Autor Tópico: Mirrorless X Dslr  (Lida 125072 vezes)

fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #795 Online: 14 de Agosto de 2015, 13:54:06
Apesar do sistema Fuji ser excelente, e eu adorar, o que ainda desanima um pouco são o preço das lentes.
Supomos que eu fosse fotografar casamentos, e quisesse montar um set de fixas com uma normal, uma tele, e uma meia-tele.
As opções Fuji seriam, considerando o fator de corte de 1,5:

18mm f/1.4
35mm f/1.4
56mm f/1.2

Fiz uma consulta de preços na Portssar e na Loja Fuji. Eu gastaria cerca de 7 mil reais.
Agora, se eu fosse comprar lentes Canon EF, para uma câmera Full Frame, mantendo as distâncias focais e DOFs mais ou menos equivalentes:

28mm f/1.8
50mm f/1.4
85mm f/1.8

Consultando o Mercado Livre e a Loca Canon, cheguei a um valor de 5500 reais  :eek:
Agora, imaginemos que eu também vá comprar um corpo de câmera. A XT-1, dependendo do lugar, está mais caro que a 6D...  :aua:

Mirrorless para fotos profissionais ainda está muito longe de ser padrão, elas ainda precisam de muitos acessórios para que possam ser utilizadas sem restrições.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #796 Online: 24 de Agosto de 2015, 21:44:19
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Versuri

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
  • Aircraft & Automobiles Interior Designer
    • Instagram
Resposta #797 Online: 29 de Outubro de 2015, 23:49:29
• Fujifilm X-T3 • XF 16-55mm •
• Olympus OM-D EM-5 II • ED Zuiko 12-40mm Pro •
https://www.instagram.com/reiversuri


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #798 Online: 18 de Janeiro de 2016, 12:51:51
Só para botar mais lenha na fogueira: ontem à noite, passeando pelo site da BH Photo, vi o lançamento de duas teleobjetivas para sistemas mirrorless, uma Olympus 300mm f/4 e a nova Fuji 100-400mm, e me surpreendi com o  peso das duas lentes, ambas acima de 1,4kg. Para mim, isso demonstra que, em termos de vidro, não dá pra fazer milagre. Se quer uma tele de 300mm ou acima disso, de qualidade, tem de carregar peso, seja usuário de mirrorless ou dslr. Também há o fato de que as fabricantes de dslr estão conseguindo diminuir o peso de suas teles. O exemplo mais gritante é o da Nikon, com sua nova 300mm pesando pouco mais de 750g, ou seja, a metade do peso das lentes da Olympus e da Fuji. Nunca usei mirrorless e não posso discutir a questão da qualidade fantástica dos novos sensores desses modelos, mas, em termos de portabilidade de lentes, creio que Fuji, Panasonic, Olympus e até mesmo a Sony esbarraram num limite difícil de ser quebrado, o da qualidade ótica de suas lentes. Como meu principal foco é a fotografia de aves e natureza, a redução do tamanho e peso dos vidros que sou obrigado a carregar é algo que muito me interessa.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #799 Online: 18 de Janeiro de 2016, 14:49:03
Só para botar mais lenha na fogueira: ontem à noite, passeando pelo site da BH Photo, vi o lançamento de duas teleobjetivas para sistemas mirrorless, uma Olympus 300mm f/4 e a nova Fuji 100-400mm, e me surpreendi com o  peso das duas lentes, ambas acima de 1,4kg. Para mim, isso demonstra que, em termos de vidro, não dá pra fazer milagre. Se quer uma tele de 300mm ou acima disso, de qualidade, tem de carregar peso, seja usuário de mirrorless ou dslr. Também há o fato de que as fabricantes de dslr estão conseguindo diminuir o peso de suas teles. O exemplo mais gritante é o da Nikon, com sua nova 300mm pesando pouco mais de 750g, ou seja, a metade do peso das lentes da Olympus e da Fuji. Nunca usei mirrorless e não posso discutir a questão da qualidade fantástica dos novos sensores desses modelos, mas, em termos de portabilidade de lentes, creio que Fuji, Panasonic, Olympus e até mesmo a Sony esbarraram num limite difícil de ser quebrado, o da qualidade ótica de suas lentes. Como meu principal foco é a fotografia de aves e natureza, a redução do tamanho e peso dos vidros que sou obrigado a carregar é algo que muito me interessa.

Ótima análise Álvaro.
O Limitante é sempre físico mesmo.

Física ótica é um conhecimento muito antigo e já foi motivo de muitas espionagens de guerra, é um conhecimento que não tem milagre e o custo é 99,999999% diretamente proporcional à qualidade.
O que podemos ter é lentes menores e mais leves com materiais mais nobres, porém aí será MUITO caro.
Agora, usando mesmo material de lente, pesando menos ou sendo de diâmetro menor, invariavelmente irá entregar menos transmissão luminosa ou menos resolução, porém num sensor também menor, o que resultaria num resultado semelhante. Mas aí entram os problemas do digital em termos sensores menores, problema esse que está sendo estudado e minimizado.
Enfim, acho que em diferenças pequenas de tamanho está se chegando em resultados semalhantes.
Agora o MIrrorles x DSLR quando entramos no conceito mesmo de ter ou não o espelho, pra mim o espelho irá sumir em breve.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 14:54:04 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #800 Online: 18 de Janeiro de 2016, 16:50:19
(...)
O exemplo mais gritante é o da Nikon, com sua nova 300mm pesando pouco mais de 750g, ou seja, a metade do peso das lentes da Olympus e da Fuji.
(...)

qual a abertura dessa lente Nikon?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #801 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:06:26
Essa lente, já à venda na Nikon BR (quase dez mil reais), é a f/4 com lente Fresnel, que substitui várias nas lentes de elementos "normais" para conseguir essa redução de tamanho. Como não existe "almoço grátis", essa lente, que lembra várias lentes de diâmetro cada vez menor uma em cima da outra, pode provocar reflexões indesejáveis em determinadas situações, segundo algumas postagens que li, uma espécie de bokeh anular, eu acho. A Canon fez uma 70-300 Fresnel há tempos, muito pequena mas um pouco cara, que não fez muito sucesso...

A 300/4 FR é muito parecida em tamanho e peso com a 70-300 G VR da Nikon, e com o TC20E III permite andar com uma 600/8 FF no bolso do casaco...

Teste da Nikon no blog do Nasim em https://photographylife.com/reviews/nikon-300mm-f4e-pf-ed-vr.    :ok:
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 18:12:54 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #802 Online: 18 de Janeiro de 2016, 18:35:46
Essa lente, já à venda na Nikon BR (quase dez mil reais), é a f/4 com lente Fresnel, que substitui várias nas lentes de elementos "normais" para conseguir essa redução de tamanho. Como não existe "almoço grátis", essa lente, que lembra várias lentes de diâmetro cada vez menor uma em cima da outra, pode provocar reflexões indesejáveis em determinadas situações, segundo algumas postagens que li, uma espécie de bokeh anular, eu acho. A Canon fez uma 70-300 Fresnel há tempos, muito pequena mas um pouco cara, que não fez muito sucesso...

A 300/4 FR é muito parecida em tamanho e peso com a 70-300 G VR da Nikon, e com o TC20E III permite andar com uma 600/8 FF no bolso do casaco...

Teste da Nikon no blog do Nasim em https://photographylife.com/reviews/nikon-300mm-f4e-pf-ed-vr.    :ok:

obrigadíssima pelos esclarecimentos!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #803 Online: 18 de Janeiro de 2016, 20:15:49
Essa lente, já à venda na Nikon BR (quase dez mil reais), é a f/4 com lente Fresnel, que substitui várias nas lentes de elementos "normais" para conseguir essa redução de tamanho. Como não existe "almoço grátis", essa lente, que lembra várias lentes de diâmetro cada vez menor uma em cima da outra, pode provocar reflexões indesejáveis em determinadas situações, segundo algumas postagens que li, uma espécie de bokeh anular, eu acho. A Canon fez uma 70-300 Fresnel há tempos, muito pequena mas um pouco cara, que não fez muito sucesso...

A 300/4 FR é muito parecida em tamanho e peso com a 70-300 G VR da Nikon, e com o TC20E III permite andar com uma 600/8 FF no bolso do casaco...

Teste da Nikon no blog do Nasim em https://photographylife.com/reviews/nikon-300mm-f4e-pf-ed-vr.    :ok:


É difrativa que nem a 70-300 DO da Canon ? Se for não passo nem perto, porque dá uns efeitos estranhissimos dependendo da posição da fonte de luz, uns flares e fantasmas muito esquisitos.

Essas objetivas foram feitas para jornalismo, onde é importante ter uma tele muito longa que seja leve.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #804 Online: 18 de Janeiro de 2016, 22:52:19
É sim, mas parece que isso foi bem controlado pela Nikon. De qq forma tem umas análises que "malham" o bokeh, mas creio que se colocar as fontes de luz fora do quadro fica tudo bem. Eu estive experimentando uma delas qdo tinha a 70D e achei porreta, mas foi coisa rápida, balcão de B&H...

Nunca houve uma 300 f/4 com VR do tamanho e peso da 70-300 G VR, ainda mais aceitando bem o TC20E III... Acho que os "passarinheiros" gostarão dela...  :)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2016, 22:53:59 por efilho »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #805 Online: 19 de Janeiro de 2016, 18:36:29
É sim, mas parece que isso foi bem controlado pela Nikon. De qq forma tem umas análises que "malham" o bokeh, mas creio que se colocar as fontes de luz fora do quadro fica tudo bem. Eu estive experimentando uma delas qdo tinha a 70D e achei porreta, mas foi coisa rápida, balcão de B&H...

Nunca houve uma 300 f/4 com VR do tamanho e peso da 70-300 G VR, ainda mais aceitando bem o TC20E III... Acho que os "passarinheiros" gostarão dela...  :)

Na BH Photo essa lente  300mm f/4 da Nikon está sendo vendida por 2 mil obamas. Já o modelo antigo custa menos da metade do preço, cerca de 950 dólares. O modelo novo, com um TC 20E III da Nikon é o sonho de consumo de todo passarinheiro, ainda mais se a câmera for uma D750 ou uma D7200, que também são bem leves. O problema é o dólar nas alturas, o que não vai melhorar tão cedo.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #806 Online: 19 de Janeiro de 2016, 19:08:48
Na BH Photo essa lente  300mm f/4 da Nikon está sendo vendida por 2 mil obamas....

O mesmo preço da Loja Nikon BR, aqui em 12x sem juros e 5 anos de garantia. Mas, já se preparando para o aumento anual, foi para o grupo das "temporariamente fora de estoque"...  :(


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #807 Online: 19 de Janeiro de 2016, 19:28:01
O mesmo preço da Loja Nikon BR, aqui em 12x sem juros e 5 anos de garantia. Mas, já se preparando para o aumento anual, foi para o grupo das "temporariamente fora de estoque"...  :(

Essas lojas tem um estoque real muito pequeno. Nem sempre é o caso a que se refere.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #808 Online: 19 de Janeiro de 2016, 22:22:25
Pra quem achou a 300 da Olympus grande, segue a comparação com a equivalente pra Full Frame:



T+


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #809 Online: 19 de Janeiro de 2016, 22:44:53
O fato de um elefante ser muito maior do que um cachorro grande não diminui o tamanho do cachorro para o seu dono...  ;)