Autor Tópico: Papo velho...mas estou com dúvidas.....filtro U.V.  (Lida 5850 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Online: 16 de Abril de 2012, 21:15:28
Olá, Estava usando a pesquisa do fórum e os tópicos sobre filtros eram bastante antigos.
Desde que comprei minha primeira câmera, uma U.Z. já lia sobre a questão da proteção!! do filtro U.V. para as lentes.
Gostaria de saber qual a melhor marca de filtro U.V., e se mesmo com filtros de boa marca, assim mesmo estaria prejudicando a nitidez da minha imagem? (Todos os filtros que comprei são Green-L)
Sei que existem momentos que não é necessário usar o filtro, mas na maior parte das vezes estamos com nossas máquinas em parques, zoos, campo, etc.
Qual a verdade sobre o fato?
Abraços,


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2012, 21:30:26
Bom e barato.:

Hoya HMC.

São suficientes para a grande maioria das coisas.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2012, 21:33:05
Bom e barato.:

Hoya HMC.

São suficientes para a grande maioria das coisas.

Obrigado Natão  :ok: :ok:
Esses podem ficar pinçados na lente o tempo todo?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2012, 23:13:31
Obrigado Natão  :ok: :ok:
Esses podem ficar pinçados na lente o tempo todo?

Podem e devem, a não ser num contra-luz muito forte que gere muito flare, daí aconselho a tirar, fora isso não precisa remover nunca das objetivas, as minhas todas tem e não tiro nunca, só pra limpar


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2012, 07:53:17
Podem e devem, a não ser num contra-luz muito forte que gere muito flare, daí aconselho a tirar, fora isso não precisa remover nunca das objetivas, as minhas todas tem e não tiro nunca, só pra limpar

Beleza Natão, Eu também tenho só que comprei a marca Green-L. Agora começou a coçar para comprar essa Hoya HMC.
Será que tem muita diferença entre a Hoya e a Green-L?
Abs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2012, 09:08:53
Rápido e direto: Jogue fora os Green.
Hoya SMC é muito bem indicado assim como os B+W.
EMHO, não é necessário deixar plugado o tempo todo na lente, exceto em caso de proteção contra pedrisco, maresia e respingo d'água.
Como proteção física é melhor o uso do pará-sol.
Como proteção ótica deve-se usar em litoral, altas latitudes, grande altitudes e embaixo do buraco da camada de ozônio.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2012, 09:12:36
Rápido e direto: Jogue fora os Green.
Hoya SMC é muito bem indicado assim como os B+W.
EMHO, não é necessário deixar plugado o tempo todo na lente, exceto em caso de proteção contra pedrisco, maresia e respingo d'água.
Como proteção física é melhor o uso do pará-sol.
Como proteção ótica deve-se usar em litoral, altas latitudes, grande altitudes e embaixo do buraco da camada de ozônio.

Mister, como diria o velho bordão de um humorístico antigo: Lá vai barão!!!!
Obrigado  :clap: :clap:


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2012, 09:38:33
Rápido e direto: Jogue fora os Green.
Hoya SMC é muito bem indicado assim como os B+W.
EMHO, não é necessário deixar plugado o tempo todo na lente, exceto em caso de proteção contra pedrisco, maresia e respingo d'água.
Como proteção física é melhor o uso do pará-sol.
Como proteção ótica deve-se usar em litoral, altas latitudes, grande altitudes e embaixo do buraco da camada de ozônio.

Mister já pedi um Hoya 62mm HMC.
Gostaria de saber se vc ou o Natão conhece o: Filtro UV MC (Multi-Coated) Tianya. Esse filtro tem na loja que comprei o Hoya em todos os diâmetros. É que eu queria um 58mm e lá só tem essa marca.
Abs,
João


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2012, 10:26:29
Mister já pedi um Hoya 62mm HMC.
Gostaria de saber se vc ou o Natão conhece o: Filtro UV MC (Multi-Coated) Tianya. Esse filtro tem na loja que comprei o Hoya em todos os diâmetros. É que eu queria um 58mm e lá só tem essa marca.
Abs,
João

Conheço essa marca não, conheços os Tiffen, que ultimamente não tem sido grandes coisas.

Bom eu não tiro os filtros da minhas objetivas pois caso caiam o filtro pode evitar algum tipo de problema, então melhor uma proteção a mais que não atrapalha (já até fiz testes) do que uma a menos.

Compra os Hoya HMC e seja feliz, são muito baratos e bons!


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2012, 11:04:14
Conheço essa marca não, conheços os Tiffen, que ultimamente não tem sido grandes coisas.

Bom eu não tiro os filtros da minhas objetivas pois caso caiam o filtro pode evitar algum tipo de problema, então melhor uma proteção a mais que não atrapalha (já até fiz testes) do que uma a menos.

Compra os Hoya HMC e seja feliz, são muito baratos e bons!

Obrigado Natão.
Você viu lá na seção de passeios que vai rolar um sabadão. Quem sabe você pode ir?
Abraços,
João


barrionuevo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2012, 13:26:33
Como a maioria sempre me disse que não é pra tirar.... Eu vou na maioria, até que possua conhecimento individual suficiente pra decidir ao contrario.

Lendo este tópico, veio a duvida nas qualidades dos filtros, será q o que uso é bom ou uma porcaria? Uma vez que o preco sempre é em conta....

O que eu uso é da marca GREIKA, igual ao do link. Moro em Poa, e apesar de ser capital, parece que mor no interior, pois nao se acha nada aqui, e o preco geralmente é pra matar do vivente....

http://www.greika.com.br/?OPS=MAIS_INFO&ID=260

Isso é ruim, péssimo, aceitável, bom, excelente????

Aguardo opiniões

Abcs
Fabiano Barrionuevo
Porto Alegre - RS
Nikon D5100
Nikon 18-55mm / Nikon 35mm 1.8 / Sigma 70-300 DG OS 4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fabianobarrionuevo/


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2012, 14:36:04
Barrionuevo:

Realmente! Porto Alegre (cidade da qual gosto demais) é muito limitada quando se procura algumas coisas (como as de fotografia). Bah, que inveja (branca!), de quem mora em São Paulo! Lá dá para escolher entre dezenas ou centenas de lugares...

Tenho um filtro cuja marca não sei qual é, veio junto c/ uma 105mm que comprei de um amigo paulista, e também tenho um dessa marca (Greika), que comprei na Casa do Filme. E bem caro! Também gostaria de saber se é bom.

Abraço.




progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2012, 16:01:39
Olá,
Essa semana eu comprei um Hoya HMC 67mm e um Tianya CPL 67 mm. Vou testar esse Tianya que tem linha completa de filtros.
Vamos ver.
Abs


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2012, 16:25:04
Como a maioria sempre me disse que não é pra tirar.... Eu vou na maioria, até que possua conhecimento individual suficiente pra decidir ao contrario.

Lendo este tópico, veio a duvida nas qualidades dos filtros, será q o que uso é bom ou uma porcaria? Uma vez que o preco sempre é em conta....

O que eu uso é da marca GREIKA, igual ao do link. Moro em Poa, e apesar de ser capital, parece que mor no interior, pois nao se acha nada aqui, e o preco geralmente é pra matar do vivente....

http://www.greika.com.br/?OPS=MAIS_INFO&ID=260

Isso é ruim, péssimo, aceitável, bom, excelente????

Aguardo opiniões

Abcs


É meio complicado apontar se um filtro é péssimo, ruim, bom, ótimo ou excelente, simplesmente porque não há testes que referencie eles.
De maneira geral, em ótica, e filtro é ótica, o preço é reflexo de qualidade. Os Greika são passáveis, EMHO, para o caso de proteção física. Para proteção ótica não.
Então, se vc arrisca sua objetiva em determinadas situações é sempre bom usar a proteção. Se o caso é apenas para filtragem dos raios UV, aposente os Greika e compre ou Hoya ou B+W (tem uma outra marca de grande qualidade mas nunca lembro o nome de cabeça. Vou dar uma pesquisada aqui e já volto).

Edit: Achei... É esse aqui: Rodenstock.

Além desses tem os Lee e os Cokin (exceto os ND's graduados deles, ambas marcas) tb que são muito bem comentados pelos usuários. E quanto à ND variável é Singh-Ray. Fora isso aí é complicado
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 16:39:36 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2012, 16:41:59
Olá,
Essa semana eu comprei um Hoya HMC 67mm e um Tianya CPL 67 mm. Vou testar esse Tianya que tem linha completa de filtros.
Vamos ver.
Abs

Esqueça esse Tianya aí. Economize uma grana e compra um que vale a pena.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova