Autor Tópico: CLDF  (Lida 2814 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 18 de Março de 2011, 15:48:10
Ah!! Esse predio eh bem fotogenico! Nossa nova camara distrital. Bem grandinho pra isso, ne?

Tava doido pra ir la tirar umas fotos. Acho que vou dar uma passada la semana que vem.

Gostei das fotos!

Tambem gostei da aula do meu tio!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 18 de Março de 2011, 16:38:29
Magina, Aria. Estamos aqui pra isso!

Essa coisa toda da foto de arquitetura é meio empírica, difícil achar literatura sobre isso.

Portanto, obviamente, posso estar falando bobagens, são conceitos e técnicas que assimilei com a prática. De qq maneira, espero que seja útil. :D

Abraço!

Tenho confiança de que não está falando bobagem.
Abçs.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 18 de Março de 2011, 16:39:48
Ah!! Esse predio eh bem fotogenico! Nossa nova camara distrital. Bem grandinho pra isso, ne?

Tava doido pra ir la tirar umas fotos. Acho que vou dar uma passada la semana que vem.

Gostei das fotos!

Tambem gostei da aula do meu tio!

É verdade, Spider. Oh, se olharem bem pelas janelas, vão ver que não tem quase ninguém lá dentro. Por que será?  :ponder:
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 18 de Março de 2011, 18:06:29
Plínio:  :worship: :worship: :worship:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Anderson Mello

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Março de 2011, 18:40:28
Oi, Aria!

Em geral eu gosto de fotos assim e tenho até algumas que gosto bastante.
Achei que as suas fotos ficaram excelentes e lanço uma pergunta sobre uma dúvida que tenho e que talvez alguém possa me ajudar: eu costumo corrigir o desalinhamento comentado acima, se não na hora (acho muito difícil fazer isso sem tripé); depois, na edição. No entanto, gostaria que alguém que já usou me explicasse se isso pode ser corrigido com lentes tilt e shift, na hora, de forma mais fácil ?

[]'s
Anderson


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 18 de Março de 2011, 18:44:55
TS/PC é com o Plínio. Espere um pouquinho que virá a aula..rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #21 Online: 18 de Março de 2011, 19:17:31
Eu nunca usei uma TS, Hyde. :(

Mas sim, Armello. Elas se prestam a corrigir problemas e desvios de perspectiva. Através de ajustes manuais de inclinação da lente você consegue projetar a imagem alinhada em relação ao plano do sensor. Imagino que sem um tripé seja impossível fazer isso, já que são ajustes bem finos.

O "mesmo" pode ser feito em software mas há uma considerável perda de qualidade/nitidez além de cortes na imagem.

*não tentarei explicar o funcionamento de uma lente TS, preciso estudar mais pra isso.

Ela se contorce toda. Tão bonitinha! :D

http://youtu.be/mbHYhHZeceM
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 19:30:43 por dondon »


Anderson Mello

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Março de 2011, 19:33:27
Eu nunca usei uma TS, Hyde. :(

Mas sim, Armello. Elas se prestam a corrigir problemas e desvios de perspectiva. Através de ajustes manuais de inclinação da lente você consegue projetar a imagem alinhada em relação ao plano do sensor. Imagino que sem um tripé seja impossível fazer isso, já que são ajustes bem finos.

O "mesmo" pode ser feito em software mas há uma considerável perda de qualidade/nitidez além de cortes na imagem.

*não tentarei explicar o funcionamento de uma lente TS, preciso estudar mais pra isso.
Mas sim, Armello. Elas se prestam a corrigir problemas e desvios de perspectiva. Através de ajustes manuais de inclinação da lente você consegue projetar a imagem alinhada em relação ao plano do sensor. Imagino que sem um tripé seja impossível fazer isso, já que são ajustes bem finos.

O "mesmo" pode ser feito em software mas há uma considerável perda de qualidade/nitidez além de cortes na imagem.

*não tentarei explicar o funcionamento de uma lente TS, preciso estudar mais pra isso.

Dondon,

Até onde você escreveu eu também já havia lido sobre mas, o que eu tava querendo mesmo saber é justamente o que você disse também imaginar: dá pra fazer sem tripé? Alguém aqui já fez? Com relação ao ajuste por software, eu até tenho conseguido alguns bons, sem perda de qualidade e nitidez (pelo menos, acho). No entanto, dependendo de como eu posicionei o plano do sensor frente ao motivo, lá trás, quando fiz a foto, os cortes feitos pelo software são tão drásticos que eu tenho que abandonar a foto. Hoje, se der, vou postar uma foto que fiz dentro de uma igreja (do Carmo, se não me engano) e que (acho), ficou legal. Eu tô perguntando isso porque faço muitas fotos de prédios (alguns chamariam de arquitetura, mas eu chamo de prédios porque vale tudo relacionado ao assunto: chafariz, janela, porta, fachadas, conjunto arquitetônico, etc.). Eu sinto que ia adorar essas lentes, mas desconfio que na prática, é abrir outra frente de combate.
[]'s
Anderson


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #23 Online: 18 de Março de 2011, 19:38:11
Anderson, tenho convicção que usar essas lentes sem tripé é impossível, o conjunto máquina lente precisa estar estático para que você possa observar e ajustar a perspectiva.
Aliás, tenho convicção que para fotografar arquitetura com qualquer lente o tripé (estável e com níveis de bolha) é fundamental, o meu só sai do carro pra ficar pendurado nas costas.

Quanto ao software a perda é inevitável, há esticamento e achatamento da imagem, interpolação de pixels e consequente perda de nitidez e qualidade. Eu uso, inclusive profissionalmente, mas tenho certeza que com uma lente TS seria melhor.

Quanto ao crop, sim, ele existe. É imprescindível prever o corte antes de fazer a foto e buscar compor considerando as áreas futuramente perdidas.

Eu acho que se você gosta e pratica a foto de arquitetura e seus elementos vale a pena entrar nesse combate com as lentes TS-E ou PC, depende do seu gosto.

Estou de namoro com uma TS-E 24mm faz alguns meses, está a venda numa lojinha de usadas, sempre que passo por lá nos paqueramos. :)

*Lente TS sem tripé deve ir bem para foco seletivo.

Abraços!
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 19:42:18 por dondon »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 18 de Março de 2011, 19:47:53
Eu nunca usei uma TS, Hyde. :(

Mas sim, Armello. Elas se prestam a corrigir problemas e desvios de perspectiva. Através de ajustes manuais de inclinação da lente você consegue projetar a imagem alinhada em relação ao plano do sensor. Imagino que sem um tripé seja impossível fazer isso, já que são ajustes bem finos.

O "mesmo" pode ser feito em software mas há uma considerável perda de qualidade/nitidez além de cortes na imagem.

*não tentarei explicar o funcionamento de uma lente TS, preciso estudar mais pra isso.

Ela se contorce toda. Tão bonitinha! :D

http://youtu.be/mbHYhHZeceM

Eu sei, Plínio, vc já me disse, mas tb sei que você tem a teoria solidificada. Vou ajudar...

Ela registra uma imagem maior do que uma lente comum. Somente parte da imagem será registrada no sensor porque ela precisa de 'excesso' de imagem para conseguir fazer os movimentos próprias dessas objetivas.

Ela pode se mover pra cima, pra baixo e para os lados, a fim de selecionar que parte da imagem que será registrada. O ponto de vista aparente é mudado sem que a cam seja moviumentada, porque a própria lente se move.

O deslocamento lateral serve para vc fotografar um edifício, por exemplo, 'de frente' mesmo estando localizado um pouco lateralmente em relação ao edifício, ou para fotografia de interiores em que há espelhos e o fotógrafo não queira sair neles.

O deslocamento vertical, para cima e para baixo, servem para anular as convergências de linhas paralelas.

Os movimentos são relativamente limitados, em relação ao MF ou GF (que eu nem sei direito quantos podem ser, mas sei que é muuuuuito mais), mas já li que é possível ampliá-los ao usar conjuntamente um TC, aumentamdo-se, é claro a distância focal. Ufa!!!!! Acho que é tudo o que sei.

_________________

Quer ver contorcionismo, procura uma GF em movimento...rs Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #25 Online: 18 de Março de 2011, 19:49:30
Eu sei, Plínio, vc já me disse, mas tb sei que você tem a teoria solidificada. Vou ajudar...

Ela registra uma imagem maior do que uma lente comum. Somente parte da imagem será registrada no sensor porque ela precisa de 'excesso' de imagem para conseguir fazer os movimentos próprias dessas objetivas.

Ela pode se mover pra cima, pra baixo e para os lados, a fim de selecionar que parte da imagem que será registrada. O ponto de vista aparente é mudado sem que a cam seja moviumentada, porque a própria lente se move.

O deslocamento lateral serve para vc fotografar um edifício, por exemplo, 'de frente' mesmo estando localizado um pouco lateralmente em relação ao edifício, ou para fotografia de interiores em que há espelhos e o fotógrafo não queira sair neles.

O deslocamento vertical, para cima e para baixo, servem para anular as convergências de linhas paralelas.

Os movimentos são relativamente limitados, em relação ao MF ou GF (que eu nem sei direito quantos podem ser, mas sei que é muuuuuito mais), mas já li que é possível ampliá-los ao usar conjuntamente um TC, aumentamdo-se, é claro a distância focal. Ufa!!!!! Acho que é tudo o que sei.

_________________

Quer ver contorcionismo, procura uma GF em movimento...rs Abç,

Perfeito, Hyde!  :clap:

*essa do TC eu não sabia.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 19:50:35 por dondon »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 18 de Março de 2011, 20:19:55
Perfeito, Hyde!  :clap:

*essa do TC eu não sabia.

Não tenho certeza porque nunca tive uma em mãos, mas acho que em determinados movimentos a lente deve ser limitada pelo corpo. Só assim para jutificar o afastamento da lente em relação ao corpo para usar-se um TC. Mas, como disse, eu li em algum lugar (que não me lembro onde foi...rsrs), por isso não posso dar 100% de garantia.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 18 de Março de 2011, 20:55:28

_________________

Quer ver contorcionismo, procura uma GF em movimento...rs Abç,

Plínio, pra vc: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=37462.new#new

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 18 de Março de 2011, 21:15:37
Oi, Aria!

Em geral eu gosto de fotos assim e tenho até algumas que gosto bastante.
Achei que as suas fotos ficaram excelentes e lanço uma pergunta sobre uma dúvida que tenho e que talvez alguém possa me ajudar: eu costumo corrigir o desalinhamento comentado acima, se não na hora (acho muito difícil fazer isso sem tripé); depois, na edição. No entanto, gostaria que alguém que já usou me explicasse se isso pode ser corrigido com lentes tilt e shift, na hora, de forma mais fácil ?

[]'s
Anderson

Valeu pelo comentário, Anderson. Depois posta as suas fotos pra gente ver também.  ;)
Abçs.

E parabéns por compartilhar seus conhecimentos conosco, dondon e Hyde.  :clap:
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 19 de Março de 2011, 01:55:37

E parabéns por compartilhar seus conhecimentos conosco, dondon e Hyde.  :clap:

De nada, Aria. De vez em quando a preguiça vai embora, dai é só digitar alguma coisa aqui e voltar pra rede...rs

PS: Lembrei de uma coisa. As lentes TS/PC podem ser usadas (inclusive em MF de mão) sem tripé, para utilização de foco seletivo criativo nas cenas. Já vi várias fotos utilizando-se desse recurso. Fica bem interessante. Mas para arquitetura, só com tripé, na base do ajuste fino mesmo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova