Autor Tópico: Magic Lantern - HDR no vídeo para linha Canon  (Lida 16903 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:45:07
Como quase todo mundo que trabalha com vídeo sabe, existe o Magic Lantern que é um hack, na realidade um complemento de firmware, que pode ser instalado em vários modelos de DSLR Canon e que implementa diversas funções extras.

Agora foi lançada uma versão que implementa HDR no vídeo para aumentar o alcance dinâmico.

http://hdslr.com.br/2011/12/21/excelente-prenda-de-natal-vinda-da-magic-lantern-firmware-com-video-em-hdr-para-60d-t3i-t2i-600d550d/

Ainda não instalei, mas tenho bastante curiosidade.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2011, 21:08:31
tenho bastante interesse em fazer video hdr.... mas não tenho coragem (ainda) de usar essa parada....não to lembrado agora...é esse magic lantern que funciona rodando direto pelo cartão de memória?

Se for assim, não apaga o firmware original e até da mais coragem né?  :ponder:


shimono

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
    • Shimono Fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2011, 21:49:54
alguém testou?
Cassio Shimono
Canon 6D
Tamron 24-70mm 2.8 / yongnuo 50mm 1.8 / Canon 75-300
580EX II + 430EX II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2011, 18:15:54
Conheço alguns usuários de outro fórum que usam o Magic Lantern. Segundo eles não dá problema nenhum. Mas eu não testei.

Quando era usuário de compacta usava o CHDK (que se não me engano é feito pelo mesmo grupo e que iniciou essa coisa de hack de firmware) na minha Canon S5. Usei por muito tempo e nunca apresentou nenhum problema.

Ferdu, pelo que entendi vc primeiro faz uma pequena alteração no firmware original para que a camera depois de fazer a carga do firmware, procure no cartão por uma extensão. O firmware original, tirando essa alteração, permanece igual. O ML é carregado a partir do cartão. Se vc não tiver o ML no cartão, a câmera funciona normalmente. Se o ML estiver no cartão, abre-se a possibilidade de acioná-lo.

Na realidade ele não substitui o firmware original, é apenas um complemento. Isso pelo que eu consegui entender.

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2011, 18:19:55 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:08:55
quando tiver um tempinho vou testar....valeu pela explicação Alexandre.


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 15:48:20
EU uso na T3i, mas HDR em video não testei ainda. O que é um troço que ajuda MUITO no magic lantern é um recurso que ele desenha pontinhos azuis para te ajudar a detectar o foco. Isso é muito, muito util mesmo, porque geralmente, na telinha, parece que a coisa está no foco e pode não estar. O programa opera somente no live view, deixando a filmagem sem marcas. O funcionamento dele é engenhoso, ele detecta arestas nas imagens e cria uma aderência de pontos nelas. Assim, quando está com um foco meia-boca, praticamente não tem pontos azuis. Quando ficou no foco eles aparecem em quantidade. Isso também ajuda a detectar o depth of field.
No manual do magic lantern, eles dizem que até hoje, desde que foi criado não houve caso em que ele danificasse uma câmera, mas eles sempre avisam que isso pode acontecer, porque nos EUA, bobiou, te processam.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 23:01:32
Philip3d, você que testou poderia me dizer se o ML interfere na camera pra sempre ou o processo é reversivel? Estava querendo destar na minha 5d, mas fico grilado de  ficar com esse menu do ML pra sempre e depois se eu quiser vender a maquina vai ser mais difícil...
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, 23:03:05 por Bantunes »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 17:04:19
já andei lendo sobre esse magic lantern mas nunca me apronfundei muito no assunto... pra quem usa vai uma pergunta corriqueira.. ele fica instalado no cartão de memória não é? e no caso de trocar o cartão, como funciona?


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 18:06:02
Oi, galera! Oi, Alexandre, oi Luciano!

Valeu, Luciano ter indicado esse tópico, não tinha visto.
Bom, tenho excelente experiências com o Magic Lantern, não me imagina filmando sem ele. Controle de audio, a regulagem de Foco, o novo Rack Focus... Enfim, é incrível e nunca tive problemas.

Duvido que ele possa causar algum problema que a AT não resolva. Queimar processador, essas, coisas... No site eles dizem sobre os problemas porque tem que se dizer, mas na prática não há relatos. A versão de natal simplificou muito a instalação e o procedimento e totalmente removível.... Enfim, quem usa a camrra para filmar, vale a pena ter.

Mas.... se o cara filma de vez em quando, somente alguns momentos, não terá ganho, nesse caso não aconselho. Mas quem quer explorar as possibilidades da filmadora, vale muito. Lembrando que ele tem muitas funções no "Play" e no modo "foto"... no play mode, por exemplo, você pode na tela da camera, comprar uma foto a outra. É demais. Um ótimo upgrade pras nossas DSLR.

Segue outro um link com explicações bem interessantes:

http://www.videoguru.com.br/magic-lantern-o-upgrade-que-nao-pode-faltar-na-sua-hdslr.html

 
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 18:07:23 por klaklisk »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 18:35:30
legal.. me diga uma coisa que não estou entendendo.. instalo ele a partir do cartão de memória.. a câmera grava as alterações ou o cartão precisa estar com as iformações lá.. o que acontece se eu tiver vários cartões? preciso ter os arquivos do ML em todos eles?

Philip3d, você que testou poderia me dizer se o ML interfere na camera pra sempre ou o processo é reversivel? Estava querendo destar na minha 5d, mas fico grilado de  ficar com esse menu do ML pra sempre e depois se eu quiser vender a maquina vai ser mais difícil...

é minha dúvida também...
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 18:37:03 por Luciano.Queiroz »


klaklisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 20:14:01
Bom, na 5D não posso falar, pois nunca fiz nela.

Na t2i, basta formatar o cartão e "low" e depois conectar o cartão formatado no computador. Aí você passa os arquivos descompactados do zip para o cartão e volta ele pra camera. Em seguida, na camera, entra no menu e vai na firmware, e ali mande atualizar. Vão aparecer umas infos no visor, quando estiver tudo ok, desliga a camera , tira a bateria, volta a bateria e religa. Assim.

Para voltar ao antigo, basta baixar a firmware original e refazer a atualização com a original. Eu só tenho um card, mas ele funciona com outros (tenho quase certeza absoluta)....

No link que mandei tem um video tutorial de como instalar.... E simples e rápido. No site também tem tutoriais tanto de instalação quanto de desinstalação. E aí tem de desinstalação da camera e/ou do cartão.

IMPORTANTE: Para instalar a camera tem que estar com a firmaware mais recente. Vale checar e conferir o site.

Aqui tem a FAQ bem completa:
http://magiclantern.wikia.com/wiki/Release_2011Dec22

E a ultima atualização:
http://magiclantern.wikia.com/wiki/FAQ

Tá em ingles, pra quem não habla, o google translate resolve.
  :ok:
Abs!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 20:22:28 por klaklisk »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 17:49:06
tô doido pra instalar, mas quando leio o aviso do site tenho até arrepio na espinha!

Citar

***************************************************
* THIS IS DANGEROUS AND MIGHT DAMAGE YOUR CAMERA. *
*   IF IT BREAKS, YOU GET TO KEEP BOTH PIECES.    *
***************************************************

If you are not comfortable with this, stop reading and delete the software before you are tempted to try running it on your camera. "


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 10:10:11
Tenho usado o Magic Lantern na minha 50D, é muito útil para fotografia (Focus Trap  :wub:) além de vídeo (a 50D originalmente não filma).
Aqui está um video que fiz de teste e pra aprender a usar o ML: http://youtu.be/1nq9y78r1CI

Pode instalar sem medo. Os avisos são apenas para que eles não sejam processados por quem fizer besteira. Não houve sequer uma câmera que parou de funcionar por causa do ML. No máximo, ela pode travar... aí você desliga a câmera, remove a bateria, coloca de novo e liga.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 10:34:39
aos que utilizam vai uma pergunta.. Como fica o menu original da câmera? o Magic Lantern entra acrescentando alguns ítens no menu original ou substitui todo o menu da câmera? como funciona isso?


Manga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #14 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 10:37:21
O menu original não é afetado. O Magic Lantern tem um conjunto de menus separados, acionados por outro botão (dependendo da câmera).