Autor Tópico: Lentes Mecânicas em DSLR  (Lida 3823 vezes)

lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:28:53
Prezados colegas,
não sei este é o local apropriado para este tópico, mas vamos lá!
Eu tenho tirado algumas fotos com a minha Canon T2i utilizando uma lente Takumar SMC 50mm. 1.4
Como o adaptador é de 2ª geração o exif pode ser ajustado desde 1.4 até 4.0
Com o exif ajustado em 1.4 a maioria das fotos ficam muito bonitas independentemente das aberturas utilizadas na lente.
Já com o exif ajustado para a abertura utilizada na lente (por exemplo: 4.0) às vezes as fotos ficam mais claras do que o esperado. Às vezes fica mais escura do que o esperado.
Gostaria de saber de alguém que utiliza lentes mecânicas com adaptador de 2ª geração se já tiveram este problema e se existe uma explicação para que está ocorrendo.
Grata pela atenção e ajuda.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:46:57
Lodirita, se seu adaptador é de segunda geração, vc deve poder colocar setar qualquer abertura na câmera e ainda por cima pode fazer o microajuste de foco.

Tentando explicar o que acontece de forma rápida, se é que é possível... As cameras digitais modernas fazem a fotometria com a lente sempre aberta. Quando o clique é feito, a câmera calcula a diferença em EV daquilo que é a abertura total e o que está marcando como abertura da lente, fecha o diafragma para a abertura escolhida e aplica a correção. Por exemplo, se a lente é f/1.4 e vc informa que a foto vai ser feita em f/2.8, a câmera na hora de fazer a foto vai calcular a exposição baseado na luz que entra com a lente toda aberta, compensar em 2EV (f/2.8 é dois pontos de luz mais fechado que f/1.4) e fechar o diafragma um pouco antes do obturador abrir.

Se vc configurou direitinho o adaptador, ele deve estar informando que a abertura máxima de sua lente é f/1.4. Se vc indicar que vai usar f/2.8 e fechar a lente para essa abertura, quando vc clicar a camera vai fotometrar pela luz que está entrando achando que está em f/1.4, só que já está em f/2.8. Antes do obturador abrir, ele vai compensar em 2V e vai tentar fechar o diafragma, o que não vai conseguir porque a lente é mecânica. E daí vai estourar tudo.

Solução 1- Faça a fotometria em modo M. Coloque a lente na abertura desejada, sete a mesma abertura na câmera, abra a chave Manual-Auto, regule a velocidade e ISO até que o fotômetro fique onde desejado (normalmente, usando medição que não seja spot, no 0 ou em algum outro lugar se tiver que compensar, mas daí o papo é mais longo). Uma vez que o fotômetro esteja setado, feche a chave Manual-Auto para que a lente vá para a abertura desejada e faça o clique.

Solução 2- Vá para modo Av, sete na lente e na camera a abertura que vai utilizar. Corrija a exposição compensando pela diferença entre a maior abertura informada na configuração do adaptador e a abertura que vai utilizar. Por exemplo, entre f/1.4 e f/2.8 são 2EV, então tente compensar a exposição para -2EV.

Mesmo assim esta conta não é bem exata porque outros fatores devem ser considerados, mas normalmente o resultado é satisfatório. E fotografando em RAW qualquer pequena discrepância na exposição pode ser facilmente corrigida.

Esta lente, se em bom estado, é excelente, talvez das melhores 50mm perdendo para algumas poucas lentes, ou manuais também, ou eletrônicas muito (muito mesmo) mais caras.

Se tiver paciência, tenho 2 vídeos no Youtube falando sobre lentes manuais e adaptadores. Tem um erro de sincronia por absoluta falta de paciẽncia de corrigir, mas se quiser olhar, pode achar interessante

http://www.youtube.com/watch?v=7kr1IiyUUIw&feature=plcp&context=C3eaf7c2UDOEgsToPDskJo5ajWom9RVtRKb_YBg8QN
http://www.youtube.com/watch?v=DYQJ9r6yVTE&feature=plcp&context=C383d871UDOEgsToPDskI-I074Mf-xLqmYwye8O38C



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2011, 15:31:11
 :worship: :worship: :worship:

Irretocável.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2011, 00:21:00
AlexandreS,
parabéns pela explicação e também pelo video. Com certeza deve ter tirado a dúvida da Lodirita e de tantos outros que tinham a mesma dúvida.
Aproveitando o gancho gostaria de confirmar o seguinte: nos adaptadores de 2ª geração onde a gente tem a oportunidade de escolher as abertura de 1.4 até 4 o ideal seria escolher sempre a maior abertura da lente?
Outra coisa: está chegando para mim um adaptador EMF. Gostaria de sua ajuda no seguinte: tanto a distancia focal quanto ao ajuste de foco é feito em que momento? Estas informações ficam gravadas em algum lugar ou precisam ser renovadas a cada utilização?
Um abraço.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2011, 09:20:31
Nakinha, nos adaptadores com chip EMF vc pode escolher qualquer abertura entre aquela que vc setou como a abertura máxima da lente (f/1.2 é o máximo que o adaptador gerencia) até f/64, sendo que f/57 e f/64 são aberturas chave que iniciam e terminam o processo de programação do chip.

Alguns vendedores do ebay disponibilizam a informação de como proceder à programação do chip. Este aqui é um deles
http://www.ebay.com/itm/EMF-AF-confirm-chip-chipset-Canon-lens-adapter-/120440800679

Existe também instruções em PDF, mas não consegui encontrar o link agora. Aconselho a vc copiar o texto e colar em algum arquivo, será sempre útil.

A programação fica fixada no chip. Vc programa a abertura máxima, a distância focal da lente (também é importante porque além do dado ir para o EXIF teoricamente tem impacto sobre a rotina de cálculo do indicador de foco) e o micro ajuste de foco. Uma vez feita a programação, ela fica gravada no chip e vc não precisa reprogramar. Claro que se resolver usar o chip em alguma outra lente, pode fazer a reprogramação desde o início substituindo os valores por outros.

Aqui um parentese importante para quem vai usar estes chips. O micro ajuste de foco é obrigatório. Os valores do micro ajuste vão de 0 a 31. Estes valores são "rotativos", ou seja 15 é mais ou menos um valor central, valores menores vão jogar o foco para trás, valores maiores jogarão o foco para frente. Como o adaptador vem por default com valor 0, significa que se vc não fizer o micro ajuste de foco ele vai focar bem atrás do ponto correto. Pelo menos com todos os que comprei foi assim.

Meus adaptadores comuns normalmente deixavam minhas lentes com um pouco de back-focus. Para todas as minhas M42 usei valores de micro-ajuste entre 24 e 27 para deixar o foco cravado.

Para fazer o micro ajuste, é aconselhável usar um focus test chart, como o disponibilizado neste link:  http://focustestchart.com/focus10.pdf

Espero ter ajudado.

Abçs

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2011, 09:23:40 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lodirita

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2011, 20:46:10
Prezado AlexandreS,
a sua explicação foi fantástica. Tirou todas as minhas dúvidas. Assisti os dois vídeos e gostei muito. Desculpe-me a demora em dar um retorno pois estava viajando e só hoje tive a oportunidade de ler a sua resposta.
Agradeço a sua atenção e cortesia e aproveito a oportunidade para desejar a voce e todos os seus entes queridos um Feliz Ano Novo.
Lodirita.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2011, 23:09:00
Eu simplesmente desisti dos adaptadores com chip, seja o EMF ou o Dandellion. Todas as minhas dslrs hoje tem telas de foco manuais. É mais caro mas funciona para todo e qualquer adaptador e o foco fica 100% cravado.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2011, 09:38:04
Shalders, sem dúvida uma tela com bipartido e microprismas é bem melhor para foco manual, mas para uso esporádico, estou gostando desta nova geração de adaptadores. Mesmo com lentes sabidamente difíceis de focar como a 50mm f/1.4 e a Jupiter 9, tenho tido muito pouca perda.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 12:50:52
Oi, Alexandre, oi pessoal.

Alexandre, sou novo no forum e vi seus videos e sua excelente explicação. Obrigado.

No entanto, pra variar, ainda fiquei com uma dúvida quanto ao adaptador (sou muito iniciante).

Comprei duas lentes pentax, mas não são M42. São K-mount, e sei que elas são bem parecidas com as M42, e talvez você possa me ajudar.

Comprei elas basicamente para fazer videos com a minha Cannon T2i.

São as lentes:

PENTAX-M SMC 50 mm 1.4 (essa é aquela que vinha no Kit da K1000)
PENTAX 135mm 2.5

Ambas K-mount. Poderia me dar uma luz sobre qual adaptador comprar para minha necessidade, video?

Você acha que nesse caso a confirmação de foco é vital? Eu gostaria de usa-las na abertura máxima. Claro, vou tirar umas fotos com elas tb, enfim, que adaptadores você me indica, para usa-las principalmente em videos, numa T2I.


E se puder responder, qual sua opinião sobre a qualidade dessas duas lentes.


Obrigado pela ajuda, desde já!


« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 12:57:06 por klaklisk »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 15:23:47
klaklisk, a diferença de preço entre os vários tipos de adaptadores Pentax K -> EOS são pequenas, então já pegue um de segunda geração. Não é só colocar na cam, tem que configurar a abertura mínima e o micro-ajuste de foco, mas vale a pena. Aqui tem um link para um vendedor do ebay.

http://www.ebay.com/itm/Adjustable-AF-Adapter-Pentax-K-PK-lens-Canon-EOS-/110784115003?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19cb3f713b

Quanto às lentes, tenho estas duas em versão M42 e são excelentes. A 50mm f/1.4 está na lista das melhores 50mm já construídas. A 135mm f/2.5 apresenta um pouco de aberração cromática lateral, coisa mais ou menos comum em teles de grande abertura. Ambas perdem um pouco o contraste na contra-luz, mas conhecendo-se as deficiências, são grandes lentes, com nitidez invejável, comparável ou melhores que eletrônicas que custam dezenas de vezes mais caro. Para dizer a verdade, junto com a Takumar 28mm f/3.5 são minhas lentes preferidas.

Foto com a SMC 50mm f/1.4, em abertura máxima. Note a profundidade de campo estreitíssima.

Docinhos.... por Alexandre.Schuster, no Flickr

Foto com a S-M-C 135mm f/2.5, também em abertura máxima

Lírios por Alexandre.Schuster, no Flickr
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 15:28:17 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 15:48:33
http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=p%2Fk+to+eos&_sacat=0&_odkw=p%2Fk+to+eos+mount+adapter&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

Tenho e uso uma lente mount P/K em baioneta EOS. Com adaptador com confirmação de foco. Não conheço o uso dela para filmegem, porque não me interesso pelo assunto. Mas o contraste que ela entrega, não encontro nem nas linhas superiores da Canon.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 16:26:43
Alexandre,
Valeu mais uma vez pela preciosa dica. Já peguei o adaptador que você recomendou. E, parabéns, as fotos estão ótimas. A dos doces ficou muito divertida e bem fotografada a dois flores indem, e deu pra sacar que as lentes são de alto nivel! é exatamente essa profundidade de campo que eu busco nos videos.
Acabei, sem querer, arrematando duas 135 2.5... como ficou barato, assim que chegar vou tentar vender uma.

Mr. Hyde ,
Valeu pelo toque. Acho que se servem pra foto, vai ficar bom pra video, onde a abertura e suavidade de foco é fundamental. Estou ansioso esperando as duas crianças.

Assim que chegar foi estudar e aprender sobre o controle de abertura e ajuste de microfoco... Assim que filmar com elas direito, posto os resultados.

Uma duvida que restou: A M42 e K-mout, a mudança principal é a montagem, de resto elas são muito parecidas, estou certo?

Valeu mesmo, galera, pela ajuda. E parabéns, esse forum é, certamente, dos melhores foruns de fotografia da America Latina!

Abs!


P.S : Na duvida comprei os dois adaptadores indicados pelos amigos. Qualquer coisa vendo, tenho um video pra rodar em 15 dias, e só fui tomar a decisão do equipamento a ser utilizado agora (coisa de amador). Valeu, galera!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 16:42:41 por klaklisk »