Autor Tópico: Como digitalizar negativos de cópias de microfilmes? (editar imagens?)  (Lida 8410 vezes)

Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Caros amigos,
Inicialmente, peço desculpas por criar um tópico sobre um assunto que não é voltado diretamente a fotografia, mas achei diversas dúvidas que tratam de escaneamente de negativos e se alguém pode me ajudar são vocês.
Onde eu trabalho há um acervo de centenas de rolos de cópias de microfilme.
Os originais dos microfilmes são de cor marrom, como nos negativos de 35 mm, mas os meus, como são cópias, são azuis.
Ou seja, são filmes nos quais as imagens aparecem em azul, mas de forma negativa.

A parte do documento que deveria ser preta, no filme é transparente e onde deveria ser branca, no filme é azul.
Eventualmente eu tenho que extrair documentos dessas cópias de microfilmes, mas as poucas empresas que o fazem cobram um preço que inviabiliza o trabalho.
Para tentar fazer eu mesmo, comprei um scanner HP 4050 com suporte para escanear negativos (TDA).
Tenho feito a conversão, escaneando a cópia do filme, depois configurando a saída como “Escala de cinza”, depois “inverter tons de cinza”
Ocorre que o programa não entende que o que eu quero é transformar o que é azul no meu filme em branco (na verdade, ausência de cor, transparente).
E o que é transparente em preto.
Consigo o resultado mas a cópia continua mostrando o que deveria ser branco como cinza.
Não é um trabalho de qualidade.

Imagino que alguém que tenha experiência em digitalizar negativos, talvez possa me orientar a solucionar isso alterando as configurações de cores (talvez no Photoshop).
Já perdi dias tentando e errando.
Ou, se alguém puder me indicar algum fórum no exterior onde eu possa postar a dúvida também pode ser útil.
Muito obrigado a qualquer resposta.
Jorge
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 19:46:25 por Jorge33 »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2012, 19:59:52
Jorge,

Desculpe-me se estiver falando bobagem, mas... será que isso ajudaria? ==>
http://www.fastscan.com.br/web/index.php/portugues/equipamentos/microfilmes-microfichas/wicks-and-wilson/rs-series-caracteristicas?gclid=CNTn05iV7K0CFSIRNAod7C7x7w

Talvez essa empresa aí tenha outras soluções que possam lhe atender...   :ponder:


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2012, 23:40:24
Fs_isa,
Não está falando bobagem, não.
É o equipamento que eu sonho comprar, mas os valores de digitalizadores de microfilme começam em 20.000 e chegam a 150.000!
Normalmente, quem adquire são as empresas que prestam serviço para mim, pois minha demanda não o justifica...
De qualquer forma, muito obrigado pela atenção, vou continuar minha sina...
Abçs.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2012, 08:14:44
Certo, Jorge, mas essas empresas não fazem o serviço de digitalização para você?
Deve ficar muito mais barato contratar esse serviço que comprar a máquina, não? Li sobre algumas por aí, que fazem a digitalização de microfilme:

http://www.powerbrasil.com.br/index.php?art=30
http://www.datamicrorio.com.br/digitalizacao_de_documentos_e_microfilmes.htm
http://www.actinformatica.com.br/digitalizarmicrofilme.htm
http://www.mycroarq.com.br/servicos.aspx

Seria por aí?  :ponder:


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2012, 12:49:02
Fs_isa,
Eu tenho um contrato com uma dessas empresas para fazer a revelação e cópia de meus filmes.
Ocorre que elas cobram, em média, R$ 3,00 por folha para fazer a impressão do microfilme.
Eu só posso conrar do usuário R$ 30,00, mais ou menos, POR DOCUMENTO.
Se o documento tem uma folha, tudo bem, mas, se tem 100, fico com um prejuízo de R$ 270,00.
Por isso eu testei um escaner da Canon que aceitou minha cópia de filme e já recortou as imagens individualmente.
Mas, quando eu fui comprar, sua importação estava parada, preferi o HP 4050 por causa da garantia.
E ele, não faz isso.
Se faz, não tenho para quem perguntar.
Meu problema é tão específico que quem mexe com informática nao mexe com microfilme e vice-versa.
Continuo pesquisando.
Obrigado pela atenção.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:29:29
Pelo que conversamos por MP resolvi seu problema facilmente com o Imagemagick. Mandei uma MP com instruções de como baixar, instalar e usar. É bem fácil.

Os comandos são:

convert digitalizar0008.JPG -colorspace Gray gray.jpg
convert gray.jpg -negate grayneg.jpg
convert grayneg.jpg -level 15,10% resultado.jpg

Nesta sequencia. Note que dependendo do sistema operacional as maiúsculas/minúsculas dos comandos "-colorspace Gray" , "-negate" e "-level 15,10%" deverão ser mantidas

O ImageMagick é especialmente bom nesse tipo de coisa, principalmente quando há uma quantidade grande de arquivos a serem processados. É umas 50X mais rápido que qualquer outra coisa.




fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:18:46
Boa, Antonio...  :clap:
Aprendi mais uma!

Eu já tinha feito processos similares com slides e negativos, mas microfilmes-cópias...  :shock:

Jorge, boa sorte!  :ok:


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2012, 16:31:33
Prezado Antonio Fernando,
Funcionou perfeitamente, com suas orientações!
Agradeço imensamente a atenção e o tempo dispensados.
Abçs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2012, 00:49:38
Não há de que. Esqueci da larar que os dois números relativos ao comando -level são os níveis de preto e de branco. Dependendo do seu microfilme pode ser que tenha que experimentar valores ligeiramente diferentes.

Boa sorte aí com seu trabalho.  :clap:


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2012, 14:05:19
Eu já fiz alguns testes alterando esse nível mas o que vc colocou é perfeito!
Obrigado novamente.


alexandre.mbm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2012, 22:48:58
Eu já fiz alguns testes alterando esse nível mas o que vc colocou é perfeito!
Obrigado novamente.

Deixa eu ver se entendi direito...

Por causa do Imagemagick e da dica do colega Antonio, você não precisará mais comprar uma máquina de 150 mil reais e vai obter o mesmo resultado final?

Pelo que conversamos por MP resolvi seu problema facilmente com o Imagemagick. Mandei uma MP com instruções de como baixar, instalar e usar. É bem fácil. [instruções omitidas]

Antonio, lançando mão de um scanner comum (para o qual não se tem propaganda de "escanear negativos") e do Imagemagick eu conseguiria obter a digitalização de negativos de fotografia?


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #11 Online: 01 de Junho de 2012, 13:58:12
Alexandre, como eu disse acima, estou usando um equipamento doméstico de digitalização de negatigos.
A solução postada consegui fazer com que eu lesse esses microfilmes.
Quem usa o Fastscan são as empresas que me prestam serviço e cobram um valor que eu não consigo repassar ao usuário.
Então, se eu usar esse procedimento, gasto mais tempo, mas não compro a máquina, nem tenho prejuízo.
Abçs.


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 01 de Junho de 2012, 14:00:20
Acrescentando, vc não vai conseguir escanear negativos com um scanner comum, vc precisa de um que envie a luz em duas fontes, no caso a tampa e a bandeja.


alexandre.mbm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2012, 14:26:15
Jorge, obrigado. Minha dúvida foi respondida com a segunda mensagem: para escanear negativos, o scanner precisa ter duas fontes de luz. Eu ainda vou pesquisar por aí se não tem como improvisar um "jogo de luz", talvez com um espelho ou a luz de uma laterna de leds. Mas preciso ter cuidado, para não vim a danificar acidentalmente o scanner. Eu apenas estou dizendo que vou "pesquisar"...

Pelo que você sabe, se tiver luz atrás do negativo a coisa funciona e é tudo?


Jorge33

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2012, 14:32:15
Não tenho ideias desses detalhes.
Uso um HP G4050 e ele tem essa funcionalidade.
Abçs,