação, ela (a vítima da história toda) foi banida do ML e não pode mais fazer cadastro lá.... seria uma retaliação por ter reclamado? acho até que se fosse atrás teria direito sobre esse banimento também....
eu nunca tive problema....