Autor Tópico: [COMPOSIÇÃO] Regra dos terços e Proporção áurea  (Lida 53934 vezes)

rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #60 Online: 05 de Outubro de 2008, 08:12:49
Olá Kika...esse tópico - graças a Deus - rendeu hein?

Se ele colocasse o horizonte na "linha de força" superior, tirava o barco do "ponto de ouro" inferior direito e vice-versa. O fotógrafo optou por priorizar o barco num dos "pontos de ouro" enquanto que o ideal seria priorizar a linha do horizonte

Aí vale do que é mais importante para o fotógrafo. Por isso que a regra de composição não é uma "camisa de força" como vc mesma disse. De cara o que me bateu o olho foi a divisão da composição exatamente no centro, só me toquei na questão do ponto de ouro bem depois. Mas até dava pra relevar se não fosse a legenda...aí me complicou de vez. E como vc tb reparou ele fala do horizonte e não do barco. 

nem todas as câmeras tem esses recursos de visualização na hora do clique. A minha pelo menos não tem. Então, o fotógrafo que não dispõe desse recurso tem que ter muita precisão e muito treino para acertar a linha, situando-a no ponto correto, nem acima, nem abaixo.

Pra ser BEM sincero, não fazia a mínima idéia que alguma camera tinha esse recurso. Mas dá pra criar algumas soluções pra isso. Por exemplo usar os pontos ef do viewfinder pra marcação ou até mesmo usar o que os artistas antigos usavam pra auxiliar no desenho de observação, que era uma moldura de cartão com um acetato colado e em cima deste acetato vem a marcação dos terços. Mas dá pra fazer sem recurso nenhum, bastando treinar o olho. É obvio que querer colocar nos meridianos de tensão é um preciosismo. Qualquer forma que se usa de nao centralizar a composição e nao deixar mt perto da borda fatalmente acaba caindo nos terços. Um pouco mais acima, um pouco mais abaixo em uma fotografia é absolutamente aceitavel. Essas regras de composição foram criadas pq é muito diferente fazer uma marcação em uma tela do que em uma fotografia e,às vezes, compor demais a foto acaba fazendo ela ficar sem alma.
Engraçado é que enquanto eu escrevia este texto recebi de uma amiga o trailer de um filme e algumas cenas me chamaram atenção. Achei um ótimo exemplo de como desconstrir as regras de composição também propociona enquadramentos lindos (pelo menos eu acho fascinante).



Quanto à direção do barco não tinha muito o que fazer nesse enquadramento em específico porque esse barco em especial sempre estaria saindo de cena. No entanto, é bom conhecer essa regra também. Gostei de conhecer esses termos "meridianos de tensão" e "linhas de força".


A questão da orientação dos elementos em uma composição também é um fator muito abordado, pois sugere-se que todos os elementos devem levar a direção do olhar pra dentro da composição e não jogá-lo pra fora. Se a proa do barco estivesse virada pra direita, levaria o olhar para fora da composição. Se este caso fosse verdade, o que tinha que ser feito era trazer o barco para a esquerda, onde ele estaria "entrando", e não "saindo".

Quanto aos termos, são coisas que aprendi na escola de belas artes,  e foi passado por tradição oral. Não sei se é um termo de uso comum. Gosto de usá-los porque ilustram bem a idéia.


Também fiquei pensando se as linhas devem ser colocadas considerando ou não a moldura.

 
A moldura é simétrica, acaba dando na mesma. Minha primeira idéia foi considerá-las.
Essas linhas que eu marquei na foto eu fiz no corel draw e usei a ferramente de alinhamento pelo centro. Ou seja, mais preciso, impossível... :hysterical:


Quanto ao "Assim se compõe um quadro" consegui comprar um exemplar na Estante Virtual,

To te devendo um saco de jujuba por isso!  :snack:


Espero também que as pessoas sintam-se à vontade para participar dessa discussão, cada um contribui com aquilo que pode. O importante é o interesse e vontade de explorar novos caminhos.


Pois é, vejo muita gente por aí preocupada com que maquina comprar, qual a mlehor objetiva, melhor flash e tanta coisa, quando na verdade isso aqui que a gente está discutindo é tão fotografia (ou mais) quanto qualquer outro assunto.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 08:22:29 por rafaelfrota »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #61 Online: 05 de Outubro de 2008, 23:00:59
Não sei quais modelos de câmeras que têm esse recurso de visualização, mas sempre vejo as pessoas comentarem sobre o assunto. Legal conhecer esses modos alternativos. Quem não tem cão, caça com gato, já diz o ditado.

De fato, as fotos do filme mostram enquadramentos diferenciados, ainda eu goste de fotos com fundo mais marcante. Mas isso é um gosto pessoal.

Prometi postar umas fotos do livro como exemplo. Demorei porque estava procurando a função de colocar as linhas nos programas que tenho instalado no computador, mas não adiantou, minha busca não foi feliz. Então resolvi postar como escaneei mesmo como exemplo de como o autor utilizou a regra. (Será que isso é motivo de processo?)
Aqui vai a primeira que é a mais pontual, o escaneamento também está péssimo.


O autor da foto, Ernesto Tarnoczy Jr., utilizou-a para exemplificar a questão da unicidade das cores do balcão com o fundo, mas principalmente para mostrar que situou o botão que prendia o vidro no ponto ouro superior direito.

Que bom que conseguiu adquirir um exemplar do livro "Assim se compõe um quadro". Pode deixar eu divido as jujubas com o Carlos.  :D

Enfim, Rafael, foi muito legal conversar contigo nesse tópico, espero mesmo que mais pessoas se animem a interagir com a gente.

Na medida que eu for renovando as perspectivas e testando na prática nosso bate-papo vou postando os resultados no fórum. E sempre que puder volto aqui para retomar essa discussão. Com o tempo, podemos também estendê-la criando tópicos semelhantes, para discutir outras estruturas de composição.  :ok:

Bem, por enquanto é isso.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #62 Online: 07 de Outubro de 2008, 01:02:02
Nem existe e já é praticamente um best seller!

Obrigado a vocês, meus dois proto-leitores -risos.

Olha que assim vocês podem criar um monstro!
Ôpa, pode me considerar o terceiro proto-leitor. :D


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #63 Online: 07 de Outubro de 2008, 07:12:30
Nem existe e já é praticamente um best seller!

Obrigado a vocês, meus dois proto-leitores -risos.

Olha que assim vocês podem criar um monstro!
Ôpa, pode me considerar o terceiro proto-leitor. :D

O pior é que tenho lá uns projetos inconsistentes de fazer isso mesmo...

Porque, de tudo que encontro sobre isso, só vejo fragmentos desarticulados, sem um fio condutor, sem uma análise de cuasas, e essa análise de causas instrumentaliza mais do que meia dúzia de regras.

Grande abraço, Bruno


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #64 Online: 07 de Outubro de 2008, 12:01:27
Nem existe e já é praticamente um best seller!

Obrigado a vocês, meus dois proto-leitores -risos.

Olha que assim vocês podem criar um monstro!
Ôpa, pode me considerar o terceiro proto-leitor. :D

O pior é que tenho lá uns projetos inconsistentes de fazer isso mesmo...

Porque, de tudo que encontro sobre isso, só vejo fragmentos desarticulados, sem um fio condutor, sem uma análise de cuasas, e essa análise de causas instrumentaliza mais do que meia dúzia de regras.

Grande abraço, Bruno

Sem contar que o livro do Ivan, com certeza, vai abordar questões como poética e narrativa coisa que só vi/li ele fazendo até agora. Enfim, a pressão é grande e material não falta, se for reunir tudo que tem escrito, só nos fóruns, dá pra escrever uns 10 livros. :o
Eu prometo ajudar na divulgação e prometo pagar o preço estipulado sem recorrer às artimanhas dos sebos, descontos da editora, Estante Virtual etc.  :D
Bem, enquanto aguardo, continuo juntando os fios da meada.

Correção: O Bruno já é o quarto proto-leitor.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2008, 12:32:47 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #65 Online: 07 de Outubro de 2008, 13:16:06
A Kika está fazendo um elenco de requisitos que eu terei de cumprir -risos.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #66 Online: 07 de Outubro de 2008, 13:26:22
A Kika está fazendo um elenco de requisitos que eu terei de cumprir -risos.

Desculpe-me Ivan, era só pra estimular, não precisar cumprir nada não. kkkk


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #67 Online: 07 de Outubro de 2008, 13:47:23
A Kika está fazendo um elenco de requisitos que eu terei de cumprir -risos.

Desculpe-me Ivan, era só pra estimular, não precisar cumprir nada não. kkkk

Mas o pior é que seria por aí mesmo...


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #68 Online: 07 de Outubro de 2008, 20:07:17
QUINTO leitor e divulgador! ;)

Porque o Ivan faz o contrário de certas pessoas citadas que aparecem aqui apenas pra divulgar seu trabalho (aparentemente feito de colagens da web) e não acrescentam ao Fórum...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #69 Online: 08 de Outubro de 2008, 00:40:49
Kika e Rafael, muito legal o diálogo e a troca de conhecimentos de vocês. Agora, Rafael, me tire uma dúvida, eu li em algum lugar que mesmo não localizando o objeto em algum ponto ouro, bastaria que fosse colocado em algum dos meridianos, pois assim a sua linha leva o olhar (atenção) na direção do objeto. É por aí mesmo?
E em relação a atenção a uma parte de um motivo, por exemplo um rosto em retrato, se eu quiser dar mais atenção à boca do modelo, devo colocá-la em algum ponto ouro, isso me garante a atenção devida ou não?
Um abraço.
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #70 Online: 08 de Outubro de 2008, 01:25:44
Sermarini - RJ

Falae conterrâneo...vou ver se posso ajudar em algo

eu li em algum lugar que mesmo não localizando o objeto em algum ponto ouro, bastaria que fosse colocado em algum dos meridianos, pois assim a sua linha leva o olhar (atenção) na direção do objeto

A questão toda vai depender do que você está querendo compor. A fotografia tem algumas limitações em relação a outro tipo de artes visuais, uma delas é o fato de você nem sempre poder mexer e alterar o que esta vendo para se obter uma melhor composição.
Existem varias maneiras de chamar a atenção para o objeto: proporção, contraste, cor, corte, posição etc. Como disse vai depender do que vc está compondo - se é um objeto contra um fundo neutro, se é uma paisagem com muitos elementos (ou poucos), enfim.
Os meridianos existem para organizar os elementos de uma melhor forma mas nao necessariamente ele leva o olhar a um objeto. Assim como um objeto pode estar num dos pontos de ouro e chamar menos atenção do que um objeto em outro lugar mas tenha uma cor complementar a cor dominante da composição. Cada caso é um caso.
Um exemplo classico de como chamar atenção para um ponto especifico foi usado na Santa Ceia. repare como todas as linhas de perspectiva, todas as cores, todo o gestual leva para a imagem de Cristo


Há de se ficar esperto pra que nao se pense sempre que a regra dos terços é aplicável pra tudo. Quando se tem um martelo, tendemos a achar que todos os nossos problemas são como pregos. Há também de se lembrar que "compor" nao é necessariamente chamar a atenção de algo. É harmonizar os elementos da composição.


E em relação a atenção a uma parte de um motivo, por exemplo um rosto em retrato, se eu quiser dar mais atenção à boca do modelo, devo colocá-la em algum ponto ouro, isso me garante a atenção devida ou não?


Em questão de retrato uma das coisas mais usadas é a iéia do "centro focal".
Todo objeto tem um um centro geométrico, que é a interseção de suas diagonais, e tem um centro focal que fica ligeiramente acima do centro geometrico. este centro focal é onde o olho focaliza e é dali que ele procura uma area de atenção e percorre a composição em uma espiral no sentido anti-horário. A foto que a Kika mandou é um excelente exemplo de como compor segundo o centro focal. Repare como todas as linhas levam a percorrer a composição nesta espiral:

Entao se vc quer chamar a atenção para um ponto especifico de um retrato, coloque este ponto no centro focal e vc vai ter um bom resultado.

« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 01:30:01 por rafaelfrota »


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #71 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:18:36
Kika... eu acho que você não errou em agrupar a regra do terço, com a proporção aurea....
quando pegamos um retângulo que segue a proporção e dele retoramos um quadrado, o retângulo que sobra mantem a proporção aurea entra os seus lados e assim por diante...
quando sobrepomos a esse retângulo as linhas da regra do terço vemos ambas divisões estão muito próximas... Acredito que a regra do terço foi uma maneira de facilitar esse mecanismo, até mesmo porque o papel fotografico não obedecia a proporção aurea... temos formato padrão de 10X15 e na proporção aurea deveria ser 10 X 16,1803...

na figura, o retângulo vermelho respeita a proporção aurea.... retirando o quadrado 1, resta um novo retângulo respeitando a proporção aurea... retirando o quadrado 2 temos novamente um retângulo aureo.... as linhas em azul representam as divisões do terço...

O número de ouro, ou a proporção aurea, por ser matemática, pode ser aplicada de várias formas

abraços

Ps:estou aprendendo muito nesse tópico... espero que continue


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #72 Online: 08 de Outubro de 2008, 20:36:51
Ps:estou aprendendo muito nesse tópico... espero que continue

Olá Renato! Obrigada pela sua contribuição, mais uma coisa que aprendo. Fico feliz quando as pessoas sentem-se à vontade para contribuir com o assunto, tão caro a todos nós, e estimulam o tópico a seguir adiante, seja através de perguntas, respostas, exemplos, dúvidas etc. Como fez também o Sermarini que resgatou o diálogo na medida exata e o Rafael que deu continuidade à discussão sobre composição e cuja formação só tende a acrescentar ao debate. Também sempre agradeço ao Ivan (daqui a pouco vão dizer que eu sou sócia-fundadora do fã-clube) por toda reflexão que tem feito a respeito e, sobretudo, pela generosidade de compartilhá-la conosco.

Também estou prestando bastante atenção nesse tópico e aprendendo coisas novas a cada intervenção. Parei um pouco de postar, pois, até esse momento, careço de mais informação sobre o assunto, mas continuo atenta ao tópico e interessada nesse assunto em particular.

Como foi demonstrado acima, o assunto composição possui uma gama incrível de possibilidades. Esse livro que acabei de ler "Arte da composição" traz algumas delas, mas também não encerra o assunto, longe disso. Isso fica claro depois de ler o livro do Parramón "Assim se compõe um quadro" que evidencia outras tantas possibilidades. Pode-se buscar assimetria/simetria da composição não só em termos de formas e volumes, mas também de cores e contrastes, além de uma infinidade de formas geométricas, por exemplo.

Pra quem está começando a explorar esse assunto ressalto que assimilar todas essas potencialidades de uma só vez e, sobretudo, transportá-las para a fotografia não é tarefa fácil nem tampouco rápida. É um exercício diário de compor com olhos, ainda que não esteja com a câmera na mão, apenas com a idéia na cabeça. Confesso que são tantas possibilidades que, na hora do clique, fico meio confusa, mas tenho consciência de que esse aprendizado (e o depoimento do Ernesto Tarockzy, na introdução do livro, veio confirmar isso) não é igual a aprender a regular a abertura e a velocidade e escolher o ISO, leva muito mais tempo para ser assimilado. Em todo caso, devagar é que vai longe... kkkk

Bem, fico por aí, mas sempre de olho aqui.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 20:39:27 por Kika Salem »


j0sefino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • Fotografar Vender Viajar
Resposta #73 Online: 08 de Outubro de 2008, 22:26:32
Uma pequena observação

Por que num artigo sobre regra dos terços a foto de exemplo é justamente contrário?


Essa dica vale também para fotos de paisagens. Tente colocar o horizonte da imagem sempre em uma das linhas de atenção. Como nessa imagem onde deixei um terço de céu para cima e dois terço de mar para baixo

http://www.fotografarvenderviajar.com/aprendendo/dicas-como-compor-melhor-suas-fotos-%E2%80%93-a-regra-dos-tercos-composicao-fotografica-i


hehehehe Que baita gafe (erro, ratiada)!  :doh: :doh:

Quando escrevi esse artigo peguei a foto no "olhomentro" e... enfim, melhor não tentar explicar né? :hysterical:

Estava pensando em reescrever alguns artigo no blog e acho que vou começar por esse ai. E vou utilizar esse post como consulta. Tem muito material bom aqui! :)

De qualquer forma já tirei do post a fotos com o comentario infeliz! hahahaha
[]'s
Marcio Eugênio
veja meu blog: Fotografar vender viajar
Como vender suas fotos?
abnt


j0sefino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
    • Fotografar Vender Viajar
Resposta #74 Online: 08 de Outubro de 2008, 22:28:08
Vou deixar algumas sugestões de livros. Infelizmente, todos em inglês, pois boa bibliografia sobre o assunto é inexistente.

http://www.amazon.com/Mastering-Composition-Techniques-Principles-Dramatically/dp/1581809247/ref=pd_bbs_1?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-1

http://www.amazon.com/Pictorial-Composition-Henry-Rankin-Poore/dp/0486233588/ref=pd_bbs_3?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-3

http://www.amazon.com/Painters-Guide-Design-Composition/dp/1581806434/ref=pd_bbs_4?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-4

http://www.amazon.com/Design-Composition-Nathan-Goldstein/dp/0131999109/ref=pd_bbs_6?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-6

http://www.amazon.com/Photographers-Eye-Composition-Design-Digital/dp/0240809343/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=books&qid=1222885182&sr=1-2

http://www.amazon.com/Master-Composition-Guide-Digital-Photographers/dp/1584281790/ref=sr_1_4?ie=UTF8&s=books&qid=1222885182&sr=1-4

http://www.amazon.com/Composition-Photo-Workshop-Blue-Fier/dp/0470114363/ref=sr_1_6?ie=UTF8&s=books&qid=1222885182&sr=1-6

Convém pesquisar na internet assuntos como "gestalt do objeto", "proporção aurea", "composição artística", "percepção do objeto" e por aí vai. É de grande ajuda entender como a percepção ajuda a definir tais regras. Ler bastante sobre arte em geral e não só fotografia ajuda bastante pra que não se limite uma imagem a apenas um punhado de técnicas.

Um link que pode ser interessante pra quem nunca ouviu falar nessas coisas é o design/web/design, do Luli Radfahrer. Embora seja um livro especifico pra area de design e web, fala sobre esses assuntos:

http://www.luli.com.br/admin/wp-content/uploads/2008/04/dwd2.pdf (o pdf é disponibilizado pelo propriou Luli, mas tem o inconveniente de nao ter imagens de apoio)

Acho que de resto só muita pesquisa e ajuda de professores de arte pra indicar uma boa bibloiografia sobre o assunto




Muito boa as dicas! Já coloquei eles na minha wish list da amazon!
[]'s
Marcio Eugênio
veja meu blog: Fotografar vender viajar
Como vender suas fotos?
abnt