Autor Tópico: Feira Livre em Jequié-Ba  (Lida 14587 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Online: 08 de Fevereiro de 2012, 23:26:58
01



02



03



04



05



06



07



08



09



10



Críticas e opiniões sempre são bem vindos. Não se cresce apenas com tapinhas nas costas.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 00:52:06
Como mero iniciante que sou nao posso falar muita coisa tecnicamente, mas gostei muito das fotos 02, 09 e 10.

 :clap: :clap: :clap:
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 03:53:16
Podemos dividir em 3 grupos de 3 fotos. As 3 primeiras estão muito boas, com destaque para a primeira. Na 3 a morena ficou toda cheia de charme pro fotógrafo...  8-)

Da 04 à 06, momentos muito legais, com destaque para a 05, o senhorzinho escolhendo os legumes parece que está olhando pedras preciosas  :ok:

Essa 07 aí não gostei não. EMHO, muito comum e o brilho excessivo nos recipientes me incomodou. Abaixo do padrão Mr. Hyde de qualidade.

Da 08 à 09, gostei muito da série de mãos. Muito interessante mesmo, parabéns pela sacada  :ok:

A parte mais técnica deixo pra quem sabe  :)

No geral:   :clap:

Abs


Santana.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.330
  • Sexo: Masculino
  • Si vis pacem, para bellum.
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 08:04:36

Bela série, Hyde.

Serie muito boa... Tão boa que vou comentar uma por uma...
Achei que você usou o P&B muito bem. Imagino que as mesmas fotos em cores, não teriam ficado tão boas quanto ficaram!

Foto 1 – Essa foto é uma das melhores. Gostei do visual e da manutenção das informações atrás da Senhora que esta em primeiro plano. Em cores, acredito que todas essas informações deixariam a foto meio confusa. Em P&B só acrescentou na composição. Ainda é um desafio muito grande para eu trabalhar com a cor branca e preta nas fotos, sejam coloridas ou P&B, sem perder informação e vejo que isso não é problema para você, pois foi mantida a textura em pontos críticos, como o preto no cabelo da senhora, ou o branco do saco de açúcar, ainda que a foto esteja reduzida. Para corrigir, somente o alinhamento da foto.
O tiozinho com camisa de “Gafieira” no fundo é o que há! Hehehhe

Foto 2 – Uma bela foto também. Essa foto mostra outra dificuldade que eu tenho. Trabalhar com diferentes níveis de iluminação dentro da mesma cena, ou do mesmo objetivo principal da foto. O rosto dessa tiazinha é muito expressivo. Chegou a fazer uma foto mais aproximada do rosto dela? Imagino que seja as mãos dessa senhora na foto 10, estou certo? Se for, elas realmente chamam muito a atenção. Achei uma bela sacada! Parabéns pelo olhar.

Foto 3 – Que morena faceira, hein? Mas é bom não se animar, não. A mulé é casada! Pelo menos é o que essa aparente aliança na mão esquerda indica. Outra coisa para se pensar é que o marido da mulé deve ter cortado toda essa verdura com uma faca muito afiada, então.... melhor deixar a moça em paz... heheheh... Sobre a foto... O excesso do branco em alguns pontos como essa sacolinha ilegal ou no topo da outra pilha de folhas, incomoda um pouco. Senti falta de um pouco mais de contraste nessa foto também, mas imagino que esse contraste faria aqueles “estouros” ficarem mais evidentes ainda, não? Como tratar isso?

Foto 4 – Essa foto mostra dois opostos... Em primeiro plano, um tiozinho que parece estar se divertindo com os legumes e logo a esquerda dele, em segundo plano, um outro tio de expressão mais dura, que parece não estar nem “ali”. O legal dessa foto, é que se você tivesse optado por enquadrar o segundo tio na composição, sem efetuar nenhum corte nele, talvez não tivesse ficado tão legal quanto ficou. Possivelmente deixaria a foto confusa. Porém da maneira que está, acabou acrescentando na cena, sem competir com o primeiro plano, que ficou centralizado sem incomodar. Isso foi pensado?

Foto 5 – O Alexandre definiu muito bem. Parece que o tio esta escolhendo pedras preciosas. Mais uma vez, me causa uma “inveja do bem” a maneira que o branco foi tratado nessa cena, sem perder a textura na camisa. Acho que essa foto merecia um desfoque maior do fundo. Aquela senhora que te observa, enquanto você fotografa, incomoda um pouco. O rosto desse tio também dava um belo retrato.

Foto 6 – Essa foto esta um pouco inclinada. Foi proposital para compor uma diagonal com o tio que esta inclinado também? Porque ficou muito legal. O olhar fitado na câmera ficou muito bom, porque ele não deixou de fazer o que estava fazendo. Sertanejo puro! Você chegou a pedir para sacar essa foto? Digo isso porque eu ficaria preocupado com a minha saúde, ao tirar uma foto dessas, de um tio com uma faca na mão... hehehhe Esse pessoal acostumado a trabalho braçal, que não fica somente atrás de uma mesa, como eu, surpreendem a gente pelo preparo físico. Perceba o tamanho e a força dos braços do tio!

Foto 7 – Essa é a mais fraca delas. Não gostei, não. As garrafas não ajudaram. Ou pelo brilho ou pela opacidade. Também não sei dizer o que ajudaria a melhorar essa foto. Um filtro polarizador talvez???

Foto 8 – Bela foto, Hyde. Aliás a três que seguem são muito boas. Olha o quanto são fortes, as mãos desse cara. É impressionante. A mão não combina com o braço. De tanto fazer esse mesmo trabalho, a mão do cara ficou hipertrofiada. Parabéns pela sacada!

Foto 9 – Aplica-se nessa, todos os elogios da foto 8, porém ela merecia um close maior nas mãos, pois os feijões que ficaram na parte inferior da foto não contribuem em nada com a composição. Um close maior mostraria mais detalhes da mãos e melhoraria ainda mais o resultado.

Foto 10 – Da série “Mãos”, a melhor delas. Um ângulo diferente das outras duas. Só mudaria o dono de Hyde para Santana.  :D

Abraço,


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 08:40:34
Bom eu não tenho conhecimento técnico praticamente nenhum para opinar como algumas pessoas daqui. Tenho lido muito aqui alguns usuários dizendo que há muitos "comentários simples e sem embasamento técnico que não levam a lugar nenhum no MF". Bom nem isso sei ponderar, afinal como vou medir algo que não sei?
Mesmo assim particularmente não vejo comentários assim como fúteis não, gosto de saber se o que fiz agradou ou não os outros, por ter seguido a risca as técnicas existentes ou simplesmente por estarem agradáveis a quem viu.

Eu vejo algumas foto que penso que devem ter tido uns trocentos quilos de  técnica pra ser feita (tanto no clic quanto na pós) e simplesmente não gosto, sei lá o motivo não me agrada, o modelo é feio, não sei. Em compensação vejo algumas fotos aqui em que o pessoal baixa o sarrafo; "horizonte torto, luz errada, estouros, fundo poluído, etc" que sinceramente eu poria numa moldura e colocaria na minha parede da sala.
Acho que isso se chama gosto.

Bom Hyde, se você amigo, não se importar com o fato de eu opinar somente com base nesse "gosto" e provavelmente sem base técnica alguma, vai lá.

Gostei bem da série, lógico que com destaque a algumas.

Destaque pra 6, achei essa a mais bonita delas, para fotos em B&P (ou seria P&B?) eu gosto mais daquelas que tentem um pouquinho pro sub, ou que apresentem áreas de sombra. Com essa foto dava pra adicionar um "Salgado" depois do Mr. Hyde né?

Destaque também pra 8 linda a foto e composição. A 9 e 10 são mãos também, mas gostei mais da 8 acho (será?) que pelo fato dela ter menos informação, esta ali praticamente só a mão, a atenção toda ficou nela, Ah sei lá gostei dessa e pronto.

Da série só não gostei da 07, o colorido não combinou com a série e a foto realmente não me agradou.

Abraços leigos, mas sinceros.  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 08:44:22 por Magro Costa »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 10:19:10
Tú é de Jequié Hyde???  :shock:


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 10:43:03
2 e 6 são minhas preferidas...  o tio segura firma a faca hein?????  :hysterical:

a 7 não gostei não... talvez em outro post????  :ponder: não curti os reflexos...


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 11:13:30
Hyde, com exceção da 4, que eu achei muito escura, as demais estão ótimas. Entretanto, eu gostaria de ver mais algumas coloridas, especialmente aquelas onde as pessoas ocupam espaços menores na foto. Eu acho que feira é um local que se prima pela diversidade de cores, cheiros e sabores e, como não dá para colocar os dois últimos nas fotos (já há estudos neste sentido em relação a odores), que sejam cores fortes e contrastadas. Abç.


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 12:59:54
Hyde...muito boa a série... A 6 eu gostei bastante... A 4 teria ficado uma puta foto se a luz estivesse no rosto da mulher...
Aliás, na 6 eu arriscaria aquele tratamento Dragan effect...

Um abraço!!!


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 13:06:52
Olá caro Mr!!! Tenho uma dificuldade razoável em fotografar gente (tirando o maridão e a filhota...) e sempre curto muito quem consegue fazer isso com naturalidade... Fiquei "devorando" os detalhes das suas fotos... nitidez ótima, composição idem e gostei muito da conversão P&B. A foto das pimentas não curti... não consegui achar o foco e ela ficou perdida na série. Até acho que a usou para quebrar a sequência de fotos gerais para as de detalhes o que é uma idéia legal, mas... não sei... a foto 4 achei muito escura (não sei se é o meu monitor) e na 2 senti falta do flash de preenchimento... se sua intenção era deixar estes contrastes de luminosidade, teria como mexer nas curvas para reduzir um pouco a diferença entre claro e escuro? Das outras, gostei de todas, mas especialmente das das mãos, não só pela nitidez, mas nestas pelo detalhe da iluminação nas mãos e o resto mais escuro. Acho que você não gosta de vinheta, mas é a foto típica dela. Se não a colocou, explorou super bem a iluminação... concluindo (nunca falo tanto nos seus tópicos... quem sou eu para analisar suas fotos... mas resolvi arriscar)... gostei! ;)


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 13:31:30
Hyde, acho que essa é uma das melhores séries que já vi vc postar aqui no fórum. Essa 2 está fantástica. Pra mim, a melhor da série.
Também achei a 6, 9 e 10 bem legais.
Achei que a 4 ficou meio escura.
Na 3 não gostei muito da conversão. Ficou muito cinza.
Acho que a mais fraquinha mesmo é a 7. Também não gostei dela.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 13:42:58
Hyde. 1, 5, 6 e 9 foram minhas favoritas. Porém, toda a série ficou muito interessante. A das pimentas foi a que menos cativou-me. Acho que até porque já ví pimentas melhor fotografada por você.

Mas voltando ao que interessa, a utilização do P&B casou muito bem com as composições. Também achei legal a utilização de dof bem longo, uma vez que as cenas possuem uma grande riqueza de informações a ser explorada. Outra coisa que gostei foi a utilização das bancas em sequência com o alinhamento das pessoas na diagonal (como na foto 1) traçando o ponto  de fuga e capturando a atenção no detalhes (como mencionei antes). As série de mãos também ficou show. Confesso que o momento da primeira (das mãos) ficou muito bom (descascando e com o feijão em destaque), porém se tivesse mais na diagonal, similar à segunda (das mãos) teria agradado mais. Deu uma chapadinha alí, mas nada que desmereça a foto, muito boa também.

Desculpe se falei muita besteira   :doh:, mas é que curto horrores este tipo de tema. Feiras rendem ótimos registros. Ainda mais estas, onde agricultores do interior vendem seus produtos. E sou fan, tanto do assunto quanto de P&B... só faltou ser em película.  :D

 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 14:34:15
Hyde já falaram quase tudo...... BELA SÉRIE.....Parabéns  :worship: :worship:  :worship:

Me agradaram profundamente a 05, 06 e 10..e obrigado a escolher...com uma arma apontada na cabeça.....rs......ficaria com a 05 e a 10! ......02 belíssimos momentos!!!!!!  :worship:  :worship:

OBS: Hyde esse P&B da 05 e da 10 é o do NIK Silver?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 14:35:43 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


danilops

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.937
  • Sexo: Masculino
  • xD
    • Danilo Souza
Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 15:39:29
mtu bom . :D bela serie
Nikon DFNikon D810 - Nikon D750 - GH4 / SB-910 - SB-700 - SB-600
Nikon 14mm 2.8D / Nikon 16mm 2.8D / Nikon 24mm 1.4G  / Nikon 35mm 1.4G / Nikon 58mm 1.4G / Nikon 85mm 1.4G /  Nikon 105mm 2.8G / Nikon DC 135mm 2D
"A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade." - F. Nietzsche

https://www.instagram.com/animaluzeart/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 16:12:06
Muito boas, senhor hyde.

Tem uma perdida aí no meio, a 07. Esse pode mandar direto para a lixeira.

Nas duas ultimas eu diminuiria as vinhetas.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya