Autor Tópico: Fotos iluminadas por luzes florecentes  (Lida 14585 vezes)

Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Dezembro de 2011, 23:13:47
Olá!
Sou novato aqui. Eu estive pesquisando alguns foruns de fotografia, e este parece que poderá me ajudar muito. Claro que, quando eu entrar por aqui e, alguem postar alguma duvida a qual possa ajudar, vou ajudar :)

Bom...minha dúvida é a seguinte:
Visto que nem de longe eu posso comprar equipamento profissional para iluminação de estudio... eu quero tentar fazer montar algo mais barato...

Pesquisando por ai, tive a idéia de tentar fazer um pequeno estudio caseiro, com 3 ou 4 lampadas fluorecentes, cada uma com 55w.

O investimento sairia em torno dos 200 reais (um zero a menos para o material profissional)
 
Visto que usar 200 reais para mim não é algo tão simples assim, eu queria saber com o mais exatidão possível se minha idéia vale a pena ou não.
 
O site Lumatek explica como se faz um set com apenas luzes florescentes, mas eu queria saber se esta mesma idéia daria certo com luzes compactas. O site seria esse http://www.luzfria.com.br/web/catalogo/tutorial_iluminando_lf.htm
 
O esquema que eu iria imitar seria o das imagens abaixo:
e
 
Lá diz que "Estúdios pequenos e médios, com altura inferior à 3,00m. "precisaria de "Refletores com 02 lâmpadas

2 lâmpadas de 40 watts = equivalente à 500 watts
 2 lâmpadas de 55 watts = equivalente à 650 watts"

No caso aqui seria para estúdio de TV, mas creio eu que a idéia para foto seria a mesma.
 Mas de qualquer forma gostaria de saber se isso daria certo mesmo e se o resultado sairia bem próximo ao de um estúdio profissional.
 
O ambiente que vou usar (sala de casa...rs) deve ser enquadrado como "estúdio pequeno" e num deve ser maior que 3 metros de altura...
 
Se alguem tiver fotos num padrão assim e puder me mostrar, fico agradecido

Será que isso daria certo mesmo?
 
E obrigado....por enquanto

(imagens extraidas de luzfria.com.br / lumatek)
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 23:14:48 por Danilo_cs »


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:53:55
pode fazer que funciona muito bem..logico que vai perder em velocidade e diafragma.. dependendo para qual finalidade vai funcionar bem..
para produtos que voce use a câmera no tripé vai ficar bem legal..para pessoas vai funcionar só que um pouco limitado


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2011, 16:32:27
Olaaa!
opa brigado pela dica fico mais aliviado e animado pra tentar colocar em pratica a idéia....
No caso eu quero fotografar pessoas mesmo... :)

Dae eu ao inves de usar 4 florecentes...posso usar 3 e 1 incadencente, ficaria melhor né??
Mas dae daquelas incandecentes comuns, qual é a potência mais apropriada para a fotografia? (de pessoas, hehehee)  :)

Citar
para pessoas vai funcionar só que um pouco limitado

No caso que limitações seriam?
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, 16:35:00 por Danilo_cs »


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:00:16
Danilo, não faça isso, não misture lampadas flourescentes com incandecentes. A cor da luz é bem diferente de uma para outra. Acredito que você poderá enfrentar problemas.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2011, 23:03:23
Quanto às limitações, a configuração que você citou é muito "fraca" em termos de produção de luz. Ou seja, pouca luz. Dai, para resolver o problema você terá que abrir o diafragma ao máximo, perdendo profundidade de campo, e baixar a níveis inadequados a velocidade do obturador. Em resumo, as pessoas, que se movem, claro, ficarão borradas.

Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2011, 00:32:35
o Soprani já respondeu, eu só vou complementar


boas lampadas de 4 pinos com valor em conta são:

Philips - PL -L 55W/950 - CRI de 90 e 5.300K

Sylvania 20608 -STUDIOLINE 55W/5,600K  - CRI de 85 e 5.600K

Osram Dulux L 55w 930 - CRI de 90 e 3200K

fazendo duas caixas com 4 dessas lampadas em cada , fica legal, OBS precisam de reator propio



outra opção é usar lampadas eletrônicas com Base (rosca) E-40:



Lâmpada PL Eletrônica- FLC 8U 135w 220v 6.400k 









a maioria dessas lampadas com potencia grandes são para 220v ,mas voce compra o trasformador que não é caro, OBS: comprar um somando a potencia do seu conjunto


o que eu quis dizer com limitado;
É que a luz contínua não é a melhor opção ao fotografar objetos ou pessoas em movimento, pois sua potencia (watts) é menos eficiente do que a de um flash na mesma medida, assim voce terá que usar velocidades mais lentas que tornam difícil para congelar o movimento de uma pessoa, pode ser que com o ISO alto e uma lente clara voce trabalhe com mais folga, contra partida são muito bem usadas em still life e fotografia de produtos.

Usar diferentes tipos de lampadas pode funcionar para dar efeitos, pois mudaria as cores pela diferença de temperatura (K), o conhecimento para usar adequadamente essa mistura é um pouco mais complexa e depende de outro aparelhos para voce não perder tempo com testes , mas voce pode usar gelatinas de cor na frente dos refletores para esses mesmos efeitos, as lampadas  incandescentes que voce cita é a de Tungstênio? se for são muito quentes


Outra opção e usar flash compactos ,

tipo Vivitar 283 ou 285 (tem opção de ligar na tomada através do transformador Vivitar SB-4) ,
http://photographyforartists.wordpress.com/2008/10/03/starving-student-deals-for-the-starving-artiststrobist-studio-kits-cheap/




o Frata 140 ou 160 , daqueles usados em casamento com cabo de sincronismo e fotocélula e tambem com radio flash (não sei se funciona o radioflash no Frata)







Strobist voce pode ler aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45536.0
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, 00:33:33 por lee oliveira »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2011, 13:16:24
a luz incandecente que citei, seria aquela comum que usa em casa mesmo....

Mas dessas informações me desanimei.... é melhor deixar queto mesmo

Mal na net eu encontro para vender essas outras lampadas, quanto menos aqui na cidade que moro 

Pq num adianta eu gastar 200 reais a toa. O melhor mesmo seria comprar apenas o Flash para espetar na camera e me virar com ele e tirar fotos externas apenas :)

Muito obrigado viu :)


rcheles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
  • Sexo: Masculino
    • rcheles fotografia e design
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:22:00
O ideal seria fazer o esquema como na mensagem acima, coisas mais bacanas para fotografia utilizando os acessorios, que dao um diferencia.

Naquele esquema que vc falou, é mlehor fazer com lampadas fluorescentes grandes, e ela numa caixa relativamente grande, o custo é baixo tb, porem eles ocupam mais espaço.

O esquema com as lampadas de soque E@& sao bem interessantes tb, hj tem as bases delas vendendo em sites da china a 7 dolares cada soquete ja com suporte para tripe e para sombrinha tb, acho q vc comecar por ai seria uma boa, e tem uns q sao mais caros, porem utilizam 2 lampadas.

Com relacao a abertura e velocidade, dependendo da camera que vc utilize, vc pode usar um iso mais alto, desde que nao atrapalhe com ruidos, ai vc consegue velocidades maiores e aberturar mais fechadas.

Para ficar perfeito o seu esquema em relacao as cores, vc tem q usar obrigatoriamente todas as lampadas iguais, de preferencia do mesmo fabricante e mesmo lote. Depois de montado, vc faz uma leitura do branco e ajusta seu white balance para personalizado com o branco que for usar na hora.

Richard Adler Cheles<br /Sony A900 | SAL 24-70mm T* 2.8 | SAL 16-35mm 2.8 T* | SAL 70-200mm F2.8 G | Sigma Macro 105mm 2.8 | Minolta Fish Eye 16mm 2.8 | Helios M44 50mm 2.0 | Flash HVL F-56 | mais um monte de tralhas


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2011, 22:45:22
Ola...mais uma vez obrigado :ok:

Bom, a empresa que está dando aquelas dicas, é uma empresa de iluminação de estudio, mas sei la....agora fico um pouco preocupado em arriscar fazer tudo isso...pq se num der certo, o prejuizo é muito grande....

Agora se eu conseguisse todo esse material de graça, para poder testar....dae sim daria pra avaliar melhor...

Citar
Com relacao a abertura e velocidade, dependendo da camera que vc utilize, vc pode usar um iso mais alto, desde que nao atrapalhe com ruidos, ai vc consegue velocidades maiores e aberturar mais fechadas.

A que uso é a Nikon D90  :)

De qualquer forma, obrigado
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2011, 22:47:42 por Danilo_cs »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2011, 15:00:38
Opa!
Não querendo muito insistir....mas e usassemos aqueles refletores E-40, com lampadas de 60W, equivalente a 290 W, será que assim há esperanças?


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:40:11
amigo
pega a tua câmera, e leva tua modelo até uma lámpada fluorescente comum, pode ser na tua casa, num club, bar, etc.
e faz uns testes.

esta foto fiz baixo um fluorescente comúm pendurado no teto,  tenho certeza que não dá para fazer uma boa foto de corpo inteiro,
mas duas ou três lámpadas na vertical de frente para a modelo
pode funcionar,
também vai depender muito da tua câmera e lente,
esta foto foi com iso alto e objetiva 50mmf1.4.



abs
kiran


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2012, 12:12:59
 :ok:
Gostei da foto em, muito boa :ok: :ok:

Bom...a minha lente acho que é 50-115mm

Na verdade eu ja havia tentado com uma....até funcionou, mas eu coloquei quase na minha cara....Agora em outra pessoa, ja não ficou como eu esperava.....

Vou ver com as lojas aqui se me deixam fazer algum teste com várias lampadas...

obrigado mais uma vez


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2012, 22:55:45
Danilão, se liga ai, eu coloquei nesta mesma sessão um tópico chamado iluminação tabajara (ou algo do tipo), lá eu coloco como fiz um softbox (kkkk, forçando muito a barra).

Não tenho usado para fazer fotos de modelo, mas de still eu tenho levado na boa. No mesmo post eu coloquei umas fotos que fiz, mas segue mais umas para vc se animar.

Não sei se é pq eu sou empolgado, mas acho que vale apenas esperimentar para consolidar o aprendizado.

Hoje estou namorando uns flashs sb 700, mas até lá vou dando minhas cabeçadas.

Saca ai. espero que goste.

Ps, sei que a linha do horizonte está meio torta, mas hora dessas (que a patroa não colocar pressão) arrumo tempo para arrumar.






D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2012, 00:27:02
Bem legal tambem valeu...... :ok:

O duro que nem tem mais dinheiro pra nada =\

Vo ter tirar fotos só com a luz do sol mesmo e tentar convencer a pessoa que a melhor foto é aquela tirada a luz do sol (claro que em estudio fica muito bonito tambem)


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2012, 00:33:46
Olá!
Sou novato aqui. Eu estive pesquisando alguns foruns de fotografia, e este parece que poderá me ajudar muito. Claro que, quando eu entrar por aqui e, alguem postar alguma duvida a qual possa ajudar, vou ajudar :)

Bom...minha dúvida é a seguinte:
Visto que nem de longe eu posso comprar equipamento profissional para iluminação de estudio... eu quero tentar fazer montar algo mais barato...

Pesquisando por ai, tive a idéia de tentar fazer um pequeno estudio caseiro, com 3 ou 4 lampadas fluorecentes, cada uma com 55w.

O investimento sairia em torno dos 200 reais (um zero a menos para o material profissional)
 
Visto que usar 200 reais para mim não é algo tão simples assim, eu queria saber com o mais exatidão possível se minha idéia vale a pena ou não.
 
O site Lumatek explica como se faz um set com apenas luzes florescentes, mas eu queria saber se esta mesma idéia daria certo com luzes compactas. O site seria esse http://www.luzfria.com.br/web/catalogo/tutorial_iluminando_lf.htm
 
O esquema que eu iria imitar seria o das imagens abaixo:
e
 
Lá diz que "Estúdios pequenos e médios, com altura inferior à 3,00m. "precisaria de "Refletores com 02 lâmpadas

2 lâmpadas de 40 watts = equivalente à 500 watts
 2 lâmpadas de 55 watts = equivalente à 650 watts"

No caso aqui seria para estúdio de TV, mas creio eu que a idéia para foto seria a mesma.
 Mas de qualquer forma gostaria de saber se isso daria certo mesmo e se o resultado sairia bem próximo ao de um estúdio profissional.
 
O ambiente que vou usar (sala de casa...rs) deve ser enquadrado como "estúdio pequeno" e num deve ser maior que 3 metros de altura...
 
Se alguem tiver fotos num padrão assim e puder me mostrar, fico agradecido

Será que isso daria certo mesmo?
 
E obrigado....por enquanto

(imagens extraidas de luzfria.com.br / lumatek)

Eu faço muita foto com fluorescentes de 48W 110v montadas em um tripé com sombrinha rebatedora. Uso 2 de cada lado. Exemplo:





Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.