Autor Tópico: Estudio com baixo custo usando falsh!?  (Lida 11871 vezes)

RafaGalvao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Janeiro de 2012, 13:01:54
Olá pessoal, sou novo aqui no forum...

Estou pesquisando equipamento para iniciar meu estúdio, estou com a grana curta e estou pensando em iniciar meu estúdio com flash ñ muito novos, a ideia é a seguinte:

Pensei em comprar alguns flash mais "antigos" talvez até de cameras analógicas, e colocaria receptores "radio" (odeio fios e ñ gosto de fotocélula). Tenho uma Canon T2i (550D) mas como usarei os receptores creio que não terei problemas com incompatibilidade mesmo usando flash de outras marcas ou "genéricos"

Um flash canon 430 ex ao 580 ex II estão de R$600 a R$1500 + ou - ... como para um estúdio eu precisaria no mínimo de 2, ficaria bem pesado para meu bolso, sendo que também comprarei suporte para fundo, tripés etc...

Então gostaria de saber do pessoal mais experiente quais os flashs indicados para isso


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2012, 13:12:17
Yongnuo YN-560, sem pestanejar.

76 obamas em https://thephotogadget.com/en/content/yongnuo-yn-560-flash, ou R$ 280-300 no MercadoLivre.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2012, 13:17:51
Pra estúdio acho mais negocio tochas mesmo... http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41185.0
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


RafaGalvao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2012, 17:05:34
DMZamora
Ja tinha visto esse - 560 no mercadolivre, e alguns que estão vendendo com o receptor radio, achei bacana...

leonobox
Com certeza as tochas seriam o ideal, mas ñ estou montando um estudio muito comercial por enquanto, só vou investir pesado quando estiver tendo um bom retorno, ainda trabalho com fotografia como freelance, então os flashs serão para deixar meus trabalho um pouco menos "amador", gosto tbm de fazer fotos externas, então com as tochas eu precisaria de uma tomada proxima ou baterias, logo precisaria de algum assistente para me ajudar, no momento ñ é viavel...

Obrigado pessoal!


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2012, 09:03:38
Eu iria de tochas tambem para estudio.
Tem as tochas da FK que são boas e nunca me deram dor de cabeça. Tem um preço muito bom.
Eu uso o modelo FK 200, e me atende super bem e tem uma otima potencia.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2012, 09:16:22
Concordo com Bruno e Leonardo.

Tochas para estúdio são muito mais confiáveis, entregam luzes uniformes (muito mais que os speedlight) e com melhor controle e qualidade.

Em tese, dá para começar com tochas de 150W/200W (alguns modelos começam em 150). Não indico os de 100W.

Já as de 400W serão mais rápidas, porém são mais caras.


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2012, 11:38:19
Vale lembrar que um estudio montado com flash speed light você irá gastar bem mais em flash´s e ainda terá a dificuldade dos acessorios.
Vá de tocha e seja feliz!


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2012, 00:37:19
Vale lembrar que um estudio montado com flash speed light você irá gastar bem mais em flash´s e ainda terá a dificuldade dos acessorios.
Vá de tocha e seja feliz!

Não necessariamente, depende do que se pretende fazer e do quanto se quer gastar, comprei recentemente dois YN 560 via ebay e gastei cerca de R$270,00 nos dois com frete incluso, veja o resultado com um beauty dish caseiro que fiz: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=65853.0
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Jun10r B10

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
    • Vituri Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2012, 11:18:46
Eu iria de tochas, acho que dá um aspecto mais profissional num estúdio.
Se você não quiser gastar muito, procure pelo kit da Greika, o F150, custa menos de 700,00 e vem com 2 tochas 150w, 2 tripés, 2 sombrinhas, 1 radio flash e 2 receptores.... ahhh, e não se esqueça do fotômetro, te recomendo a comprar o Sekonic, ótimo custo x benefício.
Montei meu estúdio na sala de casa com esses equipamentos e até agora tudo funcionando numa boa.

Pra completar, peguei um suporte para fundo infinito da ATEK (R$ 330,00). Vem com uma barra de 3 metros bipartida, como tenho pouco espaço, estou usando somente uma parte da barra, para o tecido comprei 10 metros de TNT branco e 10 metros preto na Rua 25 de março... até agora está me servindo bem...
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2012, 11:21:33 por Jun10r B10 »
** Nikon D90 + D3100 ambas c/grip * 50mm AF-S f/1.8 G  + 18-55mm + 55-200mm **
* Flash YN467 + Kit Estúdio Greika 300 watts + Fotometro Sekonic L-308S + Fastpack 350 *
********************** http://www.viturifotografia.com.br ********************


RafaGalvao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 12:34:03
Então pessoal, sem duvidas as tochas são melhores(pretendo comprar futuramente), mas trabalho muito com moda e foto still, então curto fazer fotos externas, nesse caso acho que flash seria mais pratico, eu gostaria de sigestões de quais flash usar... tipo, como o Pacheco falou, estou pensando em comprar pelo ebay...sempre vejo videos de profissionais usando até 4 flashs em um msmo tripé...não gosto dessa iluminação basica que amaioria dos fotografos usam, que tira quase que totalmente as sombras, luzes laterais e fundo...gosto de brincar um pouco...hehehe...acredito que existem flash mais antigos tão potentes quanto os atuais, como usarei radio flash não terei problema com incompatibilidade camera x flash, h só ñ conheço nomes/modelos/marcas .


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 12:45:19
Rafael,

Os bons flashes antigos continuam valorizados no mercado, e não irão oferecer a gama de recursos que um "alternativo" novo oferecerá.

Já opinei antes mas repito: YN-565EX (TTL, mais caro) ou YN-560 II (manual, *muito* barato pelo que oferece).

Se quiser usar TTL remotamente, um commander YN ST-E2 (em conjunto com o(s) 565EX) formará um conjunto coeso. Só não recomendaria para longa distância em externas, onde a luz do sol pode atrapalhar o commander. Neste caso, rádios TTL seriam mais adequados.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 13:00:05
Há muitas opções de tochas e geradores/baterias para estas.

Pesquise um pouco.

Entretanto não são tão práticos para externas.


newtech-ro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
  • Renato Franco
    • Eu e Minha Câmera
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2012, 00:27:57
Olá a todos, uma boa noite, sou leigo em fotografia, na verdade sou iniciante em fotografia amadora, rs...

tenho vontade de aprender, comprei recentemente uma Fujifilm HS20, com o intuito de aprender a fotografar....

mas me deparei com o problema iluminação, queria montar um estúdio caseiro aqui em casa, nada de luxo, apenas para aprender mesmo (por enquanto) o fato e que fiquei muito interessado no flash Yongnuo YN-560 Flash, não tem a venda em minha cidade, vou ter que comprar na net, só que não tenho certeza se vai funcionar em minha HS20, sei que TTL nem pensar, mais mesmo manual gostaria de usar ele no Tripe com uma sombrinha difusora, e eventualmente direto na câmera.... alguém sabe me dizer se funcionaria? Obrigado


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 13:00:55
DMZamora
Ja tinha visto esse - 560 no mercadolivre, e alguns que estão vendendo com o receptor radio, achei bacana...
leonobox
Com certeza as tochas seriam o ideal, mas ñ estou montando um estudio muito comercial por enquanto, só vou investir pesado quando estiver tendo um bom retorno, ainda trabalho com fotografia como freelance, então os flashs serão para deixar meus trabalho um pouco menos "amador", gosto tbm de fazer fotos externas, então com as tochas eu precisaria de uma tomada proxima ou baterias, logo precisaria de algum assistente para me ajudar, no momento ñ é viavel...
Obrigado pessoal!

2 Flashes China - 600,00
Transmissor China - 150,00
2 Suportes de sombrinha - 80,00
2 Carregadores + 4 Pilhas Sony - 120,00

Total R$ 950

2 Tochas atek 200 - R$ 1.500,00

No final das contas a diferença nem é tanta, eu uso speedlights a mais de cinco anos, gosto bastante, mas desanima ficar esperando 7 horas pra carregar as pilhas, ou quando vc ta na metade de umas fotos começa a demorar pra subir o flash por que a pilha esta mais fraca (e olha que tenho 8 carregadores sony e mais de 60 pilhas pra não ter que passar por isso...), a falta de assessórios pra ele (apesar de já ter muita coisa no mercado nem se compara a tochas...), ficar fazendo gambiarras...  entre outras coisas que já citei o link que mandei anteriormente... Depois que comprei tochas nunca mais usei eles em casa ou em estúdio, só pra externas mesmo, e se for em locais onde não tenha tomada, por que se tiver eu levo as tochas...

Ainda não vejo vantagem algum montar um estúdio com speedlights, inclusive por uma questão de valores tb, mesmo sendo para fins profissionais ou não, no final acaba saindo praticamente a mesma coisa  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 13:29:37
2 Flashes China - 600,00
Transmissor China - 150,00
2 Suportes de sombrinha - 80,00
2 Carregadores + 4 Pilhas Sony - 120,00

Total R$ 950

2 Tochas atek 200 - R$ 1.500,00

Bem interessante o conjunto, mas está mais de 2 mil na Diafilme...

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, 13:30:15 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!