Autor Tópico: Nikon D5100 vs Canon 600D(T3I)  (Lida 29940 vezes)

alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Abril de 2011, 19:23:43
Gente, não sei se estou no lugar certo para fazer este tipo de post, mas vamos lá

Estou pensando em comprar uma máquina, porém não manjo muito pouco de fotografia, então uma bem simples seria o ideal para mim.

Analisando bem e tirando algumas dúvidas com alguns amigos, acabei filtrando e fiquei em dúvida entre essas 2 máquinas, as duas custam em torno de 900 dólares.

Gostaria de saber a opinião de vocês, qual é a melhor? Qual tem mais recursos?

Valeu!
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2011, 22:45:52
Vai ser muito difícil vc escolher.

Em qualidade de imagem as duas são aparentementes muito equivalentes, e nem pelos reviews dá para confiar já que cada um diz uma coisa. A princípio, a Canon tem um pouco menos de ruído e a Nikon mais latitude, mas se vc não for daqueles que analisa a imagem com crop's de 100% o tempo todo, provavelmente não vai notar.

Ambas filmam e ambas tem o LCD rebatível. Até os últimos lançamentos a Canon estava na frente da Nikon em matéria de filme, mesmo a Nikon tendo autofoco contínuo e a Canon não, até porque a única que filma razoavelmente com autofoco são as SLT Sony. Agora não sei dizer como está. Daqui a uns dias deve sair algum review no HDSLR.com.br

A favor da Canon o fato de comandar o flash externo fora da sapata, o que acho que a D5100 não faz, e o fato de fazer autofoco com qualquer lente EOS, mesmo as mais baratas, enquanto a D5100 não tem motor de foco no corpo e não faz autofoco com algumas excelentes lentes como a 50mm f1.8 e a 85mm f1.8.

Enfim, são cameras muito semelhantes. Qualquer uma que vc escolher terá uma bela camera nas mãos.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2011, 23:24:58
Ìnteressante você comentar sobre os reviews que sem encontram por ae, por foi isso mesmo que notei, cada lugar fala uma coisa diferente.

Só gostaria de entender uma coisa sobre a opção video, como você disse, a D5100 tem autofocus e a 600D não, certO?
Isso iria afetar muito nas minhas filmagens ou nem é tão perceptível?
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2011, 00:11:32
Alisson, o assunto é complexo e daria prá passar a noite falando, então vou tentar resumir.

Muita gente compra DSLR's que filmam pensando em filmar como filmam como as filmadoras de mão, portáteis. No entanto, não é tão simples assim.

Uma DSLR filma com qualidade impensável para a maioria das filmadoras, tanto as portáteis quanto algumas profissionais que custam várias vezes o preço de uma camera. Mas a forma de filmar com uma DSLR se aproxima muito mais de uma filmadora profissional do que uma filmadora de mão.

A linguagem é geralmente de DOF curto, ou pelo menos, não praticamente hiperfocal como as filmadoras de mão. Isso complica em muito o processo de focagem automática, já que apenas uma parte do fotograma está em foco, e qualquer movimento faz com que a camera comece a pescar procurando outro elemento para colocar em foco. Exceção às Sony SLT que em função de não terem espelho, conseguem usar o sensor de foco por fases em 100% do tempo, que dá uma grande diferença. Foco por contraste em DSLR ainda é uma porcaria.

Para se fazer um filme de cinema, os atores ficam em lugares demarcados e o foco, que é manual também, é também demarcado antes de começar a filmagem. Também são feitos takes curtos que depois são unidos em programas de processamento.

A filmagem com DSLR que se vê por aí não foge muito disso também. Não tão complexo, mas também não tão simples como filmar como com uma filmadora compacta.

Tenho feito filmes em casa de forma satisfatória com minha 60D (excelentes, prá dizer a verdade) na seguinte condição: Coloco a camera em um tripé, opcional em muitas vezes, mas que dá mais conforto, uma lente fixa (para minimizar distorções) tipo uma 28mm que proporciona um DOF mais longo e faço o filme em posição perpendicular ao assunto. Assim consigo filmar minha filha correndo de um lado para o outro e brincando sem o menor problema. Mas se vc pensa em sair com a camera na mão correndo atrás do seu filho que está andando de bicicleta, ou seja, se o assunto varia em muito a distância até a camera, chegando próximo e depois se afastando, a DSLR realmente não é a melhor opção para este tipo de filmagem.

Desculpe se minha linguagem não foi muito clara, já estou meio que pescando aqui :)

Abçs e boa noite !



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2011, 00:20:21
Imagina, foi muito claro, deu pra entender um pouco sobre filmagem.

O maior intuito para minha compra seria foto mesmo, filmagens, apenas pequenos takes em festas e coisas do tipo, mas como disse o maior intuito é fotografar!

Ta bem complicado escolher entre uma das duas, pretendo comprar na Páscoa, então ainda tenho alguns dias para pesquisar e analisar os 2 modelos com mais cuidado.

Entre as duas câmeras, tem alguma diferença significativa?
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2011, 00:29:05
O autofoco durante a filmagem, pelo menos na D7000 por vezes se perde. Por isso usar uma lente fixa com grande DOF. Eu tenho uma 7D, e embora o foco não seja automático, ela tem autofoco sim.

Porém o pior do autofoco é o barulho do motor de foco que é captado pela câmera.

A lente 28mm do amigo Alexandre é perfeita. Eu ainda não comprei a minha fixa, mas a dúvida está jusntamente entre a 28mm e a 35mm. E começo a acreditar que a 28mm é mais adequada, quem sabe até uma 24mm.

A grande vantagem da Canon durou pouco mais de 1 ano, mas agora com este novo sensor da Nikon/Sony, as coisas estão bem parelhas. Se a questão fosse marca, eu ainda acredito mais na capacidade da Canon por não ser dependente de tecnologia de terceiros. Mas em equipamentos, atualmente, digo que estão todos muito parelhos.

Escolha e seja feliz.
« Última modificação: 08 de Abril de 2011, 00:32:17 por Hector. »


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2011, 17:14:26
Estou fazendo uma pesquisa sobre câmeras DSLR para verificar qual seria mais do meu gosto.

Bom, até agora, pelo que eu vi, a que está me chamando mais atenção é a Canon, estranhamente, pois até ontem a noite estava pensando em comprar a Nikon.

Enfim, conforme for me esclarecendo, vou postando aqui, quem quiser me dar um auxílio, será bem vindo!

Valeu pela ajuda até agora.

abs
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2011, 17:21:40
Alisson, no fundo no fundo, qualquer uma das 2 vai atender muito bem um iniciante. Com um corpo como esse e um jogo de, por exemplo, 3 boas lentes (1 GA, 1 50mm e 1 tele), você terá bom material para fotografar por uns 3 anos, no mínimo (caso queira depois passar para um corpo mais avançado ou para um patamar superior, já terá a base bem formada e poderá optar conscientemente por uma outra cam e, até mesmo, um outro sistema, com todas as perdas e ganhos que cada uma dessas decisões traz). Ou então, casar-se com uma delas e comprar uma outra conforme expliquei acima. Abç, e boas compras.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2011, 17:33:53
Gente, como disse anteriormente, sou leigo no assunto, então aqui vão 2 perguntas que podem parecer triviais, porém não tenho conhecimento.

Primeira, a lente que vem junto com o Kit da cam, ela é boa ou é necessário comprar uma outra? Pois como a grana ta curta, pensei em comprar primeiramente o kit e depois devagar ir comprando as lentes.

Segunda, pelo que eu constei, não vem junto ao kit o cartão de memória, qual seria o melhor cartão para se comprar, não levando em consideração o espaço dele.

Então Mr. Hyde, imagino mesmo, pois as duas câmeras são muito elogiadas, é que fico na dúvida mesmo de qual comprar. Mas enfim, irei pesquisar com calma, pois comprar na correria nunca da certo.
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2011, 17:46:08
Dependendo de onde vc for comprar, vc é obrigado a levar 'o kit', não podendo pegar o corpo separadamente. Daí é levar a 18-55 obrigatoriamente. Mas ela não é uma lente ruim (evidente não é TOP). Dá pra dar um uso geral bom, com resultados aceitáveis, desde que bem fotometrada a cena.

Como ambas filmam, é necessário um cartão de, no mínimo, Classe 6 (necessário dar uma olhada nos reviwes para confirmar, mas tenho quase certeza que ainda continua nesse patamar), mas todo mundo pega com sobras. Assim, um Classe 10 é muito bem vindo. Um SD 4GB SAND EXTR (CLASE 10) é muito bem vindo (não é o mais barato). Compre sempre dobrado, para fazer um deles de backup.


(...) comprar na correria nunca da certo.


Certíssimo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2011, 17:53:04
Tinha olhado mesmo um SD Class 10, porém não sabia se existia algum que melhor se adaptava com a Câmera.

Como sou inciante, quando digo isso, leia-se não sei nada, acredito que a lente do Kit já da pra brincar um pouco, para você ter uma idéia, aprendi ontem o que era ISO, abertura de diafragma e coisas do tipo. Então da pra você ter uma noção do quanto eu sei sobre fotografia.

Agora é ler sobre as duas e tentar ir em alguma loja e testá-las.

2 cartões de 8Gb são suficientes?
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2011, 18:15:41
Sim.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2011, 00:14:06
Depois de ler bastante, decidi que irei comprar a Nikon, desde que ela entre no mercado até o dia 23/04 (data que irei efetuar a compra), aliás, alguém sabe de alguma previsão sobre o assunto?

abs
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2011, 11:55:59
A T3i está disponível tanto na BH como na Monte Carlo.
A D5100 tem na BH mas não na Monte Carlo.

Então acho que os estoques, até 23/04, já devam estar regularizados. Senão, esqueça a Nikon se quer comprar no PY. Aí a única opção será a Canon.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


alisson.franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2011, 12:44:42
Então, irei comprar pela Amazon mesmo, e minha amiga vai trazer pra dos USA.

Pelo BH aparece isso aqui - Approx. Arrival May
Não conheço essa loja Monte Carlo.

Agora pela Amazon a T3i esta disponível, e a D5100 ainda indisponível!
Nikon D5100
Nikkor 18-55mm
Nikkor 55-200mm