Autor Tópico: Nikon D7000 - Primeiras Impressões  (Lida 49427 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Online: 12 de Abril de 2011, 10:24:55
Saudações.

Há algum tempo compartilhei (postei) com vocês aqui do MF a satisfação de ter adquirido uma câmera nova. Bom, já era tempo, afinal uma D50 que tinha que já era usada tinha que ser aposentada... Já houve um caso em que deixei de usar o segundo corpo, deixando de pegar um serviço que me exigiria não somente a câmera reserva, mas um segundo corpo disponível. Aí só a D90 serviria para o serviço.

Mas vamos deixar de lero-lero para ir direto à câmera.

Este tópico pretende ser escrito de modo incremental, postando as primeiras impressões, e impressões durante os primeiros trabalhos (aliás, eu a usarei amanhã para um serviço).

Vamos, então...

A primeira vista, a primeira coisa que noto é o corpo, que é praticamente do mesmo tamanho que a D90, minha principal referência, porém bem mais pesada. Certamente por conta do corpo de metal.

De cara, o botão MASP/auto duplo chama a atenção. Na parte de cima o botão MASP/Auto e em baixo o modo de disparo: Single, Burst Low, High, Temporizador e Controle Remoto.

Como não li a parte do manual que trata do controle remoto, descobri que apenas colocar nessa posição não é suficiente para que o controle funcione... :D Bom, não funcionou ainda... Como não trabalho com still, por enquanto esse controle não será usado.

Quanto aos 2 slots de cartão, considero, junto com o sistema de AF e o ISO alto, as evoluções mais relevantes. Posso configurar para 3 modos: Preencha o cartão 1 primeiro, depois siga para o 2; Preencha o 1 com RAW e 2 com JPG ou Faça backup de tudo.

Assim, para casamentos, e eventos críticos: RAW duplicado nos cartões.
Para eventos importantes porém não críticos: RAW no 1 e JPG Fine no 2. Amanhã, usarei este método.

Seguindo a linha de raciocínio, como citei o AF, vamos lá...
De cara, notei a falta do botão que determinava a forma de AF na D90, próximo ao disparador, e rodando o dial principal. Nesse ponto, peguei o manual em PDF com português do Manuel, e fui à caça da funcionalidade. Agora, o botão fica junto da alavanca que mudava do AF Manual para auto na D90. Gostei. Um local que evita que o botão seja confundido com botões como o de compensação.
Coloquei AF central e fui aos testes.

O AF pode ser configurado para ser mais rápido ou mais lento (com várias gradações). Primeiramente configurei para fazer AF lento (um amenos que o mais lento), e o foco é extremamente preciso. Impecável / cravado, porém inviável para eventos (foco do meu trabalho). Em seguida coloquei rápido (uma menos que o mais rápido permitido), e o AF foi tão preciso quanto o primeiro (para motivos parados), extremamente bom com movimentos suaves (ligeiramente inferior ao AF rápido, dando um Backfocus em 10 fotos), e melhor que o primeiro para pegar as minhas crianças (nem precisa explicar que AF lento não serve para festas infantis... São muito agitados).

Quanto ao ISO, fiquei impressionado com a qualidade. Ganhei mais de um ponto de luz (algo entre 1 1/3 e 1 2/3 ponto), em comparação com a D90. Agora, ISO1000 será usado para eventos sem restrições (antes eu usava 400 sem restrições) e enquanto eu evitava usar 640 a 800 ou acima, agora 1600 pode ser usado com poucas restrições. Fiz uns testes através da película do carro fechado, de madrugada (por volta das 5h num breu completo), com exposição em -1EV e 6400 (1/10, F/5), e o resultado foi “documentalmente” interessante. Quem sabe se eu expuser corretamente (com tripé e 1/5s ou sem o vidro escuro do carro) dê para usar esse ISO. Ao menos não ficou uma pintura impressionista como o ISO6400 da D90. Aliás, ficou BEM melhor que 3200.

Ao contrário do que eu disse noutro tópico, agora já me sinto minimamente preparado para pegar a D7000 (e será usada amanhã) num evento, com a D90 de reserva para o caso de alguma pane.

Baseado apenas nestes três pontos, a D7000 valeu cada centavo. Agora tenho que trabalhar para que ela se pague o mais breve possível :D

Espero postar mais comentários depois do evento desta quarta-feira.


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2011, 10:39:18
Olha foi bem legal a sua iniciativa de postar suas primeiras impressões sobre a D7000!!!Bom conteudo e de facil copreensão


ueslei

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Ueslei Silva Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2011, 10:55:38
Muito Bom dkfuji!
Apesar de ser iniciante no MF estou aprendendo muito com vcs... e estou literalmente apaixonado por fotografia...
A canal de Artigos é muito bom... e conhecer as minúcias de cada equipamento... é realmente muito bom...

***EDITADO***
CL5. Para criar anúncios de equipamentos no fórum o usuário deverá ser o nível de participação freqüentador do fórum.

« Última modificação: 12 de Abril de 2011, 11:11:24 por Mr. Hyde »
Canon 7D | Canon 6D | Canon EF 85mm 1.8 |  EF 50 1.8 II | Tamron 17-50 f2.8 non VC | YN 565EX | YN622c  [FORAM ROUBADOS NO DIA 06/07 EM ITABORAÍ-RJ]
http://www.flickr.com/photos/ueslei_silva/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2011, 11:04:43
Caro Daniel.
a primeira impresao foi contundente,
nao podia ser de outra maneira,
sendo voce tao detalhista,
ja estou namorando a 7000, tambem,
abs.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2011, 11:18:38
É isso aí, amigo Ângelo...

Realmente demorou para sair a substituta, mas a NIkon fez bem feito.

Agora é esperar para as impressões seguintes.

E olha que nem falei sobre todas as perfumarias que a câmera possui.

Obrigado a todos...
« Última modificação: 12 de Abril de 2011, 11:19:32 por dkfuji »


rodrigonc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2011, 11:25:14
Opa Daniel, ótimo post e parabéns pela nova aquisição. Sucesso!


skooby_aka

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • Viviphotoart.com
Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2011, 11:41:52
E eu aqui Babando a cada clique efetuado com a bichinha!!
Confesso que fiquei apreensivo na hora da chegada dela, mas até o momento o acréscimo único que tenho pra fazer é a força do flash popup dela!!!
Tem que reduzir mesmo se quiser que seja utilizável.
Não que eu vá utiliza-lo com freqüência…
E ponto contra que encontrei até agora é a ausência do contato de sincronismo de flash! (tem que comprar add-on por meros $4,00)

Mas que no dia que ela chegou fui de convidado em um casamento e cliquei algumas fotos tanto sem flash como usando o incorporado!
Estou espantado com a câmera: Muito esperta, rápido foco e excelente controle!!!
Isso sem contar os recursos que ainda estou desbravando nela. Para mim que venho de canon, posso afirmar vim pra ficar!!!!
Fico por aqui acompanhando e conforme surgirem novas funcionalidades vamos nos falando!!
Sempre aprendendo


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2011, 11:55:40
Ôpa... ótimo complemento, skooby.

 :ok:

Esses seriam pontos que certamente eu não abordaria.

Para mim, o visor poderia entregar uma imagem MUITO maior, e não ter popup (aliás, a linha FF realmente não tem - exceto a D700). Só uso pela sapata. Aliás, o visor entrega imagem bem pouco maior que a D90. Logo mais um ponto positivo.

Quanto ao flash de estúdio, uso rádio (cactus), então também não tenho nada contra nem a favor.

« Última modificação: 12 de Abril de 2011, 12:04:15 por dkfuji »


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Abril de 2011, 12:24:54
Olá Daniel,

Desculpe a ignorância, mas não entendi esse lance de AF lento... :ponder:como se configura isso? Por acaso está se referindo aos pontos de focagem?

De resto, gostei muito do post...

Abraço


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2011, 12:29:51
Não estou com a câmera em mãos, mas há um ponto nos menus onde se configura a velocidade do AF. Quanto mais lento, para objetos estáticos, mais preciso. Para objetos em movimento, ou crianças, há que se configurar a velocidade para deixá-lo mais rápido.
« Última modificação: 12 de Abril de 2011, 12:30:22 por dkfuji »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2011, 13:38:50
É isso aí, amigo Ângelo...

Realmente demorou para sair a substituta, mas a NIkon fez bem feito.

Agora é esperar para as impressões seguintes.

E olha que nem falei sobre todas as perfumarias que a câmera possui.

Obrigado a todos...

Pelo jeito deve haver a mesma diferença que houve de 80 para a 90(bastante).
abs.


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2011, 14:03:53
Fui da D5000 direto para a D7000, sem arrempendimentos, Maravilhosa a Câmera, estou usando ela desde fevereiro e ainda encontro recursos novos :D

Estou pesquisando uma bateria extra para ela.

@lucianosoares.foto


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2011, 17:43:16
 :ok:

Já testou a precisão do AF em luz fluorecente e incandescente?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2011, 18:23:05
os testes que fiz a noite eram em ambiente com luz fluorescente, porem quentes. 25w em um quarto 3x3m.
Não eh muita, nem pouca luz. Eh mais que em casamentos em geral.

Vou fazer novos testes hj aa noite, com a luz da cozinha (fria)...

Entretanto o principal parametro que tenho eh um af ruim da D90. As outras que uso (5D2, D300S entre outras) não são minhas.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2011, 21:44:31
Bom, não notei grandes diferenças entre o AF em luz amarela e luz branca, ambas eletrônicas.

Entretanto, percebi um certo backfocus mínimo em 18mm para algumas fotos (análise mais minuciosa). Pronto. A D7000 tem micro-ajuste do AF, assim como a multicam 3500 da D700, D3, D3S e D3X. :ok:

O WB em luz amarela, sem flash, é ruim. Mas nada que o RAW não resolva.

Não sei a diferença na prática entre o RAW 12 bits e 14 bits. Na teoria é uma coisa, mas na prática, sei lá... O arquivo fica maior mas e daí?

Claro que ao fazer casamentos, eu iria de RAW 14 bits, mas no dia a dia, com eventos menores, não sei. Por hora, deixei 12bits. A recuperação de luzes, e sombras me deixou bem satisfeito.