Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 665887 vezes)

vrsilva

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Resposta #255 Online: 17 de Outubro de 2012, 14:14:23
Maravilhosa essa primeira foto AlexandreS... realmente uma lente em tanto... a foto está esplendida, parece que a menina e as flores estão destacadas literalmente da foto...
Vinícius Ribeiro
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AlexandreS

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Resposta #256 Online: 17 de Outubro de 2012, 18:41:36
Vrsilva, obrigado  :ok:

É a tal da dimensionalidade causada pelo dof raso e a qualidade do bokeh. Fico curioso para saber como se comportaria em uma FF, deve ficar muito bom.

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Razad

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Resposta #257 Online: 17 de Outubro de 2012, 20:27:10
Meu essa jupiter parece ótima, estou procurando uma prime nessa faixa de 85-105 mm nessa lista, ja comprei minha 28mm takumar, está a caminho :D

Você recomenda ela Alexandres? Que outras opções vocês acham legais?
Adilson Junior - Joinville-SC
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AlexandreS

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Resposta #258 Online: 18 de Outubro de 2012, 12:05:38
Adilson, aconselhar lentes é algo complicado. Algumas não tem erro, como essa Tak 28mm que vc está esperando, é uma lente ótima. Já a Jupiter é uma lente com características bem especiais, é uma lente para ser usada na hora certa, com calma. Não é uma lente nítida em abertura máxima e é difícil de focar devido ao DOF raso. Tem quem comprou, pagou caro e não se adaptou, porque não é uma lente que sirva para qualquer situação.

Nessa faixa que vc citou também tenho a Tak 105 f/2.8. Minha cópia é razoavelmente nítida em abertura total, ficando bem nítida em f/4. Aliás, muitas das lentes antigas dessa distância focal tem essa característica de não serem muito nítidas em abertura total de forma proposital, já que eram usadas para retratos e em retratos, principalmente femininos, excesso de nitidez não fica legal e como na época não tinha PS para se aplicar máscaras de suavização.... Reza a lenda que a espécie de "soft blur' da Jupiter em abertura máxima consumiu muito tempo de trabalho dos projetistas da Zeiss..

Uma que nunca usei, mas tenho ótimas referências é a Nikon AI-S 105mm. Um pouco mais cara, mas dizem que vale a pena. Fujindo um pouco dessa distância focal, as Tak 135mm são muito boas. Minha f/2.5 em f/2.8 é muito nítida e a f/3.5, mais fácil de encontrar e mais barata, é igualmente boa com a vantagem de ter menos A/C lateral, que a versão f/2.5 tem bastante.

Algumas fotos nestas distâncias focais e aberturas diversas (informações no EXIF)

Com a Tak 105mm f/2.8

Isso tá muito bom ! por Alexandre.Schuster, no Flickr


Casa dos Açores por Alexandre.Schuster, no Flickr

Com a Tak 135mm f/2.5

Flores por Alexandre.Schuster, no Flickr


Flores por Alexandre.Schuster, no Flickr


Lírios por Alexandre.Schuster, no Flickr


Abçs !


« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, 12:07:25 por AlexandreS »

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Razad

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Resposta #259 Online: 19 de Outubro de 2012, 12:47:10
Cara essa ultima dos lirios  :worship: :worship: :worship:

Que foto linda!
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Luiz Curcino

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Resposta #260 Online: 25 de Outubro de 2012, 09:19:46
AlexandreS, lindas as fotos com a tak 105!  :ok:

Nex5N + Carl Zeiss 135mm f3.5


Nex5N + Carl Zeiss 135/3.5 por Luiz Curcino, no Flickr
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AndersonAmorim

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Resposta #261 Online: 28 de Outubro de 2012, 00:34:48
Belo tópico.... :clap:


Carcarah

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Resposta #262 Online: 09 de Novembro de 2012, 12:29:06
Vi comentários aqui sobre focalização.
Quando passei da OM-10, com split image no meio e rangerfinder preciso, para a N4004, eu estranhei um pouco, não gostei, mas me rendi aos confortos que aquela Nikon me dava. Depois, quando peguei a D70 fiquei decepcionado, achei a tela de foco ruim, escura e complicada de pegar o foco fápido como fazia na antiga OM-10.
Hoje vejo muita gente colocando as facilidades AF acima de quase tudo, mas poucos falam das telas de focalização. Hoje uso o AF porque a tela de focalização não é boa e uso sempre em spot, escolhendo o foco e depois enquadrando. Mas, realmente gostaria que minha câmera tivesse um viewfinder tçao bom quanto as minhas analógicas e em muitas ocasiões usaria de bom grado o foco manual. Talvez esteja sendo só razinza mesmo hahahahahha
Uma pergunta, das dslr hoje, qual a que tem a melhor tela de focalização?


vrsilva

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Resposta #263 Online: 09 de Novembro de 2012, 13:36:18
Acho que todas elas vem com a tela mais clara possível Carcarah, justamente porque o foco é automatico, não tendo necessidade de tela de focalização, acho que o problema mesmo é, DSLR's com pentamirror e não pentaprisma, as antigas eram todas pentaprisma, as DLSR de entrada são pentamirror, espelhos ao invés de cristal. Isso deixa o viewfinder das DSLR's bem escuro e é mesmo, a minha 350D é bem escurinha comparada ao viewfinder da yashica fxd do meu pai, se comparar com o viewfinder da minha yashica electro 35 que é rangefiner então nem se fala...

Algumas, ou todas as marcas, vendem as telas de split image para alguns ou todos os modelos de cameras, elas facilitam bastante o uso do foco manual, é uma coisa que eu gostaria de ter, pois o split image é bem preciso.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2012, 13:37:24 por vrsilva »
Vinícius Ribeiro
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Mr. Hyde

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Resposta #264 Online: 09 de Novembro de 2012, 14:37:19
Existem fabricantes fora das marcas das DSLR que fazem as telas. Alguns sob encomenda.
Lembro bem da Haoda... Pera lá...

Haoda (mais simples): http://www.haodascreen.com/Pages/sifs.aspx
Katz (mais complexa $$$): http://www.katzeyeoptics.com/


PS: Um review sobre o Haoda: http://www.dyxum.com/columns/other/HaodaScreen/gubbe.asp
O Katz é bem melhor.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2012, 14:38:00 por Mr. Hyde »

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RSalles

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Resposta #265 Online: 09 de Novembro de 2012, 14:44:12
Pessoal,

Queria deixar esse relatório sobre os split focus screen nas digitais em geral, e mais especificamente na Canon 7D.

Tentei 4 tipos diferentes de chip de confirmação de foco. O que mais se aproximou da experiência do nativo das lentes Canon foram os EMF AF Confirm. Ainda assim é uma trabalheira, por que o foco se dá pela confirmação com o bip no visor da câmera - quem quer usar com live view não tem como. E ainda tem que calibrar - quando essa opção está disponivel na câmera - o ajuste fino do foco. Nas Canon chama-se Micro Adjust. Isso permite retificar erros de front e back focus, que são comuns nas lentes manuais usando chip. Então, tem uma relação à descobrir entre o quando nativamente sua câmera dá front ou back focus - se der - e o quanto o chip tem em modo nativo também o front e back focus na sua regulagem de configuração de fábrica.

Bom, sobre o split-focus screen. Samba mais do que velho dos da minha geração que se lembram da maravilha que era usar foco manual com aqueles pentaprismas com circulos de focagem, os cristai brilhando no circulo externo indicado fora de foco e a imagem de dentro do circulo dividida, como se fosse um micro dispositivo de paralaxe, como nas rangefinders.

Bom, semana passada chegou um que comprei no ebay. Dizem que não é o melhor, mas quis testar pra depois, se for o caso, pegar um mais fodão de 150 dolares da Katzeye.

Resultado: mesmo sendo o mais simples dos modelos, a maneabilidade muda da água pro vinho. Como já estava há décadas acostumado com o uso, consigo facilmente focar antes da confirmação de foco pelo bip no visor da câmera. O que é mais legal é que eu tenho agora a oportunidade de corrigir erros do sistema de confirmação de foco usado nessa combinação chip + confirmação de foco. E dá pra ver que os chips funcionam - deve ter uns 5 modelos diferentes deles -  mas estão longe da perfeição e da possibilidade de uso em todas as situações.

Minha margem de erro de focagem que antes deveria estar em modo manual em torno de 30% caiu pra praticamente a zero. Muito raramente não consigo "cravar" o foco na hora da foto, e no mais das vezes devido ao tipo de sujeito e equipamento em uso.

Pro Live-view: estou de caso recente com o Magic Lantern versão pra 7D, e o trap-focus deles é incrível. Serve pra objetos em deslocamento rápido - pra quem não conhece, vc comprime o botão de disparo da câmera, e assim que o objeto no centro do visor entra em foco o disparo é efetuado. Nem antes, nem depois. Mas só funciona no live view.

[]s,

RSalles

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Carcarah

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Resposta #266 Online: 09 de Novembro de 2012, 14:51:12
Existem fabricantes fora das marcas das DSLR que fazem as telas. Alguns sob encomenda.
Lembro bem da Haoda... Pera lá...

Haoda (mais simples): http://www.haodascreen.com/Pages/sifs.aspx
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PS: Um review sobre o Haoda: http://www.dyxum.com/columns/other/HaodaScreen/gubbe.asp
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Hobbyzinho desgraçado, quando a gente pensa que já gastou o suficiente vem algo atiçar hauhauuahuhauhauhuhauha


dimigobbo

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Resposta #267 Online: 09 de Novembro de 2012, 16:42:54
Continuo achando os bipartidos das Rolleiflex os melhores pra focar e vizualizar a foto "pronta" :assobi:

kkkk..

Não penso em trocar o espelho da minha T2i por um bipartido pois a minha utilização de lentes manuais nela é tão pequeno, que não acho que vale o risco e o investimento.

Abcs
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Resposta #268 Online: 09 de Novembro de 2012, 17:44:27
Eu usava Katz Eye na D700! Excelente
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Carcarah

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Resposta #269 Online: 09 de Novembro de 2012, 22:51:33
Eu usava Katz Eye na D700! Excelente

Então me tire uma dúvida. No site, eles explicam que devido ao aumento de contraste (que ajuda na focalização) pode causar em objetivas menos luminosas um escurecimento maior em área escuras da cena. PAra resolver isso eles cobram mais $55 para fazer um processo chamado OptiBrite™ Treatment, que serve para "iluminar" o visor. Mas, eles alertam que nesse caso pode haver um ligeiro desvio na medição da exposição.
Você experimentou com lentes mais escuras? a diferença era grande?