Autor Tópico: Avaliando - Rebatedor flash pop-up (redirecionando a Luz)  (Lida 9523 vezes)

aml_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
    • Viciofashion Photo
Online: 16 de Junho de 2012, 23:15:29
Caros, posso ter cometido uma heresia mas enquanto aguardo chegar meu speedlite chegar do Ebay (Correios malditos  :aua: ),
tentei dar um jeito na luz direta e dura do pop-up da minha máquina.

Eu experimentei difusores mas não me agradaram muito os resultados. Apenas me parecia que as sombras se reduziram pois a potência foi diminuída pelo difusor.

Pesquisei, achei um cara num outro fórum que criou algo parecido para uma compacta (colado no flash lateral).
 Matutei um bocado e consegui arrumar um jeitin de ter um redirecionador de luz encaixável no pop-up (pois não queria colar nada na máquina).

Gostaria, se possível,  que avaliassem  o resultado, pois eu fiquei um bocado impressionado:

Pop-up direto regulado na potência máxima:
http://www.flickr.com/photos/arilson_mathias/7383293740/

Pop-rebatido no teto na mesma potência:
http://www.flickr.com/photos/arilson_mathias/7383291352/


Em tempo, mantive a máquina no manual para não haver alteração na forma de entrada de luz. Fotos no mesmo momento (à noite) em ambiente interno. Não coloquei fotos sem flash pois ficaram um "borrão" preto de tamanha sub-exposição.


Foto em ambiente reduzido (noite, luz apagada) para avaliar o preenchimento:

Pop direto :
http://www.flickr.com/photos/arilson_mathias/7383295432/

Pop com o rebatedor: ( aqui, dá pra ver o bichinho em ação)
http://www.flickr.com/photos/arilson_mathias/7383295908/


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2012, 02:41:52
sx40 né? ótimo o resultado que ficou para uma pop up, como fizeste esse rebatedor? o que usou para faze-lo? podia tirar uma fotinha do rebatedor pra gente ter uma ideia mais ou menos de como fazer? Ficou ótimoo! parabéns


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2012, 04:38:13
Rapaz... vc estah de parabens!!!! Jah vi muitos difusores para pop-up, mas rebatedores, nunca!!!! Eh bom patentear a ideia e pensar em produzir isso aih pq eh uma mao na roda em quem nao tem flash externo ou para superzoons sem sapata para flash.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


aml_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
    • Viciofashion Photo
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2012, 05:17:26
Rapaz... vc estah de parabens!!!! Jah vi muitos difusores para pop-up, mas rebatedores, nunca!!!! Eh bom patentear a ideia e pensar em produzir isso aih pq eh uma mao na roda em quem nao tem flash externo ou para superzoons sem sapata para flash.

pô valew, eu ainda estou "amadurecendo" o protótipo número 8, esse dos exemplos. O formato está funcional e "encaixável" perfeitamente na SX40 pois não queria que ficasse parecendo uma gabiarra tosca. Posso colocar e tirar da máquina rapidamente sem problemas ou forçar a barra. Não queria ter de colar ou colocar elásticos para prendê-lo.

Como disse, testes com difusores não me agradaram ou era para redirecionar ou esperar chegar meu flash externo.

Pelo que percebo, ainda tá perdendo muita luz para trás (veja a foto do ambiente pequeno), mas tive uma ideia que acredito que irá resolver isso. Sei que sempre haverá perda, mas quero minimizá-la ao máximo.  Ou seja, vem o modelo 9 por ai 

Ele se saiu bem até quando fiz algumas fotos na mesa still com umas bijuterias produzidas pela patroa/modelo.

Quero amadurecê-lo antes de fechar o protótipo para colocar as dimensões certinhas. Já bolei uma variante para ter controle maior da direção da luz. Afinal, eu gosto de tirar closes com a máquina na vertical e o n.8 só funciona na horizontal  :( já terá o modelo 10 kkkk

A dificuldade de colocar uma foto dele, é tirar a foto dele na própria máquina :)
Pois só da para entender com ele montado nela.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2012, 09:41:14
Rapaz, ficou bem bacana a ATP (Adaptação Técnica Personalíssima) um jeito "chique" de falar gambiarra. rs

A difusão, mesmo pelo rebatimento de luz no teto, se dá pela diferença de tamanho da superfície de origem da luz. O flash po-up envia uma determinada "quantidade" de luz ten origem auela embocadura do flash, que nunca medi mas vamos supor que seja de 2X5cm. Quando vc rebate no teto você tem a mesma quantidade de luz original só que vindo de uma superfíce de 2X5m. Aí há a difusão de luz.
Quem coloca aqueles difusores de luz diretamente no pop-up está fazendo extamamente isso, aumentando a superficie de origem da luz.

Mete as caras mesmo e vai bolando melhorias. A diferença ficou gritante. Mas veja que a aplicação será limitada. Só com teto branco e baixo e orientação paisagem. Percebi a necessidade de correção de exposição na pós. Experimente a mesma foto 2 ma moça com uma compensação no flash de +1. ACHO que deve ficar perfeita.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


aml_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
    • Viciofashion Photo
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2012, 10:52:49
Rapaz, ficou bem bacana a ATP (Adaptação Técnica Personalíssima) um jeito "chique" de falar gambiarra. rs

A difusão, mesmo pelo rebatimento de luz no teto, se dá pela diferença de tamanho da superfície de origem da luz. O flash po-up envia uma determinada "quantidade" de luz ten origem auela embocadura do flash, que nunca medi mas vamos supor que seja de 2X5cm. Quando vc rebate no teto você tem a mesma quantidade de luz original só que vindo de uma superfíce de 2X5m. Aí há a difusão de luz.
Quem coloca aqueles difusores de luz diretamente no pop-up está fazendo extamamente isso, aumentando a superficie de origem da luz.

Mete as caras mesmo e vai bolando melhorias. A diferença ficou gritante. Mas veja que a aplicação será limitada. Só com teto branco e baixo e orientação paisagem. Percebi a necessidade de correção de exposição na pós. Experimente a mesma foto 2 ma moça com uma compensação no flash de +1. ACHO que deve ficar perfeita.

Com uma aula dessas, nóis que tá fazendo pelo instinto fica até orgulhoso  :clap:

Depois das respostas de vocês dei uma busca pela net pois se algo tão simples ainda não ter sido feito é difícil. Nisso achei esse cara aqui no ebay.

http://www.ebay.com/itm/LIMS-Easy-bounce-Pop-up-Flash-Diffuser-for-Nikon-Canon-Fujifilm-PENTAX-SAMSUNG-/110838615475?pt=Camera_Flash_Accessories&hash=item19ce7f0db3#ht_11675wt_1037

Esse modelo do ebay não funcionaria na minha humilde SX40 pois a distância da máquina pro flash quando armado é mínima.  Nem nas dos mais humildes que eu que possuem pop-up sem sapata. Mas serviu para amadurecer o modelo e fazê-lo deixar de ser uma ATP para ser algo que possa ser replicado. 

Estou "CAD"eando o desenho dos refinamentos que fiz no meu protótipo n.8 (ou seja agora tenho o n9 e n10).
O n9 precisaria da sapata para fixar
O n10 nos testes que fiz :
 - Não preciso mais da sapata para fixar
 - deu resultado inclusive nas fotos com orientação retrato (que eu mais gosto para rostos).


Mas os n 9  e 10, vão ficar menos ATP. Com o desenho no CAD vou conseguir submetê-lo (10) a uma ploter de recorte e então nascerá um que eu poderei replicá-lo quantas vezes quiser em acetato. (assim espero)

Quanto a compensação, concordo plenamente. Estas fotos que publiquei deixei cruas para avaliação mesmo, nem mexi na configuração da máquina para ter como comparar um resultado do outro.

Acho que poderia ter diminuído um pouco a velocidade, pois a abertura tava no talo. Limitação da SX40 ela é ótima para o meu aprendizado mas sei que tem suas limitações, principalmente que eu estava usando o ZOOM equivalente à 100mm.

Mais uma vez, obrigado pelas respostas. 

To mexendo tanto nisso que quando terminar meu speedlite vai chegar e não vou querer mais ele por amor ao n1x  :eek:


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2012, 11:29:16
A difusão, mesmo pelo rebatimento de luz no teto, se dá pela diferença de tamanho da superfície de origem da luz.

Não só pelo tamanho, mas tb pela qualidade da superfície.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2012, 11:51:42
Já existem sim :

Aqui
Aqui



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2012, 12:28:07
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


aml_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
    • Viciofashion Photo
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2012, 12:37:32
Pra pop-up, nunca vi!

Vais ver o meu! kkkkk

está sendo cortado na plotter  >:D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2012, 12:42:36
Não só pelo tamanho, mas tb pela qualidade da superfície.

Verdade, bem lembrando, Alexandre ABC.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2012, 14:03:59
Caraca, to ansiosissimo pra isso rs devia realmente pensar em patentear isso depois de pronto
« Última modificação: 17 de Junho de 2012, 14:04:44 por miike_mm »


caiobr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2012, 14:34:46
Cara muito bacana a idéia e o resultado, parabéns!!!!  :clap: :clap: :clap: :clap:  :worship: :worship:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2012, 14:54:30
Se tiver para as DSRL Nikon, quero o meu!!!! Tem pré-venda?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2012, 17:37:03
Pra pop-up, nunca vi!

Provavelmente pq profissional só usa para preenchimento, ou seja, não precisa de refletor.
Ele só fez  pq está esperando o externo chegar.
Mas para uso não profissional para quem não quer comprar externo é interessante mesmo.
« Última modificação: 17 de Junho de 2012, 17:40:51 por Alexandre ABC »